Fórmula 1 2024

Nunca na vida ele conseguia ultrapassar ali naquela situação.
Sou adepto do desporto e de ultrapassagens, mas aquilo nunca na vida dava para ultrapassar.
Não discuto se a penalização foi merecida.

Para mim também não está em causa a culpa do acidente, é óbvio que é do Max, o Piastri vai à frente, segue na linha de corrida, nada a dizer sobre isso.

Agora, esta febre de penalizações já mete impressão. Afinal o que queremos das corridas? Queremos que os pilotos deixem de tentar superar os outros? Ou que as ultrapassagens sejam todas artificiais, em reta, com DRS e push to pass? Enfim... Estão a estragar a F1 de ano para ano com esta tentativa de micro gerir os comportamentos dos pilotos em pista.

O piloto que bate, normalmente já tem penalização suficiente com os danos e o tempo que perde. Não estamos propriamente a falar de comportamentos anti desportivos como aconteceu em situações até famosas no passado.

O Checo a partir de determinado ponto da epoca era apenas um tubo de ensaio de soluções para o carro do Max e de testar coisas e afinações, o que sobrasse dessa amalgama era o carro que o Perez corria.
A RB colocou as fichas todas no campeonato de pilotos do Max e sacrificou o Perez e o campeonato de construtores.

Para mim também não está em causa a culpa do acidente, é óbvio que é do Max, o Piastri vai à frente, segue na linha de corrida, nada a dizer sobre isso.

Agora, esta febre de penalizações já mete impressão. Afinal o que queremos das corridas? Queremos que os pilotos deixem de tentar superar os outros? Ou que as ultrapassagens sejam todas artificiais, em reta, com DRS e push to pass? Enfim... Estão a estragar a F1 de ano para ano com esta tentativa de micro gerir os comportamentos dos pilotos em pista.

O piloto que bate, normalmente já tem penalização suficiente com os danos e o tempo que perde. Não estamos propriamente a falar de comportamentos anti desportivos como aconteceu em situações até famosas no passado.

Dizes o mesmo do Bottas quando tentou defender a posição do Haas (não me lembro quem era)?
Uma coisa é tentar ultrapassar e não dar, outra foi o que o Max fez.
Nao é bem isso que acho que a F1 deve ser!!!!
Se fosse outro piloto, tinha aprendido a lição e na próxima fazia as coisas com mais pes e cabeça.
Sendo o Max, a culpa é do Piastri, da Fia, dos comissários ou dos fãs de outras equipas que ligaram para a direção de corrida a pedir a penalização.

Como assim? A McLaren teve o melhor carro overall e esteve sempre à frente da Ferrari. Mesmo sem a penalização do Leclerc e a má qualy duvido que batessem os McLaren hoje, o Lando só precisou de gerir e se o Piastri estivesse por ali mais fácil ainda seria.

Referia-me à epoca e ao titulo de construtores

(...)

Sendo o Max, a culpa é do Piastri, da Fia, dos comissários ou dos fãs de outras equipas que ligaram para a direção de corrida a pedir a penalização.

Na tua cabeça e nos teus julgamentos predeterminados, claro, porque no fim da corrida o próprio disse isto sobre o incidente:

"For me, the most important thing I had to do was apologise to Oscar, because I had nothing to gain, nothing to lose. I went for it, it didn't work out. I feel bad for him the most that we both spun."

Quanto ao resto, eu percebo que o Prost fez escola e muita gente acha o máximo a decisões na secretaria e que as ultrapassagens sejam exclusivamente no DRS ou nos carros de 2026 vai passar a ser tudo eletrônico com o botão push to pass, eu é que não concordo com o caminho que isto seguiu, nem gosto. Para mim, uma coisa é comportamentos anti desportivos, ou uma condução negligente que põe em causa a segurança, agora, quando tiram a um piloto a hipótese de arriscar, matam a competição.

O Lawson a fazer uma burrice de todo o tamanho. Inadmissível a este nível.

Arranca com a luz vermelha mas boxes, podia ter lesionado gravemente os mecânicos e saiu com uma roda mal apertada teve de parar a seguir.

Estava verde. [;)]

Bem, o carro é posto no chão e ele instintivamente "arranca", vê o vermelho e para imediatamente, dão-lhe o verde e arranca. desculpa, mas a falha é da equipa, não do piloto, o mecâncio é que fez mal o seu trabalho, o que mete o pneu, o do macaco e o do pit wall que deu o verde.

Bem... O Max tornou a luta pelo título um bocadinho mais interessante.

Eu percebo que ele tente, mas foi extremamente otimista e acabou por estragar a sua corrida e a do Piastri.

Quanto ao castigo, não é o costume nos incidentes de primeira volta. E não faltam decisões diferentes nos últimos tempos, mas enfim, nos últimos tempos tudo é possível dos comissários.

As últims corrida já mostraram uma mão mais pesada da direcção de corrida, talvez a aproveitar o campeonato já decidido para tentar meter pulso para o próximo ano. Voltamos a ver drive thru e stop and go por exemplo, duas penalizações pesadíssimas.

E sim por norma dão mais folga na primeira volta. Mas desta vez acho que olharam para a "big picture" o Max estava em 4º e fez um dive bomb para 2º (ou seja nem era uma luta directa de 1 posição) e na realidade era um piloto que já não tinha muito a ganha com um que tinha coisas a perder. E isto podera ter pesado (se bem que não deveria...).

Eu acho que as nossas emoções são complicadas nestas coisas e gostamos de emoção, e gostamos de ver os nossos favoritos safarem-se etc etc, por isso temos sempre uma tendência de ver o silver lining, e sim há um regulamento, mas as vezes as coisas não podem ser preto e branco é de facto complicado.

Mas nota-se claramente uma mão mais pesada, e acho que ninguém duvida da culpa do Max, por isso tendo em conta a mão mais pesada, é "normal" a pensalização.

Estava verde. [;)]

Bem, o carro é posto no chão e ele instintivamente "arranca", vê o vermelho e para imediatamente, dão-lhe o verde e arranca. desculpa, mas a falha é da equipa, não do piloto, o mecâncio é que fez mal o seu trabalho, o que mete o pneu, o do macaco e o do pit wall que deu o verde.

Não que tenha muita importância para nós, mas estive a rever esse momento na F1TV e ele arranca mesmo com o sinal vermelho. Tem a atenuante de ter sido induzido em erro porque o mecânico do macaco desce o carro antes de estar verde e o Lawson mal sente o carro descer arranca logo, mas que estava vermelho estava, aliás, é por isso que ele trava logo imediatamente.

Back