Alonso travou um pouco mais cedo.
Ingleses: Ele fez break test.
[][
]
The sports newspaper Marca, Spain's largest circulation newspaper, launched a scathing attack against Lewis Hamilton after the Australian GP, stating:
"Ferrari chose to dismiss its current best driver, Sainz, to put Hamilton, a driver in clear decline, not so much in talent as well as morals and attitude. The decision is not based on sporting values, but rather on marketing. It is very likely that Hamilton will not be able to beat Leclerc in 2025. Sainz's achievement would deserve a full documentary if he were British like Lewis Hamilton, with a victory 15 days after undergoing appendicitis surgery and with three incisions still in his abdomen."
E a questão é que não travou. Levantou o pé mais cedo e reduziu uma vez. 100m antes do local normal.
Há um ligeiro sinal de travagem na telemetria, mas é mesmo só o poisar do pé, não abrandou o carro.
Os "manos" da F1 caíram nessa porque a Brembo é tão boa no que faz que os seus sistemas de pinças e pastilhas equipam 9 das 10 equipas da F1, a única que não usa Brembo usa AP Racing que é uma marca do grupo Brembo (provavelmente é o mesmo material, mas com outra marca por questões de marketing).Quanto aos travões da brembo, há mais de 20 anos que fui tremendamente enganado com material desses gajos....nunca mais meti disso.
Aliás, as motas da honda até por volta do ano de 2000 era tudo brembo bem marcado e para todos verem, depois passaram para a Nissin... não sei como é que os manos da F1 cairam nesta....parece os gajos que há uns anos andavam com pneus michelin....
![]()
Nada de novo no tipo metido em mais esquemas da F1.. spy-gate.. crash-gate.. hungaro-gate... em 2003 já tinha feito um brake test ao Coulthard com este a despistar-se também.. 20s é pouco e já vem tarde.
Essa telemetria do acelerador e travão só tem ON/OFF, não tem pressão.
Segundo os comissários o ON do travão, foi sem pressão, e o abrandar foi todo devido ao levantar mais cedo e a redução do que travar.
Por isso na realidade nunca se pode dizer que foi um brake test.
O Alonso é raposa velha e sabe o que fez, abrandou mais cedo claramente para o George queimar uma travagem ou algo do género, alias ele sabe tão bem o que fez que no rádio disse logo à equipa que estava com problemas no acelerador, já a justificar aos comissários...
Agora se isto tudo é "ilegal" e merece uma penalização? Acho forçado e acho que é um precedente enorme.
O Russel não queimou a travagem, não teve de se desviar, nem bateu no alonso fruto da desaceleração. O Carro é que é um bidé, o Russel ia com muita sede (não é a primeira vez que bate numa última volta quando está a tentar passar alguém). E perdeu a frente e despistou-se.
Isto mete em causa, a corrida da Haas em Singapura, o Perez em Abu dahbi e o Hamilton no Texas, quando pilotos deliberadamente conduziram mais lentamente para ajudar colegas de equipa, ou no caso do Hamilton lixar o colega de equipa.
Há ainda o caso do Verstappen que fez um BrakeTest provado e não aconteceu nada. Ou O Hamilton em Baku que não travou, mas que como o Alonso levantou o pé numa zona não comum e também não aconteceu nada.
Honestamente este ano os comissários estão a começar muito mal e a abrir precedentes enormes. O Caso do Norris por exemplo, mais um inexplicável.
Podes dizer da maneira que quiseres, mas fingir os problemas logo a seguir... vir dizer que fez de propósito mas que se "enganou" e travou cedo demais... desculpa, mas só cai quem quer.
Foi propositado (facto) + resultou num acidente (facto) = castigo bem aplicado
Essa telemetria do acelerador e travão só tem ON/OFF, não tem pressão.
Segundo os comissários o ON do travão, foi sem pressão, e o abrandar foi todo devido ao levantar mais cedo e a redução do que travar.
Por isso na realidade nunca se pode dizer que foi um brake test.
O Alonso é raposa velha e sabe o que fez, abrandou mais cedo claramente para o George queimar uma travagem ou algo do género, alias ele sabe tão bem o que fez que no rádio disse logo à equipa que estava com problemas no acelerador, já a justificar aos comissários...
Agora se isto tudo é "ilegal" e merece uma penalização? Acho forçado e acho que é um precedente enorme.
O Russel não queimou a travagem, não teve de se desviar, nem bateu no alonso fruto da desaceleração. O Carro é que é um bidé, o Russel ia com muita sede (não é a primeira vez que bate numa última volta quando está a tentar passar alguém). E perdeu a frente e despistou-se.
Isto mete em causa, a corrida da Haas em Singapura, o Perez em Abu dahbi e o Hamilton no Texas, quando pilotos deliberadamente conduziram mais lentamente para ajudar colegas de equipa, ou no caso do Hamilton lixar o colega de equipa.
Há ainda o caso do Verstappen que fez um BrakeTest provado e não aconteceu nada. Ou O Hamilton em Baku que não travou, mas que como o Alonso levantou o pé numa zona não comum e também não aconteceu nada.
Honestamente este ano os comissários estão a começar muito mal e a abrir precedentes enormes. O Caso do Norris por exemplo, mais um inexplicável.
Eu não disse que fez de propósito mas que se "enganou".
Eu disse que fez de propósito. Isso é assumido. E como dizes é um facto.
Mas só não concordo, porque ele não travou cedo demais, levantou o pé cedo demais.
Causou um acidente? Isso já não sei, há outro interveniente que tem de se ter em conta, fez tudo o que podia para acautelar a situação? Talvez não... Ia focado em ganhar o máximo possível.
Continuo a achar que é um precedente enorme.
Acho que o Alonso já se safou de bem pior... É dos pilotos que mais agressivo é nas defesas e mudanças de direcção por exemplo.
O grande pecado de decisões do género, é a incoerência.