Fui burlado

i9ar

New member
Boas,

Comprei a um particular uma Ford Focus 1.6 diesel, modelo novo de 2013, foi-me dito que não tinha seguro, por isso só dava para dar uma voltinha. Pareceu-me estar tudo ok, fiz negocio e paguei, quando chego na auto estrada e meto a 5ª velocidade ( caixa de 6 ), verifico que ao acelerar ela salta para ponto morto. Se não acelerar ou acelerar muito pouco, ela não salta, mas se acelerar um pouco mais para ganhar velocidade, ela salta. Sem ser isso, todas as outras mudanças entram bem e sem problemas. Tive de fazer a viagem passando de 4ª velocidade directamente para 6ª. Em resumo, fui enganado e vou ter de entrar em despesas, pois quem vendeu nem o telefone atende. Pesquisei na net e vi muita coisa sobre isto noutras marcas e li que tanto pode ser coisas simples ou mais complicadas e caras. Como não estou a conseguir falar com a Ford e não tenho mecanico de confiança ( vou na Midas fazer revisões...), alguem pode dar algum palpite do que possa ser e de quanto poderei ter de gastar, na melhor e na pior das hipoteses?

Obrigado

PS: Peço respostas construtivas de quem puder ajudar, respostas só para me criticar pelo barret que levei de nada servem e chateado com isto já eu estou, preciso de ajuda e não de sermões.

Faz uma queixa na PSP por burla o mais breve possível.

Certamente que pela matrícula consegues todos os dados de que necessitas para isso.

Eu nem passava para já o carro para meu nome antes de falar com um advogado.

Voltando ao princípio, já sabes que facilitaste. Falta saber agora quando fores fazer o registo do automóvel se não há mais surpresas!
Já agora, se era de particular, tens os dados dele no documento do Registo Automóvel e consegues chegar a ele. Eu posso ser corno, mas não sou manso. Percebes a ideia?
Quanto ao problema da caixa, não sou de grande ajuda, mas pode ser apenas uma questão de afinação e nada mais e passar pela Ford pode ser a solução, até porque um check-up à viatura não é caro e é recomendável já que podem haver mais surpresas...

PS: a ideia de contatar as autoridades não é má, mas tem um risco: podes ficar com o carro apreendido e sem culpa nenhuma!

É sempre um risco acrescido comprar a particular e ainda para mais não testando o carro como deve ser.

No entanto continua a tentar o contacto, até pode ser que ele simplesmente não tenha atendido por não poder. A não ser que de facto tenha havido má-fé.

A avaria deve ter a ver com os sincronizadores.

Mas não experimentaste o carro antes de comprar?

Experimentei, mas como disse no inicio do topico, quem me vendeu a carrinha disse que não tinha seguro e que só dava para dar uma voltinha no bairro. Não deu velocidade suficiente para meter a 5ª. Vi que o turbo disparava, o motor está tudo ok e puxa bem, nunca me passou pela cabeça uma situação destas com a 5ª velocidade. Só descobri o que se passava quando entrei na autoestrada.

Boas,

Comprei a um particular uma Ford Focus 1.6 diesel, modelo novo de 2013, foi-me dito que não tinha seguro, por isso só dava para dar uma voltinha. Pareceu-me estar tudo ok, fiz negocio e paguei, quando chego na auto estrada e meto a 5ª velocidade ( caixa de 6 ), verifico que ao acelerar ela salta para ponto morto. Se não acelerar ou acelerar muito pouco, ela não salta, mas se acelerar um pouco mais para ganhar velocidade, ela salta. Sem ser isso, todas as outras mudanças entram bem e sem problemas. Tive de fazer a viagem passando de 4ª velocidade directamente para 6ª. Em resumo, fui enganado e vou ter de entrar em despesas, pois quem vendeu nem o telefone atende. Pesquisei na net e vi muita coisa sobre isto noutras marcas e li que tanto pode ser coisas simples ou mais complicadas e caras. Como não estou a conseguir falar com a Ford e não tenho mecanico de confiança ( vou na Midas fazer revisões...), alguem pode dar algum palpite do que possa ser e de quanto poderei ter de gastar, na melhor e na pior das hipoteses?

Obrigado

PS: Peço respostas construtivas de quem puder ajudar, respostas só para me criticar pelo barret que levei de nada servem e chateado com isto já eu estou, preciso de ajuda e não de sermões.

Riscos de negócios entre particulares.

Tens de escolher no que gastar, ou num advogado, ou numa reparação.

Pode ser uma coisa simples, tipo cabos do seletor mal afinados.

Isso velocidade saltar é anel que leva no sincronizador...
Se os problemas ficarem so por aí já nao é mau...
Agora cá para nós, quem nunca é burlado na compra de um usado...
Claro que há exceções...
Mas maioritariamente uns vendem seus problemas e compram dos outros

Isso velocidade saltar é anel que leva no sincronizador...
Se os problemas ficarem so por aí já nao é mau...
Agora cá para nós, quem nunca é burlado na compra de um usado...
Claro que há exceções...
Mas maioritariamente uns vendem seus problemas e compram dos outros

É necessario abrir a caixa para arranjar isso? Se for esse anel poderá custar quanto todo o arranjo com mao de obra? Obrigado

Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?

Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados...

Leva isso ao mecânico que provavelmente nem será nada de especial...

Aproveita e faz uma revisão geral, com distribuição também...

Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?

Se fosse uma amassadela ou um escape furado ainda era naquela, Mas o vendedor não avisar que uma das mudanças salta fora é burla à má fila... Meter as mudanças todas é funcionamento básico de uma carro, não é algo que se deva esconder.

Então se o carro tem 6 ou 7 anos, e salta mudanças, ainda mais escabroso é lol. Não sei que sucatas tens comprado, mas um carro com 20 anos não tem de saltar mudanças, quanto mais um com 6 ou 7.

Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados...

Claro que é um problema de simples resolução, o anterior proprietário andava com as mudanças a saltar sucessivamente para tornar a condução mais desafiante :sh)

Como se uma mudança saltar em andamento fosse o mesmo que descobrir que não alinham a direcção há 10 anos...

Óbvio que negócios entre particulares acarretam riscos e será sempre a palavra do vendedor contra a do comprador, e dificilmente ficará provada a burla.

Até pode ser uma reparação simples, mas não deixa de ser uma surpresa bastante desagradável.

Vamos assumir que o vendedor, o tal particular, atendia o telemóvel e dizia "Isso não estava assim, foi você que estragou isso!".

Palavra de um contra a de outro, advogados, muito dinheiro gasto, ou estou a ver mal a coisa?

Eu nunca fiz negócios com particulares, por isso é que pergunto... Que proteções tem o comprador após a compra efectivada?

Parece óbvio que o antigo proprietário estaria de má fé, contudo é um risco inerente na compra de bens usados.

Parece ser um problema simples de resolução.

Ainda recentemente, numa Astra, metia a primeira e entrava a marcha atrás, uma simples afinação de 15min e problema resolvido.

Vamos assumir que o vendedor, o tal particular, atendia o telemóvel e dizia "Isso não estava assim, foi você que estragou isso!".

Palavra de um contra a de outro, advogados, muito dinheiro gasto, ou estou a ver mal a coisa?

Eu nunca fiz negócios com particulares, por isso é que pergunto... Que proteções tem o comprador após a compra efectivada?
Nenhuma. Não há garantias entre particulares.

Ano passado, num Expert 1.6hdi, o antigo proprietário garantiu que estava impecável, afinal tinha os discos rachados, levou embraiagem nova passado um mês e outras coisas, um extra de 1000e.

Mas também foi comprada a um preço em conta e ao menos sabe-se o estado real.

Tal como já vendi um carro em que a junta queimou a junta queimou no dia seguinte, nas minhas mãos impecável.

E também já ganhei um carro num sorteio em que me aconteceu o mesmo, e depois de ter ido fazer inspecção e passado à primeira com elogios do engenheiro...

São carros, shit happens... ;)

Voltar
Superior