Levantas aí uma boa questão, sendo o Webber, o contracto deve ter alguma clausula sobre ordens de equipa. Gato escaldado... [

]
Sim, bem lembrado.
O problema principal é que a Mclaren quando contratou o Oscar nunca pensou vir a ter um problema destes pois terem o melhor carro era pura ficção.
E portanto, à época, era importante terem dois bons pilotos para maximizar os pontos.
Até aqui tudo bem, o problema veio com o "excesso de competência" ([

]) por parte da equipa técnica...
... e aqui aparecem vários problemas.
Um é que o Norris tem mais anos de casa (vale o que vale mas em caso de empate pode ser um critério de desempate), é o menino querido do Zack e já bateu como colegas o Riccardo (humilhação inclusive) e o Sainz Jr (embora aqui tenha sido equilibrado) portanto deu provas de ser um bom piloto.
A questão é que o Norris este ano provou mais do que uma vez (pelo menos para mim) não ter estofo de campeão. Por várias vezes não aguentou a pressão (isto por si só chega para não ser WC material) além de que lhe falta o "gene fdp" que os Senna, Shumi, Ham, Vettel e Max demonstraram ter pelo menos em determinada fase das suas carreiras.
Já o Piastri tem demonstrado ser muito rápido, frio (um enorme plus na F1) e tem a dose certa de agressividade.
E portanto o Zack agora tem um problema enorme e não sabe como descalçar esta bota. Sim eu sei, aqui é só experts em gestão como se boas práticas de gestão fossem 100% aplicáveis a tudo, mas não são. Até pelas razões já elencadas aí atrás como o facto de em termos de marketing e afins o título de pilotos ser muito mais relevante.
E nesse sentido temos de perceber que a F1 sim é um desporto de equipa no sentido em que é metade carro metade piloto (não necessariamente 50/50 exatos claro, nem o melhor piloto da história ganha o que for com carroças como o "Sauber"), no entanto é um desporto que em determinada medida é muito individualista.
Eu se lá andasse tenho a certeza que ia ficar lixado de receber ordens para ajudar o colega, mas isso sou eu que prefiro (na ótica de praticar e não necessariamente de ver) desportos individuais em que só dependo de mim (como ténis).
Aliás, OT grande eu sei ([

]), mas malta como o Ronaldo ao tanto pensar em records individuais deveria já ter ouvido algumas bocas como "se só pensas em ti vai jogar ténis". Eu até percebo verdadeiramente a frustração de (também) se depender de colegas, mas faz parte.
EDIT: Ontem no fim da corrida o Nico Rosberg entrevistou o Zack e colocou as questões que todos temos mas que até ver ninguém teve coragem de perguntar... Acho que vi isso porque alguém partilhou aí atrás até salvo erro (ou vi no Twitter, já não sei).