Fórmula 1 2024

Ainda haver quem coloque em causa o talento deste tipo é só ridículo, tirem a porcaria das palas e deixem de ser haters.

Quanto ao Lando, péssimas largadas, nunca capitaliza a pole... Depois as estratégias de equipa não ajudam, era uma missão falhada à partida, nem com um grande carro a ajudar.

É o melhor neste momento e ontem demonstrou mais uma vez isso. Sorte é preciso também, mas ontem ganhou por ser definitivamente o melhor.

A conversa da sorte com que alguns vieram é mesmo para rir... No caso do Norris foi só triste e ridículo, porque ele sendo um piloto devia saber melhor do que estava a falar.

O que eu vi foi um Sir Lewis Hamilton a não conseguir ultrapassar praticamente ninguém, pressionou o Lawson até ao limite e nada. O Perez com um Redbull fez uma corrida para esquecer, com peões, incapaz de ultrapassar. O Russell, sempre que se aproximou dos Alpine, acabou por desistir. O Norris incapaz de ultrapassar, com um carro muito melhor do que o Mercedes e não passou de forma nenhuma. O Piastri para passar o Lawson teve de lhe dar um chega para lá que lhe valeu os 10 segundos no final. Etc... Etc... Etc...

E nestas condições de pista, onde praticamente ninguém conseguia ultrapassar ninguém, o Max foi de 17º até 6º em uma dezena de voltas. A ultrapassagem ao Piastri então foi especialmente boa, o Piastri não é propriamente um piloto "soft" na defesa e aposto que a McLaren e ele próprio iam adorar conseguir travar o Max ali atrás, mas nem teve hipótese, foi apanhado completamente de surpresa e só o viu a passar a voar.

Quando chegou ao Leclerc, tentou passar uma ou duas vezes e percebeu que não podia arriscar bater, então mais uma vez, ele fez a sua própria sorte. Era óbvio para todos (as comunicações do Russell são a prova) que iria haver safety cars com fartura e talvez bandeiras vermelhas, a pista estava cada vez pior. Nestas condições, ao não conseguir passar o Russell, o Norris entrou em pânico e pediu insistentemente para lhe trocarem isso pneus, já o Max tratou de ir protegendo os pneus e continuou sem ceder posições em pista com pneus muito mais desgastados. O expectável acabou por acontecer, houve uma bandeira vermelha. Dizer que isto é pura sorte? Enfim... Tem a sua dose de aleatório, é certo, mas não era nada inesperado e a verdade é que uns posicionaram-se para poder aproveitar uma possível bandeira vermelha, outros não conseguiram aguentar até esse ponto.

Já agora, após a bandeira vermelha, aconteceu o único erro que vi do Max em toda esta corrida louca, que foi quando perdeu os 4 segundos atrás do Ocon numa saída mais larga numa curva. Mas mesmo aí mostrou nervos de aço, manteve a calma e a seguir fez um dos stints mais impressionantes desde que me lembro de seguir F1. Nestas condições onde vimos pilotos perderem o carro, inclusive em voltas lentas, porque tocaram com a roda traseira numa linha branca, ver um piloto fazer 15 voltas mais rápidas, 5 delas em sequência, é algo que eu nunca tinha visto.

Ainda por cima, o Max vinha de uma sequência de situações que para a maioria dos pilotos seriam psicologicamente arradadoras, está numa época em que perde uma série de peças chave na equipa, vem de uma penalização no México que contrasta imenso em severidade com o que estava a acontecer até aí, e neste fim de semana há uma série de situações em que ele foi sempre prejudicado: a penalização pelo motor, o VSC no sprint, a gestão do timing das bandeiras na qualificação, etc... Estavam criadas todas as condições para ele fazer uma corrida emocional, que normalmente é quando se faz mais asneiras e se acaba a fazer uma corrida de porcaria cheia de erros. E isso explica porque no final fez questão de dar aquela demonstração de total superioridade com as voltas mais rápidas consecutivas, mas de forma surpreendente fez isto com apenas um pequeno erro inconsequente que já referi em cima.

Falar em sorte...

Acho que também não podemos comparar a subida do Max com o Hamilton.
O Hamilton tinha um carro a raspar em toda a pista, devia estar a ser um enxerto de porrada descomunal. Já o RB parecia muito sólido, e era um carro que estava com menos asa e ganhava bem na recta da meta. Aliás a Ferrari admitiu que meteu logo mais asa quando a Qualy foi alterada para Domingo e se previa chuva domingo todo.
Mas acho que nada disto tira mérito ao que se viu ontem.
Mas também não papo a ideia que alguns têm transmitido que ontem o Max ganhou com o 3º carro...

(...)

Quanto ao Lando, péssimas largadas, nunca capitaliza a pole... Depois as estratégias de equipa não ajudam, era uma missão falhada à partida, nem com um grande carro a ajudar.

Até a "opinião inglesa" que o levava ao colo já começa a ter de admitir o óbvio e aquilo que eu já digo há muitos meses: o Lando não vai ser e não merece ser campeão em 2024 porque não é suficientemente bom para isso, porque carro para o fazer, é mais ou menos óbvio que tem:

https://www.youtube.com/live/dlL4WJB-zic?si=xOowHp2aixSyC9G2

Como aqui é apontado, é especialmente ridículo o Lando estar constantemente a queixar-se que o Max se aproveita das regras e leva as coisas até ao limite, quando ele nem sequer conhece as regras e perante um procedimento de grelha de partida abortado arranca na mesma (situação que a FIA resolveu com uma palmadinha na mão).

Ontem ainda fiquei mais convicto, ou o Lando sobe o nível ou nunca vai ser campeão, se não for o Max é o Leclerc a roubar-lhe essa hipótese e se não for nenhum dos dois é o Piastri...

O que mais me impressiona é a manutenção do Perez na equipa...

A equipa somou um total de 32 pontos no fim de semana, 31 deles obra do Max!

O campeonato de construtores perdido devido ao Perez representa um valor considerável. Os patrocínios do Perez são suficientes para cobrir? Não creio.

O Lando, com sorte nem em segundo fica!
A sorte dele é a performance da Ferrari ser muito inconstante, senão apostava no Leclerc em 2º.
O campeão ( se não fizer asneira da grossa e dê razões à FIA para ser desclassificado do campeonato), já está encontrado.

O que mais me impressiona é a manutenção do Perez na equipa...

A equipa somou um total de 32 pontos no fim de semana, 31 deles obra do Max!

O campeonato de construtores perdido devido ao Perez representa um valor considerável. Os patrocínios do Perez são suficientes para cobrir? Não creio.

As performances do Perez não deverão ser apenas por falta de talento, por isso a Redbull anda calma com ele.
O Kviat devia trazer tanto ou mais dinheiro que ele e mal fez asneira foi logo arrumado.

Nada a dizer da vitória do Max, magistral!
Lembro me das guerras do Alonso com o Hamilton que que ocupava a pista toda mas quando tem o Max atarsi, parece um cãozinho. O Piastri deixa se papar, o Hamilton igual. Não percebo. O Perez, quando o Max ganha o primeiro título, só faltava fazer as curvas em ponto morto, de tão lento que era. Alguma vez o Max abria a porta para alguém passar?

Mas também não papo a ideia que alguns têm transmitido que ontem o Max ganhou com o 3º carro...

Eu não disse isso em lado nenhum. Os Ferrari e em especial os Mercedes são muito sensíveis à altura ao solo e ontem sofreram especialmente por isso. Mas ainda assim são melhores do que o 2º pelotão e apesar de uma grelha de partida toda misturada que faria antever imensas recuperações, na verdade não houve nada disso, e o McLaren nesse aspecto é o melhor já que parece consistentemente ser o que se dá melhor com diferentes alturas ao solo, mas também não os vi a ultrapassar nem o Mercedes, nem o Ferrari, nem os Vcar...

O único carro que parecia capaz de ultrapassar, era o do Max. É a única coisa que eu digo.

"O porco"... "Maior porco"... "As ajudas do Masi"... Ontem tiveste oportunidade de ver uma condução que vai ficar para a história da modalidade, um desempenho daqueles que se vê uma vez a cada década ou mais, e és incapaz de apreciar o que viste? Ao menos gostas de F1, ou só fazes parte de uma claque? Enfim, ninguém gosta de um sore loser. Pareces o Norris a chorar a falta de sorte.

Além disso, mesmo a parte do porco, bem... Tu é que parece que começaste a ver há 2 anos, nunca deves ter visto como é o Hamilton quando está a disputar um campeonato renhido, nunca viste o Senna a pilotar, nunca viste o Schumacher.. Sobre o estilo do Max, se em vez de andarem sempre a ouvir os jornalistas britânicos a chorar, ou o Norris/McLaren a fazer espetáculos na rádio para os comissários, e fores antes ouvir o que dizem outros pilotos e vais ver uma diferença brutal de tom, muitos deles a dizer que provavelmente na mesma posição faziam exactamente o mesmo, é a diferença entre ser um piloto de carros ou um chorão:

https://youtu.be/mGgTs8OGPxk?si=_tzkMW1hmXf_safa

Eu realcei o talento do Max. Por duas vezes.

Tu como bom adepto de um adepto do mais porco que a F1 já viu, só vês o que te interessa. Aliás a própria Imprensa Britânica farta-se de elogiar o Max (e o oposto claro) mas os fanboys como bons irracionais que são, não conseguem ser coerentes nem justos.

O Max é tão talentoso como porco. É factual. Aliás já o era nos karts, o Leclerc que o diga.

Eu não disse isso em lado nenhum. Os Ferrari e em especial os Mercedes são muito sensíveis à altura ao solo e ontem sofreram especialmente por isso. Mas ainda assim são melhores do que o 2º pelotão e apesar de uma grelha de partida toda misturada que faria antever imensas recuperações, na verdade não houve nada disso, e o McLaren nesse aspecto é o melhor já que parece consistentemente ser o que se dá melhor com diferentes alturas ao solo, mas também não os vi a ultrapassar nem o Mercedes, nem o Ferrari, nem os Vcar...

O único carro que parecia capaz de ultrapassar, era o do Max. É a única coisa que eu digo.

Sim eu ceitei-te porque concordei com quase tudo. Mas por isso é que tentei resalvar com "alguns dizem" não tu.

O RB ontem parecia ser o mais equilibrado com menos asa. O que ajudou um pouco o Max na recta. Mas também seria o que melhor fazia a curva de acesso e com isso ganhar posição.
O RB e o Max também pareciam em sintonia na travagem da primeira curva, o que lhe deu confiança.
Neste ponto, o facto do RB aquecer os pneus mais depressa (e quem tem sido prejudicial noutros GP's) foi muito benéfico neste GP, pneus mais quentes e travões mais quentes.

O Hamilton não se lembra desta lição de condução do maior, que andou as últimas voltas com graves problemas de caixa de velocidades, ainda assim ganhou a corrida quase desmaiando de exaustão no pódio. Queria ver hoje alguém fazer algo parecido.

Senna's Magical Home Win | 1991 Brazilian Grand Prix | Race Highlights - YouTube
Hamilton Chora Ao Assistir Vitória Histórica de Ayrton Senna em Interlagos 1991 - YouTube

Também no Brasil em 93, com uma carroça, fez algo semelhante ao Max ontem, dizimou toda a concorrência.​

Normal pilotos que têm meia dúzia de horas num F1 cometer erros com condições extremamente difíceis.
É preciso dar tempo a estes pilotos e para isso é preciso libertar a F1 de pilotos "fora da validade".

No sense este post rcontra...

Os putos mostraram a toda gente o quanto têm a aprender com os "fora de validade"

Sim, muito melhor para ter tracção extra à chuva 😜

Zero influência na performance então?

Esses endeusamentos...

É engraçado andar sempre a ler as mesmas coisas ao longo da vida enquanto os pilotos vão mudando.
Há uns 20 anos era um o melhor de sempre, há 10 era outro, agora aparece outro melhor de sempre.

Eu coloco-o no lote dos melhores de sempre, sem conseguir elevar nenhum deles a um estatuto singular.

Quem sabe um dia lhe calhe conduzir uma carroça como o Hamilton e passa a ser relegado para segundo plano também.

Ontem o que o Max fez é uma corrida de campeão. Não há como negar.
E sim, todos os campeões têm sorte. Faz parte. Teve os azares todos na Qualy, e acabou a ter alguma sorte (também trabalhou para ela) na corrida.
O Arraque e toda a corrida até à 14ª volta quando passa o Piatri e fica atrás do Lec foi de uma mestria brutal. Aqui começa a fase da sorte. Os carros foram parando e ele foi subindo, aguentou-se em pista e arriscou um SC ou RedFlag. E Foi o que aconteceu. Depois atrás do Ocon com a pista muito molhada, temos de dar mérito ao Piloto da Alpine, chegou a dar 5seg numa volta ao Max apr:). Com o secar da pista o Max ganhou novamente confiança e o SC foi tudo o que precisou para ter a sua oportunidade. Com a ultrapassagem, pista a secar e sem spray à frente, baixou a cabeça e entrou "na zone", fez um ritmo impressionante.
Agora também sejamos honestos, o RB era o 2º carro este fds. A Qualy nunca pode mostrar o verdadeiro potencial, mas na corrida mostrou-se um carro muito equilibrado, Já o Ferrari esteve uma lástima.

Os grandes perdedores são a McLaren. Mais uma vez o Norris deixa-se bater no arranque. E depois com o primeiro VSC, é fantástico como não fazem logo entrar o Norris (e o Russel tb na mercedes...) E depois já respondem tarde. O Piastri também muito verdinho, deixa-se papar pelo Max sem defesa nenhuma e depois andou perdido ali pelo meio.

E também fica a prova que os pilotos novos são muito bons, mas quando as coisas apertam... O ColaPinto e o Bearman com corridas para esquecer.

As declarações do Norris são tristes, e eu gosto muito do gajo, porque ele devia-se lembrar que ficou a frente do Piastri por ordem de equipa nas duas corridas.
Faz parte do jogo, mas estava bem caladinho, e metia a viola no saco por mais uma vez ter saido de primeiro e não ter feito nada para la ficar ou voltar.

No sense este post rcontra...

Os putos mostraram a toda gente o quanto têm a aprender com os "fora de validade"

Os putos aprendem estando lá e isso é impossivel com pilotos que já estão na F1 há muito tempo.
Há que dar lugar a sangue novo e que merece estar na F1, mesmo cometendo muitos erros.
Mas se ontem mostrou alguma coisa, é que os "fora de validade" que digo também cometeram muitos erros nas condições difíceis de pista.

Back