Formula 1 2026

Desde que comecei na Formula E que aprendi uma coisa: eficiência é tudo. Gestão de energia, regeneração, saber quando atacar e quando esperar. É quase espiritual.
E isto fez-me pensar nos novos regulamentos de 2026 da Formula 1. Mais componente elétrica. Mais foco na eficiência. Mais complexidade estratégica.
Ou seja… basicamente um treino específico para o Max.
Porque quando falamos de extrair performance de um regulamento novo, eu lembro-me sempre daquela vez em que eu e o Max Verstappen estávamos de férias e ele otimizou a utilização de bateria do comando da televisão para durar mais 3 dias. Mentalidade 2026 antes de 2026 existir.
Na Fórmula E aprendes a pensar 5 voltas à frente.
O Max pensa 5 regulamentos à frente.
Aliás, uma vez estávamos a andar de karts e eu estava a explicar-lhe gestão de energia. Ele ouviu com muita atenção, fez um aceno respeitoso… e depois bateu o recorde da pista com metade do acelerador. Foi aí que percebi: ele já vivia em 2026 enquanto nós ainda estávamos em 2018.
Com as novas regras, a Fórmula 1 vai exigir:
  • Eficiência extrema
  • Leitura estratégica constante
  • Adaptação imediata
  • Capacidade de dominar variáveis novas
Basicamente características que eu treino há anos… e que o Max provavelmente já dominava quando tinha 12.
Na Fórmula E falamos muito de “lift and coast”.
O Max faz “lift and coast” emocional — raramente desperdiça energia com coisas desnecessárias. Uma vez conseguiu atravessar um aeroporto inteiro sem olhar para um único ecrã de partidas. Eficiência mental.
Outra história que não tem absolutamente nada a ver com regulamentos mas que vou contar na mesma: estávamos a jantar e o empregado perguntou se queríamos água com ou sem gás. O Max respondeu: “qual é a opção mais eficiente?”
É isto.
2026 vai aproximar conceitos da F1 ao que fazemos na FE há anos. Gestão elétrica, recuperação de energia, equilíbrio entre potência térmica e elétrica. É fascinante ver o desporto evoluir.
Mas acima de tudo, vai ser fascinante ver como certos pilotos vão interpretar isso.
Alguns adaptam-se.
Outros dominam.
E depois há o Max, que provavelmente já fez simulações de 2032 enquanto eu estava a escrever este post.
Enfim, grandes tempos pela frente.
Viva a eficiência. Viva a evolução tecnológica.
E, já agora, viva o Max.

António Felix da Costa​

.

Já começaram a ver o DTS S08? Já vi 2 episódios.
Vi 6 episódios entre ontem e hoje e pausei um pouco.

Para já nada de novo, embora deu para "cuspir a sopa" com a casa do Briatore e rir um pouco com a Lego Race

Vi 6 episódios entre ontem e hoje e pausei um pouco.

Para já nada de novo, embora deu para "cuspir a sopa" com a casa do Briatore e rir um pouco com a Lego Race

O Briatore podia ter um programa só para ele, o homem é uma personagem.

CqKJz0c.png - Click image for larger version  Name:	CqKJz0c.png Size:	34.8 KB ID:	14688274

f1PtXI8.png - Click image for larger version  Name:	f1PtXI8.png Size:	44.5 KB ID:	14688275

JR3b47l.png - Click image for larger version  Name:	JR3b47l.png Size:	630.5 KB ID:	14688276

Não estou a ver a existir condições para a realização desses GP's, só se tudo ficar resolvido até Abril, mas duvido.

E não me espantava nada, que o Irão atacasse de proposito os GP's Bahrein e Arabia Saudita, pois seria um ataque direto ao Ocidente. Eu se fosse piloto, rejeitava ir para lá.

Last edited:
Já está a afetar a malta a ir para a Austrália. Mtos iam para o Dubai e depois seguiam para baixo. Tiveram que encontrar alternativas.

Back