Fórmula 1 2024

E mesmo sem ritmo ainda sacou a volta mais rápida.

Gostei da sprint, esta época estamos a ter corridas mais entretidas, mérito da McLaren e também da Ferrari. A F1 só tem a ganhar com isto. Ter 3 ou 4 equipas +/- no mesmo patamar é do melhor que podemos desejar. Ontem só faltou o Piastri lá à frente.

E o Lando na pole.

Quanto à competitividade das equipas, vamos é ver se transita para a próxima temporada.

Claro que o Max é melhor que o Hamilton neste momento. O Hamilton está na F1 há 17 anos e já não é propriamente novo para um desporto tão exigente como a F1.

Acho que isto é facil de entender para a maior parte das pessoas, exceto para aquelas pessoas tipo os fãs do Ronaldo, que ainda o acham o melhor do mundo!!!!

O Hamilton no pico da carreira vs Max no pico nao é melhor em nada.

O Hamilton tinha o melhor carro do grid, mas também tinha um 2x campeão e dos melhores pilotos do mundo como companheiro de equipa. Tudo isto numa época em que o Mclaren não era um carro dominador.

É impressionante um Rookie ter aquele resultado, independentemente das voltas que queiras dar.

A Redbull não está a prejudicar o Perez, mas está a favorecer o Max. Não achas normal? Eu acho e fazia exatamente a mesma coisa se tivesse “carteira curta” para desenvolver o carro.

Vejo no Max um excelente piloto, apenas não partilho da opinião que ele é melhor que os outros campeões, principalmente quando a história diz exatamente o oposto.

Não percebi que estavas a comparar prime HAM com prime VER.

Percebo melhor o teu ponto de vista, mas ainda assim não acho que justifique tudo porque em 2021 com 36 anos (e 14 anos de F1) o Hamilton lutou taco a taco com o Max pelo campeonato e no ano seguinte ficou em 6º lugar. 37 ou 36 anos não faz assim tanta diferença, não falamos propriamente de 30 vs 40 anos. O carro sim faz a diferença.

E o HAM andou quase uma década habituado a ter o melhor carro nas mãos. Portanto, tanto ou mais que o fator idade, perdeu a noção do que é não ter o melhor carro nas mãos. A somar a isso o Mercedes era não só o mais rápido, como excelente no desgaste dos pneus e muito mais fácil de explorar no limite (a wheelbase mais longa e downforce super consistente em qualquer situação) que os RBs quer na era 2014-2021 como os da era atual desde 2022. E há n provas disso sendo uma delas a vez em que o Russel com muito pouca experiência no W11 pegou no carro do Hamilton e, IMHO, humilhou o Bottas. Sim, não ganhou essa corrida, mas apenas por azar porque em condições normais tinha ganho essa corrida facilmente e com boa distância.

Tal como se o Hamilton fosse esse deus não teria ficado n vezes atrás de colegas de equipa. E nem me venham com o argumento que teve melhores colegas que o Max porque se queres ser visto como um dos melhores de sempre não podes ter desculpas e bater de forma clara o teu colega é um dos pilares que cimentam os melhores de sempre.

E aqui não há a desculpa da idade porque o Hamilton chegou a ser batido mais do que uma vez por colegas mesmo no seu prime. E agora recentemente ficou atrás do RUS em 2022 e mesmo ficando à frente em 2023 nunca mais se destacou a sério, apenas alguns "fogachos" de tempos a tempos.

Portanto continuo a achar prime Hamilton inferior a prime Max.

O Mclaren não era um carro dominador? Podia não ser ao nível de Ferraris da era Schumi, Mercs da era de ouro Ham ou o RB do ano passado, mas era o melhor carro e só perderam para o RAI porque a equipa geriou mal os pilotos, como aliás está a fazer outra vez este ano.

Já justifiquei essa do rookie Hamilton no post anterior.

A história não nos diz o oposto, e basta ver alguns dos records do Max. Records esses que o Hamilton não conseguiu mesmo tendo anos a fio carro para ganhar todas as corridas como o Max teve o ano passado. E oportunidades não lhe faltaram.

Tal como nunca viste o Hamilton a humillhar colegas como o Max faz há anos a esta parte.

O Hamilton já fica de fora no Q1... Depois da corrida do Sainz o Fred deve estar a coçar a cabeça com as decisões que tomou.

Por acaso não concordo.

Desportivamente sim, percebo e concordo.

Mas este deal do Hamilton é muito mais um stunt de marketing que outra coisa, e nessa ótica acho que faz sentido. Basta ver ali o pico das ações da marca/empresa e o buzz que gerou.

Se eu o faria no lugar deles? Provavelmente não porque olho para isto única e exclusivamente na ótica desportiva, mas eu não estou a gerir uma equipa de F1 e eles devem saber mais disto que eu [:D]

E depois na ótica do Hamilton é mais uma questão financeira (modo Ronaldo nas arábias versão F1) e também de completar o CV pois ser piloto Scuderia é algo que todos os pilotos gostariam de ter no CV.

Eu percebo isso tudo... Mas a Ferrari no fim do dia quer ser um Real Madrid, não quer ser um AlNassr.

O Hamilton é sem dúvida um dos maiores talentos do pelotão e apesar de não ser adepto do discurso woke que adotou, sempre fui admirador do talento ao volante e do espírito combativo e implacável com que luta pelos campeonatos, mas nos últimos anos, em especial depois de 2021 o espírito competitivo parece estar claramente em queda e dá ideia que já teve melhores dias, tanto que tem sido batido de forma consistente por um piloto mediano como o Russell. Podemos sempre acreditar que esta mudança para a Ferrari vai acordar de novo a chama de campeão, mas são muitos os exemplos que isso nem sempre acontece, um dos maiores talentos de todos os tempos como o Schumaquer, relaxou durante algum tempo e depois quando voltou nunca mais foi igual ao que era antes.

Enfim, eu espero que o velho Hamilton renasça na Ferrari, até porque acho que com o Leclerc só lado vai dar faísca e estou ansioso por ver isso, mas tenho muitas dúvidas e acho que vai haver arrependimentos de largarem o Sainz.

Last edited:
A Mercedes devia ter ficado com o Sainz.

Imo, Russel não tem as skills nem a consistencia para liderar uma equipa que luta pelos campeonatos. Mas o Toto lá terá as suas razões....

Amanha a história pode ser diferente, mas o RB não me pareceu ter grande ritmo de corrida.

Até pode sim, mas a ideia com que fiquei foi que Max aos 2,5s de vantagem estabilizou o ritmo, e geriu sempre a distancia.

Nada de novo, Max e o RB quando sentem que estão em vantagem técnica, não mostram o jogo todo....

Vejo no Max um excelente piloto, apenas não partilho da opinião que ele é melhor que os outros campeões, principalmente quando a história diz exatamente o oposto.

Tenho vindo a ler os teus posts desde que chegaste (ou regressaste, não sei 😊) a este tópico, e reparado que queres colocar neles uma opinião mais pragmática e vinculada a alguma experiência que tens da competição, mas imho, se escreves coisas destas, desperdiças muito desse capital....

É que a história a que te referes diz o oposto. Já alguem postou há umas páginas atrás os recordes de Max, mas basta googlar dois ou tres segundos para encontrares os factos que o colocam no topo da precocidade e talento (que era o âmbito do post)

Vejo F1 desde os loucos anos 70, e nunca vi alguem tão novo conseguir o que Max já conseguiu, se vai ter mais titulos que Hamilton, ou que Shumacher, não sei. Mas sei que é dos mais rápidos, consistentes, agressivos e completos campeões que já vi nestes anos todos em que sigo a F1.

​​​​​​ Max Verstappen: os recordes que estão a reescrever a história da F1

Estes dados foram compilados até Setembro de 2023. Não tive pachorra para ir actualizá-los ate setembro de 2024
  • Piloto mais jovem a participar num fim de semana de corrida de F1
  • Piloto mais jovem a correr na F1
  • Piloto mais jovem a marcar pontos na F1
  • O mais jovem vencedor de uma corrida de F1
  • Piloto mais jovem a estabelecer uma volta mais rápida
  • O piloto mais jovem a conseguir um Grand Slam na F1
  • Mais pódios numa época de F1
  • Mais pontos no Campeonato do Mundo numa época
  • Mais vitórias numa época de F1
  • Mais vitórias consecutivas em corridas
Isto é o que a história regista até Setembro de 2023. Não me leves a mal, mas estas coisas quando se pretendem coerentes, precisam de suporte em factos, não em opiniões pessoais ou negação da história....

​PS: Para quem gosta de rácios, Shumacher ganhou 13 das 19 corridas de 2004, teve claramente o melhor rácio de sempre, mas o que fica na História, é que até agora Max tem o maior numero de vitórias numa época.

Tenho vindo a ler os teus posts desde que chegaste (ou regressaste, não sei 😊) a este tópico, e reparado que queres colocar neles uma opinião mais pragmática e vinculada a alguma experiência que tens da competição, mas imho, se escreves coisas destas, desperdiças muito desse capital....

É que a história a que te referes diz o oposto. Já alguem postou há umas páginas atrás os recordes de Max, mas basta googlar dois ou tres segundos para encontrares os factos que o colocam no topo da precocidade e talento (que era o âmbito do post)

Vejo F1 desde os loucos anos 70, e nunca vi alguem tão novo conseguir o que Max já conseguiu, se vai ter mais titulos que Hamilton, ou que Shumacher, não sei. Mas sei que é dos mais rápidos, consistentes, agressivos e completos campeões que já vi nestes anos todos em que sigo a F1.

​​​​​​ Max Verstappen: os recordes que estão a reescrever a história da F1

Estes dados foram compilados até Setembro de 2023. Não tive pachorra para ir actualizá-los ate setembro de 2024
  • Piloto mais jovem a participar num fim de semana de corrida de F1
  • Piloto mais jovem a correr na F1
  • Piloto mais jovem a marcar pontos na F1
  • O mais jovem vencedor de uma corrida de F1
  • Piloto mais jovem a estabelecer uma volta mais rápida
  • O piloto mais jovem a conseguir um Grand Slam na F1
  • Mais pódios numa época de F1
  • Mais pontos no Campeonato do Mundo numa época
  • Mais vitórias numa época de F1
  • Mais vitórias consecutivas em corridas
Isto é o que a história regista até Setembro de 2023. Não me leves a mal, mas estas coisas quando se pretendem coerentes, precisam de suporte em factos, não em opiniões pessoais ou negação da história....

​PS: Para quem gosta de rácios, Shumacher ganhou 13 das 19 corridas de 2004, teve claramente o melhor rácio de sempre, mas o que fica na História, é que até agora Max tem o maior numero de vitórias numa época.

Achas esses records mais importantes do que ser o campeão mais jovem, ou ganhar o primeiro campeonato na segunda epoca na F1, etc?
Ele chegou muito cedo na F1 e isso deu-lhe alguns recordes, assim como o maior numero de podiuns numa só epoca. Antes nao haviam 20 corridas numa época!!!
O Max é um campeão como os outros.
E ainda quero ver ele a ter um companheiro de equipa em condições.
Nao menosprezo os feitos dele, mas não os acho mais impressionantes que os outros.

PS. A minha participação em competição motorizada nem é comigo a correr, sou apenas concorrente! Não me dá nem mais nem menos conhecimento de F1, muito menos tolda a minha percepção da f1.

Eu percebo isso tudo... Mas a Ferrari no fim do dia quer ser um Real Madrid, não quer ser um AlNassr.

O Hamilton é sem dúvida um dos maiores talentos do pelotão e apesar de não ser adepto do discurso woke que adotou, sempre fui admirador do talento ao volante e do espírito combativo e implacável com que luta pelos campeonatos, mas nos últimos anos, em especial depois de 2021 o espírito competitivo parece estar claramente em queda e dá ideia que já teve melhores dias, tanto que tem sido batido de forma consistente por um piloto mediano como o Russell. Podemos sempre acreditar que esta mudança para a Ferrari vai acordar de novo a chama de campeão, mas são muitos os exemplos que isso nem sempre acontece, um dos maiores talentos de todos os tempos como o Schumaquer, relaxou durante algum tempo e depois quando voltou nunca mais foi igual ao que era antes.

Enfim, eu espero que o velho Hamilton renasça na Ferrari, até porque acho que com o Leclerc só lado vai dar faísca e estou ansioso por ver isso, mas tenho muitas dúvidas e acho que vai haver arrependimentos de largarem o Sainz.

Russel, piloto mediano....

Tacerto....

A Mercedes devia ter ficado com o Sainz.

Imo, Russel não tem as skills nem a consistencia para liderar uma equipa que luta pelos campeonatos. Mas o Toto lá terá as suas razões....

Só espero que a Mercedes não se afunde muito e não destruam a carreira do Antonelli como a Red Bull já fez a diversos pilotos.

Back