Fórmula 1 2023

Status
Not open for further replies.
Acho que neste caso a Ferrari devia levar as penalizações.
Isto não está previsto no regulamento e por isso agora uma "excepção" iria sempre levantar imensas questões a situações do passado que foram semelhantes.

É tramado, mas neste caso eu penalizava. E depois para 2024 criava-se algo no regulamento.
Então a pista destrói um carro á equipa, custa uma fortuna, tira o piloto dos treinos livres, impede a afinação do carro em condições e ainda por cima penalizam? Grande justiça...
Se não está regulamentada esta situação, mais uma razão pra não penalizar.

​​​​​Mas nunca é justo, o Sainz vai ficar com um motor novo que pode puxar à vontade em apenas 2 corridas (pode escolher modos mais agressivos) sem qualquer penalização de lugares.

Concordo. Mas na injustica, que seja a favor da equipa e nao contra. Há sempre riscos de que as coisas nao sejam bem montadas, que o novo motor nao tenha tao boa fiabilidade, etc.

Então a pista destrói um carro á equipa, custa uma fortuna, tira o piloto dos treinos livres, impede a afinação do carro em condições e ainda por cima penalizam? Grande justiça...
Se não está regulamentada esta situação, mais uma razão pra não penalizar.

O que não está no regulamento é a excepção para casos especiais, pelo que neste momento acho que se devia seguir o regulamento. Troca peças que não pode, leva penalização.
Infelizmente a vida está cheia de injustiças. É uma merda mas é o que é.

Penalizar a Ferrari é tão fácil e leviano...

Essa questão poderia ainda ser mais relevante se... estivessem a lutar pelo campeonato.

Uma tampa rebenta como carro todo, a responsabilidade é totalmente do autódromo, zero responsabilidade da equipa e piloto, e o campeonato podia ir pelo esgoto com um infortúnio desses.

Essa questão poderia ainda ser mais relevante se... estivessem a lutar pelo campeonato.

Uma tampa rebenta como carro todo, a responsabilidade é totalmente do autódromo, zero responsabilidade da equipa e piloto, e o campeonato podia ir pelo esgoto com um infortúnio desses.
Eu sei bem quem não era penalizado...
😄😄😄
Mas siga a banda.
Ja agora, este GP está a ser um fiasco total, se fosse em PT nem me admirava mas nos US é coisa rara meterem assim tanto as patas.

Mas já houve tantas outras situações semelhantes:

* Tear-offs a rebentarem com os travoes
* Animais na pista que foram atropelados
* Correctores demaisado altos que estragarm fundos, pneus, etc

Todas essas situações afetaram de alguma forma a corrida ou o fim-de-semana a alguém.

Esta F1 é uma telenovela mexicana........peço desculpapor me estar a repetirapr:)

...pois de facto há 1 piloto e 1 equipa nesta F1 que não seriam penalizados de forma nenhuma.....

Esta F1 é uma telenovela mexicana........peço desculpapor me estar a repetirapr:)

...pois de facto há 1 piloto e 1 equipa nesta F1 que não seriam penalizados de forma nenhuma.....

Isso é o teu lado fanboy a falar, pois a verdade é que o Stewards não têm poder para despenalizar a troca de peças, tenham elas acontecido porque motivo for.

Mas já houve tantas outras situações semelhantes:

* Tear-offs a rebentarem com os travoes
* Animais na pista que foram atropelados
* Correctores demaisado altos que estragarm fundos, pneus, etc

Todas essas situações afetaram de alguma forma a corrida ou o fim-de-semana a alguém.

Nao acho que tu tenhas feita uma boa comparacao.

Tear-offs podem acontecer, mas a probabilidade é infima e geralmente nao é falha catastrofica, com custos e penalizacoes enormes associadas.
Animais é algo que nao podes controlar, é o que é.
Correctores é igual para todos.

Agora uma tampa de esgoto é algo perfeitamente facil de evitar pela organizacao; para alem disso só rebenta o carro todo a um, que é o primeiro a la passar, e o azar calhou ao Sainz este fim de semana.

Têm têm.... o que não falta por aí são acontecimentos em que eles decidem ao seu belo prazer...

Errado, o que vês é interpretações de acontecimentos que não vai de acordo à tua interpretação ou à de outros fãs.

Aqui não há nada para interpretar, é troca de peças.

Bem, pelo que se viu neste FP2, uma traçado muito pouco tecnico e baseado sobretudo em 3 enormes rectas, beneficia enormemente a Ferrari.

Têm aqui uma enorme oportunidade de vencerem a segunda corrida esta época.

Errado, o que vês é interpretações de acontecimentos que não vai de acordo à tua interpretação ou à de outros fãs.

Aqui não há nada para interpretar, é troca de peças.

Sei... "interpretação de acontecimentos"... 😂 assim se enganam os tolos...

Bem, pelo que se viu neste FP2, uma traçado muito pouco tecnico e baseado sobretudo em 3 enormes rectas, beneficia enormemente a Ferrari.

Têm aqui uma enorme oportunidade de vencerem a segunda corrida esta época.

Sim o Red Bull é lentíssimo 😂

Nao acho que tu tenhas feita uma boa comparacao.

Tear-offs podem acontecer, mas a probabilidade é infima e geralmente nao é falha catastrofica, com custos e penalizacoes enormes associadas.
Animais é algo que nao podes controlar, é o que é.
Correctores é igual para todos.

Agora uma tampa de esgoto é algo perfeitamente facil de evitar pela organizacao; para alem disso só rebenta o carro todo a um, que é o primeiro a la passar, e o azar calhou ao Sainz este fim de semana.

São exemplos de coisas que acontecem. O Massa também levou com uma mola na testa em 2009.

As tampas de esgoto são todas presas e há uma certificação do circuito com uma validação de todas as condições.
Devem haver dezenas de tampas neste circuito, uma falhou, acontece.

Devia ter sido melhor validado? Sim.
Parece que este GP está meio a ser enfiado a pressão? Sim.

Agora pelos vistos o que aconteceu é que o Ocon é que deslocou a tampa que depois bateu por baixo do carro do Sainz.
Os incidentes com tampas de esgoto não são novidade e acho que acotencem menos que os problemas com Tear-offs (só nos ultimos anos houve vários exemplos).

Agora, até haver uma excepção claramente identificada no regulamento acho que a penalização tem de ser aplicada. Se não, no limite o Sainz até poderia sair beneficiado com todas as peças novas para as ultimas duas corridas.

Só mais uma vez: tearoffs nao sao ineviateis e nao resultam em falha catastrofal.

O regulamento diz que não há isenções, sejam de que tipo forem.

Caso contrário, um dias destes tem o piloto Y que vai contra o piloto X, e o piloto X vai dizer que teve de trocar um motor sem ter qualquer tipo de culpa, logo têm de dar o motor de borla.

São exemplos de coisas que acontecem. O Massa também levou com uma mola na testa em 2009.

As tampas de esgoto são todas presas e há uma certificação do circuito com uma validação de todas as condições.
Devem haver dezenas de tampas neste circuito, uma falhou, acontece.

Devia ter sido melhor validado? Sim.
Parece que este GP está meio a ser enfiado a pressão? Sim.

Agora pelos vistos o que aconteceu é que o Ocon é que deslocou a tampa que depois bateu por baixo do carro do Sainz.
Os incidentes com tampas de esgoto não são novidade e acho que acotencem menos que os problemas com Tear-offs (só nos ultimos anos houve vários exemplos).

Agora, até haver uma excepção claramente identificada no regulamento acho que a penalização tem de ser aplicada. Se não, no limite o Sainz até poderia sair beneficiado com todas as peças novas para as ultimas duas corridas.

Salvo erro, a câmara local não deixou que a F1 fizesse uma intervenção à caixas, depois do acontecimento com o Sainz é que tiveram de liberar.

Status
Not open for further replies.
Back