Fórmula 1 2025

Boa vitória do Piastri que estudou a lição de ontem e hoje fez o mesmo. O Norris como é seu hábito com bom ritmo mas a cometer um sem número de erros que comprometem a sua capacidade de lutar por um título, logo a começar pela forma desastrada como lançou a corrida o que ainda é mais caricato porque foi ele que se fartou de chorar no rádio para que não houvesse arranque parado.

A corrida em termos de equipas foi obviamente ganha pelos dois McLaren no momento em que a FIA entendeu que não podia haver corrida à chuva, mas que tinha de acontecer nas condições onde os McLaren estão absolutamente a galáxias dos outros todos, que é com a pista quase seca em transição para pneus de seco. Sempre que isso aconteceu, aqueles carros voam e hoje não foi diferente, a diferença para o 3º ficou congelada a partir daí.

No resto, uma grande seca de corrida. Muitas equipas afinaram os carros para chuva, e tinham razão para isso, mas como parece proibido correr à chuva depois tivemos um enorme período de carros cheios de arrasto e sem capacidade para passar mesmo numa reta enorme como é a da SPA, o Max ainda pressionou, o Hamilton também, o Russell durante algumas voltas também andou perto, ultrapassagens é que nada. Houve algumas mudanças porque nem todos escolheram bem o momento de passar para pneus de seco e por exemplo o Hamilton aí ganhou imenso, mas no geral acabaram todos na mesma posição em que saíram das boxes com os pneus de seco.

É o que é... Como estão 35º lá fora também não me apetece passear, se não tinha achado todo este tempo muito mal empregue.

O Norris teve problemas de bateria segundo a equipa, não foi propriamente por erros que foi ultrapassado pelo Piastri.

Para ti, duas coisas:

1 - nas comunicações do Norris ficou evidente que ele gastou a bateria toda no arranque da prova. Daí não ter. Não foi avaria nenhuma, quanto muito, foi má gestão.

2 - claro que sim, eu é que sou um fã não sei quê e não vejo a realidade, na rua realidade o Tsunoda deve ter acabado lado a lado com o Max, já na minha TV o que eu vi é que quando os carros ainda eram idênticos, antes dos pacotes de atualizações, o Max já tinha duas vitórias, umas poles e uns pódios e o Tsunoda conquistou desilusão, atrás de desilusão. E agora que voltaram a colocar os carros no mesmo pacote de atualizações, o Max sai da Bélgica com a vitória na sprint e um 4º lugar na corrida, o Tsunoda saiu com nada.

Se tu achas que a diferença de tratamento entre o Max e o Tsunoda é uma questão de injustiça ou de preferência é porque não percebes nada de F1. Quem quer ser tratado de forma "justa" tem de ganhar esse direito com as suas performances, o Piastri por exemplo, é o membro mais novo da equipa e ganhou esse direito, o Hamilton chegou este ano à Ferrari e a sua opinião é muito valorizada, seria impensável sequer um papel secundário em relação ao Leclerc, porque ganhou esse direito. Já o Tsunoda não ganhou direito nenhum porque nunca teve performances capazes... A única coisa que ele tem é o guarda chuva da Honda. No ano passado, na Austrália, quem ficou de fora foi o Sargeant, apesar de ter sido o Albon a ter um acidente. Também achas que foi uma questão de preferência do team principal? Foi uma questão de justiça? Não, é uma questão de ter recursos limitados e aplica-los onde ac probabilidade de sucesso é maior.

Eu não estou a discutir se é a melhor estratégia de uma forma global para a equipa, também tenho as minhas dúvidas que ter um piloto já de si com falta de confiança e dar-lhe um carro desactualizado em relação ao companheiro de equipa não vai ajudar a que esse lado da garagem recupere a confiança. Mas isso não tem nada a ver com justiça. Foi uma escolha estratégica.

Já os comentários no sentido de implicar que agora com a mudança de estratégia da Redbull íamos todos perceber que afinal o Max não é assim tão melhor que o Tsunoda e só teve sucesso por causa do Horner, bem... Só mesmo para rir. O Tsunoda passado umas horas mostrou logo quão bom é.... 👌😂

Mas alguem ainda tem dúvidas que o Max era 80% carro e 20% (ou menos) piloto?
Querem mais provas que os resultados de metade da epoca passada e esta epoca?
Pensei que já estavamos todos conversados sobre isso... Só mesmo a claque do Max é que faz dele o deus.
Este ano acaba a epoca em 3 ou 4° a correr bem... Nem Senna, nem Shumacher, nem Hamilton (aqueles que voces insistem em colocar o Max ao lado como se fosse igual) nos seus primes e depois de começarem a ganhar tiveram uma quebra dessa magnitude.
O Max é mais um Vettel... Sem avião, ganha "cornos". 2026 tambem vai pelo ralo pelos vistos e em 2027 subitamente temos o Max nos 30 anos, velho não é... mas para quem dizia que ia bater tudo e todos, subitamente começa a ficar tarde.

Schumi na Mercedes ou Ham nos últimos anos tiveram iguais ou piores performances que o Max quando deixaram de estar na nave do ano.

​​​​​Montados em carroças o Schumi ainda pontuou de forma consistente, Ham nem isso, Max pontuou de forma consistente e até ganhou alguma coisa.

O que têm em comum Shumi, Ham e Max: são o foco da equipa. Que o diga o Rubinho, o Massa, o Bottas ou o Perez.

Não me custa admitir que estão todos num nível estratosférico, sendo reconhecidamente estrelas, agora, uns gostam mais de um, outros de outro... Todos são estrelas grandes, com momentos brilhantes e todos eles também são odiados por alguns pois todos também têm pontos negros.

Schumi na Mercedes ou Ham nos últimos anos tiveram iguais ou piores performances que o Max quando deixaram de estar na nave do ano.

​​​​​Montados em carroças o Schumi ainda pontuou de forma consistente, Ham nem isso, Max pontuou de forma consistente e até ganhou alguma coisa.

O que têm em comum Shumi, Ham e Max: são o foco da equipa. Que o diga o Rubinho, o Massa, o Bottas ou o Perez.

Não me custa admitir que estão todos num nível estratosférico, sendo reconhecidamente estrelas, agora, uns gostam mais de um, outros de outro... Todos são estrelas grandes, com momentos brilhantes e todos eles também são odiados por alguns pois todos também têm pontos negros.
E por acaso quando o Ham ou o Shumi tiveram essas epocas estavam no seu prime? Tanto um como outro estavam quase nos 40 anos.
O Max ainda nem 30 tem e já quebrou e nao tem 6 nem 7 titulos.

Percebo o trauma do Toto com o ter perdido o Max na altura, mas esta jogada de meter um puto de 18 anos um carro de topo foi arriscada e está a ter as suas consequências.

E nem percebo qual seria o mal de ter corrido com ele este ano na Williams (que até nem é um carro assim tão abaixo do Mercedes na verdade, neste momento) deixando o Sainz da Merc e para o ano logo decidia se o trocava com o Sainz ou não.

Ou seja, ele nunca iria perder o Kimi para a concorrência e quanto muito a ir para a Ferrari mais tarde (por ser italiano) só aconteceria quando fosse um piloto feito.

Imho, Toto não achou que Sainz acrescentasse valor à equipa, concretamente que andasse há frente de Russel, e preferiu o miudo mesmo correndo estes riscos.

Ele terá o Max em 2027 se a Mercedes liderar tecnicamente nos motores como o fez na ultima transição há 10 anos.

E btw, Sainz está a ficar irremediávelmente para trás ao ser constantemente batido por Albon....

Schumi nos campeonatos de 96 a 99, no pico da carreira (26-30 anos), teve 4 anos aos papéis (3º, DSQ, 2º e 5º), tanto que perdeu a cabeça contra o Villeneuve e que lhe custou o 2º lugar do campeonato de 97 já depois de ter ganho 94 como ganhou.

Todos os fora de série são-no porque são irrascíveis, vão por aquela décima extra, nem que a vaca tussa.

Antigamente isso era o que atraia o povo para as corridas e foi o que criou a lenda de Senna.

É conhecida dele uma frase que diz qualquer coisa como: se você não aproveitar qualquer brecha que apareça, você não pode se considerar um piloto de corrida.

Ele​ mandou o Prost ao charco, o Schumi mandou o Hill e Viileneuve ao charco, o Hamilton e o bico da asa frontal mandou alguns ao charco, o Max também. Não são santos, mas é a raça que os faz serem foras de série. Porquitos? Sim.... Fora de séria? Também.

[Modo brincalhão: ON]
Hoje, com a visão woke pussy fofinha do mundo isso é mau e deve ser cancelado porque a corrida deve ser uma procissão pacífica, bonitinha, corrida com muita calma para não gastar muito combustível, com sinais de pisca, lluzes, bandeirinhas, mão, whatever a avisar que vão ultrapassar e no fim vão todos beber uma limonada de framboesa light todos juntos a apreciar o pôr do Sol atrás de um arco-íris.
[Modo brincalhão: OFF]

Isto é que dá cabo das corridas.

Hoje, com a visão woke pussy fofinha do mundo isso é mau e deve ser cancelado porque a corrida deve ser uma procissão pacífica, bonitinha, corrida com muita calma para não gastar muito combustível, com sinais de pisca, lluzes, bandeirinhas, mão, whatever a avisar que vão ultrapassar e no fim vão todos beber uma limonada de framboesa light todos juntos a apreciar o pôr do Sol atrás de um arco-íris.

True! :sh)

Ele​ mandou o Prost ao charco, o Schumi mandou o Hill e Viileneuve ao charco, o Hamilton e o bico da asa frontal mandou alguns ao charco, o Max também. Não são santos, mas é a raça que os faz serem foras de série. Porquitos? Sim.... Fora de séria? Também.
Isto é que dá cabo das corridas.

O Hamilton é um senhor!
O Max enfia o carro inteiro na lateral/traseira dos adversários que têm carro igual/inferior. Que arruaceiro 😂

Se mete o carro inteiro lado a lado é um Senna. Cabia lá logo meteu o carro no buraco da agulha.

Quando deixar de tentar meter o carro no buraco da agulha vira mais um amorfo em pista e pode meter os papéis para a reforma que já não faz falta na F1.

Removam é a porcaria do alcatrão do lado de fora e metam novamente a gravilha 5cm a seguir ao limite. As divebombs acabam na gravilha.

Depois é braço. Ou segura, bate e ficam ambos na hora ou trava, deixa passar e é comido de cebolada. Ao fim de 4 ou 5 vezes a deixarem o bully a pé na gravilha ele começa a pensar melhor antes de repetir a façanha.

Antigamente era assim que aprendiam, agora é com c0ninh@s report e queixinhas e penalizaçõezinhas que são sempre discutíveis e metade das vezes inócuas, outra metade discutíveis. A gravilha penaliza na hora, não dá 10s depois da corrida acabar a quem ganhou com 12s de avanço tornando a penalização em mero assunto para encher fóruns de aficionados da F1 em tascos tipo adeptos da bola, uns contra os outros em vez de se discutir estratégias, tecnologias, tendências, falhanços e ultrapassagens só possíveis a alguns com bolas de aço.

Para mim este tópico devia ser isto em vez deste picanço ranhoso dos Anti Max Vs Max Lovers.

E por acaso quando o Ham ou o Shumi tiveram essas epocas estavam no seu prime? Tanto um como outro estavam quase nos 40 anos.

Quando o Schumacher em 96, 97, 98 e 99 estava no auge e não foi campeão.
Em 96, depois de ter sido bi campeão, ganhou "apenas" 3 corridas!
Sem o melhor carro, ou com um carro muito bom, ninguém é campeão.
O Schumacher demorou 4 anos até ter um campeonato pela Ferrari, e em 97, 98 e 99 o Ferrari não era um chasso como o carro de 96. Em 99 tem a desculpa de ter partido a perna.

Imho, Toto não achou que Sainz acrescentasse valor à equipa, concretamente que andasse há frente de Russel, e preferiu o miudo mesmo correndo estes riscos.

Ele terá o Max em 2027 se a Mercedes liderar tecnicamente nos motores como o fez na ultima transição há 10 anos.

E btw, Sainz está a ficar irremediávelmente para trás ao ser constantemente batido por Albon....

Sim claro, e pelos vistos está a ter razão nisso do Sainz (tal como eu próprio mesmo com esta possiblidade não te estava a dizer que achava que o Sainz ia bater o Russel, e há 6 meses atrás dir-te-ia o mesmo), mas a aposta do Kimi também está aquém da expectativa apesar de alguns momentos de brilhantismo como em Miami (salvo erro). E podia ser ainda assim um bom piloto de transição (o Sainz), tal como podia estar a dar-se melhor que com o Williams.

Acho que o Sainz podia andar perto do Russel e juntos podiam ter feito uma boa dupla pelo menos este ano ou 25+26.

Sim, se a MB tiver o melhor carro o Toto vai querer o Max e o Max vai querer o melhor carro obviamente [:D]. Que isto dos fanatismos é para os fãs mais cegos.

PS: Por acaso não esperava um Sainz tão atrás do Albon. Nas primeiras corridas ainda dou de barato porque há uma fase de adaptação, mas entretanto essa fase já passou e não melhorou. Mas não é menos verdade que o Sainz é um piloto que demora a adaptar-se (as 2as 3 as épocas são sempre melhores que a 1a quando troca de equipa).

Mas por outro lado são períodos de adaptação imcompatíveis com as exigências da F1 moderna que quer grandes performances para ontem, sobretudo as equipas RB (mas não só).

Se continua assim é bem capaz é de não ter lugar um dia destes, e quem sabe já em 2027...

Última edição:

O Max já quebrou [:D][:D]

O homem tem 2 vitórias, 5 pódias e duas poles em 13 corridas com, teoricamente, o 4º carro.

Ok, vamos dar o desconto do fator 2o lugar do RB e dizer que overall tem sido o 3º carro (um grande se).

Se isto para ti é quebrar o que se dirá dos outros 19 pilotos, nem sei o que estão a fazer na F1 [:)][:)]

Para mim este tópico devia ser isto em vez deste picanço ranhoso dos Anti Max Vs Max Lovers.

Então não devias contribuir para o "picanço ranhoso".

Ele​ mandou o Prost ao charco;
o Schumi mandou o Hill e Viileneuve ao charco;
o Hamilton e o bico da asa frontal mandou alguns ao charco;
o Max também.

Já percebemos que és fanboy do Verstappen.

Mas alguem ainda tem dúvidas que o Max era 80% carro e 20% (ou menos) piloto?
Querem mais provas que os resultados de metade da epoca passada e esta epoca?
Pensei que já estavamos todos conversados sobre isso... Só mesmo a claque do Max é que faz dele o deus.
Este ano acaba a epoca em 3 ou 4° a correr bem... Nem Senna, nem Shumacher, nem Hamilton (aqueles que voces insistem em colocar o Max ao lado como se fosse igual) nos seus primes e depois de começarem a ganhar tiveram uma quebra dessa magnitude.
O Max é mais um Vettel... Sem avião, ganha "cornos". 2026 tambem vai pelo ralo pelos vistos e em 2027 subitamente temos o Max nos 30 anos, velho não é... mas para quem dizia que ia bater tudo e todos, subitamente começa a ficar tarde.

Portanto para ti O Senna Schumi e Hamilton são melhores que o Max.

Ora eu acho que o Max é melhor que o Hamilton. Se é melhor que o Schumi ou Senna já é mais complicado e acho que o ideal é fazer essa avaliação no fim da carreira do Max para ser mais justo.

E dizeres que o Max é mais um Vettel, ou seja, para ti o Vettel não presta.

Amigo o Vettel bateu o Hamilton 4 vezes nos tempos da RB e nessas 4 épocas há pelo menos 2/3 que o Hamilton tinha carro para se bater com o Vettel e ficou sempre atrás.

Aliás o Hamilton tem o 2o melhor carro em 3 épocas e fica constantemente atrás do 2º piloto da RB e atrás do Button uma vez (por uma bela diferença), fica atrás do Alonso n vezes (com um carro pior visto ser o 3º melhor nessas épocas).

Por amor de deus, se há piloto claramente overated tendo em conta os records vs os factos de quem sabe "ler" F1 com olhos de ver esse piloto chama-se LH.

Mais, nessas 4 épocas onde o Vettel ganha as 4, é certo que teve alguma sorte porque algumas foram por pouco, mas em nenhuma o Hamilton sequer lutou pelo título exceto em 2010.

E atenção que ainda outro fator também muito importante que é ok, nestas 4 épocas overall o RB até podia ser o melhor carro, mas a diferença entre as 2/3 equipas da frente era muitas vezes mínima, rigorosamente nada a ver com as épocas 2014-2021 onde exceto 2017, 18 e 21 o domínio foi estupidamente avassalador.

Aliás tu próprio como fã da Ferrari acho que devias estar a chegar à mesma conclusão pois como se vê por esta época Hamilton é um produto da british media/Mclaren etc.

Tudo montado desde o dia 1 para a história bonitinha do underdog preto que chega e vence contra tudo e contra todos quando a realidade é que ele chega à F1 com os melhor carro nas mãos desde o dia 1 e depois de dezenas/centenas de horas de treinos nesse mesmo carro, algo que foi proibido em 2009 como certamente sabes. E claro, ao fim de poucas corridas onde se percebe que ele é rookie mas tem potencial começam a dar-lhe prioridade e a lixar o Alonso que btw, também é melhor piloto que o Hamilton e no seu prime bem vimos o que fez ao Hamilton, até com carros piores.

Digam-me uma época e 5 corridas vá onde o Hamilton tenha feito algo realmente incrivel tendo em conta o carro que tinha.

O Hamilton é um senhor!
O Max enfia o carro inteiro na lateral/traseira dos adversários que têm carro igual/inferior. Que arruaceiro 😂

O senhor:

https://www.youtube.com/watch?v=wCCGT0CQ4MM

E como estas há mais.

Ah já sei, apesar do move ser sempre o mesmo foi racing incident já sei [:D]

Última edição:
A questão é que o Albon é claramente um top 5. [;)]

A RB (Max) queimou-o como queimou outros.....

Confesso que nunca o tinha visto tão lá em cima mas se calhar tens razão...

Porque se considerarmos o Sainz top10 o facto é que o Albon está a ganhar-lhe sem margem para dúvidas.

A RB queimou-o, mas mal na minha opinião. E isto porquê? Porque várias supostas falhas dele não foram culpa dele, e nem por acaso, por duas vezes a culpa foi do senhor inocente Hamilton que o jogou fora com o seu move clássico, uma vez no RB ring e outra em Interlagos.

Mas a RB tem o que merece...

O Albon não sei se será top 5, mas certamente é suficientemente bom para um segundo lugar na Redbull, mas isso é agora, depois de atravessar o inferno, ter estado um ano em casa a pensar na vida e ter dado a volta mentalmente. Na altura obviamente não estava preparado para aquele lugar, assim como o Gasly não estava quando lá passou, ou o Lawson.

O único que fez uma figura decente foi o Perez, que também é um bom piloto e chegou lá com muita experiência e muita bagagem e conseguiu aguentar a pressão durante muito mais tempo.

O Tsunoda também chegou lá como um piloto experiente, do restrito grupo dos pilotos com mais de 100 GPs no currículo... Mas não tem o nível do Perez.

O Albon não sei se será top 5, mas certamente é suficientemente bom para um segundo lugar na Redbull, mas isso é agora, depois de atravessar o inferno, ter estado um ano em casa a pensar na vida e ter dado a volta mentalmente. Na altura obviamente não estava preparado para aquele lugar, assim como o Gasly não estava quando lá passou, ou o Lawson.

O único que fez uma figura decente foi o Perez, que também é um bom piloto e chegou lá com muita experiência e muita bagagem e conseguiu aguentar a pressão durante muito mais tempo.

O Tsunoda também chegou lá como um piloto experiente, do restrito grupo dos pilotos com mais de 100 GPs no currículo... Mas não tem o nível do Perez.

Sim, estas análises não são fáceis de fazer, e depois além do factual cada um de nós tem os seus preferidos :)

Mas é isso também, uma coisa é o Albon de agora outra coisa é o Albon de 2020.

Eu gosto dele pela postura que tem, podia ter dito naquela famosa entrevista que sim o carro é feito só para o Max (embora indiretamente dá a entender que acaba por ser um bocado como consequência de ele ser o melhor e do desenrolar da época) mas não o fez assim diretamente e não usa isso como desculpa pela sua performance. Não é um qualquer um.

Além disso mesmo tendo sido colega do Max nunca o viu como inimigo e todos nos lembramos do quão feliz ficou por ele na vitória de 2021 onde a voz dele é a primeira a ouvirmos naquela mítico "oh my lord Max [:D]".

Voltar
Superior