Fórmula 1 2024

Estava a falar desses 25 pontos perdidos em Baku por se ter esquecido de desligar o Brake Magic. (que fosse o segundo lugar, 20 pontos, resultado era o mesmo)
Um erro de pilotagem é muito mais perdoável, pois para isso contribuem varios factores, mas o do botão é caricato, pois ele esteve parado quase 1 minuto, é um pouco como se esquecer de meter a primeira antes de arrancar. É sempre mais facil culpar terceiros, e isso ve-se todos os fins de semana de GP quando há acidentes, a culpa é sempre do outro.

O Hamilton não se esqueceu de desligar o botão. Quando arrancou tocou no botão sem querer porque fica próximo da embraiagem. Erros acontecem. Se tivesse ganho os 25 ou 26 pontos já não tinha sido necessário a Red Bull ter manipulado o Masi em Abu Dhabi.

Em relação aos colegas de equipa o Bottas era muito mais competente que o Perez, exeto a defender pois deixava a "porta aberta" para o Verstappen.

Last edited:
Verstappen em forma descendente?
Só se for de resultados.
Neste momento continua a ser o melhor do grid.
Nao é o Deus que apregoam por aqui, mas é o melhor.

Os fãs de futebol nem disfarçam.

Os 8 campeonatos da Mercedes são tão obscuros como os 3 do Max. O motor deles foi construído com acesso antecipado ilegítimo às especificações detalhadas dos novos V6 híbridos.

Está ao nível do escândalo que terminou com a desclassificação da McLaren por espionagem à Ferrari. A diferença é que espiaram a FIA em vez da concorrência.

Já vi que regressou o endeusamento do Santo Max...

O Max ganhou quando tinha um carro todo macheado e que dava calendários aos outros, ponto final.

Assim que tiraram o cheat mode passou a ser 4°, 5°,6° etc.

Há meses que não cheira e não volta a cheirar até ao fim do ano e a unica coisa que lhe pode valer o titulo é ter ganho 7 corridas esta época em cheat mode. (Alias como em 2023 e 2022).

Estares aqui a pôr o Max em bicos de pés para o sequer tentar pôr no mesmo pote do Ham (7 vezes WC), o Max tem de comer muita sopa para chegar aos 7... pra já são só 3 (meios gamados).

Nunca apreciei o Max antes de ser WC pois era um arruaceiro sem resultados, depois de ser WC era um arruaceiro com resultados que como tinham um carro tão rapido deixou de ter com quem colidir e ludibriou uns quantos que por aqui diziam: ah, o Max está maduro... é outro piloto...

É... o carro é que era outro, o Max é o mesmo e sem carro não ganha nada como os outros.

É a vida.

Eu não te vou convencer que o Max é tão ou melhor que o Hamilton nem tu o contrário.

Embora seja curioso como as nossas preferências nos toldam a razão pois há coisas que criticamos no outro e ignoramos quando o nosso preferido faz ou fez o mesmo, mas moving on. O mesmo sobre as equipas do Max e Hamilton.

Da mesma forma que no passado já aqui expliquei detalhadamente o porquê do Max ser dos melhores de sempre e, para mim, melhor que o Hamilton. Se não querem aceitar os meus argumentos tudo bem, amigos na mesma. Mas é pena porque foi algo bem investigado e documentado, enquanto do outro lado só vejo argumentos a nível da escola primária.

Seja como for com um dos piores carros ninguém ganha campeonatos obviamente, nem o Max nem o Hamilton e nem o Senna.

Para quê trazer a Austrália se não houve nada entre o Max e o Lando que provocasse perda de pontos apenas para um lado?

Eu referi a Austria pois num contacto em pista entre os 2, apenas um terminou a corrida, com um ganho de 10 pontos a favor do Max. Ou seja, mais uma vez o Max teve sorte.

A Redbull não é campeã de construtores porque basicamente tem apenas um carro a fazer pontos! O outro está lá, a maior parte das vezes, a fazer número.

Quando o Perez faz uma excelente corrida não pontua porque fica pelo caminho!!!

A Redbull ficar em 3o não dá nem mais nem menos mérito ao Max caso seja campeão.

O mérito do Max é fazer sempre o maximo de pontos que o carro permite. Quando teve um carro dominador durante 7 corridas, aproveitou de forma exemplar essa vantagem.

Agora faz o que pode num carro que não é o mais rápido, mas também está longe de ser um carro fraco.

Em Baku, se o Perez e Sainz não batessem, o Max tinha ficado no ultimo lugar das equipas da frente!

Na Hungria fez uma corrida péssima, cheia de erros do piloto e com ataques à equipa.

O Max é um excelente piloto, não há dúvidas, mas não consigo ver a “greatness” dele.

Se em vez da Redbull ele estivesse numa Ferrari, que tem comediantes nas boxes e cabe aos pilotos fazerem o trabalho todo, inclusive estratégia de corrida, e tivesse os resultados que tem, aí sim, conseguia ver “greatness” nele.

Assim é apenas um excelente piloto numa equipa excelente.

Relativamente à obrigação do Lando ser campeão porquê tem o melhor carro, isso provavelmente acontecia se o Mclaren fosse o melhor carro desde o inicio e o segundo piloto fosse um Perez.

Para sorte da Redbull/Max, a Mclaren não tem o melhor carro desde o início, nem a equipa é capaz de ter estratégias que consigam dar a vitória mesmo com carro superior, o Piastri é um bocado melhor que o Perez e por ultimo, mas não menos importante, o Lando não está ao nivel do Max.

Então vais buscar um exemplo onde o Norris perdeu pontos "por azar" (como se ele não tivasse tentado nessa corrida várias ultrapassagens com um certo grau de risco) e ignoras o facto do Norris não ter tido um único DNF mecânico quando o Max teve um? Ainda para mais numa fase onde o RB era o melhor carro e havia fortes hipóteses do Max ter levado os 25pts para casa.

Concordamos todos que o Perez não é um piloto de topo, no entanto o ano passado conseguiu o segundo lugar do campeonato (sim eu sei, tinha o melhor carro nas mãos mas lá cumpriu o pedido embora à rasca). Se este ano ele está considerevalmente pior e o Max ainda assim mantem a liderança do campeonato isso não te diz algo? Não te diz que o Max é um piloto muito acima da média? Diz-te o quê então?

A RB ficar possivelmente em 3o e o Max ser campeão não dá mais nem menos mérito ao Max? Estás a gozar certo? O Perez pode não estar no topo dos melhores pilotos mas vocês falam como se o Perez fosse tipo apanhado na estrada e nem carta tivesse.

"O mérito do Max é fazer sempre o maximo de pontos que o carro permite". Isso é a definição de um campeão. Queres que ele faça mais o quê? E mesmo assim teve azar na AUS como já disse onde foram 25 pts ao ar já que ele até fez pole e tinha carro para ganhar "facilmente".

Bem isso é que é exigência, se o Perez e o Sainz não batessem o Max tinha ficado no pior lugar dos 8 carros da frente. Não vi a corrida mas adoro como de uns se exige sempre o máximo e de outros tão pouco. O Hamilton andou dois anos sem ganhar corridas e com o 2/3º melhor carro. O Max depois de ter perdido o melhor carro ganhou duas corridas e fez três segundos lugares. E estes segundos lugares provavelmente com o 3 ou 4º melhor carro.

O Norris comete gafes atrás de gafes e desaproveita n oportunidades de ganhar corridas...

Não sei o que vocês querem mais? Olha vai ver o vídeo do Max no Brasil em 2016 quando tinha meros 18 ou 19 anos e a seguir mostra-me algo semelhante de um piloto da atual grid. Aí também foi o carro? É que com chuva forte o fator unhas ganha tremenda importância.

"O Max é um excelente piloto, não há dúvidas, mas não consigo ver a “greatness” dele." Não achas isto contraditório? Excelente e greatness parece-me semelhante. O que há acima de excelente?

Sim a equipa é muito boa no geral quase desde sempre até há meros meses. Boa organização, excelentes nas pits, na estratégia, na afinação de chassis (mesmo na era dominadora da Mercedes por vezes a RB fazia boas corridas em pistas menos "engine oriented"), na modelação da fibra de carbono (as flexi wings na era Vettel) etc. etc. Mas isso não retira mérito ao Max porque normalmente os melhores acabam nas melhores equipas. E este é apenas mais um caso onde isso se verifica.

"Relativamente à obrigação do Lando ser campeão porquê tem o melhor carro, isso provavelmente acontecia se o Mclaren fosse o melhor carro desde o inicio e o segundo piloto fosse um Perez."

A RB teve sem sombra de dúvidas o melhor carro nas primeiras 5 corridas, no entanto devido a AUS o Max "só" conseguiu capitalizar nas outras quatro, embora com quatro vitórias.

Daí para a frente já tivemos mais 13 corridas onde o RB não foi o melhor carro. É certo que a Mclaren não teve simplesmente 13 corridas onde o carro é o melhor ponto como no Mónaco (embora seja sempre uma exceção) mas vamos assumir que em apenas 10 teve o melhor carro. Continuam a ser pelo menos o dobro de corridas onde a Mclaren tem um carro melhor que a RB, portanto sim, seja qual deles for um dos pilotos da Mclaren tinha obrigação de já liderar o campeonato, até porque já houve n corridas onde o RB nem sequer era o 2º melhor carro mas sim o 3º ou 4º...

E claro que o Norris tem mais obrigação porque é de longe o mais experiente. E não vai ser a fazer piadas ou a fazer birrinha que o Max tem de pedir desculpa e depois no dia seguinte voltar atrás com a palavra.

Um campeão a sério não tem este perfil, IMHO.

Por fim concordamos e esse é o ponto principal, o Lando não está ao nível do Max e nem ao nível do Hamilton. E para mim o Hamilton não está ao nível do Max pelo que é fácil perceber os anos luz do Norris do Max.

E como já se disse aqui, numa coisa a RB e o Max têm tido sorte que é na distribuição de pontos entre a Merc e Ferrari que também tem protegido o Max no Norris chegar mais perto. Mas o Norris, para mim, só se pode queixar dele próprio.

Se quer ser campeão tem de elevar o seu jogo.

Last edited:
Sim... pra ganhar 7 titulos é preciso muita coisa, já pra ganhar 3 não faltam tricampeões (relativamente falando)... por isso parem de comparar o incomparável, pelo menos por agora pois até o p*cha mole do Vettel é tetra.

Sabes que o Max tem 26 anos e não 46 certo?

Se tiver condições para isso ainda pode ganhar mais uns quantos títulos, a começar pelo deste ano que vai ser equilibrado até ao fim mas que pode ganhar e eu apostaria nisso sinceramente.

Se chegar aos 7 títulos passa a ser o maior de repente? Não concordo com essa linearidade de ideias mas espero que aconteça só para ver se depois vais manter a tua opinião sobre isso dos "7 títulos é preciso muita coisa"... [:D]

Há excelentes pilotos que nem um título conseguiram e outros tão bons ou melhores que o Hamilton com menos títulos que ele como o Alonso. É o que é, mas estar no sítio à hora certa foi a pricipal chave para o sucesso do Hamilton já que se tivesse continuado na Mclaren teria ainda hoje apenas o primeiro título.

Os 8 campeonatos da Mercedes são tão obscuros como os 3 do Max. O motor deles foi construído com acesso antecipado ilegítimo às especificações detalhadas dos novos V6 híbridos.

Está ao nível do escândalo que terminou com a desclassificação da McLaren por espionagem à Ferrari. A diferença é que espiaram a FIA em vez da concorrência.

Eu nem me queria meter muito nesta discussão porque a RB não são santos (aqui ninguém ganha a ser santo).

No entanto essa vantagem foi super crucial e em algo que não dá para ser replicado como asas e afins. Daí os outros terem andado anos e anos a apanhar bonés.

A somar ao facto da Mercedes ter "dinheiro infinito" numa altura sem budget caps. Sim as Ferraris da vida também tinham muito dinheiro e também por isso conseguiram quase apanhar a Merc em 2017/18, mas os outros seria sempre impossível sem o dinheiro nem a vantagem competitiva de anos de avanço no acesso às regras do jogo. Isso somado ao "budget ilimitado" deu uma vantagem estupidamente grande face à concorrência em que eles até metiam o motor detuned em 2014 para tentar disfarçar o real potencial daquele motor e para as regras não apertarem logo a curto prazo. Estratégia essa que se revelou inteligente e permitiu prolongar o domínio da Merc.

Esta nova era com budget caps, horas de tunel de vento consoante os resultados e motores congelados é muito mais justa para todos e permite mostrar melhor o engenho das equipas e os upgrades tentativa erro em algo que pessoalmente acho mais interessante.

Last edited:
Sabes que o Max tem 26 anos e não 46 certo?

Se tiver condições para isso ainda pode ganhar mais uns quantos títulos, a começar pelo deste ano que vai ser equilibrado até ao fim mas que pode ganhar e eu apostaria nisso sinceramente.

Se chegar aos 7 títulos passa a ser o maior de repente? Não concordo com essa linearidade de ideias mas espero que aconteça só para ver se depois vais manter a tua opinião sobre isso dos "7 títulos é preciso muita coisa"... [:D]

Há excelentes pilotos que nem um título conseguiram e outros tão bons ou melhores que o Hamilton com menos títulos que ele como o Alonso. É o que é, mas estar no sítio à hora certa foi a pricipal chave para o sucesso do Hamilton já que se tivesse continuado na Mclaren teria ainda hoje apenas o primeiro título.

Eu nem me queria meter muito nesta discussão porque a RB não são santos (aqui ninguém ganha a ser santo).

No entanto essa vantagem foi super crucial e em algo que não dá para ser replicado como asas e afins. Daí os outros terem andado anos e anos a apanhar bonés.

A somar ao facto da Mercedes ter "dinheiro infinito" numa altura sem budget caps. Sim as Ferraris da vida também tinham muito dinheiro e também por isso conseguiram quase apanhar a Merc em 2017/18, mas os outros seria sempre impossível sem o dinheiro nem a vantagem competitiva de anos de avanço no acesso às regras do jogo. Isso somado ao "budget ilimitado" deu uma vantagem estupidamente grande face à concorrência em que eles até metiam o motor detuned em 2014 para tentar disfarçar o real potencial daquele motor e para as regras não apertarem logo a curto prazo. Estratégia essa que se revelou inteligente e permitiu prolongar o domínio da Merc.

Esta nova era com budget caps, horas de tunel de vento consoante os resultados e motores congelados é muito mais justa para todos e permite mostrar melhor o engenho das equipas e os upgrades tentativa erro em algo que pessoalmente acho mais interessante.
Por isso é que eu disse "por agora".
Por aqui o pessoal só lê o que lhe interessa.
E de resto o Ham está longe de ser o meu favorito ou idolo, pelo contrário até lhe tinha alguma cisma.
Sou Tifosi e o meu favorito é o Shumi e atualmente o Lec, mas desejo que o Ham tenha sucesso na Scuderia obviamente, embora a minha torcida vá pender para o Monegasco.

Por isso é que eu disse "por agora".
Por aqui o pessoal só lê o que lhe interessa.
E de resto o Ham está longe de ser o meu favorito ou idolo, pelo contrário até lhe tinha alguma cisma.
Sou Tifosi e o meu favorito é o Shumi e atualmente o Lec, mas desejo que o Ham tenha sucesso na Scuderia obviamente, embora a minha torcida vá pender para o Monegasco.

Eu não leio só o que me interessa.

Prova disso é que este teu post é perfeitamente razoável e acho normal teres as tuas preferências de pilotos e equipas. Tal como se fosses fã da Merc e do Hamilton também seria legítimo.

Mas apesar de tudo não consigo perder a oportunidade de mandar uma bicada pois se és fã do Schumi devias ser fã do Max pois em determinadas situações foi igual ou quiça pior que o Max :sh)[:D]

E olha que eu em puto era mega fã do Schumacher porque era o tipo que ganhava no carro vermelho e na minha ingenuidade achava que era tudo piloto. Além de que gostava (e ainda gosto) da Ferrari. Claro que uma pessoa cresce e percebe que o carro é muito importante.

E pior são aqueles fãs de futebol/F1 que nunca pisaram a relva/asfalto de um estádio/pista e/ou competiram. 😂

Cabe à FIA investigar e punir os infratores. Desta vez apanharam a Red Bull com as calças na mão e a Red Bull foi obrigada a tirar os componentes ilegais que estavam no carro do Verstappen. Agora o rapazinho anda em 6º lugar e nas horas vagas tem de ir limpar as casas de banho 💩. Não admira ele querer sair da F1, o carro está finalmente legal AKA lento, a equipa está em farrapos e tem de fazer serviço comunitário.

Hoje lembrei-me que o Norris vai ter de penalizar quando colocar o 5 motor, o Max já penalizou.

O RIC ir embora já se sabia, nada de novo. Já se andava a arrastar á alguma tempo, o seu tempo na F1 acabou, valeu pelos milhões ganhos.

Ui.. Quem desvalorize um tetra.. [:D]

Não basta carro, para isso. Há que ter muito kit de unhas, e o Vettel, pil@ murcha ou não (desconheço), tinha e não era pouco na altura.

Quanto ao Verstappen, não tenho problemas com a pessoa, até simpatizo, e são inegáveis as suas qualidades atrás do volante. O que não curto propriamente é a equipa, assim como não sou fã (e penso que quase ninguém é) destes períodos de dominância que ciclicamente assolam a F1, com especial recorrência na última década e meia. Daí o meu desejo de ver a McLaren ser inteligente para ainda roubarem isto (além de ser a 'minha' equipa), mas não souberam fazer as coisas e parece-me que é tarde.

Quem critica ou sequer questiona as proezas do Hamilton ou Max é absolutamente ridículo e demonstra uma falta de seriedade absurda.

Falar em o titulos gamados para o Max para além de 2021, quando tinha um carro melhor mas também nao cometia erros, ou o Hamilton, que apesar de ter o melhor carro mesmo em situacoes dificeis conseguia tornar o impossível possível é de um fanboyismo digno de adeptos de futebol.

Já aqui o disse inúmeras vezes e estou sempre a ser repetitivo neste facto, desde quando é que nas lutas em pista roda com roda o Max faz proezas?

Eu até admito que ele é um piloto rápido, mas epá, é um completo desastre nas lutas em pista com monolugares semelhantes.

Passar por fora de pista, atirar os outros para fora de pista ou andar aos esses nas travagens, para mim não são proezas...

E depois temos ainda o facto de que pilotos que por muito menos ou tiveram um ban de 1 corrida ou somaram os tais 12 pontos e ficaram de fora também 1 corrida...

A FIA que nunca foi condescendente com pilotos agressivos, permitiu tudo ao holandês... ele foi a excepção...

Proezas do Max... mas qual é mesmo a proeza?
O carro deixou de ser superior aos outros, deixou de ganhar corridas.
Proeza era continuar a ganhar consistentemente com um carro igual ou inferior aos outros, ganhar com uma nave (macheada) é só uma consequencia lógica e previsivel.
E tenho más notícias, 2025 não será melhor e se não se põe a toques não tem assento numa das equipas principais para a era de 2026 pra frente e quando der por ela perdeu o momentum e sai pela porta pequena tipo Vettel.
E quem era pra ser Deus, ser tri fica curto.
Just saying.

Quem é que ganha corridas com pior carro regularmente?

Santa ignorância, achar que é acil ganhar por milhas com maquina igual. Como se os outros pilotos fossem maus.

Alias, se a consequência é tao logica, porque é que o Perez fica tao atras?
Porque é que o Bottas nunca esteve perto de ser campeao?

Reis do teclado 🤡

Proezas?

São as mesmas do Ham.

Ser matreiro, ser muito duro na defesa, ser agressivo no ataque, andar no limite do que o carro dá, o que nem sempre é garante de victória, mas sim estar acima do melhor expectável.

O Max é conhecido pelos zig zags e o Ham pelo uso das esquinas das asas nos pneus traseiros de quem está à sua frente ou acaba de o ultrapassar. Nenhum grande campeão é santo.

Se não é clean e estéril???? Claro que não.... Nem isso é uma corrida de carros. Não queremos meninos de coro na pista, que se pisam uma linha levam penalização, que se saem da linha de apex comum levam logo penalização, se travam mais tarde levam penalização, se se metem no buraco da agulha levam penalização, se vão ombro com ombro e tocam levam penalização..... penalização, penalização, penalização 🤢🤢🤮🤮.

O Senna nos dias de hoje estava lixado com F grande pois ele metia-se nesses buracos da agulha todos e era até um sair de pista ou travar, e normalmente não era o Senna que travava. Ele preferia arriscar irem os 2 fora que ceder e é essa garra que se vê/via no Max, no Ham, no Shumi, no Kimi ou no Alo e que lhes dá o reconhecimento dos fãs.

Deixem-se de tretas. Os meninos são bons.... mas não passarão do meio do grid assim e em meia dúzia de anos serão esquecidos mesmo que consigam ser campeões (tipo Damon Hill, ou Jack Villeneuve). Faltará sempre o danoninho que lhes garante o reconhecimento. Nenhum grande campeão foi consensual. Terão sempre os seus fãs e os seus detractores.

Infelizmente a sociedade hoje, no geral, deixou de ser razoavel, de ver e viver no cinzento, reconhecer e defender os seus predilectos mas conseguir ver as qualidades nos outros. Tudo passou a ser discutido ao ao pior nível de futebol. Este tópico antes era um ponto de respeito e onde ainda se conseguia ver este "viver moderado", defendendo a sua dama mas vendo as virtudes das outra, mas até aqui isso se está a perder e é triste, muito triste.

Sinais do tempo.

Quem é que ganha corridas com pior carro regularmente?

Santa ignorância, achar que é acil ganhar por milhas com maquina igual. Como se os outros pilotos fossem maus.

Alias, se a consequência é tao logica, porque é que o Perez fica tao atras?
Porque é que o Bottas nunca esteve perto de ser campeao?

Reis do teclado 🤡
Eu a ti já te disse pra ganhares barba na cara antes de vir pra aqui armado em mauzão, se há aqui alguem com a mania que é heroi de teclado és tu porque presencialmente tenho a certeza absoluta que 90% dessa agressividade foge-te para os fundilhos, e tambem já te disse pra se te apetecer enxovalhar alguem, vai enxovalhar a tua mãe.
Estes rapazitos atras de um telemovel são mesmo machões, porra.
Se não gostas da minha opinião, temos pena... isto é um forum publico e o objetivo dos foruns é dar opiniões e trocar informações, já o que tu acabaste de fazer esta contra as regras do mesmo.
Andas a comer atum a mais e depois é isto.
E palhacinho tambem só há aqui um ó rapazola.

Já vimos grandes campeões na F1 com grandes carros mas NENHUM conseguiu o que o Max conseguiu, com ou sem carro dominante.

"It's just the car"

Max Verstappen's records:
✅ Most wins in a season without starting from pole position: 9
✅ Most overtakes in a season: 78 (2016)
✅ Youngest F1 driver to start a Grand Prix: 17y and 166d (GP Australia, 2015).
✅ Youngest F1 driver to score points: 17y and 180d (GP Malaysia, 2015).
✅ Youngest F1 driver to win a race: 18y and 228d (GP Spain, 2016).
✅ Youngest F1 driver on the podium: 18y and 228d (GP Spain, 2016).
✅ Youngest F1 driver with the fastest race lap: 19y and 44d (GP Brazil, 2016).
✅Youngest F1 driver with a Grand Slam: 23y and 277d (GP Austria, 2021).
✅ Most Sprint wins: 7

✅ Most wins in a season: 19
✅ Highest win percentage in a season: 86.36%
✅ Longest consecutive winning streak: 10
✅ Longest streak of top 2 finishes: 15
✅ Most wins from pole position in a season: 12
✅ Longest streak of pole positions converted into wins: 16
✅ Most podiums in a season: 21
✅ Most points in a season: 575
✅ Most consecutive points scored: 1004
✅ Largest points difference between world and vice champion: 290
✅ Longest streak of consecutive races as championship leader: 39
✅ Most laps led in a season: 1003
✅ Highest percentage of lap led in a season: 75.70%
✅ Most hat tricks in a season: 6

Most consistent season ever: 2023
✅ Points: 575
✅Wins: 19
✅ Podiums: 21
✅ Pole positions: 12
✅ Fastest laps: 9
✅ Laps led: 1,003 (of 1,325 total)
✅ Hat tricks: 6
✅ Grand slam: 2

The scary thing is that Max has just turned 26 and has only been driving a competitive car for a few years now

Back