Já vi que regressou o endeusamento do Santo Max...
O Max ganhou quando tinha um carro todo macheado e que dava calendários aos outros, ponto final.
Assim que tiraram o cheat mode passou a ser 4°, 5°,6° etc.
Há meses que não cheira e não volta a cheirar até ao fim do ano e a unica coisa que lhe pode valer o titulo é ter ganho 7 corridas esta época em cheat mode. (Alias como em 2023 e 2022).
Estares aqui a pôr o Max em bicos de pés para o sequer tentar pôr no mesmo pote do Ham (7 vezes WC), o Max tem de comer muita sopa para chegar aos 7... pra já são só 3 (meios gamados).
Nunca apreciei o Max antes de ser WC pois era um arruaceiro sem resultados, depois de ser WC era um arruaceiro com resultados que como tinham um carro tão rapido deixou de ter com quem colidir e ludibriou uns quantos que por aqui diziam: ah, o Max está maduro... é outro piloto...
É... o carro é que era outro, o Max é o mesmo e sem carro não ganha nada como os outros.
É a vida.
Eu não te vou convencer que o Max é tão ou melhor que o Hamilton nem tu o contrário.
Embora seja curioso como as nossas preferências nos toldam a razão pois há coisas que criticamos no outro e ignoramos quando o nosso preferido faz ou fez o mesmo, mas moving on. O mesmo sobre as equipas do Max e Hamilton.
Da mesma forma que no passado já aqui expliquei detalhadamente o porquê do Max ser dos melhores de sempre e, para mim, melhor que o Hamilton. Se não querem aceitar os meus argumentos tudo bem, amigos na mesma. Mas é pena porque foi algo bem investigado e documentado, enquanto do outro lado só vejo argumentos a nível da escola primária.
Seja como for com um dos piores carros ninguém ganha campeonatos obviamente, nem o Max nem o Hamilton e nem o Senna.
Para quê trazer a Austrália se não houve nada entre o Max e o Lando que provocasse perda de pontos apenas para um lado?
Eu referi a Austria pois num contacto em pista entre os 2, apenas um terminou a corrida, com um ganho de 10 pontos a favor do Max. Ou seja, mais uma vez o Max teve sorte.
A Redbull não é campeã de construtores porque basicamente tem apenas um carro a fazer pontos! O outro está lá, a maior parte das vezes, a fazer número.
Quando o Perez faz uma excelente corrida não pontua porque fica pelo caminho!!!
A Redbull ficar em 3o não dá nem mais nem menos mérito ao Max caso seja campeão.
O mérito do Max é fazer sempre o maximo de pontos que o carro permite. Quando teve um carro dominador durante 7 corridas, aproveitou de forma exemplar essa vantagem.
Agora faz o que pode num carro que não é o mais rápido, mas também está longe de ser um carro fraco.
Em Baku, se o Perez e Sainz não batessem, o Max tinha ficado no ultimo lugar das equipas da frente!
Na Hungria fez uma corrida péssima, cheia de erros do piloto e com ataques à equipa.
O Max é um excelente piloto, não há dúvidas, mas não consigo ver a “greatness” dele.
Se em vez da Redbull ele estivesse numa Ferrari, que tem comediantes nas boxes e cabe aos pilotos fazerem o trabalho todo, inclusive estratégia de corrida, e tivesse os resultados que tem, aí sim, conseguia ver “greatness” nele.
Assim é apenas um excelente piloto numa equipa excelente.
Relativamente à obrigação do Lando ser campeão porquê tem o melhor carro, isso provavelmente acontecia se o Mclaren fosse o melhor carro desde o inicio e o segundo piloto fosse um Perez.
Para sorte da Redbull/Max, a Mclaren não tem o melhor carro desde o início, nem a equipa é capaz de ter estratégias que consigam dar a vitória mesmo com carro superior, o Piastri é um bocado melhor que o Perez e por ultimo, mas não menos importante, o Lando não está ao nivel do Max.
Então vais buscar um exemplo onde o Norris perdeu pontos "por azar" (como se ele não tivasse tentado nessa corrida várias ultrapassagens com um certo grau de risco) e ignoras o facto do Norris não ter tido um único DNF mecânico quando o Max teve um? Ainda para mais numa fase onde o RB era o melhor carro e havia fortes hipóteses do Max ter levado os 25pts para casa.
Concordamos todos que o Perez não é um piloto de topo, no entanto o ano passado conseguiu o segundo lugar do campeonato (sim eu sei, tinha o melhor carro nas mãos mas lá cumpriu o pedido embora à rasca). Se este ano ele está considerevalmente pior e o Max ainda assim mantem a liderança do campeonato isso não te diz algo? Não te diz que o Max é um piloto muito acima da média? Diz-te o quê então?
A RB ficar possivelmente em 3o e o Max ser campeão não dá mais nem menos mérito ao Max? Estás a gozar certo? O Perez pode não estar no topo dos melhores pilotos mas vocês falam como se o Perez fosse tipo apanhado na estrada e nem carta tivesse.
"O mérito do Max é fazer sempre o maximo de pontos que o carro permite". Isso é a definição de um campeão. Queres que ele faça mais o quê? E mesmo assim teve azar na AUS como já disse onde foram 25 pts ao ar já que ele até fez pole e tinha carro para ganhar "facilmente".
Bem isso é que é exigência, se o Perez e o Sainz não batessem o Max tinha ficado no pior lugar dos 8 carros da frente. Não vi a corrida mas adoro como de uns se exige sempre o máximo e de outros tão pouco. O Hamilton andou dois anos sem ganhar corridas e com o 2/3º melhor carro. O Max depois de ter perdido o melhor carro ganhou duas corridas e fez três segundos lugares. E estes segundos lugares provavelmente com o 3 ou 4º melhor carro.
O Norris comete gafes atrás de gafes e desaproveita n oportunidades de ganhar corridas...
Não sei o que vocês querem mais? Olha vai ver o vídeo do Max no Brasil em 2016 quando tinha meros 18 ou 19 anos e a seguir mostra-me algo semelhante de um piloto da atual grid. Aí também foi o carro? É que com chuva forte o fator unhas ganha tremenda importância.
"O Max é um excelente piloto, não há dúvidas, mas não consigo ver a “greatness” dele." Não achas isto contraditório? Excelente e greatness parece-me semelhante. O que há acima de excelente?
Sim a equipa é muito boa no geral quase desde sempre até há meros meses. Boa organização, excelentes nas pits, na estratégia, na afinação de chassis (mesmo na era dominadora da Mercedes por vezes a RB fazia boas corridas em pistas menos "engine oriented"), na modelação da fibra de carbono (as flexi wings na era Vettel) etc. etc. Mas isso não retira mérito ao Max porque normalmente os melhores acabam nas melhores equipas. E este é apenas mais um caso onde isso se verifica.
"Relativamente à obrigação do Lando ser campeão porquê tem o melhor carro, isso provavelmente acontecia se o Mclaren fosse o melhor carro desde o inicio e o segundo piloto fosse um Perez."
A RB teve sem sombra de dúvidas o melhor carro nas primeiras 5 corridas, no entanto devido a AUS o Max "só" conseguiu capitalizar nas outras quatro, embora com quatro vitórias.
Daí para a frente já tivemos mais 13 corridas onde o RB não foi o melhor carro. É certo que a Mclaren não teve simplesmente 13 corridas onde o carro é o melhor ponto como no Mónaco (embora seja sempre uma exceção) mas vamos assumir que em apenas 10 teve o melhor carro. Continuam a ser pelo menos o dobro de corridas onde a Mclaren tem um carro melhor que a RB, portanto sim, seja qual deles for um dos pilotos da Mclaren tinha obrigação de já liderar o campeonato, até porque já houve n corridas onde o RB nem sequer era o 2º melhor carro mas sim o 3º ou 4º...
E claro que o Norris tem mais obrigação porque é de longe o mais experiente. E não vai ser a fazer piadas ou a fazer birrinha que o Max tem de pedir desculpa e depois no dia seguinte voltar atrás com a palavra.
Um campeão a sério não tem este perfil, IMHO.
Por fim concordamos e esse é o ponto principal, o Lando não está ao nível do Max e nem ao nível do Hamilton. E para mim o Hamilton não está ao nível do Max pelo que é fácil perceber os anos luz do Norris do Max.
E como já se disse aqui, numa coisa a RB e o Max têm tido sorte que é na distribuição de pontos entre a Merc e Ferrari que também tem protegido o Max no Norris chegar mais perto. Mas o Norris, para mim, só se pode queixar dele próprio.
Se quer ser campeão tem de elevar o seu jogo.