Furos de água

Borat

New member
Preciso de informação sobre os custos dos mesmos (sei que varia conforme a profundidade), sua manutenção e respectivos requisitos legais.

Há aqui pessoal que já tenha feito um furo de água e me possa ajudar?

Obrigado

O melhor é contactares uma empresa de furos artesianos e perguntares o que é necessario para fazer um furo.

Já pedi 2 orçamentos e continuo à espera que apareçam.

Queria saber era os valores, do pessoal que já fez, para poder ter termo de comparação. Não sei mesmo com que valores posso contar. :confused:

Isso não tem um valor certo. A mim pediram-me 50 euros mais iva por metro de profundidade. Mas sei que há quem faça mais barato.

Ok, isso já é uma ajuda, mas para além do preço por metro não tem de se juntar o preço da bomba, mão-de-obra, e afins? :confused:

Não tem de se ir à Camara Municipal tratar de burocracias, legalizações, etc?

Ok, isso já é uma ajuda, mas para além do preço por metro não tem de se juntar o preço da bomba, mão-de-obra, e afins? :confused:

Não tem de se ir à Camara Municipal tratar de burocracias, legalizações, etc?

A empresa com quem falei, é que tratava de tudo. Neste caso, só teria que pagar.

Ccdr

Ccdr

Isso nao se trata nas Camaras, mas sim e como tem a ver com a utilizaçao dos recursos hidricos. é com as Comissoes de Coordenaçao Desenvolvimento Regional (estao ligadas com o Ministerio do Ambiente). é aconselhavel ir la e saber se autorizam a abertura do poço

quanto aos custos variam dependendo da profundidade, diâmetro do furo e tipo de solo a perfurar. o melhor é pedires 3 ou 4 orçamentos a empresas diferentes.

a manutenção da bomba não é muita. aquilo é feito por elementos que parecem umas turbinas pequenas empilhadas. quanto maior a profundidade, mais elementos leva a bomba. esses elementos desgastam-se se a água for calcária e são caros mas duram muitos anos.

o que regulamentava a captação de águas era o DL 46/94 e que dizia que até 20 m de profundidade e menos de 5 cv de potência da bomba não era necessário autorização da CCDR. apenas era necessário notificar a existência do furo.

o ano passado saiu o DL 226A/2007 que regulamenta a Lei 58/2005 (nova lei da água) e a situação alterou-se. ainda não tive tempo de ler em profundidade a nova lei mas a resposta ao que pretendes está nos artigos 60 e seguintes da lei 58/2005 e nos artigos 19 a 23 do DL 226A/2007.

Já agora aproveito para fazer uma pergunta. No início da construção da minha casa mandei abrir um furo com mais de 70 m. Depois das obras concluídas instalaram-me todo o equipamento para captação das àguas. Foi um investimento de cerca de 1000 contos e nunca utilizado porque, apesar de quimicamente a àgua ser de boa qualidade, as análises bactereológicas sugeriram a colocação de um filtro. Para além disto, pelo menos no início sai uma àgua com coloração acastanhada. O laboratório garante que não é ferro e que se trata de impurezas. Mandei subir a bomba cerca de 6 metros mas o problema persiste. Pedi alguns orçamentos de filtros e a coisa anda em algumas centenas de contos, para além de que, as soluções propostas não me convenceram. Alguém conhece sites onde possa pesquisar sobre o assunto ou então contactos de empresas sérias que se dediquem a esta actividade?

Muito obrigado.

Um abraço.

Já agora aproveito para fazer uma pergunta. No início da construção da minha casa mandei abrir um furo com mais de 70 m. Depois das obras concluídas instalaram-me todo o equipamento para captação das àguas. Foi um investimento de cerca de 1000 contos e nunca utilizado porque, apesar de quimicamente a àgua ser de boa qualidade, as análises bactereológicas sugeriram a colocação de um filtro. Para além disto, pelo menos no início sai uma àgua com coloração acastanhada. O laboratório garante que não é ferro e que se trata de impurezas. Mandei subir a bomba cerca de 6 metros mas o problema persiste. Pedi alguns orçamentos de filtros e a coisa anda em algumas centenas de contos, para além de que, as soluções propostas não me convenceram. Alguém conhece sites onde possa pesquisar sobre o assunto ou então contactos de empresas sérias que se dediquem a esta actividade?

Muito obrigado.

Um abraço.

Em princípio os filtros (se tiverem a capacidade para tal) resolverão os problemas. Para além disso podes por mais que um filtro em série. E se há problemas com bactérias podes adicionar um doseador de cloro.

Voltar
Superior