Fórmula 1 2025

Eu penso que nem todas as marcas gostam deste rumo, haverá como em tudo opiniões diferentes.

Eu, como muitos, não gostam desta F1.

A malta mais nova certamente gosta, fotos, redes sociais, mostrar que teve acesso ou esteve llá.

Eu fico com ideia de que as marcas querem é dinheiro, pode existir uma ou outra que preferia a coisa mais racing, mas diria que são os pilotos os que menos gostam deste caminho.[;)]
Ainda por cima batem-se records todos os anos de assistência, só para nós é que a coisa está mal.[:D]

Até no Motogp se está a falar em alterar as regras e proibir cenas como aconteceu este fim de semana em Silverstone, uma treta pegada.

Eu sei qual é a solução para isto, é o aparecimento de uma nova F1, com outro nome obviamente, para competir directamente com esta.

Bastava convencerem a Ferrari e muitas outras faziam a mudança.

Apostarem nos circuitos mais convencionais, e fazer a adaptação do passado para o presente, com o regresso do som a sério, entre outros factores.

E deixavam esta F1 actual para os influencers…

Já há !

Chama-se WEC. Ali sim, é corridas a sério. E a ferrari ganha !!!!

Uma das grandes vantagens apontadas aos McLaren de 25 é precisamente a grande eficácia do novo sistema de arrefecimento da unidade motriz, que tem permitido manter o motor na janela ideal de funcionamento e usar carenagens mais preocupadas com eficiência aerodinâmica, do que com o arrefecimento, mesmo em circuitos de grande temperatura onde algumas equipas usam tampas do motor cheias de aberturas para fluxo máximo do ar enquanto a McLaren usa aberturas maiores, mas muito menos radicais.

Ve por exemplo as usadas este fim de semana (no Mónaco há tempo relativamente quente e velocidades baixas, ou seja, pouco fluxo de ar, pelo que é um circuito exigente para o arrefecimento):

O Stella já disse que achava que a vantagem dos McL face aos outros é precisamente ser mais fechado.

Entretanto lembrei-me de uma falha recente dos Merc que foi o Kimi em Imola.

Este fds vai ser interessante com a nova TD, das flexi-wings.

Vai ser giro ver quem vai trazer asas novas para Barcelona, embora até possa acontecer que são desenvolvimentos normais e não decorrentes da TD.

Last edited:
Eu vi o inicio da corrida, umas voltas a meio da corrida e o final da corrida.
Eu estou com o Max, o Mónaco deveria ter soluções como o Mario Kart! Acho que só assim é que ficava interessante!!!
Ou então fazer tipo Rally, cada piloto faz x número de voltas de qualificação e a classificação final é dada pelo tempo total a fazer essas voltas.
Ou então fazer apenas a qualificação, que é a única coisa de jeito nesta pista.

Last edited:
Vi agora a corrida, e o unico aspecto que me agradou foi a performance irrepreensivel do Norris durante todo o fim de semana

De resto é cada vez mais incompreensivel que a F1 esteja tão regulada que qualquer dia temos um vencedor por decreto. Esta regra das duas paragens obrigatórias acrescentou algo de novo ao espirito de uma corrida de automóveis, ou de F1?

E este circuito acrescenta nos dias de hoje, algum interesse à F1, para alem da qualificação e do revivalismo na memória dos mais velhos?

Leclerc foi pragmático: "perdemos a corrida ontem"

O Mónaco foi sempre assim... uma procissão de carros. Se calhar, reduzindo o geip dos pneus à categoria de gelo, poderia haver mais interesse...

O Mónaco foi sempre assim... uma procissão de carros. Se calhar, reduzindo o geip dos pneus à categoria de gelo, poderia haver mais interesse...

Certo, mas os carros paravam e trocavam de pneus quando queriam e se queriam, e ainda havia algumas ultrapassagens nomeadamente na recta da meta.

Quando os burocratas da FIA se substituem aos engenheiros, dá esta mrd a que assistimos ontem.....

O monaco é o que sempre foi, já existiram lá grandes corridas onde se ultrapassava, o conceito dos carros é que evoluíu da forma errada, cada vez maiores e mais pesados.

O Mónaco tem um projecto em curso com expansão para o mar onde dá para ampliar a pista.

Mas os carros não precisam ter o tamanho que tem, talvez pela importância da aerodinâmica seguiram esse caminho mas foi um erro.

O Mónaco tem um projecto em curso com expansão para o mar onde dá para ampliar a pista.

Mas os carros não precisam ter o tamanho que tem, talvez pela importância da aerodinâmica seguiram esse caminho mas foi um erro.
Esse plano a acontecer não ficará concluído em menos de dez anos.

Os carros no próximo ano serão um bocadinho mais pequenos e terão características aerodinâmicas bastante diferentes e terão um modo push to pass bastante mais potente do que o atual DRS. Pode ser que melhore qualquer coisa. Mas eu não esperaria milagres.

Vamos lá ver, no Mónaco sempre foi bastante difícil haver ultrapassagens, não é de agora, mas para mim a questão está até mais relacionada como estes monolugares foram projectados a partir da era híbrida, com o acrescento de agora ainda serem maiores e mais pesados, já aqui tinha colocado um video acerca do comportamento deles na chicane Louis Chiron, antes eram leves, saltitões e muito reactivos, depois passaram a ser bastantes suaves, ora isso não leva ao erro e ao desgaste ao longo das mais de 70 voltas ao traçado monegasco, fica tudo em fila indiana e o resultado é quase sempre o mesmo do da qualificação no sábado.

Agrada-me muito mais ver o comportamento de um Indycar numa pista convencional do que o de F1 na actualidade.

Para o ano já serão carros mais pequenos.

Outra solução para o Mónaco era chuva artificial.

Alteração minima.. deviam tem menos 100kgs e menos 1 metro;

A não ser que se inventem umas baterias leves como plumas, não vejo outra solução que não seja o regresso a um grupo propulsor 100% térmico...

E porque não acabar com a chicane na zona das piscinas, sempre ficava uma reta maior para ultrapassar, não? Ou a da saida do tunel...

Depois do túnel é por uma questão de segurança, imagina se não houvesse aí uma chicane e houvesse um acidente no final dessa recta, tanto para os pilotos como para os espectadores.

A das piscinas é uma da parte mais espectaculares do circuito.

Depois do túnel é por uma questão de segurança, imagina se não houvesse aí uma chicane e houvesse um acidente no final dessa recta, tanto para os pilotos como para os espectadores.

A das piscinas é uma da parte mais espectaculares do circuito.

Pois, mas se queres ultrapassagens tens que ter espaço para isso, digo eu, assim a espetacularidade fica-se pela qualificação. Não podes querer ultrapassagens e "corta velocidade" em forma de chicanes.

Pois, mas se queres ultrapassagens tens que ter espaço para isso, digo eu, assim a espetacularidade fica-se pela qualificação. Não podes querer ultrapassagens e "corta velocidade" em forma de chicanes.

As duas chicanes existem para evitar acidentes em zonas que não são possíveis de alterar no circuito.

O circuito teria de ser alterado de forma profunda para se poderem fazer ultrapassagens. Algo que me parece impossível devido ao problema do espaço no Mónaco.

Back