Fórmula 1 2024

No sense este post rcontra...

Os putos mostraram a toda gente o quanto têm a aprender com os "fora de validade"

Quais?

O Alonso?
O Checo?
O Hamilton?
O Hulkenberg?
O Sainz?
O Albon?
O Stroll?

O que é que o Lawson tem a aprender [:)][:)]!? A como esbardalhar o carro todo?! Acho que ele preferiu fazer 2 pontinhos para a equipa...

Sim, o Colapinto crashou... também o Sainz... e daí?

Zero influência na performance então?

Esses endeusamentos...

É engraçado andar sempre a ler as mesmas coisas ao longo da vida enquanto os pilotos vão mudando.
Há uns 20 anos era um o melhor de sempre, há 10 era outro, agora aparece outro melhor de sempre.

Eu coloco-o no lote dos melhores de sempre, sem conseguir elevar nenhum deles a um estatuto singular.

Quem sabe um dia lhe calhe conduzir uma carroça como o Hamilton e passa a ser relegado para segundo plano também.

Nas condições de chuva que estava, alguma vez algum piloto tem um mapa de potencia máxima? Sabes o que é short shift? Era só o que se via eles a fazerem.
Vais-me dizer que o Max ganhou por ter mais 20cv ou 30 no motor onde todos os pilotos, incluindo ele lutavam para manter o carro em pista??
Não se trata de endeusamento, é um facto.
Se me disseres que arriscou em ficar em pista até sair um SC para ir à box, sim arriscou e teve sorte. Agora o que deve ter tido menos influencia foi o motor.

Como é lógico a vida é feita de ciclos e acredito que quando o ciclo do Max acabar, até o próprio faça questão de desaparecer.

Quais?

O Alonso?
O Checo?
O Hamilton?
O Hulkenberg?
O Sainz?
O Albon?
O Stroll?

O que é que o Lawson tem a aprender [:)][:)]!? A como esbardalhar o carro todo?! Acho que ele preferiu fazer 2 pontinhos para a equipa...

Sim, o Colapinto crashou... também o Sainz... e daí?

Tu percebeste o meu post, ó seu rezingão do contra. Sabes bem que fazer 2 corridas à chuva ou ter feito 20, é muitoooooo diferente!

A PS não ensina tudo! [:p]

Nas condições de chuva que estava, alguma vez algum piloto tem um mapa de potencia máxima? Sabes o que é short shift? Era só o que se via eles a fazerem.
Vais-me dizer que o Max ganhou por ter mais 20cv ou 30 no motor onde todos os pilotos, incluindo ele lutavam para manter o carro em pista??
...

Confirmando esta visão, a chuva é o great equalizer quanto à importância das PU, ou seja quando tem menos importância.

Não foi por acaso que os Alpine estiverem mto bem. Naquelas condições o déficit da PU não se notou e a "docilidade" delas foi claramente uma mais valia.

A ironia é que é a prova provada de onde está a grande falha dos Alpine. Não é por acaso que Viry vai fechar quanto a motores de F1.

Tu percebeste o meu post, ó seu rezingão do contra. Sabes bem que fazer 2 corridas à chuva ou ter feito 20, é muitoooooo diferente!

A PS não ensina tudo! [:p]

Data says you are wrong!

Quem é o rezingão aqui?! [:)][:)]

O Verstappen ganhou com o melhor carro...e novidades? É bom à chuva mas não ganharia sem um monolugar bem afinadinho e ligeiramente superior aos outros nesta corrida. Mas esteve bem a ultrapassar várias vezes por dentro na primeira curva.
Ontem teve azar, hoje teve muita sorte. Acontece.

Norris, enfim, uma desilusão. É fraco à chuva e falha em momentos críticos. Mas a McLaren também não ajuda pois desperdiçaram muitos pontos este ano. Espero que tenham aprendido a lição.

Dois Alpines no pódium...ninguém adivinhava esta 😂

Os putos aprendem estando lá e isso é impossivel com pilotos que já estão na F1 há muito tempo.
Há que dar lugar a sangue novo e que merece estar na F1, mesmo cometendo muitos erros.
Mas se ontem mostrou alguma coisa, é que os "fora de validade" que digo também cometeram muitos erros nas condições difíceis de pista.

No geral estou de acordo contigo.

Nos "fora de validade" também houve erros sim, mas à excepção de Hamilton e Alonso, foram os coxos que sempre foram coxos...

E dos meio-fora-de-validade também houve os que sempre andaram bem à chuva, e os que não.

Só vi os highlights mas julgo não estar enganado, dos novatos nenhum se manteve em pista muitas voltas, certo?

No geral estou de acordo contigo.

Nos "fora de validade" também houve erros sim, mas à excepção de Hamilton e Alonso, foram os coxos que sempre foram coxos...

E dos meio-fora-de-validade também houve os que sempre andaram bem à chuva, e os que não.

Só vi os highlights mas julgo não estar enganado, dos novatos nenhum se manteve em pista muitas voltas, certo?

Se acabei de te dizer que o Lawson fez 2 pontos [:D]

https://www.formula1.com/en/results/2024/races/1249/brazil/race-result

O Bearman tb terminou em 12º depois de um beijinho na tabela, ainda assim à frente do Alonso e do Bottas...

Confirmando esta visão, a chuva é o great equalizer quanto à importância das PU, ou seja quando tem menos importância.

Não foi por acaso que os Alpine estiverem mto bem. Naquelas condições o déficit da PU não se notou e a "docilidade" delas foi claramente uma mais valia.

A ironia é que é a prova provada de onde está a grande falha dos Alpine. Não é por acaso que Viry vai fechar quanto a motores de F1.

Até me esqueci dos Lepinos, que tem o motor mais fraco de todos.
Ainda mais me ajuda.
E aquelas 17 voltas mais rápidas também não provam nada claro, é endeusamento.
Se quisesse era gerir a mandar o spray para o Ocon, assim até lhe fez um favor e deixou a pista melhor.

Até me esqueci que o Lawson perdeu um tempão porque o Piastri o atirou para fora da pista, senão certamente terminaria mais acima.

Zero influência na performance então?

Esses endeusamentos...

É engraçado andar sempre a ler as mesmas coisas ao longo da vida enquanto os pilotos vão mudando.
Há uns 20 anos era um o melhor de sempre, há 10 era outro, agora aparece outro melhor de sempre.

Eu coloco-o no lote dos melhores de sempre, sem conseguir elevar nenhum deles a um estatuto singular.

Quem sabe um dia lhe calhe conduzir uma carroça como o Hamilton e passa a ser relegado para segundo plano também.

O facto de não ter praticamente nenhum erro, não deve ter nada a ver com a PU nova, ou achas que sim?

Não se trata de endeusamento, é um facto.
Se me disseres que arriscou em ficar em pista até sair um SC para ir à box, sim arriscou e teve sorte. Agora o que deve ter tido menos influencia foi o motor.

Como é lógico a vida é feita de ciclos e acredito que quando o ciclo do Max acabar, até o próprio faça questão de desaparecer.

Dentro da minha ignorância ainda consigo enumerar algumas coisas em que uma PU nova ajuda: Entrega de potencia, gerência de baterias, consumo de combustível e até na travagem traseira.
Certamente que existirão mais, conhecidas e desconhecidas.

O facto de não ter praticamente nenhum erro, não deve ter nada a ver com a PU nova, ou achas que sim?

Pode ter tido, se envolvermos a parte psicológica na questão. O facto de ter uma PU nova pode ser uma ajuda ao factor confiança.

Mas, novamente, nada disto lhe tira mérito do que fez, ele e a equipa.

Pode ter tido, se envolvermos a parte psicológica na questão. O facto de ter uma PU nova pode ser uma ajuda ao factor confiança.

Mas, novamente, nada disto lhe tira mérito do que fez, ele e a equipa.

Se viste o fim de semana do MAX deves ter visto a parte psicologica onde andava, nada correu bem até o inicio da corrida, mesmo com uma PU nova.
Não entendo a dualidade de critérios da malta, (isto não é para ti Clubman), uma redflag no sabado tornou tudo muito facil ao Lando mas ninguém quer saber, já no domingo uma redflag foi sorte para o MAX, caramba... As voltas que se dão...

Ontem esqueci de comentar este post.

O acidente do Stroll ocasionou "Double Yellow" e com double yellow a volta é automaticamente anulada. [;)]

No dia não tinha visto que era bandeira amarela dupla. E de qualquer forma, não está no regulamento que seja assim obrigatoriamente, mesmo com banheira dupla. Mas já li algures que estava nas notas do diretor, pelo que nesse aspecto não há nada a dizer relativamente às voltas apagadas.

Mas a meu ver, mantenho que não havendo forma de tirar dali o carro do Stroll, algo que foi evidente de imediato e havendo on risco de passarem por lá outros carros, a decisão certa teria sido a bandeira vermelha de imediato. Se a FIA escolhe os momentos para parar a corrida com base nos eventos em pista, estamos novamente a sair do ramo dos eventos aleatórios que podem acontecer em qualquer corrida e a entrar no ramo das decisões arbitrárias que são introduzidas na história das corridas pelos comissários, que estarão dentro das competências do director de corrida, mas é precisamente aquilo que desde as decisões de 2021 toda a gente quer evitar (Ou talvez só queriam evitar essas decisões dependendo da direção das mesmas).

De qualquer forma, olhando em retrospectiva, ainda bem que assim foi, proporcionou-me uma das melhores corridas de sempre. 😉

Back