Fumo branco ás vezes, é Turbo?

pacheco784

New member
Olá a Todos, sendo isto a continuação de outro tópico, acabei por comprar um Opel Corsa D Van 1.3CDTI de 2009 para carro de empresa, aparentemente está tudo Ok contudo no final desta semana vai a Bosh Car Service fazer uma revisão completa e verificar que tudo esteja OK, e já pedi também numa oficina especializada em Turbos uma revisão ao Turbo mas que ainda não tenho data, a minha questão é a seguinte, já fiz quase 1000km com o carro e não lhe encontrei nenhum defeito, óleo e liquido de refrigeração de nível, não acende luz de avaria nada, mas ontem depois de puxar um bocado por ele, 130/140 numa nacional com rotação mais alta, depois ao desacelerar ele fica com um fuminho branco no escape, que acelerando sai mais forte com o turbo, e metendo ao relantim não sai, e se desligar o carro e voltar a ligar deixa de fazer completamente e posso circular normalmente vários KMs que não faz, o fumo não é denso nem nada disso, parece aquele tipico fumo de quando tempos humidade no escape, e o carro tem pinta de ter estado parado uns tempos valentes porque era de leilão, dai também lhe querer fazer a revisão, a minha questão é, poderá ser isto turbo a deixar passar óleo ou algo assim? e posso circular ainda que seja sem apertar com ele até ir a revisão total e de turbo?

Cumprimentos desde já

Olá a Todos, sendo isto a continuação de outro tópico, acabei por comprar um Opel Corsa D Van 1.3CDTI de 2009 para carro de empresa, aparentemente está tudo Ok contudo no final desta semana vai a Bosh Car Service fazer uma revisão completa e verificar que tudo esteja OK, e já pedi também numa oficina especializada em Turbos uma revisão ao Turbo mas que ainda não tenho data, a minha questão é a seguinte, já fiz quase 1000km com o carro e não lhe encontrei nenhum defeito, óleo e liquido de refrigeração de nível, não acende luz de avaria nada, mas ontem depois de puxar um bocado por ele, 130/140 numa nacional com rotação mais alta, depois ao desacelerar ele fica com um fuminho branco no escape, que acelerando sai mais forte com o turbo, e metendo ao relantim não sai, e se desligar o carro e voltar a ligar deixa de fazer completamente e posso circular normalmente vários KMs que não faz, o fumo não é denso nem nada disso, parece aquele tipico fumo de quando tempos humidade no escape, e o carro tem pinta de ter estado parado uns tempos valentes porque era de leilão, dai também lhe querer fazer a revisão, a minha questão é, poderá ser isto turbo a deixar passar óleo ou algo assim? e posso circular ainda que seja sem apertar com ele até ir a revisão total e de turbo?

Cumprimentos desde já
Ninguém?
Tem FAP?

Entre isso ou ajudar a RafeirosSOS, prefiro esta última. Sempre é mais útil.

Depois de 2 dias a andar mais devagar com o carro, até as 2500RPM mais ou menos, nada de fumo, mas hoje ao inicio da tarde voltou aparecer so que desta vez inves de desligar ocarro e voltar a ligar para o fumo parar, continuei a circular, e ao fim de 10/15 km parou de fazer fumo e a rotação voltou ao normal, abaixo de 1000

Hummmmmm, isso diria que era o filtro de partículas a tentar regenerar e tu repetidamente a cancelares a regeneração... Posso estar enganado, mas...

Já tenho dúvidas do que seja, porque ontem a noite peguei nele, andou uns 5/6km e ao parar num semáforo notei novamente a rotação ligeiramente acima do normal, em cima do 1 quando está sempre abaixo, e ao arrancar la reparei no fumito novamente, mas lá está, mais 10/15km desapareceu e voltou tudo ao normal, duas regenerações no mesmo dia?? Será?

Depois no turbo não noto nada de mais, só ao puxar primeira e segunda por exemplo até as 2000RPM depois ao soltar acelerador faz ligeiramente aquele barulho que o pessoal do tuning gosta a Dump Valve, mas super baixo, com os vidros fechados não se ouve se quer, e puxa normal, fiquei confuso, e já tinha pedido revisão ao turbo porque como comprei usado quero saber como está, mas só tem vaga daqui a 3 semanas!

Nem todos têm.

Enviado do meu 2201116SG através do Tapatalk

Vou vos atualizar talvez deixar mais confusos como eu estou, hoje como não tinha nada que fazer e a entrada da A3 fica a 1km da minha casa, decidi ir andar um pouco na AE, já que desde que tenho este carro nunca fez percurso na AE foi tudo EN apesar de percursos de 50/60km de cada vez mas EN sempre.

Entrei na AE um pouco a medo porque como ainda não foi a revisão do turbo não sei o estado do mesmo, e la fui primeiro a 100, depois 110, e estabilizei aos 120km/h, quando já tinha feito uns 30km na AE acendeu aquela maravilhosa luz do carro com a chave inglesa, como tenho comigo sempre uma maquina daquelas da Amazon de ler os erros meti para ter a certeza que não tinha nenhum erro e podia continuar, e efetivamente, 0 erros, sendo assim pisei um pouco mais 130/140 e a luz apagou, quando sai para a portagem ao reduzir voltou acender, sai, dei volta na rotunda e voltei a entrar, e a mesma coisa ao passar de 130 apagou e não acende até baixar dos 120.

Quando sai já da AE e em Nacional, tanto acendia ou relantim e apagava ao acelerar como o contrário, Fiquei sem perceber nada, um pouco antes de chegar a casa parei ao relantim para ler o manual e perceber o que era essa luz, que pelo que indica não me parece ser nenhum dos dois, a não ser o sangra o filtro de gasóleo talvez não sei, no entanto ao relantim ela ficou apagada e no pequeno percurso até casa não acendeu mais.

diesel de 2009 quase de certeza que tem FAP.

começaria por fazer um diagnóstico ao estado do fap, % de entupimento, que pode ser uma realidade.

e na prática teres várias regenerações interrompidas.

Para forçar uma regeneração em andamento não precisas de passar dos 120, nem dos 100 basta andar a uma rotação mais elevada algum tempo...porém porém a queima de gases na regeneração dá um odor muito forte, bem mais que a queima normal de combustivel, por isso, por aí já é algo a verificar.

E luzes a acender e a apagar no quadrante nunca são bom sinal.

Diagnostico a verificar o grau de obstrução do FAP e intervalos entre regenerações....é começar por algum lado.

Continuar a andar e à espera do palpite milagroso não te dá resolução...

diesel de 2009 quase de certeza que tem FAP.

começaria por fazer um diagnóstico ao estado do fap, % de entupimento, que pode ser uma realidade.

e na prática teres várias regenerações interrompidas.

Para forçar uma regeneração em andamento não precisas de passar dos 120, nem dos 100 basta andar a uma rotação mais elevada algum tempo...porém porém a queima de gases na regeneração dá um odor muito forte, bem mais que a queima normal de combustivel, por isso, por aí já é algo a verificar.

E luzes a acender e a apagar no quadrante nunca são bom sinal.

Diagnostico a verificar o grau de obstrução do FAP e intervalos entre regenerações....é começar por algum lado.

Continuar a andar e à espera do palpite milagroso não te dá resolução...

A questão é o que mecânico só tem vaga quase daqui a 3 semanas, e a maquina não dá nenhuma avaria, ou ela não lê ou não existe ainda nada registado.

Pensei que a luz apagar acima de 130 era justamente a dizer que a Regeneração teria parado, mas o manual do carro não diz nada de jeito, porque não fala de ela acender e apagar, fala de ela acender ou de ela piscar em andamento, nada mais.

Arranja uma casa alternativa. [;)] Qualquer Bosch Car Service faz o teste de diagnóstico ao FAP, por exemplo.

Isso numa cidade é fixe, mas aqui a única Bosh Car Service que há é a 40km de casa e liguei hoje de manhã e até ao dia 4 de Junho nada, não tem Vagas, e hoje de manhã ao por a trabalhar custou um bocadinho, nada de mais mas mais 1/2 segundos do normal e fez um pouco de fumo branco ao pegar e depois parou logo de fazer

99,99999% dos carros não acende luz nenhuma quando o FAP está a regenerar (infelizmente). Quando acende a luz do FAP, é porque já foram interrompidas demasiadas regenerações e a saturação atingiu um valor alto (é urgente fazer uma regeneração completa, a rpm mais altas) ou então alguma avaria

Back