Formulário: Que Carro Comprar?

Eu introduzia (ainda) uma regra básica:

Ninguém com menos de x posts no fórum , por exemplo 10, poderia criar um novo tópico, nesta ou em outra qualquer seção!

Também concordo que depois de esmiuçar uma versão mais final, este tópico pode deixar de estar fixo e a fixa-se outro sem respostas e discussão, para onde os utilizadores são reencaminhados. Senão começam a ler isto e não sabem bem o que fazer.

Também é suposto abrir-se um tópico por cada caso, senão tudo respondido num dá confusão.

lembrei-me de outra coisa, além do formulário - eliminava também 4 ou 5 perguntas, pois com o que os users dizem facilmente são respondidas indiretamente - vai haver pessoal a pedir ajuda quase em simultâneo e ou fazemos quote ou então vai alguém recomendar uma coisa e pensam que é para o tipo A e já é para o tipo B.

OLIVEIRA, RETIRARIA A FAIXA ETÁRIA E PUNHA, ISSO SIM, QUAL O TIPO DE CARRO PRETENDIDO (3/5 portas, coupé, SUV, jipe, etc). já nem falo na escolha do combustível, pois isso dá logo guerra se recomendam gasolina a quem faz 12 mil e a pessoa quer gasóleo. podemos tentar encaminhar, não decidir pela pessoa. cada um ainda é livre de escolher o que quer.

mas o 1º post precisa de uma reformulação, sim.

Isso tens na 4. A faixa etária vou retirar, só coloquei para recomendar 3 volumes a quem tiver mais de 50. [:D]

Por acaso preciso de um carro... vamos lá a ver se isto resulta!

Tou nos 50's... não sei se isso quer dizer alguuma coisa... mas de Kart a Bentley gosto de tudo. Seja rali ou velocidade.

Valorizo sobretudo o bem estar a bordo, o value for money. Obviamente que detesto gastar todos os dias 20 aos 100, a menos que seja naqueles dias...

Vamos colocar 25-27 mil km/ano com toda a situação de estradas, auto-estradas, cidades (desde as mais movimentadas, como Lisboa e Porto, até àquelas onde nada se passa, tipo Braga ou Faro).

Os passageiros variam entre 0 (só o condutor) ou 4 adultos com respectiva bagagem. Ainda ontem comprei um tapete com 2 metros de comprimento e, se não fossem as 5 portas e os bancos rebatíveis a 1/3 e 2/3 estava bem lixado. Portanto é um must a questão das 5 portas com bancos rebatíveis nesta proporção de terços.

Dinheiro não tenho! Mas, caso seja mesmo necessário... pode arranjar-se um "empréstimo" mas sem exageros! Nada superior a 10 mil euros!

Marcas preferia um Bentley ou um Jaguar, mas tenho uma mente aberta!

Preferia usado com menos de 65 mil km, mas também pode ser novo. Ou pode ter mais mais km (open mind!!!). Mas nunca mais velho que 2012... se é para ser velho já chego eu!

Conseguem propôr-me alguma coisa?

Juízo? [:D]

"ora bolas" com f... queria fazer nova resposta com a versão 2, mas editei a versão 1... P.f. vejam lá em cima.

Last edited:
pdcouto, o que se entende desta pergunta?

4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?

entendo que pode ser um carro para solteiro ou para carregar/transportar coisas, isto sem responder à letra. mais vale "que género de carro procuras?" e poder-se-á incluir ou não os tipos de carroçarias, ou pelo menos pate deles.

se me fizesses a pergunta 4 eu responderia que apenas uma criança. depois recomendavas-me carinhas e eu mandava-te dar uma volta porque não gosto de carrinhas, queria antes um cabrio ou coupe porque com 3 portas podia eu bem.
[:D]

Essa pergunta veio porque se a pessoa transportar regularmente passageiros atrás, as 5 portas fazem jeito; se forem adultos convém um carro cujo tecto não seja baixo e com bom espaço traseiro; ou até uma versão mais longa de um monovolume (ex.: Grand Scenic ).

hmmm... é bom saber os critérios pelos quais as pessoas se regem para fazer a sua escolha.

A info aqui é capaz de se tornar boa para alimentar um modelo matemático de escolha eheheheh...

hmmm... é bom saber os critérios pelos quais as pessoas se regem para fazer a sua escolha.

A info aqui é capaz de se tornar boa para alimentar um modelo matemático de escolha eheheheh...

Um formulário de triagem ligado a um BD de automóveis que pudesse ser feito em Java... [:cool:]

Isto é como aquela história do gajo que não sabe com que gaja ficar, faz-lhes montes de perguntas e no final escolhe a gaja com as mamas maiores.
Aqui é semelhante, a maioria das pessoas no final acabam por comprar o carro que der mais status. (nos carros, as mamas são equivalentes ao status) [:D]

Concordo com a ideia, porque de facto vê-se por aqui muito tópico criado com a simples pergunta "Até xxx€ que carro aconselham?", originando discussões inócuas e levantando dúvidas sobre a utilidade do tópico.

No entanto acho que essa lista de perguntas está demasiado extensa e já se cai no campo do exagero.

Optaria por algo como:

1. Qual a tua faixa etária?

2. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)?

3. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?

4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?

5. Qual o orçamento disponível?

6. Tens preferência por alguma marca?

7. Usado, novo, ou ambos?

Algo deste género já me parece suficiente para que se possam dar opiniões concisas e fundamentadas.

Bom, e porque estou a pensar adquirir um carrito a curto-médio prazo.. Vou usar o meu questionário apenas porque me parece mais simples de responder.

1 - Perto dos 30, gosto de carros joviais.
2 - Estética.. Depois que não seja um pastelão (para cima de 70cv), mas que também não gaste mais de 7-8/100.
3 - 1000km mês, maioritariamente cidade.
4 - Não
5 - Até 8mil €
6 - Não faço questão de nenhuma marca em particular, mas não gosto de Renault.
7 - Usado, obviamente.

Tenho em mente o Grande Punto 1.2, o Fiesta 1.25 e o Peugeot 207 1.4. Mas aceito sugestões.

Ok Oliveira, mas abre um novo tópico para não misturar tudo neste.

Isto é como aquela história do gajo que não sabe com que gaja ficar, faz-lhes montes de perguntas e no final escolhe a gaja com as mamas maiores.
Aqui é semelhante, a maioria das pessoas no final acabam por comprar o carro que der mais status. (nos carros, as mamas são equivalentes ao status)[:D]

Diz isso aos donos de KIAs e Skodas. [;)]

Mau.. Pensei que a ideia era acabar com os tópicos aleatórios de pedidos de sugestões para compra de carros..

Não. A ideia era acabar com os tópicos onde é preciso sacar a informação que é perguntada neste formulário a saca-rolhas, ou porque quem pergunta nem se dá ao trabalho ou nem tem a noção que é preciso dar esse tipo de informação. Tópicos como esses há muitos e é difícil ajudar.

Bom, e porque estou a pensar adquirir um carrito a curto-médio prazo.. Vou usar o meu questionário apenas porque me parece mais simples de responder.

1 - Perto dos 30, gosto de carros joviais.
2 - Estética.. Depois que não seja um pastelão (para cima de 70cv), mas que também não gaste mais de 7-8/100.
3 - 1000km mês, maioritariamente cidade.
4 - Não
5 - Até 8mil €
6 - Não faço questão de nenhuma marca em particular, mas não gosto de Renault.
7 - Usado, obviamente.

Tenho em mente o Grande Punto 1.2, o Fiesta 1.25 e o Peugeot 207 1.4. Mas aceito sugestões.

À conta da nossa brincadeira de há uns 2 dias (ou ontem...), fui ver os Puntos, que me aconselhaste e dos quais gostava, e o que eu poderia comprar por esse dinheiro, uma vez que não abundam muitos Jaguares nem Bentleys até 10 mil euros... É que nem muitos nem poucos! LOL

Não sei se para ti é importante a qualidade de construção, os plásticos que se partem em 4 anos, os bancos traseiros rebatíveis, os 4 vidros eléctricos, a agradabilidade interior (a exterior é muito subjectiva... há quem goste de mamas grandes, outros gostam de mamas sexys e ainda há os que nem gostam de mamas...), etc. e etc.

Mas "marrei" neste que até gostei e cheguei ao fim do meu "estudo" a meditar neste carro e a estar convencido de que seria uma coisa destas que eu compraria. Vê lá se consegues esticar um pouco o teu orçamento e simultaneamente negociar um pouco o preço com o vendedor:

Peugeot 207 1.4 16V Sportium, € 9.990, Rio Tinto - Areosa - Standvirtual

75cv??? isso mudou para 95cv com o vti em 2006, por isso esse terá os 95cv, nunca 75. só se coexistiram as duas motorizações até tão tarde, mas mesmo assim o 75cv seria 82.

Não é bem um formulário, é mais um pedido de opinião, mas o que me têm a dizer acerca do Audi A3 1.8T 8L? Consumos, sei que são altos, mas o pé não influi bastante? Vejo alguns a fazer médias de 6 e tal no spritmonitor... Digam-me tudo o que sabem acerca de fiabilidade, pontos a verificar, problemas crónicos, etc... Estou a falar das primeiras unidades, 97/98.

Já agora, leva gasolina 95 ou 98?

Fico agradecido.

Last edited:
1. 20 a 30 anos.

2. Consumo e fiabilidade.

3. Cidade, trajectos pequenos (15km diarios), mas que de para fazer algumas viagens mais longas quando for necessário.

4. De vez em quando, embora não me faça confusão ser carro de 3 portas.

5. 2500 euros.

6. Não, mas estou entre o clio, corsa e polo.

7. Usado.

O meu punto 1.2 de 97 foi á vida (embraiagem) e prefiro arranjar outro, quero ver se me desfaço dele arranjando alguem que compre o carro para peças.
Custou 1000 euros há 3 anos e fiz 20000 km com ele.
Queria ver se arranjava algum que me durasse mais e fosse fiavel.
Tenho alguma urgencia porque preciso dele para ir para o trabalho.
Sugestões?
Cumpz

1. 20 a 30 anos.

2. Consumo e fiabilidade.

3. Cidade, trajectos pequenos (15km diarios), mas que de para fazer algumas viagens mais longas quando for necessário.

4. De vez em quando, embora não me faça confusão ser carro de 3 portas.

5. 2500 euros.

6. Não, mas estou entre o clio, corsa e polo.

7. Usado.

O meu punto 1.2 de 97 foi á vida (embraiagem) e prefiro arranjar outro, quero ver se me desfaço dele arranjando alguem que compre o carro para peças.
Custou 1000 euros há 3 anos e fiz 20000 km com ele.
Queria ver se arranjava algum que me durasse mais e fosse fiavel.
Tenho alguma urgencia porque preciso dele para ir para o trabalho.
Sugestões?
Cumpz

Ninguem?

Versão 2 [retiradas algumas perguntas e resumidas outras]

Que Carro Comprar?

Para podermos ajudar-te na compra do teu carro, precisamos de esclarecer algumas questões.

Antes de colocar a pergunta "Que carro devo comprar?" deverás Copiar estas perguntas e Responder por baixo.

1. Que tipo de carros gostas?
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovulome, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
  5. Precisarás de levar carga com frequência?
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
  8. Os consumos terão grande importância?
  9. A potência do motor terá grande importância?
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
1-Vou deixar em consideração na resposta 2.
2-Desportivo/Coupé
3-Tenho tendencia para os alemães no geral, mas opiniões são bem vindas.
4-Nem por isso.
5-A unica carga que posso levar de vez em quando é uma bicicleta mas isso é secundário.
6-Entre 10000/12000.
7-Nacionais e AE com mais regularidade do que cidade.
8-O meu pé não é muito pesado, mas coisas a cima de 8 era dispensável.
9-Algo "espigadote".
10-Fora de questão.
11-20000€ mais mil menos mil.
12-Pouco usado...

Isto ainda é tudo muito hipotético mas precisava de umas opiniões.
O meu actual carro é um scircco 1.4 dsg 160cv, a fasquia está um bocado elevado mas vamos lá ver que opções podem sair daqui.

Obrigado [;)]

Back