Formula 1 2026

Sim, é um dos pontos que se debate.
Há quem diga que servir de "Air brake" é uma vantagem, há quem ache que não.
Eu acho que não tem vantagem essa altura.
Mas estamos a falar de que a asa tem de fechar em menos de 400ms, ou seja há ali uma janela pequena nessa situação, e se os ganhos em velocidade forem bons pode compensar.

Atenção que esta asa é uma opção ainda mais lógica com a introdução do pequeno Flap que a Ferrari fez em frente ao escape. Porque esse flap enviar ar para cima, e a asa virada de cabeça para baixo vai depois empurrar esse ar para trás.

A mim parece-me que a mais lógica é a da Alpine, deixa de ter 2 ripas na passagem do ar com DRS aberto para ter apenas uma.

image.png

Mais uma manhã péssima para a Aston.
Sairam 2 vezes para voltar a entrar.
A Honda detectou ontem um problema com a parte eléctrica e estão a trabalhar na fábrica. Mas hoje estão muito limitados com o carro.

De resto uma manhã mais ou menos normal para todos, apenas a Mercedes a andar um pouco menos do que o esperado.

A mim pareceu-me que os carros estão bem mais compostos, também esteve muito calor e têm andado apertados com a temperaturas dos componentes.

Não, precisamente o contrário, um Turbo pequeno tem menos rendimento na rotação mais alta. Ou seja é pior em velocidade máxima,.

A vantagem de um turbo maior é de conseguir potencialmente fazer mais potência (lolz), mas isto é teorico. A eficiência do turbo depende de muito mais coisas, tens de comparar a entrada e saida de gases e ver qual é a pressao de gases de escape.
Claro que um turbo pequeno gera mais stress na PCU, mas se aguentar... why not.
Como é obvio que a Ferrari nao vai deixar potência em cima da mesa, isto significa que eles conseguiram fazer um turbo pequeno eficaz ao ponto de nao precisar das vantagens que um turbo grande pode oferecer. Na teoria quer se sempre um turbo mais pequeno possível para o power output que se pretende.

Já tinha evidenciado o erro monumental que era para uma equipa cujo motor não tem clientes prescindir de tanto tempo de shakedown neste contexto de grande alteração de regras.

As dificuldades da Honda não advém só daí como é óbvio, mas um diagnóstico precoce certamente permitiria reação mais rápida.

Pareceu mesmo que só no Bahrain é que perceberam o lodo em que estavam.

Pelo menos podem diminuir o tamanho das portas pois eles andaram um ano ou mais inchados por causa do Newey effect.[:D]

Programa para hoje:[:)]

IMG_0059.jpg - Click image for larger version  Name:	IMG_0059.jpg Size:	120.3 KB ID:	14685971

Last edited:
Viram a tentativa de ultrapassagem do Hadjar ao Bottas numa reta? Vai a tentar passar, faz o deploy da bateria, não consegue passar, depois é o Bottas que fica sem bateria lol e o Hadjar passa na travagem. Vai ser a guerra das baterias este ano...

Ferrari em vantagem nas partidas por ter um turbo mais pequeno, trabalharam para isso.

RedBull com o motor no minimo todo o dia, velocidades máximas muito baixas.

ISto: https://x.com/Ferrari_com_ar/status/2024560015806230666?s=20

Vai ser lindo.

E apesar desses arranques (turno pequeno etc), conseguem bom top speed.
Veremos, não tenho dúvidas que a Mercedes esteja a fazer um sandbagging gigante. Red Bull é sempre muito conservadora em testes e FP’s.

Estive bastante tempo sem vir cá, é clone de quem?

Lembro-me que havia um user com o nick JEDI ou algo do genero, que é muito idêntico no estilo de conversa.

Não sou clone de ninguém, esta é a minha única conta.

Tenho tanto direito à minha opinião como tu e qualquer outro user mas porque raio é que é tão díficil para alguns respeitarem as opiniões diferentes das vossas?

Em relação ao verstappen digo e reafirmo as vezes que forem necessárias: é tão bom piloto como uma pessoa execrável tendo em conta aquilo que demonstra na F1.

É o que acho e tenho todo o direito a tê-la, é simples. Andaram milhões de pessoas a morrer para que hoje haja Democracia e as pessoas sejam livres de ter as suas opiniões, por isso vou sempre dar a minha opinião de forma livre.

Acho também curioso que seja mais ou menos unânime que o pai do verstappen seja uma personagem tóxica mas em relação ao filho (sobre o qual ele tem grande influência) muitos ficam arreliados quando se diz ele é parecido com o pai (o que é evidente para mim).

Mas é o que é.

Last edited:
Não sou clone de ninguém, esta é a minha única conta.

Tenho tanto direito à minha opinião como tu e qualquer outro user mas porque raio é que é tão díficil para alguns respeitarem as opiniões diferentes das vossas?

Em relação ao verstappen digo e reafirmo as vezes que forem necessárias: é tão bom piloto como uma pessoa execrável tendo em conta aquilo que demonstra na F1.

É o que acho e tenho todo o direito a tê-la, é simples. Andaram milhões de pessoas a morrer para que hoje haja Democracia e as pessoas sejam livres de ter as suas opiniões, por isso vou sempre dar a minha opinião de forma livre.

Acho também curioso que seja mais ou menos unânime que o pai do verstappen seja uma personagem tóxica mas em relação ao filho (sobre o qual ele tem grande influência) muitos ficam arreliados quando se diz ele é parecido com o pai (o que é evidente para mim).

Mas é o que é.

Eu acho que o VERS já está a crescer, acontece a todos.
O Alonso ninguém podia com ele, agora é tipo Guru.
O Vettel era o "menino do dedo" ninguém gostava dele, agora é adorado.
O Verstappen é como qualquer outro puto que é bom, tem a mania (porque pode) e também só sendo menos amigo em algumas situações é que se ganha. Há de crescer um pouco e ainda vai ser mais adorado, não tenho dúvidas.

Estive bastante tempo sem vir cá, é clone de quem?

Lembro-me que havia um user com o nick JEDI ou algo do genero, que é muito idêntico no estilo de conversa.

O JEDI anda por aí ... e o Diamondplus também ... [:)][:)][:)]

O Newey foi mesmo de cavalo para burro.

A Honda rápidamente resolverá o problema das baterias e motor, que para já julgam ser a razão dos AM estarem tão atrás.
A Honda tem uma historia de sucesso.

Adrian Newey para já não poderá ser crucificado, ainda nem deu para avaliar a aerodinamica ou a sua eficácia no geral, o carro não faz um GP sequer....

Back