Função Pública... Funcionários públicos com privacidade ameaçada...

Há aqui algumas imprecisões que importa, no geral e sumariamente, corrigir:

Os objectivos são definidos, serviço a serviço, no início de cada ano e são, sempre, realistas até porque quem os define também é avaliado por isso.

As classificações são publicadas, sector a sector, qualitativamente.

Não há, nem deve haver, receios sobre as avaliações, pois se os objectivos estão à partida definidos e os interessados cientes deles desde o início do ano, não há como fazer senão por cumprí-los.

Fácil, simples, acessível!

O problema surgirá, então, com as cotas, com alguma arbitrariedade e com a ausência, na prática (embora esteja pensada...) de retribuição correcta ao consequente e maioritário ultrapassar dos objectivos que, tenho presente, será alcançado pela esmagadora maioria, embora só alguns possam ter "excelente"...

EXCELENTE PÉLEVE
EXCELENTE.

Estou orgulhoso de ti, mesmo. Sem ironias.

Qual foi então o problema??
Os objectivos eram pouco ambiciosos.
Eram exequíveis.

Assim a chefia terá que aumentar os critérios de avaliação para continuar a fazer uma selecção.
Prazos, qualidade ,qq coisa, depende do serviço.

Ou terá que dizer que tem pessoal a mais e mandar um para a prateleira.

É essa uma das maravilha da implemantação de um sistema de avaliação.

Eu sou mto pragmático e só defendo o que acho ser meu por direito, doa a quem doer.

Quando comecei a trabalhar, tive a sorte ou o azar de entrar com um contrato administrativo de provimento (CAP) em que eramos considerados agentes da FP mas não funcionarios publicos, apesar de termos os mesmos direitos e deveres. Enquanto os meus colegas preferiram fazer contratos em regime de avença e "recibo verde" pq havia mta oferta de trabalho e trabalhavam em 3 hospitais ao mesmo tempo, gabando-se (aqui à 12 anos atrás de ganharem 500 contos) eu ganhava 150 pq a lei não me permitia fazer mais que 54 horas semanais, logo não havia acumulação em hospital publico para ninguem...e aceitei as regras do jogo;

Qd começaram com os CTI e gestão privada dos hospitais, ofereceram-me contrato para sair da função publica e ganhar mais 30% sobre o salário base mas não me garantiam a segurança de não me mandarem embora passado um ano, se a coisa não funcionasse... eu, com 2 putos p manter, recusei e continuei a desempenhar as minhas funções dignamente mas ganhando a miseria habitual. Aceitei as regras do jogo.

Agora vem o estado dizer que os FP são a razão de todos os males e querem fazer alinhar todos pelo mesmo. É claro que não aceito perder aquilo porque sempre lutei (não sao os horarios nem a ADSE): a estabilidade de não me poderem mandar embora só porque os objectivos da empresa não estão a ser cumpridos. QUEM COMEU O OSSO DURANTE 12 ANOS TEM QUE SE AGARRAR AO BOCADO DE CARNE QUE AINDA SOBRA. É MESMO ASSIM...

Last edited:
Para além disso também urge melhorar a função privada, pois que se temos déficit no PIB a ela o devemos...

Essa conversa é de uma irresponsabilidade que já cansa.

Os outros que financiem o vosso gigantismo e a vossa ineficiência [:p]

Confortável [:p]

Enfim [:vm)]

Originalmente Colocado por Pé Leve
Para além disso também urge melhorar a função privada, pois que se temos déficit no PIB a ela o devemos...

Ai sim?... Então explica lá a que se deve o déficit que flagela o país senão à baixa produtividade?!...

Engraçado que estou à cinco anos no mesmo escalão, tendo actualmente um aumento de cerca de 20 euros, que corresponderá à suposta taxa de inflação. Será que se desempenhasse bem as minhas funções na privada não teria sido já premiado, trabalhando por objectivos? Não vejo a grande benesse da FP...
A ADSE? Não devem conhecer bem o sub-sistema... de há uns tempos para cá é mais lesivo e limitante que a "Caixa"... com descontos bem significativos, que quem deve contribuir são os ruinosos dos Funcionários Publicos...
Horarios vantajosos? Já aqui há uns tempos referi que, como funcionario publico faço mais cerca de 30 horas mensais a mais do que o meu contrato explicita, sem ver um tostão...e não me posso recusar fazê-las porque simplesmente saiem de horario e o horario tem que ser cumprido ou quem paga são os doentes...mas então o resto da malta precisa do meu trabalho voluntario para o país ir p frente?
Tirando situações especificas, de grandes reformas e topos de carreira, (na privada não os há? Filhos dos Administradores com 25 anos idade à frente de empresas...não me venham dizer que premiaram o seu alto desempenho a tirar o Curso de Gestão...) acho que a desculpa de que os funcionarios publicos é que estão no céu e arruinam o país já está gasta... foi um bode expiatório muito providencial...

Concordo plenamente com as tuas afirmações porque também sofro do mesmo, nõs os ca em baixo somos os bodes expiatorios de toda a prodidão que existe neste estado.

A um Estado que gasta mais do que pode e sem qualquer lógica de eficiência.
Só?????...

Não te estás a esquecer de nada? Economia paralela e serviços privados mediocres, quer na produtividade quer nos serviço que prestam aos clientes, diz-te alguma coisa?...

Só?????...

Não te estás a esquecer de nada? Economia paralela e serviços privados mediocres, quer na produtividade quer nos serviço que prestam aos clientes, diz-te alguma coisa?...

Que subsistem pq????
Pq é impossível abrir uma actividade em tempo útil que conmcorra com essas.
Pq o estado não PUNE (justiça) quem não cumpre a Lei permitindo concorrências desleais.
Pq a Lei é tão complicada que está cheia de alçapões.

Quem advoga os remédios para combater tal não são os conservadores imobilistas.

Ai sim?... Então explica lá a que se deve o déficit que flagela o país senão à baixa produtividade?!...
Se não tivesses a tocar num assunto tão sério, até que te contaria umas piadas...

Aceito que haja muita incompetência no sector privado. Já o disse por diversas vezes. Mas a grande diferença, coisa que nunca conseguiste perceber, é que a inefeciência no Privado se traduz em desemprego.

O que acho normal. São as leis da natureza aplicadas às regras da Economia.

Pena tenho, é que os FP, os responsáveis pelo défice do Estado, não se submetam às mesmas regras.

Não percebo porque um colaborador da Alcoa pode ir para a rua e depois de muitos anos de bons e leais serviços e um FP faz parte dos intocáveis.

Gostava de perceber à luz de que sistema de justiça isto pode acontecer.

Gostava de ver os FP a ter a mesma vida que tem um trabalhador qualquer. Afinal, a tão falada Constituição deve defender esse direito.

Mas pelo que vejo, há uns mais iguais que os outros.

E que vão fazer tudo para manter essa regalia.

Mesmo que tenham de mandar este País ainda mais para o fundo.

Parabéns Pé Leve. apr:) apr:) apr:)

O que realmente cansa é usarem o "bode expiatório FP" como a explicação para todos os males.

Que subsistem pq????
Pq o estado não PUNE (justiça) quem não cumpre a Lei permitindo concorrências desleais.

Nas crianças podemos dizer que elas agiram mal devido à má orientação Paternal.

Nos adultos, eles já são crescidos...

Que subsistem pq????

Lei(s)...

De quem é a responsabilidade de as elaborar, aprovar e aplicar (punindo quem não cumpre)?

O triste da questão é que não me parece que quem tem tais responsabilidades venha a ser muito afectado pelas reformas que se pretendem efectuar e no entanto muita gente já está em pé e a aplaudir...

Paradigma da função publica em tempo real.

no dia 19 de fevereiro fiz a seguinte requisição numa faculdade onde trabalho.

para implenetar o softare X vai ser preciso apenas comprar o seguinte equipamento

hpML370
Part Number HP 261584-041 quantidade 2
pc2100

hpML350
Part Number HP 345112-851 quantidade 1
pc2 3200

Hoje tinha as memorias na minha secretaria.

olhei para aquilo e perguntei, cade o selo da HP ?

Não é preciso ( diz o tipo do economato) tenho um amigo que tem uma loja de informatica disse-me que não é preocos hgastar 350 eruos numa memorias que essas servem perffitamente e so custaram 80 euros.

Resultado nem SÂO SEQUER COMPATIUVEIS, NEM ENTRAM NA MAQUINA.

Segue MAil meu para o concelho directivo.

Exmo senhor Doutor L******

Informo que a sessão de formação contratada marcada para a proxima segunda-feira não podera ser efctuada.
Na realidade o fulano X , resolveu alterar a minha requisição de dia 19 por sua propria conta, e o equipamento não é compativel, pelo que o JBOSS ( aplication server) não arranca sequer.

Em resumo eu sou consultor externo, ele é do quadro da FP.
Para mim tenho segunda feira livre e pagam-me na mesma, a empresa que vinha dar formação que ja esta paga é que não vai ficar pelos ajustes .

[:D][:D][:D]

Eu tenho um exemplo na privada...

Na "Paranet"

O encarregado de compras tem de comprar um armário. Faz consultas e o preço na empresa X é de 100, na empresa Y é 300.

Na empresa x o pagamento é imediato, na empresa Y pode ser pago a 60 dias...

O Chefe diz para comprar na empresa Y e para nunca mais fazer compras na empresa X, porque querem trabalhar com crédito de 60 dias...

Na "Paranet"

O encarregado de compras tem de comprar um armário. Faz consultas e o preço na empresa X é de 100, na empresa Y é 300.

O Chefe diz para comprar na empresa Y e para nunca mais fazer compras na empresa X, porque querem trabalhar com crédito de 60 dias...
Isso não é exemplo. É piada, não é? [;)]

Na "Paranet"

quero la saber .
isso é problema dos socios acionistas.
por mim ate podem pagar o que lhes apetecer o dinehiro é deles.
[:D][;)]

ha e o exemploo que dei é real.
tão real que ja estou em casa hoje [:D]

Não é preciso ( diz o tipo do economato) tenho um amigo que tem uma loja de informática disse-me que não é preciso gastar 350 euros numas memorias que essas servem perfeitamente e só custaram 80 euros.
Em vez de fazer o que lhe pediram, resolveu utilizar o dinheiro público em proveito do seu amigo e comprou algo que não serve para lhe fazer o jeito pois muito provavelmente a loja não tinha esse material da HP, como se sabe não se encontra à venda em qualquer lado.

Se é para utilizar o dinheiro para fazer favores aos amigos que seja o dinheiro privado.

E se calhar o armário era tão "igual" como um HP e um ASUS [:)]

Isto é so a ponta do iceberg.

Nem vou entarr em garndes pormenores, mas basta o facto de me contratarem a mim para tratar dos sistemas centrais, numa instituição oque tem 5 tecnicos no quadro diz tudo[:D]

Back