Só estive a ver a qualificação depois à noite...
Eu sei que por aqui tem imensos adeptos esta nova ditadura do VAR e a malta adora este espetáculo de voltas apagadas e afins, pessoalmente acho que é uma grande seca e está constantemente a criar cenas ridículas como foi o caso das entrevistas no fim, em que estavam à espera do Lando, afinal aparece o Piastri, mas quem ficou em 3º foi o Hamilton.
Quanto à qualificação em si, com a questão dos limites de pista e com as condições do asfalto novo, que com vento e areia se tornou extremamente traiçoeiro, e a necessidade de gerir os pneus de uma forma absolutamente profissional numa pista onde as cargas laterais são enormes, tornou a qualificação extremamente dada a erros e tornou ainda mais evidente algumas diferenças de talento, forma e confiança entre alguns pilotos.
O Max, nada a dizer, outra vez uma masterclass numa volta. A primeira tentativa na Q3 é absolutamente perfeita, deixou toda a gente a uma milha e permitiu encarar a 2ª volta com mais risco. Na 2ª volta arriscou e lixou tudo, mas já estava feito...
Fica a nítida sensação que com uma volta a aproveitar o potencial em todos os setores, os McLaren poderiam ter lutado pela pole, mas o Piastri é um rookie, é natural que faça erros e ele fez erros. Quando o Lando, já não é nenhum rookie, mas mais uma vez mostra que apesar de ser um excelente piloto não tem o mesmo dom natural para sentir as reações e o grip do carro em cada momento como têm o Max, o Hamilton, ou o Leclerc... Sempre que tentou andar no limite acabou a perder o controlo do carro aqui ou ali e acabou sem conseguir marcar nenhum tempo na Q3.
Os Mercedes não parecendo tão fortes como os McLaren beneficiaram da qualidade dos seus pilotos. Tendo em conta os dramas recentes entre os dois e a necessidade do Hamilton pontuar para chegar ao 2º do campeonato, imagino que o Toto a esta hora já está a pensar como vai lidar com os dois.
As grandes desilusões foram o Sainz, que tal como o Lando viu algumas das suas limitações a vir à tona e uma vez mais o Perez que anda na sua crise de confiança sem fim... O Stroll já nem se pode propriamente dizer que foi uma desilusão.