Fórmula 1 2025

O Russell deu tudo o que tinha para se tentar meter na curva, duas grandes atravessadas nas duas tentativas e muito bem a segurar o carro.

Quanto ao resto, para já, tudo de feição para o Norris.

Ghost car

https://www.formula1.com/en/video/g...rris-to-pole-in-abu-dhabi.1850777099149282449

Não vi a qualificacão, mas aposto na vitoria do Max, e num chorrilho de erros dos Mclaren boys [:p][:)]

É uma lotaria.

Mas a apostar também ia por aí, na vitória do Verstappen. O resto ... tudo pode acontecer. Vamos ver o que acontece na 1ª curva, mas todos têm interesse em ser cautelosos.

Lembro-me de 1986 em que perderam os 2 Williams e ganhou um Mclaren que ra o menos provável. Lembro-me de 2007 em que perderam os 2 Mclaren e ganhou um Ferrari que era o menos provável (o último até agora .........). E lembro-me de 2010 em que perdeu um Red Bull e um Ferrari e ganhou o Red Bull menos provável.

Na minha perspetiva, qualquer um que ganhe, merece o campeonato, pois em diversas alturas do ano tiveram excelentes atuações.

Desejo boa sorte aos 3:
image.png

É uma lotaria.

Mas a apostar também ia por aí, na vitória do Verstappen. O resto ... tudo pode acontecer. Vamos ver o que acontece na 1ª curva, mas todos têm interesse em ser cautelosos.

Lembro-me de 1986 em que perderam os 2 Williams e ganhou um Mclaren que ra o menos provável. Lembro-me de 2007 em que perderam os 2 Mclaren e ganhou um Ferrari que era o menos provável (o último até agora .........). E lembro-me de 2010 em que perdeu um Red Bull e um Ferrari e ganhou o Red Bull menos provável.

Na minha perspetiva, qualquer um que ganhe, merece o campeonato, pois em diversas alturas do ano tiveram excelentes atuações.

Desejo boa sorte aos 3:

Não vai ser lotaria nenhuma, o Lando tem o campeonato na mão e só mesmo um grande azar lho pode tirar. Acredito que vitória do Max, até porque o RB21 neste GP finalmente parece ser um carro ao nivel do MCL39, mas a vitória não chega.

O Lando apesar de ser um piloto que comete muitos micro-erros, e que perde muitas poles, algumas posições no arranque, que não tem a racecraft de outros pilotos para ser decisivo nas ultrapassagens, etc... mas é um piloto muito rápido e que comete muitos poucos erros graves. O Norris tem ao longo dos últimos anos muito poucas situações em que tenha acabado em DNF. Acresce que atrás dele tem o Piastri que de certeza vai para a pista com uma coleira colocada pelo Zak e não se vai atrever a colocar o titulo em risco, e mesmo o Russell, sendo um piloto extremamente competitivo, mas acredito que no mundo dos interesses corporativos, já deve ter tido alguém da Mercedes a dizer-lhe ao ouvido que sempre é melhor um campeão com um motor Mercedes do que um Honda.

Duvido muito que a corrida tenha grande animação ou drama. Em especial se o Max no inicio conseguir abrir algum gap.

Mas, vai ser uma corrida de nervos até ao último momento, a McLaren podia ter este titulo no bolso há 2 ou 3 corridas, mas optaram por arrastar até à última e neste momento estarem em vantagem, mas à mercê de um qualquer furo, avaria, ou milímetro a menos na placa por baixo do carro.

Max P1, Norris P2 e Lando P3, o Norris não vai arriscar e o Piastri vai proteger o Norris, e está feito.

Só se o Norris se espetar ou o motor berrar é que não é campeão. Por falar em motor, grande motor Mercedes 11 corridas...

Os números finais das batalhas entre os colegas de equipa nas sessões de qualificação em 2025.

Alonso 23 – 0 Stroll
Verstappen 21 – 0 Tsunoda
Russell 21 – 3 Antonelli
Leclerc 19 – 5 Hamilton
Hadjar 16 – 5 Lawson
Gasly 12 – 4 Colapinto
Bearman 14 – 9 Ocon
Sainz 14 – 10 Albon
Norris 13 – 11 Piastri
Bortoleto 12 – 11 Hulkenberg

Não vai ser lotaria nenhuma, o Lando tem o campeonato na mão e só mesmo um grande azar lho pode tirar. Acredito que vitória do Max, até porque o RB21 neste GP finalmente parece ser um carro ao nivel do MCL39, mas a vitória não chega.

O Lando apesar de ser um piloto que comete muitos micro-erros, e que perde muitas poles, algumas posições no arranque, que não tem a racecraft de outros pilotos para ser decisivo nas ultrapassagens, etc... mas é um piloto muito rápido e que comete muitos poucos erros graves. O Norris tem ao longo dos últimos anos muito poucas situações em que tenha acabado em DNF. Acresce que atrás dele tem o Piastri que de certeza vai para a pista com uma coleira colocada pelo Zak e não se vai atrever a colocar o titulo em risco, e mesmo o Russell, sendo um piloto extremamente competitivo, mas acredito que no mundo dos interesses corporativos, já deve ter tido alguém da Mercedes a dizer-lhe ao ouvido que sempre é melhor um campeão com um motor Mercedes do que um Honda.

Duvido muito que a corrida tenha grande animação ou drama. Em especial se o Max no inicio conseguir abrir algum gap.

Mas, vai ser uma corrida de nervos até ao último momento, a McLaren podia ter este titulo no bolso há 2 ou 3 corridas, mas optaram por arrastar até à última e neste momento estarem em vantagem, mas à mercê de um qualquer furo, avaria, ou milímetro a menos na placa por baixo do carro.

Não discordo em nada do que referes. Eu quando me refiro a "lotaria", refiro-me ao teu último parágrafo.

Os números finais das batalhas entre os colegas de equipa nas sessões de qualificação em 2025.

Alonso 23 – 0 Stroll
Verstappen 21 – 0 Tsunoda
Russell 21 – 3 Antonelli
Leclerc 19 – 5 Hamilton
Hadjar 16 – 5 Lawson
Gasly 12 – 4 Colapinto
Bearman 14 – 9 Ocon
Sainz 14 – 10 Albon
Norris 13 – 11 Piastri
Bortoleto 12 – 11 Hulkenberg

Mesmo em ano menos "bom" do Alonso, o sTroll.:sh)
Bons números do Bearman e do Bortoleto face aos companheiros mais experientes.

Cheira-me que o Max vai tentar impor um ritmo lento para estarem todos “colados” e poder haver mais confusão. E com isso também deixa o Norris mais nervosos.

Cheira-me que o Max vai tentar impor um ritmo lento para estarem todos “colados” e poder haver mais confusão. E com isso também deixa o Norris mais nervosos.

Claro, é a única maneira de tentar mudar o rumo dos acontecimentos, mas se o Piastri passa para a segunda posição no arranque, essa tática já vai ser perigosa...

O Max se tivesse tido sangue frio na corrida na Catalunha hoje tinha apenas menos 3pts que o Norris e portanto só dependia dele próprio para ser WDC, ainda para mais saindo na pole.

Mas isso é um cenário "se", portanto já lá vai.

Hoje o Max no máximo que pode fazer é deixar o rebanho chegar perto dos laranjas, mas o Russel tem um boss que lhe deve ter dito que um piloto com motor Merc é melhor para a equipa que um piloto com motor Honda, depois mesmo que ele nem goste particularmente do Norris* a british media não lhe perdoaria se fizesse algo que se percebesse que prejudicaria o Norris. Portanto não estou a ver o Russel a agitar o barco.

Depois o Leclerc não sei se tem sequer carro para atacar os pilotos da frente, para não falar que não é fácil ultrapassar nesta pista.

E atrás do LEC então não estou a ver outros pilotos com carro para chatearem os da frente.

Como já se disse aqui, não vai ser fácil o Norris cair de 2o para 4o exceto por algo fora no normal como problema mecânico (super improvável porque os carros atuais têm sido no geral super fiáveis) ou algum SC perto do fim que possa baralhar as coisas, mas não acho fácil.

A única coisa a jogar a favor do Max é o Norris estar neste momento borradinho porque este cenário é novo para ele e a pressão é enorme.

*normal, rivalidade de britânicos

Em corrida normal não há hipótese de o Norris não ser campeão.

Embora o Mercedes não pareça muito mau neste fim de semana, ninguém está interessado em meter-se no olho do furacão de uma luta que não é dele, ninguém quer ser o Latifi de 2025, não estou a ver o Russell a partir os sidepods ao Norris como fazia ao Max no seu primeiro ano de Mercedes. E todos os que estão de P5 para baixo não são realisticamente ameaças, os Ferrari acho que não terão ritmo para seguir sequer um eventual ritmo lento na frente e se o Leclerc não conseguir, não será o Alonso ou o Bortoletto que o vão fazer.

O título só foge ao Norris se houver algo inesperado, como uma avaria, um acidente, um furo, uma desqualificação técnica, um arranque falhado que o deixe no meio de um comboio DRS... É claro que o fator "nervos" pode jogar largamente contra o Norris, já que ele é o único que pode perder o título, os outros já vão para a pista com o título perdido e apenas o podem vir a ganhar, mas ele não costuma ter erros catastróficos muitas vezes...

Back