Formula 1 2026

Desculpem lá estar a interromper o debate, mas vocês vão estar até ao primeiro GP a discutir-se uns aos outros? Nada contra, mas para isso sugiro que criem um tópico próprio, ou então podem discutir por MP, este tópico é para falar de assuntos relacionados com a F1.

Eu percebo que há aqui intervenções tão despropositadas e tão baseadas em nada, que obviamente só podem ser interpretadas como um grito desesperado por atenção, mas se não fazem mais nada além de dar atenção a essas intervenções, só vão estar a alimentar o lixo neste tópico, porque com o ego cheio da atenção que geraram, então é que ninguém os cala.

Desculpem lá estar a interromper o debate, mas vocês vão estar até ao primeiro GP a discutir-se uns aos outros? Nada contra, mas para isso sugiro que criem um tópico próprio, ou então podem discutir por MP, este tópico é para falar de assuntos relacionados com a F1.

Eu percebo que há aqui intervenções tão despropositadas e tão baseadas em nada, que obviamente só podem ser interpretadas como um grito desesperado por atenção, mas se não fazem mais nada além de dar atenção a essas intervenções, só vão estar a alimentar o lixo neste tópico, porque com o ego cheio da atenção que geraram, então é que ninguém os cala.

[:cool:]

Mas voltemos ao tema do tópico:

Aston Martin ... :sh)

O que eu acho destes testes, para mim vale os primeiros dias de Barcelona, viu-se perfeitamente o ritmo de 2 equipas, Mercedes e RedBull, estas assustaram o pelotão todo, a partir daí rodaram o botanito para não parecerem tão fortes, e foi um controlar de emoções o tempo todo, acho que a Ferrari fez o contrário, rodou o botanito para o maximo e assim gozarem deste inicio de epoca como é hábito. Só não percebi bem onde anda a McLaren.
Posso estar enganado, mas foi o que me pareceu.[;)]

O que eu acho destes testes, para mim vale os primeiros dias de Barcelona, viu-se perfeitamente o ritmo de 2 equipas, Mercedes e RedBull, estas assustaram o pelotão todo, a partir daí rodaram o botanito para não parecerem tão fortes, e foi um controlar de emoções o tempo todo, acho que a Ferrari fez o contrário, rodou o botanito para o maximo e assim gozarem deste inicio de epoca como é hábito. Só não percebi bem onde anda a McLaren.
Posso estar enganado, mas foi o que me pareceu.[;)]

Também fico com essa sensação... Mercedes parece claramente a melhor, o motor é reconhecidamente bom, parece não ter problemas de fiabilidade e o chassis\aero do carro também parece estar equilibrado.

Em 2º acho que a RedBull também parece bastante bem, a partir dos primeiros testes parece consensual que reduziram os modos de motor para não abrirem em demasia o jogo. Já a Ferrari, parece-me que seguiu o caminho oposto e como é seu habito gosta de começar o ano logo com expectativas dos tiffossi um bocado irrealistas e andou a dar tudo o que tinha, este ano começa mais uma vez com aquela narrativa de "este ano é que é", vamos lá ver se não acaba novamente em desilusão...

A McLaren parece-me que fez um carro sem grande apostas e bastante flexível para desenvolvimento futuro. Convém não esquecer que são campeões há 2 anos, são a equipa mais restrita em termos de CFD e tunel de vento e não podem desperdiçar o plafond que dispõem a explorar ideias "malucas", como a asa rotativa da Ferrari, parece-me que vão analisar com muita atenção as primeiras corridas, para ver à custa do investimento dos outros, o que funciona ou não funciona e a partir dai entrarão numa fase de enorme desenvolvimento e lançarão certamente vários pacotes de atualizações substanciais ao longo do ano.

De qualquer forma, acho que sendo mais ou menos previsível que a MB comece no topo, as outras 3 é muito difícil nesta fase definir ordem entre elas. E como é óbvio, a época não tem de desenrolar-se como começa. Em 2022 por exemplo, quando começaram os carros efeito de solo, a época começou com a Ferrari em grande, mas a RedBull tinha claramente uma plataforma muito melhor para desenvolver e mal resolveram os problemas iniciais tornaram-se cada vez mais dominadores.

Quanto aos restantes, acho que a Alpine poderá ser uma boa surpresa. É um carro geralmente com bom chassis e pacotes aerodinâmicos, mas muito penalizado por um motor muito mais fraco do que os outros e sem a possibilidade de recuperação que estas novas regras introduzem.

As desilusões para já, são a Williams que parece ter um carro que não está a funcionar, nem nas curvas rápidas, nem nas lentas, nem em lado nenhum... E claro a AstonMartin, que teve uma pré temporada absolutamente terrível, mas se é certo que o inicio da AM vai ser penoso, também é certo que parecem ter um pacote aerodinâmico bastante interessante e com várias soluções inovadoras, pelo que se conseguirem resolver os problemas de fiabilidade iniciais da Honda até podem ter um bom pacote para evoluir ao longo do ano.

Esqueci-me da Alpine que também acho que andou a esconder o jogo, acho que vale mais do que mostrou nestes testes.[;)]

Penso que os motores têm de estar homologados até 1 de março, mas tal como expliquei antes, isso não significa que fiquem congelados de forma irreversível.

Além das atualizações de segurança, fiabilidade e redução de custos, desde que neutras em performance que podem sempre ser feitas, há as oportunidades de desenvolvimento adicionais e haverá as reuniões periódicas da PUAC (Power Unit Advisory Committee) que vai monitorizar se há alguma vantagem injusta, como pode ser o caso da interpretação diferente das regras e propor alterações a implementar e onde ao contrário do passado ninguém sozinho tem poder de veto.

Eu acho que ainda há motores que vão mudar muito ao longo dos próximos meses. O novo regulamento foi feito precisamente para reduzir custos globais, mas também para evitar eras de supremacia de um fabricante impossíveis de corrigir porque estão bloqueadas pelos regulamentos e para tornar a entrada de novos fabricantes mais fácil e dar-lhes oportunidade de apanhar quem está mais estabelecido.

É que claro que ainda haverá um gap entre o início da época e as primeiras oportunidades para mudar, pelo que a primeira metade do ano pode mostrar diferenças abismais ao estilo de 2014, mas depois do verão vamos começar a ver tudo a afunilar.

O número de títulos do Hamilton pode estar sobrevalorizado em relação ao seu talento mas por essa ordem de ideias também o número de títulos do schumacher está.

O Hamilton antes da Mercedes já era campeão do Mundo, o mais jovem de sempre e na mesma equipa de um campeão do Mundo no topo da carreira.

O schumacher também começou logo por se destacar desde novo e depois também beneficiou muito com o domínio total por parte da Ferrari a partir de 2001 até 2005.

Não esquecer (muita gente já se esqueceu) que o schumacher tal como o verstappen era um piloto extremamente sujo e esse lado dele aliado ao seu talento ajudou-o a vencer muito principalemente nos tempos da Benetton. Aquele título de 1994 foi um escândalo apenas ao nível do escândalo do título de 2021 e eu nesse ano até estava a torcer pelo verstappen porque não gosto de hegemonias demasiado longas mas o que a direcção de corrida fez ao Hamilton naquele último GP foi uma tremenda injustiça.

O Hamilton nunca foi um piloto sujo, pelo contrário, sofreu foi várias vezes com manobras sujas por parte do Rosberg.

O Hamilton pode ter demasiados títulos mas por essa ordem de ideias o schumi também tem porque apanhou a melhor fase da Ferrari (Brawn e Todt eram uma dupla simplesmente imbatível, a melhor da História da F1).

Posso sempre estar enganado... Mas não, não sou o Jewel. [:D]

Continuo a achar que és tu, com pequenas diferenças no texto e nos "gostos" pelos pilotos de F1 (ou seja, um deles... [:D]) que tem como objetivo exatamente passar esaa ideia ...[:D]

Mas a moderação melhor saberá...[:D]

Amigo, ainda a época passada o Diamondplus apoiou o Piastri e eu apoiei o Norris. Estás completamente enganado. Para além disso para ele o verstappen é pior piloto do que o Hamilton e para mim não.​

Apesar de na F1 de veze em quando aparecer um piloto que é mais especial que outros, na grande maioria todos os anos há uma meia dúzia que podiam ser campeões e decide-se apenas com o binómio carro/piloto.
Podemos dizer que o Hamilton teve a sorte do Mercedes Imbatível, que o Schumacher teve o Ferrari, que o Vettel teve o RedBull, que o Alonso teve o Renault. etc etc,

Também fico com essa sensação... Mercedes parece claramente a melhor, o motor é reconhecidamente bom, parece não ter problemas de fiabilidade e o chassis\aero do carro também parece estar equilibrado.

Em 2º acho que a RedBull também parece bastante bem, a partir dos primeiros testes parece consensual que reduziram os modos de motor para não abrirem em demasia o jogo. Já a Ferrari, parece-me que seguiu o caminho oposto e como é seu habito gosta de começar o ano logo com expectativas dos tiffossi um bocado irrealistas e andou a dar tudo o que tinha, este ano começa mais uma vez com aquela narrativa de "este ano é que é", vamos lá ver se não acaba novamente em desilusão...

A McLaren parece-me que fez um carro sem grande apostas e bastante flexível para desenvolvimento futuro. Convém não esquecer que são campeões há 2 anos, são a equipa mais restrita em termos de CFD e tunel de vento e não podem desperdiçar o plafond que dispõem a explorar ideias "malucas", como a asa rotativa da Ferrari, parece-me que vão analisar com muita atenção as primeiras corridas, para ver à custa do investimento dos outros, o que funciona ou não funciona e a partir dai entrarão numa fase de enorme desenvolvimento e lançarão certamente vários pacotes de atualizações substanciais ao longo do ano.

De qualquer forma, acho que sendo mais ou menos previsível que a MB comece no topo, as outras 3 é muito difícil nesta fase definir ordem entre elas. E como é óbvio, a época não tem de desenrolar-se como começa. Em 2022 por exemplo, quando começaram os carros efeito de solo, a época começou com a Ferrari em grande, mas a RedBull tinha claramente uma plataforma muito melhor para desenvolver e mal resolveram os problemas iniciais tornaram-se cada vez mais dominadores.

Quanto aos restantes, acho que a Alpine poderá ser uma boa surpresa. É um carro geralmente com bom chassis e pacotes aerodinâmicos, mas muito penalizado por um motor muito mais fraco do que os outros e sem a possibilidade de recuperação que estas novas regras introduzem.

As desilusões para já, são a Williams que parece ter um carro que não está a funcionar, nem nas curvas rápidas, nem nas lentas, nem em lado nenhum... E claro a AstonMartin, que teve uma pré temporada absolutamente terrível, mas se é certo que o inicio da AM vai ser penoso, também é certo que parecem ter um pacote aerodinâmico bastante interessante e com várias soluções inovadoras, pelo que se conseguirem resolver os problemas de fiabilidade iniciais da Honda até podem ter um bom pacote para evoluir ao longo do ano.

Eu como bom Tiffosi começo sempre o ano a dizer "este ano é que é!!!" [:)]

Diria que a Mercedes está mais forte, foi logo perceptível em Barcelona.
Depois apontava a RedBull, se bem que no Bahrain a Ferrari apareceu forte, com umas alterações que podem ajudar bastante.
Mas a RB nop Bahrain parece que reduziu o ritmo por parecer estar muito à frente. A recuperação de energia parece ser mlehor no RB e o Max parece confortável com isso. De longe o mais confortável.
A McLaren é que parece um passo atrás, nota-se que tem menos inovações no carro e menos margem de progressão. Mas o conjunto com o Motor Mercedes pode ajudar bem.

De resto a Alpine pareceu-me rápida, e a Williams chegou tarde, mas andou bem.
A Audi mais atrás com a Racing Bulls.

Por fim a Cadillac em último, e a Aston nem se sabe se acaba... Mas diria que a Aston com o problema do motor resolvido sobe muito na classificação.

Eu também estou convencido que o Diamante e a Jóia são a mesma pessoa, e digo mais: Claro que são a mesma pessoa...

Bem podes dissimular, mas é inutil,,, mas o teu amor ao blessed denuncia-te a milhas, pá... o Hamilton nunca foi um piloto sujo....[:D][:D][:D][:D][:D]

Não entendo essa necessidade de criar clones. Mas não quero saber, estou-me nas tintas e é me irrelevante...

Eu também estou convencido que o Diamante e a Jóia são a mesma pessoa, e digo mais: Claro que são a mesma pessoa...

Bem podes dissimular, mas é inutil,,, mas o teu amor ao blessed denuncia-te a milhas, pá... o Hamilton nunca foi um piloto sujo....[:D][:D][:D][:D][:D]

Não entendo essa necessidade de criar clones. Mas não quero saber, estou-me nas tintas e é me irrelevante...

As asas frontais dos carros do Hamilton riram-se dessa 😂

Apesar de na F1 de veze em quando aparecer um piloto que é mais especial que outros, na grande maioria todos os anos há uma meia dúzia que podiam ser campeões e decide-se apenas com o binómio carro/piloto.
Podemos dizer que o Hamilton teve a sorte do Mercedes Imbatível, que o Schumacher teve o Ferrari, que o Vettel teve o RedBull, que o Alonso teve o Renault. etc etc,

O Shumacher teve a "sorte" da morte do Senna, senão subtraías logo 2 campeonatos...

Já o Hamilton poderia ter mais 3 campeonatos à vontadinha:

. 2007 foi burrice pura...
. 2016 andou muito preocupado com o hip hop e menosprezou o Rosberg, quando acordou para o campeonato já era um pouco tarde, e o azar da explosão do motor numa das corridas praticamente finalizou as suas hipóteses de conseguir ser campeão sem um azar do Rosberg.
. 2021, aqui sem culpa própria, foi gamado durante o ano inteiro...

Onde é que o Hamilton foi algum dia um piloto sujo como um schumacher ou um verstappoen ou até como o Rosberg?

Algum dia o Hamilton tem uma manobra como o schumacher em Jerez ou Adelaide ou o verstappen o ano passado em Espanha com o Russell ou com o Norris em Itália?

Não há comparação possível.

Mas muito por detrás da forma como shumacher corria estava o Briatore, não vale a pena dizer nada, toda a gente conhece a peça.

Outro que muitos se esquecem porque agora está na moda ter pena dele é o Alonso, outro que tem uma série de atitudes sujas ao longo da carreia, desde a tentativa de suborno aos mecânicos da própria equipa ao maior escândalo na F1 provavelmente da sua História, o crashgate.

Last edited:
Onde é que o Hamilton foi algum dia um piloto sujo como um schumacher ou um verstappoen ou até como o Rosberg?

Algum dia o Hamilton tem uma manobra como o schumacher em Jerez ou Adelaide ou o verstappen o ano passado em Espanha com o Russell ou com o Norris ?

Não há comparação possível.

[:D]
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==
​[:D]

Diamond Jewel:

Como não quero arriscar qualquer penalização aqui no fórum, não vou falar, e nem sequer dar a entender, da existência de uma certa e deliberada tentativa de assassínio de um outro colega de profissão, em plena corrida...

No fundo concordo contigo. O Hamilton é um doce de pessoa, e que nos últimos anos se transformou até, no best team-mate forever: Nos últimos anos, tem-se dedicado à filantropia de ser comido de cebolada por todos os seus colegas de equipa;

Este ano não será diferente. Será um fiel escudeiro do Leclerc, disso não tenho qualquer dúvida!

Diamond Jewel:

Como não quero arriscar qualquer penalização aqui no fórum, não vou falar, e nem sequer dar a entender, da existência de uma certa e deliberada tentativa de assassínio de um outro colega de profissão, em plena corrida...

No fundo concordo contigo. O Hamilton é um doce de pessoa, e que nos últimos anos se transformou até, no best team-mate forever: Nos últimos anos, tem-se dedicado à filantropia de ser comido de cebolada por todos os seus colegas de equipa;

Este ano não será diferente. Será um fiel escudeiro do Leclerc, disso não tenho qualquer dúvida!

De que "deliberada tentativa de assassínio" estás a falar? Se é o caso de Silverstone em 2021, o Hamilton ganha a posição ao verstappen quando o holandês com imenso espaço à esquerda é que vem para cima dele:

Eu como bom Tiffosi começo sempre o ano a dizer "este ano é que é!!!" [:)]

Diria que a Mercedes está mais forte, foi logo perceptível em Barcelona.
Depois apontava a RedBull, se bem que no Bahrain a Ferrari apareceu forte, com umas alterações que podem ajudar bastante.
Mas a RB nop Bahrain parece que reduziu o ritmo por parecer estar muito à frente. A recuperação de energia parece ser mlehor no RB e o Max parece confortável com isso. De longe o mais confortável.
A McLaren é que parece um passo atrás, nota-se que tem menos inovações no carro e menos margem de progressão. Mas o conjunto com o Motor Mercedes pode ajudar bem.

De resto a Alpine pareceu-me rápida, e a Williams chegou tarde, mas andou bem.
A Audi mais atrás com a Racing Bulls.

Por fim a Cadillac em último, e a Aston nem se sabe se acaba... Mas diria que a Aston com o problema do motor resolvido sobe muito na classificação.

Bem eu estou sempre esperançoso da Ferrari, mas não claro com o tempo dos treinos. Nunca na vida estão 1seg à frente de ninguém.
Se estiverem na luta já será suficientemente bom.

Back