Frequência de Mato

fiz um TT ainda há pouco tempo quando me lembrei de ir fazer praia para o local da festa de trance, perto de penacova, e levei os 1500kg do toledo lá para baixo.... a subir, andei em 2 rodas durante algum tempo e deixei lá metade da embraiagem porque o carro não tinha tracção com uma só roda....

...

Quando fizerem um SUV moderno e cabrio lol, eu compro! Até lá prefiro ter o cabrio e um outro veiculo exclusivo para TT.

Eu também não me importava nada... até lá e só havendo um, tem que dar para tudo e sem estragar muito [:D]

Olha o SUV:

3mediumxi6.jpg

Eu também não me importava nada... até lá e só havendo um, tem que dar para tudo e sem estragar muito [:D]

Olha o SUV:

Olha aqui no mesmo sitio...

CIMG0306.jpg

Se calhar ate já tinhas visto esta foto, mas assim que vi o teu GV lembrei-me logo deste. [;)]

Isso foi mais para o lado direito e a tentar subir (certo) [;)], creio que já tinha visto essa foto no AHTT.
Esse Def. é de alguém de lá?

O que consideram mato?

É que por maus caminhos que não são aconsenhados a viaturas "normais" vou todas as semanas e até agora não senti a necessidade de um 4x4. Noutro dia tive uma pega com uma subida em bagacina, mas os pneus são de" pedra" e lá subi... (bagacina é rocha vulcanica moida e compactada, por vezes...).

Agora quando olho para o percurso e vejo que é melhor dar a volta, é porque já fui para terrenos que são feitos para tractores ou TT´s puros e ai ou paro o carro e vou a pé ou dou a volta e vou-me embora.

Isso foi mais para o lado direito e a tentar subir (certo) [;)], creio que já tinha visto essa foto no AHTT.
Esse Def. é de alguém de lá?

Sim esta foto teve por lá. Já tem uns aninhos, o Defender era de um amigo meu. Ele foi membro durante uns tempos mas desapareceu.

Não teve consequências, o defender é duro.[;)]

Já meti o meu fiesta em sítios que muita gente não põe os SUV's! Com cuidadinho passa em quase todo o lado que quero.

Já tive de ser puxado por ter atascado em areia. Já entrei numa poça de lama a 80km/h com a segunda a fundo e saí de lá a pouco mais de 30km/h ainda com o acelerador no fundo [:)]isto sem ninguém para me rebocar...quando cheguei à outra "margem" da poça dei um suspiro de alívio. Já fiz quase 2km num caminho de cabras com muros de pedra e hortas desniveladas dos dois lados, com o caminho a ficar cada vez pior, por não ter espaço para dar a volta. Numa situação parecida já andei um bom bocado de marcha atrás por ter chegado a um rego que não ia conseguir transpor e não ter espaço para dar a volta.

NOTA: sim, o meu carro de sonho não é nenhum coupe ou cabriolet, é um Defender. E o carro que mais gostei de conduzir até hoje foi...um Terrano II! [:D]

Eu entendi a analogia.

Eu conheço algumas pessoas que têm mesmo Jipes só para o offroad (já com uns anos), e acho que o offroad a sério é para quem não pode ter preocupações de riscar a pintura ou deixar qualquer coisa menos direita ou funcional devido a uma pancada ou mesmo à acumulação extrema de lama.

Neste sentido, colocar um SUV de 100.000 euros, todo brilhante e imponente fora de estrada em ambientes mesmo agrestes é algo cujo resultado final pode ser menos engraçado do que aparenta, pelo menos no resultado de conservação final do carro.

Talvez este seja mais um dos motivos dos tais 90% que não saem do alcatrão.

Também acho o mesmo...o que é compreensível de quem os compra (fica é por saber a racionalidade - que se pretende noutros pontos - de comprar um offroad de 150mil€ e depois não querer usá-lo).

E pensar que neste caso nem têm de pagar para andar fora de estrada como no caso dos Trackdays [;)]

Outro dos motivos acho que é o facto da maioria dos seus compradores nem saber o que é TT, as tiazocas ficariam horrorizadas com a bicheza do mato [:D]

Fico com a sensação que quem aqui responde gosta de TT mais puro e duro (só escrevi mato de propósito...trilhos mais leves por assim dizer) e que gostaria é de ter um "jipe" para o usar como tal - pessoalmente também gostaria, um Defender por exemplo, que sempre achei 5*.

Last edited:
pessoalmente também gostaria, um Defender por exemplo, que sempre achei 5*.

Sempre gostei de landrovers, sempre tiveram aquela aura de aventura e tudo o que se sabe, mas nunca pensei apaixonar me tanto por um veiculo que faz exactamente o contrário do que eu normalmente apreciava num carro. Nunca pensei divertir me tanto a 40km/h
E depois é aquele carro onde os defeitos para mim se tornam em sinais de caracter que acho que não tolerava em mais nenhum outro veiculo. Os carros que já comprei, principalmente para empresa, ou aqueles que já aconselhei, em nenhum ia tolerar por exemplo os bancos estarem estupidamente chegados ao pilar B, ou outras falhas semelhantes.

Bem eu sou suspeito para falar não é?[:D]

Lá na terra (Abrantes), conheço vários sítios, e quando vou lá tento sempre dar umas voltas para arejar...

Estando por Lx, e com a faculdade na recta final tem sido mais complicado ter oportunidades para uns passeios mais radicais...e quando tenho tempo: ou não tenho companhia, ou não sei bem para onde ir[:)]

Quando a vida estabilizar mais, conto de ter uns fins-de-semana mais empoeirados[:cool:]

Agora que as férias de uns acabaram [;)]...pergunto-me se terão usado o seu Suv no mato nestes tempos de lazer?

E se sim, em que condições? Andaram a dar uso ao bicho...contem lá.

Começo a ficar tentado a dizer que, tal como quem tem sports car raramente os leva para pista...quem tem suv, ainda mais raramente fazer todo-o-terreno com eles [:D]

Agora que as férias de uns acabaram [;)]...pergunto-me se terão usado o seu Suv no mato nestes tempos de lazer?

E se sim, em que condições? Andaram a dar uso ao bicho...contem lá.

Começo a ficar tentado a dizer que, tal como quem tem sports car raramente os leva para pista...quem tem suv, ainda mais raramente fazer todo-o-terreno com eles [:D]

Cheira-me que não terás resposta...[:D]

De certeza que haverá por aqui alguém que conhece a zona da Ponta do Mato, vulga Praia dos Tesos. Pois bem, quando vou a pesca, o Smart vai até lá ao fim, bem depois da seca do bacalhau, e nunca se queixou! [:D][:D]

O UMM todos os fins de semana vai para o mato e entao a semana passada teve trabalho duro , abrir caminho pelas silvas e arbustos (caminho nao era limpo á muitos anos ) , andou a subir terras de cultivo para dar encosto de bateria ao tractor ( varias vezes:sh) ) e no final ainda teve de puxar um tractor carregado de pedras de um buraco no qual o tractor nao tinha tracção , nesta manobra uma cinta de 4T partiu [8b][s)]

Ainda este fim de semana estive no mato, e recentemente já passei em sítios que muitas tias que andam de Cascais nem sonham que existem. Isto num Micra K11! [:cool:]

O Civic uma vez também andou até no meio de um lamaçal, saiu e entrou sozinho.

E mais informo que a arte de evacuar no mato é por demais relaxante, mas há que ter cuidado com as ervas altas que fazem cócegas, senão um gajo em vez de se c**** a rir, ainda se ri a c****!

[:)][:)][:)][:)]

Não tenho um suv, mas tive mesmo vai não vai para comprar um, acabei por comprar uma SW e vou comprar um "jeep" velho só para as idas á pesca... na ultima SW por duas vezes tive despesas extras e caras á conta de a levar para caminhos menos aconselhaveis. Duvido que a opção de ter optado por 2 veiculos não me vá sair ainda mais cara, a ver vamos...

Já vi que existe uma "perseguição" aos detentores de suvs pois frases como estas ou identicas são repetidas várias vezes "tal como quem tem sports car raramente os leva para pista...quem tem suv, ainda mais raramente fazer todo-o-terreno com eles" eu arriscaria mesmo a acrescentar "99% dos que possuem automovel nem sequer sabem o que é conduzir, apenas levam os automoveis para a estrada"

Quando vivia em casa dos meus pais, os utílitários em 2ª mão que fui tendo foram uns frequentes companheiros de TT, nomeadamente nos acessos a praias mais reconditas.
[:)]

Alguns desses acessos chegaram a exigir umas belas trialadas com direito a rodas a 1 palmo do chão.

Nunca fiquei preso em lado nenhum, e os carros nunca sofreram mais que uns toques no cárter sem mais consequências, mas analisando isto a 10 anos de distancia...

É engraçado, mas os meus actuais carros não dão, de todo, para essas brincadeiras sem se partirem todos por baixo.

Ora bem, seguindo aqui o exemplo do tópico http://forum.autohoje.com/forum-geral/87747-frequencia-de-pista-5.html

Lendo alguns dos tópicos que há por aqui, fica-se com a ideia que os users do Fórum andam bastantes vezes no mato ou em trilhos fora de estrada alcatroada...pisos de manifesta dificuldade de progressão obrigando por isso a ter um SUV/Carro com uma altura ao solo mais elevada e/ou 4x4

Gostava de tentar perceber a regularidade com que vão para o mato para necessitarem de um SUV? [;)] ou será que se limita a fazer trilhos (aka. subir passeios) que uma qualquer berlina faça?
A razao de se comprar SUV é que há passeios onde as bermas sao autenticas serras[:D] e buracos na AE que exigem 4X4 e cruzamento de eixos [:D]

Aqui estamos a falar do meu vício: o TT puro e duroapr:)apr:)
Por norma vou 3 sábados por mês lavrar pelos montes aqui de Braga, deixo aqui um vídeo que demonstra aquilo que o meu jimny passa sempre que vai ao monte.
Se tiverem interesse podem ver os outros vídeos do canal:

Back