Fórmula 1 2024

Sempre foi assim, agora pior com o aumento do tamanho dos monolugares.

É uma corrida clássica, é aceitar.
Foi sempre assim? Claro que não. Ou vês F1 há muito pouco tempo, ou então tens de fazer um esforço de memória.

O Mónaco sempre foi um circuito difícil, mas antes era só um pouco mais difícil. E até 2011 tendo menos ultrapassagens ficava perfeitamente enquadrado no panorama geral, no Mónaco houve muitos GPs com mais de 20 e praticamente todos tinham mais de 10 ultrapassagens, numa era em que a média era cerca de 20 ultrapassagens por GP.

A partir de 2011 com as alterações todas que houve (DRS, pneus com degradação acelerada, etc) a média de ultrapassagens por prova disparou, já tivemos épocas em que a média foi superior a 60 ultrapassagens por prova, em 2023, p.ex. foram 50.

Só que mesmo essas medidas introduzidas em 2011 no Mónaco não foram suficientes para ter efeito e tens provas como a de 2021 com zero ultrapassagens, ou este ano que teve 3 ou 4 e todas entre os últimos. Este circuito parece cada vez mais deslocado do resto do calendário.

445095844_7333001943492626_4181608005712148905_n.jpg
x

Obrigar a usar os compostos todos, é uma alteração simples que pode melhorar a corrida no Mónaco.

Diria que esta regra até poderia ser implementada em todas as corridas.
E proibir alteração dos pneus durante a bandeira vermelha.

Duas alterações simples que podem melhorar muito as corridas. Menos poupança de pneus já que as duas paragens são obrigatórias.

Já agora: https://imgur.com/a/kIH1fph#9eRxB7A

Última edição:
Foi sempre assim? Claro que não. Ou vês F1 há muito pouco tempo, ou então tens de fazer um esforço de memória.

O Mónaco sempre foi um circuito difícil, mas antes era só um pouco mais difícil. E até 2011 tendo menos ultrapassagens ficava perfeitamente enquadrado no panorama geral, no Mónaco houve muitos GPs com mais de 20 e praticamente todos tinham mais de 10 ultrapassagens, numa era em que a média era cerca de 20 ultrapassagens por GP.

A partir de 2011 com as alterações todas que houve (DRS, pneus com degradação acelerada, etc) a média de ultrapassagens por prova disparou, já tivemos épocas em que a média foi superior a 60 ultrapassagens por prova, em 2023, p.ex. foram 50.

Só que mesmo essas medidas introduzidas em 2011 no Mónaco não foram suficientes para ter efeito e tens provas como a de 2021 com zero ultrapassagens, ou este ano que teve 3 ou 4 e todas entre os últimos. Este circuito parece cada vez mais deslocado do resto do calendário.

Amigo, não brinques comigo...

1992... diz-te alguma coisa?

Senna sem pneus, Mansell com um Williams estratosférico e pneus novos, e... conseguiu passar?

Antigamente 4 segundos de diferença de ritmo e não dava para ultrapassar.

Agora imagina na actualidade, com monolugares maiores, não dá... a não ser com a condescendência do da frente.

É a realidade do Mónaco, e não é de agora.

A única possibilidade de ocorrerem ultrapassagens, e talvez até tenha acontecido num ano ou outro (já não me lembro), era quando o uso do DRS dava uma vantagem enorme, e se associares um desgaste muito acentuado entre diferentes compostos e mesmo entre a vida útil de cada composto, para dar a possibilidade de fazer Portier junto ao da frente e ter uma saída melhor para o túnel, para ultrapassar no final deste.

Depois de perceber que iam todos tentar ir até ao final... foi uma bela soneca.

Aleluia que o miúdo vence em casa [kiss]

Btw, houve uma ultrapassagem acho eu, o Logan ao Zhou.

Amigo, não brinques comigo...

1992... diz-te alguma coisa?

Senna sem pneus, Mansell com um Williams estratosférico e pneus novos, e... conseguiu passar?

Antigamente 4 segundos de diferença de ritmo e não dava para ultrapassar.

Agora imagina na actualidade, com monolugares maiores, não dá... a não ser com a condescendência do da frente.

É a realidade do Mónaco, e não é de agora.

A única possibilidade de ocorrerem ultrapassagens, e talvez até tenha acontecido num ano ou outro (já não me lembro), era quando o uso do DRS dava uma vantagem enorme, e se associares um desgaste muito acentuado entre diferentes compostos e mesmo entre a vida útil de cada composto, para dar a possibilidade de fazer Portier junto ao da frente e ter uma saída melhor para o túnel, para ultrapassar no final deste.

Sem ultrapassagens no Mónaco? Problema pode mesmo ser da Fórmula 1

Na edição de 2023 do GP do Mónaco em F1 foram efetuadas 22 ultrapassagens.​

https://www.noticiasaominuto.com/au...o-monaco-problema-pode-mesmo-ser-da-formula-1

Sem ultrapassagens no Mónaco? Problema pode mesmo ser da Fórmula 1

Na edição de 2023 do GP do Mónaco em F1 foram efetuadas 22 ultrapassagens.​

https://www.noticiasaominuto.com/au...o-monaco-problema-pode-mesmo-ser-da-formula-1

Choveu no final da prova o que causou imenso drama nas últimas voltas, altura em que foram feitas essas ultrapassagens.

Ai está uma ideia... Molhar a pista de forma aleatória 😂

Diamondplus nos anos 90 em média havia o dobro das ultrapassagens que há hoje no GP do Mónaco. Já nos resto da temporada, fruto do DRS, pneus e circuitos desenhados de forma diferente, tens quase 3 vezes mais ultrapassagens em média. Por isso eu digo, o GP do Mónaco parece cada vez mais estar completamente fora de sintonia com o resto da temporada, acredito que há muito que se pode fazer para melhor, não creio que a única solução seja comer e calar.

Voltar
Superior