lembrei-me de outra coisa, além do formulário - eliminava também 4 ou 5 perguntas, pois com o que os users dizem facilmente são respondidas indiretamente - vai haver pessoal a pedir ajuda quase em simultâneo e ou fazemos quote ou então vai alguém recomendar uma coisa e pensam que é para o tipo A e já é para o tipo B.
OLIVEIRA, RETIRARIA A FAIXA ETÁRIA E PUNHA, ISSO SIM, QUAL O TIPO DE CARRO PRETENDIDO (3/5 portas, coupé, SUV, jipe, etc). já nem falo na escolha do combustível, pois isso dá logo guerra se recomendam gasolina a quem faz 12 mil e a pessoa quer gasóleo. podemos tentar encaminhar, não decidir pela pessoa. cada um ainda é livre de escolher o que quer.
mas o 1º post precisa de uma reformulação, sim.
Por acaso preciso de um carro... vamos lá a ver se isto resulta!
Tou nos 50's... não sei se isso quer dizer alguuma coisa... mas de Kart a Bentley gosto de tudo. Seja rali ou velocidade.
Valorizo sobretudo o bem estar a bordo, o value for money. Obviamente que detesto gastar todos os dias 20 aos 100, a menos que seja naqueles dias...
Vamos colocar 25-27 mil km/ano com toda a situação de estradas, auto-estradas, cidades (desde as mais movimentadas, como Lisboa e Porto, até àquelas onde nada se passa, tipo Braga ou Faro).
Os passageiros variam entre 0 (só o condutor) ou 4 adultos com respectiva bagagem. Ainda ontem comprei um tapete com 2 metros de comprimento e, se não fossem as 5 portas e os bancos rebatíveis a 1/3 e 2/3 estava bem lixado. Portanto é um must a questão das 5 portas com bancos rebatíveis nesta proporção de terços.
Dinheiro não tenho! Mas, caso seja mesmo necessário... pode arranjar-se um "empréstimo" mas sem exageros! Nada superior a 10 mil euros!
Marcas preferia um Bentley ou um Jaguar, mas tenho uma mente aberta!
Preferia usado com menos de 65 mil km, mas também pode ser novo. Ou pode ter mais mais km (open mind!!!). Mas nunca mais velho que 2012... se é para ser velho já chego eu!
Conseguem propôr-me alguma coisa?
hmmm... é bom saber os critérios pelos quais as pessoas se regem para fazer a sua escolha.
A info aqui é capaz de se tornar boa para alimentar um modelo matemático de escolha eheheheh...
Um formulário de triagem ligado a um BD de automóveis que pudesse ser feito em Java... []
Concordo com a ideia, porque de facto vê-se por aqui muito tópico criado com a simples pergunta "Até xxx€ que carro aconselham?", originando discussões inócuas e levantando dúvidas sobre a utilidade do tópico.
No entanto acho que essa lista de perguntas está demasiado extensa e já se cai no campo do exagero.
Optaria por algo como:
1. Qual a tua faixa etária?
2. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)?
3. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?
4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?
5. Qual o orçamento disponível?
6. Tens preferência por alguma marca?
7. Usado, novo, ou ambos?
Algo deste género já me parece suficiente para que se possam dar opiniões concisas e fundamentadas.
Isto é como aquela história do gajo que não sabe com que gaja ficar, faz-lhes montes de perguntas e no final escolhe a gaja com as mamas maiores.
Aqui é semelhante, a maioria das pessoas no final acabam por comprar o carro que der mais status. (nos carros, as mamas são equivalentes ao status)[]
Ok Oliveira, mas abre um novo tópico para não misturar tudo neste.
Mau.. Pensei que a ideia era acabar com os tópicos aleatórios de pedidos de sugestões para compra de carros..
Bom, e porque estou a pensar adquirir um carrito a curto-médio prazo.. Vou usar o meu questionário apenas porque me parece mais simples de responder.
1 - Perto dos 30, gosto de carros joviais.
2 - Estética.. Depois que não seja um pastelão (para cima de 70cv), mas que também não gaste mais de 7-8/100.
3 - 1000km mês, maioritariamente cidade.
4 - Não
5 - Até 8mil €
6 - Não faço questão de nenhuma marca em particular, mas não gosto de Renault.
7 - Usado, obviamente.
Tenho em mente o Grande Punto 1.2, o Fiesta 1.25 e o Peugeot 207 1.4. Mas aceito sugestões.
1. 20 a 30 anos.
2. Consumo e fiabilidade.
3. Cidade, trajectos pequenos (15km diarios), mas que de para fazer algumas viagens mais longas quando for necessário.
4. De vez em quando, embora não me faça confusão ser carro de 3 portas.
5. 2500 euros.
6. Não, mas estou entre o clio, corsa e polo.
7. Usado.
O meu punto 1.2 de 97 foi á vida (embraiagem) e prefiro arranjar outro, quero ver se me desfaço dele arranjando alguem que compre o carro para peças.
Custou 1000 euros há 3 anos e fiz 20000 km com ele.
Queria ver se arranjava algum que me durasse mais e fosse fiavel.
Tenho alguma urgencia porque preciso dele para ir para o trabalho.
Sugestões?
Cumpz
1-Vou deixar em consideração na resposta 2.Versão 2 [retiradas algumas perguntas e resumidas outras]
Que Carro Comprar?
Para podermos ajudar-te na compra do teu carro, precisamos de esclarecer algumas questões.
Antes de colocar a pergunta "Que carro devo comprar?" deverás Copiar estas perguntas e Responder por baixo.
- Que tipo de carros gostas?
- Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovulome, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
- Que marcas e modelos gostas e equacionas?
- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
- Precisarás de levar carga com frequência?
- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
- Os consumos terão grande importância?
- A potência do motor terá grande importância?
- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?