Fórmula 1 2025

Cada um vê como quer, ou como sabe ver, o que eu vi foi o Lando, mais uma vez a ir com demasiada sede ao pote e a entrar nas curvas de forma precipitada, sem calma para esperar que o carro faça a a rotação e que as transferências de massas ocorram e quando a plataforma já está estável começar a acelerar para a reta seguinte, isso aliado ao seu típico estilo de condução que se baseia em travagens tardias, curvas largas e dependência de uma traseira plantada. Tudo combinado, com um circuito extremamente imprevisível, fez o que ali se viu, cometeu imensos erros e perdeu imenso tempo.

Se achas que a diferença é o RB ir "sob carris", explica-me lá como é que o Lando faz o apex a uma velocidade superior ao Max, mas depois perde tempo? Se o RB fosse sob carris simplesmente passava a uma velocidade superior nas curvas.

[:D]

Se não consegues ver o McL mto mais saltitão nos diversos pontos da pista, mesmo em recta, na comparação com o RB, temos pena.

Última edição:
Formula 1 em Madrid a preços completamente absurdos...

General Admission 295€...
A Bancada mais barata a 465€
Bancadas Silver tudo acima de 600€
E as gold tudo nos 1000€

Os hoteis também já estão todos acima de 300€ por noite, sendo que os melhores a 500€. :sh)
E é dos mais baratos. Este ano em Monza paguei 194 euros por 3 dias no General admission em 2026 no mesmo site já custa mais 80 euros. Reservei tudo com um ano de antecedência.

Ir a Madrid ver um circuito sem tradição,citadino... Passo.

Vai ver os preços para Spa...

Última edição:
Os primeiros testes que vi apontavam para coisas catastróficas. Em Monza por exemplo o sistema eléctrico não dá para a volta toda, o que faz com que na recta antes da parabólica os carros possam chegar com menos 350cv... E ser mais lentos que os F2... :sh)
Vamos ver como é que eles vão dar a volta a isto.

Acabar com a estupidez dos sistemas hibridos e voltar a ser uma competição de velocidade e não a eco maratona que é atualmente.
A Formula E pode dar continuidade ao desenvolvimento de tecnologias para VE e podem criar outras competições com sistemas hibridos.

E é dos mais baratos. Este ano em Monza paguei 194 euros por 3 dias no General admission em 2026 no mesmo site já custa mais 80 euros. Reservei tudo com um ano de antecedência.

Ir a Madrid ver um circuito sem tradição,citadino... Passo.

Vai ver os preços para Spa...

Dos mais baratos?

Não entendi. Ver Spa? Eu estive em Spa este ano. [:)]
Spa a Recta da meta custa 600€ em Madrid custa 1300€[:)]
Em Spa tens bancadas Silver a 300€ em Madrid começam nos 665€ (mais caro que as gold de Spa).
Não sei onde está a comparação

[:D]

Se não consegues ver o McL mto mais saltitão nos diversos pontos da pista, mesmo em recta, na comparação com o RB, temos pena.

Oh pá... O Norris e o Max fizeram sempre jogo igual no Q1 e Q2 com diferenças mínimas. Quando têm uma única volta na Q3 e a pressão aperta o Max, ainda que pouco, melhora o seu resultado, o Norris piorou quase 1 segundo. Repito, 1 segundo pior.

Vês as imagens e percebe-se perfeitamente que na curva 3 ele ia em vantagem, aborda a curva demasiado rápido e comete o 1º erro e daí para a frente claramente ficou desestabilizado e abordou mal pelo menos 4 curvas. Se vir na telemetria percebe-se que o Norris da Q3 perdeu tempo para o Max exatamente nos mesmos pontos onde perde para o Norris da Q2, o que prova claramente que não se trata do carro, mas sim de erros, bastava repetir o mesmo tempo da Q2 para sair de P2, nem precisava de melhorar como fez o Max. Mas perdeu mais de 1 segundo.

Mas o problema não é o Norris, é o McLaren que é saltitão, claro... claro...

Última edição:
Oh pá... O Norris e o Max fizeram sempre jogo igual no Q1 e Q2 com diferenças mínimas. Quando têm uma única volta na Q3 e a pressão aperta o Max, ainda que pouco, melhora o seu resultado, o Norris piorou quase 1 segundo. Repito, 1 segundo pior.

Vês as imagens e percebe-se perfeitamente que na curva 3 ele ia em vantagem, aborda a curva demasiado rápido e comete o 1º erro e daí para a frente claramente ficou desestabilizado e abordou mal pelo menos 4 curvas. Se vir na telemetria percebe-se que o Norris da Q3 perdeu tempo para o Max exatamente nos mesmos pontos onde perde para o Norris da Q2, o que prova claramente que não se trata do carro, mas sim de erros, bastava repetir o mesmo tempo da Q2 para sair de P2, nem precisava de melhorar como fez o Max. Mas perdeu mais de 1 segundo.

Mas o problema não é o Norris, é o McLaren que é saltitão, claro... claro...

São temas diferentes.

Uma coisa é o comportamento dos carros. Foi a isso que me referi. Foi bem claro que o comportamento do RBR foi mto mais estável em Monza e em Baku. O McL passou-se exatamente o contrário. De resto já se sabia que o McL com a asa mais fina não tem de modo nenhum o mesmo comportamento do que com as asas tipo Hungria/Zand. O drag superior pô-los claramente numa situação desconfortável a esse nivel. Se não consegues ver a diferença entre as voltas por mim tudo bem.

Até te digo mais. A prestação do Piastri demonstra claramente o quão dificil o McL estava neste fds, duas saídas terminais em menos de 24 horas. Estava mm espetacular o carro[:)]. Já o Tsunoda em termos relativos até conseguiu melhorar, mesmo se as asas era diferentes. Curioso.[:D]
Outra coisa são erros de condução. De resto a prestação do Norris na qualif foi bastante fraca, disse-o logo no sábado e concordo que não tem demonstrado estofo. Mesmo com o comportamento do McL tinha obrigação de fazer melhor.

Mas são temas diferentes como já disse.

Mas isso é natural. As outras estão a evoluir e a McLaren já não tem a mesma vantagem, não pode dar-se ao luxo de afinar o carro para ser confortável. Foi o que aconteceu à Redbull no final de 2023 e início de 2024, quando começou a perder a vantagem e avançaram para afinações cada vez mais extremas, o Max continuou a lutar pelo título e por vitórias ao longo de 24, já o Perez eclipsou.

Segundo consta, o mesmo se passa na Ferrari, que também é um carro bastante difícil de conduzir.

Agora, com necessidade de afinações mais extremas na McLaren é que vamos ver a verdadeira fibra dos pilotos da casa... Vamos ver se continuam a entregar resultados ou se vamos ter dois eclipses.

Agora, não vi absolutamente nada que me faça crer que o McLaren não era carro para disputar a pole com o Redbull. Antes pelo contrário, em tração continua a ser muito superior. Mas na hora da verdade, foi o que foi.

Última edição:
Dos mais baratos?

Não entendi. Ver Spa? Eu estive em Spa este ano. [:)]
Spa a Recta da meta custa 600€ em Madrid custa 1300€[:)]
Em Spa tens bancadas Silver a 300€ em Madrid começam nos 665€ (mais caro que as gold de Spa).
Não sei onde está a comparação
Estava a referir-me aos bilhetes de pobre, general admission.

Este ano paguei por 3 dias 194 euros para Monza, em 2026 já custa 291 euros.

General Admission para Spa 2026, 307 euros.

Já agora não recomendo general admission, é preciso ter muita fibra e resiliência😁

Estava a referir-me aos bilhetes de pobre, general admission.

Este ano paguei por 3 dias 194 euros para Monza, em 2026 já custa 291 euros.

General Admission para Spa 2026, 307 euros.

Já agora não recomendo general admission, é preciso ter muita fibra e resiliência😁

Deves estar a ver mal.

Para Spa 2026 o General admission custa 205€ o fim de semana e 190€ só domingo. [;)]

Por 300€ já tens muita bancada de lugar sentado e reservado.

Eu estou a ver bem, posso é não estar a ver no site com os melhores preços 😁

Onde costumas comprar os bilhetes?

O primeiro sitio sempre é o site oficial dos autódromos.
Parece parvo, mas o site oficial da F1 muitas vezes chega a nem ter bilhetes.
Por isso sempre que quero ir a um GP vou ao site oficial do autodromo em questão. Depois ou é ai ou és direccionado para o site que vende oficialmente.
Nunca comprei fora disso.

https://www.spagrandprix.com/en/billetterie

image.png

O primeiro sitio sempre é o site oficial dos autódromos.
Parece parvo, mas o site oficial da F1 muitas vezes chega a nem ter bilhetes.
Por isso sempre que quero ir a um GP vou ao site oficial do autodromo em questão. Depois ou é ai ou és direccionado para o site que vende oficialmente.
Nunca comprei fora disso.

https://www.spagrandprix.com/en/billetterie

Não encontrei o general admission para 3 dias aí, eu compro aqui:

https://gp1tickets.com/f1tickets/belgian-gp-2026#weekend

307 euros 3 dias para Spa.

Pois, foi o que me pareceu também, o Lando a andar sobre brasas, por outro lado o MAX cada vez mais preciso. Do pouco que deu para ver, o Piastri também não fica bem na foto.

O Piastri também não fica bem? O Piastri literalmente espetou-se com o McLaren várias vezes este fds e teve uma prestação horrível. Entre fazer uma qualificação mediana e não fazer qualificação de todo porque não se teve mãos, acho que é óbvio qual é o menos mau. Aquilo que não se faz para não se dizer que o Norris esteve claramente melhor do que o Piastri este fds. É o que eu digo, este desprezo pelo Norris dos fãs da netflix é absurdo e comprova que o Norris é actualmente o piloto mais injustiçado da F1. Eu nunca fui fã do Norris porque sempre foi um piloto indiferente para mim mas com todas estas injustiças e ódio sem qualquer razão sou obrigado a estar a torcer por ele embora eu saiba que dos três é o que tem menos hipóteses. Mas como é bom quando um injustiçado/underdog cala os seus detractores. É das melhores sensações no desporto.

Última edição:
Cada um vê como quer, ou como sabe ver, o que eu vi foi o Lando, mais uma vez a ir com demasiada sede ao pote e a entrar nas curvas de forma precipitada, sem calma para esperar que o carro faça a a rotação e que as transferências de massas ocorram e quando a plataforma já está estável começar a acelerar para a reta seguinte, isso aliado ao seu típico estilo de condução que se baseia em travagens tardias, curvas largas e dependência de uma traseira plantada. Tudo combinado, com um circuito extremamente imprevisível, fez o que ali se viu, cometeu imensos erros e perdeu imenso tempo.

Se achas que a diferença é o RB ir "sob carris", explica-me lá como é que o Lando faz o apex a uma velocidade superior ao Max, mas depois perde tempo? Se o RB fosse sob carris simplesmente passava a uma velocidade superior nas curvas.

O resultado do Tsunoda comprova o que o Celsius está a dizer. De facto o Honda já não é aquele tactor que vocês fanboys do max andavam a dizer que era no início da época. Neste momento a RB Honda já apanhou a McLaren e tem claramente o melhor carro tal como já tinha acontecido em Monza. Até a Minardi anda a fazer resultados de equipa grande com dois pilotos praticamente inexperientes.

Se tudo se mantiver assim eu diria que o max tem a mesma probabilidade de ser campeão como o Piastri e ambos são mais favoritos do que o Norris.

A pista de singapura não tem sido favorável ao RedBull nos ultimos anos, vai ser a prova de fogo para se perceber se as evoluções feitas são suficientes para bater a Mclaren.
Acredito que ae o Max ganhar em singapura a RedBull tem carro para se bater pelo campeonato de pilotos.

O carro já não vai poder andar tão baixo e o tempo está mais quente, ou seja, mais desgaste de pneu onde a Mclaren gere como ninguem.

Voltar
Superior