Por acaso sou dos que acha que na 1ª curva só fica uma penalização pro dar (dos que iam à frente) que foi ao Lec... Que sem grande razão também acaba por cortar a curva e não devolve ao Hamilton.
Já o Max corta de facto a curva, mas ele chegou em 4º à curva e quando sai está em 3º e devolve a posição. Por isso não vejo caso para penalização.
E não vale a pena andar sempre a discutir o assunto, mas na 1ª curva há sempre muito mais "liberdade" do que depois, são muitos carros, muita confusão e sempre assim foi.
Já o caso na 6ª volta ai já não acho tão simples de avaliar.
O Max faz uma dive bomb "controlado" e até parece chegar ao Apex na frente, mas também fruto de travar muitooooo mais tarde, o hamilton abre e bem e deixa espaço. mas acabam por se tocar, aqui atribuo a culpa ao Max que tinha de deixar algum espaço ao Hamilton e não o fez (precisamente porque travou tarde). Depois na curva 2, o hamilton está por dentro, força, aperta um pouco, e o Max decide cortar toda a curva. Ok, podemos dizer que estaria à frente, mas é tudo uma sequencia de eventos. Acho que o Max caberia na pista e decide não o fazer porque também não sabe se conseguiria fazer a curva. Acho que pode ser interpretado das duas maneiras.
Já depois na curva 4, o Hamilton trava tarde e ganha vantagem. Não há dúvidas. Agora se isto é uma penalização de 10Seg, teria de ir ver aos regulamentos e outros casos anteriores, parece pesado, mas é o que é.
De resto no final o VSC é o que todos sabem, muito estranho, pelas imagens que já se viram hoje, o Sainz estaciona o carro, mas fica com a traseira em "pista" e segundo a FIA os marschal tiveram de ir fazer prevenção a um incêndio, justificando assim o VSC. É pena porque nos roubou duas lutas engraçadas na última volta.
De resto, Norris andou a passear, se ele conseguir levar este equilíbrio para o Brasil, diria que o RB não vai ter resposta.
E o Bearman a fazer grande corrida, sempre a controlar e com muita pressão. E a mostrar que o Motor Ferrari respira bem em altitude.
O Piastri continuou com algum azar, tinha de ganhar posições no arranque, e perdeu. E já se sabe que o McLaren em DRS é o pior da frente, ainda por cima atrás dos Mercedes que têm mais VMax.