Fórmula 1 2025

Pelo que percebi, a penalização ao HAM é por ele não usar o caminho que existia ali para o efeito, acordado com os comissários da prova, e assim tirou vantagem da saida.
Vamos ver a partir de agora a pressão nos ombros do Lando.

Não, ele esteve a ser investigado pelas duas razões.

1º por não usar o caminho definido pelos comissários.
2º por sair de pista e ganhar vantagem.

E acabou por ser penalizado só pela 2ª, na realidade podia ter sido penalizado duas vezes. [;)]

E acabou por ser penalizado só pela 2ª, na realidade podia ter sido penalizado duas vezes. [;)]

Ok, fiquei com ideia que tinha sido por não usar o caminho, apenas.

Há luz dos Maximilanos, o que é ganhar vantagem?

Vamos imaginar que o Hamilton usava o caminho definido pelos comissários e ganhava vantagem na mesma, havia penalização?

Mas vamos abrir o livro, o caminho definido pelos comissários é inapropriado (para não dizer aqui uma asneira), nenhum monolugar consegue passar da relva para aquele minúsculo caminho de asfalto a 90º, vai sempre escorregar e transgredir.

Ora se transgrediu porque aquele caminho foi mal projectado, continua a dar azo a penalização?

Depois ainda temos que na luta que eles estavam a disputar, o holandês transgrediu 2 vezes, atirou para fora não dando espaço e também ele passou por cima da relva ganhando vantagem e não cedendo a posição.

Sem contar com o super max atalho que ele fez logo após a partida.... se penalização alguma...

Por estas e por outras é que ele já vai em 4 campeonatos, e podem ter a certeza que a FIA tudo vai fazer para que ele alcance o 5º...

O Silver disse tudo, concordo a 100% :)[:D]

Acrescento só mais uns bitaites: Sim sr o Norris esteve bem este fim‑de‑semana, mas o mérito é "99%" na quali. Essa pole abriu caminho para ser basicamente tudo fácil, como aliás muitos de nós aqui prevemos. Melhor carro, sempre com ar limpo e carro que trata bem os pneus, era só não fazer asneira.

O Piastri custou a começar a recuperar posições, mas dentro do possível até acho que fez um bom trabalho e duvido que o Norris fizesse melhor naquela posição pois ultrapassagens em pista não é o forte dele, muito menos num carro que sabemos que funciona muito bem em ar limpo, mas não tão bem em ar sujo.

Ve o meu post anterior então... não podes ver só o que te interessa.
Ele sai de pista lado a lado do Ham e regressa 100m á frente.

Sim, mas o que acontece a seguir? Se o HAM se deixa ficar até podia exigir a devolução da posição, mas o que acontece a seguir muda tudo, parece-me...

Não vi o MAX tirar alguma vantagem em nenhuma das suas saidas, muito pelo contrário.

Andamos a brincar, não?

Vamos lá ver uma coisa, na primeira saída depois do arranque ele sai largo, e resolve não fazer as 3 primeiras curvas!?

Que eu saiba há escapatória em asfalto na primeira curva, nada mais tinha que regressar à pista antes da 2ª curva!!!

Epá, eu já sei que ele é o Zé dos atalhos, só falta haver um túnel que dê logo caminho directo à reta da meta que o homem faz esse percurso e não é penalizado na mesma...

É por isso que a F1desde há alguns anos tem credibilidade zero!

Devem ter uma roda da sorte, giram e sai decisão após sorteio, mas no caso do Max tem marosca, a sua casa tem íman, que é para nunca calhar lá...

E ele saiu pela relva e qual a vantagem que ele tirou disso? Ficou atrás do LEC onde antes ele seguia na frente.

Sinceramente, se o HAM foi penalizado pelo motivo que foi o Max também deveria ter sido. A razão é exatamente a mesma, preto no branco, independentemente do que acontece aa seguir. Falo da luta com o HAM, não na 1 curva depois do arranque, aí ele também não usa o asfalto, embora pode alegar muita coisa.

Sinceramente, se o HAM foi penalizado pelo motivo que foi o Max também deveria ter sido. A razão é exatamente a mesma, preto no branco, independentemente do que acontece aa seguir. Falo da luta com o HAM, não na 1 curva depois do arranque, aí ele também não usa o asfalto, embora pode alegar muita coisa.

Se o HAM tivesse ficado quieto não tenho qualquer duvida que o MAX seria penalizado, ou devolveria a posição, pois tinha ganho vantagem naquele lance, mas o HAM tratou tudo por ele, só se pode queixar dele. Quantas vezes viste pilotos devolver a posição e não acontecer nenhuma penalização?

E ele saiu pela relva e qual a vantagem que ele tirou disso? Ficou atrás do LEC onde antes ele seguia na frente.

Bem, temos de ir aos princípios básicos:

Há uma coisa chamada pista, que é por onde os carros devem correr.

Tudo o que seja por fora desta, tem de existir uma perda de tempo, atraso, em relação à pista.

O Zé dos atalhos não regressou à pista onde deveria, atalhou onde lhe deu mais jeito para não perder tempo...

Ou seja, ter errado ou não, tanto faz, pois ele atalha...

Tudo começa com uma manobra no mínimo discutível por parte do Max, sobe o corretor, perde ligeiramente o controlo do carro e vai empurrar o Ham, ganha a posição com isso. O resto pode e vai ter mil e uma interpretações.

Por acaso sou dos que acha que na 1ª curva só fica uma penalização pro dar (dos que iam à frente) que foi ao Lec... Que sem grande razão também acaba por cortar a curva e não devolve ao Hamilton.
Já o Max corta de facto a curva, mas ele chegou em 4º à curva e quando sai está em 3º e devolve a posição. Por isso não vejo caso para penalização.

Chega sempre primeiro à curva porque trava demasiado tarde e nem que os pneus não bloqueassem não conseguia fazer a curva. É sempre a mesma velha tática. Infelizmente os comissários pendem para um lado.

Depois mais tarde empurra o Hamilton para fora e faz corta-mato outra vez. Vale tudo...

https://x.com/F1/status/1982609188191912097

https://x.com/fiagirly/status/1982542693839540450

Tudo começa com uma manobra no mínimo discutível por parte do Max, sobe o corretor, perde ligeiramente o controlo do carro e vai empurrar o Ham, ganha a posição com isso. O resto pode e vai ter mil e uma interpretações.

Exato, no caso do MAX é luta roda a roda e os dois fazem a curva um sai da pista porque simplesmente não tem espaço, na outra situação o HAM segue em frente nem se faz à curva.[;)]

Sim, mas o que acontece a seguir? Se o HAM se deixa ficar até podia exigir a devolução da posição, mas o que acontece a seguir muda tudo, parece-me...
Uma coisa não invalida a outra.
Por esse prisma se o Max não tem prevaricado, tambem não acontecia a situacao seguinte.
Cada infração deve ser vista individualmente e isoladamente, obviamente que todo o ato desencadeia uma corrente de acontecimentos.

E a ultrapassagem do Max ao Ham nem sei que dizer daquilo... O Max nem se faz á curva, a trajetória dele é exclusivamente para pôr o Ham fora de pista.
Eu conto no minimo 2 penalizações para o Max e a bom da verdade seriam 3 (pois a da 1 curva tambem merecia ser anotada, o Max com aquela manobra evita toda a luta das primeiras 3 curvas e tinha mais que espaço e tempo para ter feito a 1a curva, só tinha de ter travado).
Mas pronto, é muito facil penalizar os carros vermelhos... já é assim há anos.

Se o HAM tivesse ficado quieto não tenho qualquer duvida que o MAX seria penalizado, ou devolveria a posição, pois tinha ganho vantagem naquele lance, mas o HAM tratou tudo por ele, só se pode queixar dele. Quantas vezes viste pilotos devolver a posição e não acontecer nenhuma penalização?

Mas o max não devolveu, o Ham que também atalhou [:)]

Back