Fraldas Reutilizáveis

rogerAjacto

Well-known member
Falaram-me nas fraldas reutilizáveis de algodão. Basicamente servem para substituir as descartáveis tendo um investimento inicial maior mas compensando ao fim do uso total das fraldas. São de algodão e irritam menos a pele do bebé.

Alguém tem experiência com elas? Que masca usaram? Onde compraram? Preços?

Porquê fraldas de pano reutilizáveis?
Porque é mais saudável!
Porque não produzem lixo
e não contêm químicos!
Porque pode se poupar muito dinheiro!
Utilizar fraldas de pano reutilizáveis não é só uma questão de proteger o ambiente,
mas também de fazer bem
aos nosso filhos,não é necessário
embrulhá-los em plástico.
Uma fralda de pano reutilizável consiste
num núcleo absorvente e uma capa que evite que a humidade passe para a roupa. As capas podem ser feitas de malha polar, microfibra ou lã.

Eis aqui alguns factos
sobre as fraldas descartáveis:
Cada criança que utiliza fraldas descartáveis produz ca. de 1000 kg de lixo e para produzir as ditas fraldas
é necessário abater ca. de 7 arvores.
Uma fralda descartável precisa ca. de 500 (!!) anos para se decompor.

Que tipo de fraldas
de pano reutilizáveis existem:
• Fralda de pano tradicional
(Rectângulo de gaze ou moletão com as medidas 70x70 cm ou 80x80 cm, de algodão normal ou biológico)

Last edited:
Antes de inventarem as descartáveis era assim que se fazia.

Hoje em dia já quase ninguém usa devido às descartáveis serem muito mais práticas.

Tambem tenho andado a ver a reutilizaveis, parece que são muito boas para a pele, evitam as assaduras e borbulhagens mas, pelo menos para mim, tem um contra... têm que ser lavadas na máquina e meter uma máquina a lavar com 3 ou 4 fraldas não é propriamente economico.

Existe sempre a hipotese de guardar em sacos herméticos que são vendidos para o efeito até ter um numero razoavel de fraldas mas não me parece que seja la muito agradavel.

O meu baby ainda não nasceu mas acho que se ele se der bem com umas boas descartaveis não irei para as reutilizaveis.

Tambem tenho andado a ver a reutilizaveis, parece que são muito boas para a pele, evitam as assaduras e borbulhagens mas, pelo menos para mim, tem um contra... têm que ser lavadas na máquina e meter uma máquina a lavar com 3 ou 4 fraldas não é propriamente economico.

Existe sempre a hipotese de guardar em sacos herméticos que são vendidos para o efeito até ter um numero razoavel de fraldas mas não me parece que seja la muito agradavel.

O meu baby ainda não nasceu mas acho que se ele se der bem com umas boas descartaveis não irei para as reutilizaveis.
Não tÊm que se lavar na máquina, podem-se lavar á mão, mas ok, é mais prático na máquina...

Tá tudo com medo de dizer a verdade [:D]

Ninguém usa fraldas reutilizáveis porque é preciso mexer na *****.

Nos fóruns de mamãs poderás encontrar muita informação e opiniões pessoais sobre esta matéria, aqui não me cheira que te safes. [;)]

Eu pessaolmente nunca equacionei a utilização destas fraldas, acho que o que se poupa na compra das mesmas, acaba-se por se gastar em água, electricidade, tempo, etc.

acho que todo o pessoal da decada de 80 para cima cresceu a usar fraldas de algudao, ainda hoje se usam mas não é para o mesmo fim.
ao que parece as descartaveis ainda eram mais caras do que hoje, pelo menos a minha mãe só mas comprava quando iamos para fora. lolz
por um anuncio do travel and living acho que aqueles paninhos gigantes que o pessoal tinha já foi substituído por umas fraldas mais parecidas com as descartáveis para se adaptarem melhor ao bebé e são mais grossas.
mas realmente ignoro....
um dia quando tiver filhos também lhes vou colocar essas fraldas lol e brinquedos de madeira e xilofones lol nada de coisas de plástico que custam os olhos da cara, e vão ser poucos que é para a criatura estimular a imaginação.

Nós usamos isso no primeiro filho, mas acabámos por desisitir.

A fralda é composta por três peças. Um toalhete seco, que fica junto à pele e que apanha as partes sólidas, uma fralda de pano a seguir, que absorve os líquidos, e por fim umas "cuecas" cujo exterior impermeável impede que saia tudo cá para fora.
Desistimos porque essas cuecas exteriores tinham um defeito. Ao fim de algumas lavagens começavam a estalar e deixavam de ser impermeáveis. Ainda trocámos alguns kits, mas como não se resolveu em tempo útil, passámos para as descartáveis. Eventualmente esse problema já estará resolvido neste momento.
A marca que usamos era a Bambino Mio

Não é muito prático. Apesar de ser melhor para os miúdos, para a carteira e para o ambiente, é preciso ter muita vontade.
Na altura andávamos sempre com um saco estanque atrás, para trazer as fraldas usadas para casa :-)

Não voltava a repetir :-(

Encontras muitas à venda no Ebay.
São muito menos versáteis que as (actualmente) normais. No entanto são um produto bastante valido.

Uma das principais razões para utilizar este tipo de fraldas é mesmo para evitar o crime ambiental que são as descartáveis, mas por alguma coisa se deixaram de usar panos de algodão, porque como alguem já disse estar a lavar aquilo todos os dias deve ser tudo menos agradável.

Os meus miudos sempre usaram as velhinhas fraldas de pano ...

Claro que gosta limpar a bosta .... mas compensa a fortuna em fraldas que se poupa. [:D]

Nunca percebi o porque das fraldas descartáveis terem um iva reduzido em vez do iva normal :confused:

Não faz nenhum sentido que um produto tão prejudicial ao ambiente tenha benesses fiscais e seja considerado um bem de 1ª necessidade :sh) [8b][8b]

Devia sim era haver um desincentivo ao uso deste tipo de fraldas em favor das clássicas fraldas de pano.

Já agora:
Fraldas de algodão ou fraldas descartáveis, que opção utilizar?

E não é um bem de 1ª necessidade para quem tem bebés???

Falas nas fraldas clássicas porque não deves ter filhos, ou se tens, não és tu que lhes muda/mudou as fraldas:sh)
Havia de ser lindo voltar ao tempo dos nossos pais... [8b]

Tens noção que um bebé gasta à volta de 6 ou mais fraldas por dia? Achas viável voltar às fraldas de pano?...

Usando uma expressão que ouvi ontem... fraldas reutilizáveis são boas para quem está na onda "hippie-retro-chick de esquerda" [:D].

Agora a sério, essas fraldas até podem ser usadas por quem passa a maior parte do tempo em casa com a criança e tem tempo para lavar as fraldinhas. Porque não é propriamente prático mandar a criança para uma creche e na creche guardarem uma fralda toda borrada de cada vez que a mudam, e depois ao fim do dia entregarem um saquinho mal cheiroso aos pais, para depois estes chegarem a casa e as lavarem e quase morrerem com o cheiro pestilento que aquilo deve ficar.

E não é um bem de 1ª necessidade para quem tem bebés???

Falas nas fraldas clássicas porque não deves ter filhos, ou se tens, não és tu que lhes muda/mudou as fraldas:sh)
Havia de ser lindo voltar ao tempo dos nossos pais... [8b]

Tens noção que um bebé gasta à volta de 6 ou mais fraldas por dia? Achas viável voltar às fraldas de pano?...

Não conheço ninguém que tenha morrido por não usar fraldas descartáveis.

Até quase que aposto que a maioria dos users deste fórum forma criados com fraldas de pano.

Não deixa de ser uma hipocrisia também apelarem ao combate a certos produtos por causa do ambiente e depois queixarem-se de não poderem usar as fraldas descartáveis, que são um dos maiores problemas ambientais no que diz respeito ao tratamento de resíduos sólidos domésticos.

Sabia que até aos 2 anos um bébé gasta em média cerca de 6000 fraldas descartáveis ou seja cerca de 5 árvores derrubadas produzindo massa de resíduos que leva mais de 500 anos a ser eliminada com riscos ambientais e para saude publica graves?

Nos fóruns de mamãs poderás encontrar muita informação e opiniões pessoais sobre esta matéria, aqui não me cheira que te safes. [;)]

Eu pessaolmente nunca equacionei a utilização destas fraldas, acho que o que se poupa na compra das mesmas, acaba-se por se gastar em água, electricidade, tempo, etc.

Obviamente...[;)]

Back