Futuro concorrente do MINI , ABARTH 112 ?

Isto de quem copia quem, quem é o original, etc. Enjoa. E enjoa mais quando é um pseudo-interessado, leia-se dono de uma determinado modelo... Até me parece que há pessoas que preferiam que não saissem novos modelos concorrentes ou novas gerações dos carros que possuem para poderem continuar com aquele sonho imberbe do "o meu é melhor do que o teu... na, na, na, na naaaa...".

Quse saia este e outros carros, que acrescentem valor ao mercado e opções ao consumidor. O resto são tricas...

Cada peça do Mini é feita de propósito e à mão por um artesão para o carro em que vai ser colocada.

De facto os MINI não são feitos à mão, mas em termos de industrialização e linha de montagem na altura foi um feito conseguirem uma linha de produção que permitisse fazer de forma eficiente e em série um modelo que tinha tantas possibilidades de personalização ao ponto que o marketing da marca fez na época bandeira disso mesmo:
MINI is built to individual customer specification; the chances of seeing an identical MINI in the assembly hall are the same as being struck by lightning!

Por ser pioneiro no que entendemos como segmento B, está num Museu.

Desde cedo teve versões "Luxuosas" e "Femininas" como as Elegance e Elite.

O seu sucessor o Y10 teve muito mais versões sim.
Só quadrantes, apresentou 25 quadrantes diferentes! Algo de inacreditável, até porque não existiu em Diesel, se não em vez de 25 estaríamos a falar de uns 40 quadrantes diferentes num só modelo.

A mini é um carro fora do normal que prima pela diferença querem vocês ou não tanto a nível interior como exterior.
Quantos carros vocês viam personalizados antes da mini aparecer???
Seja como for não gostam do carro paciência,sempre ouvi dizer "quem desdenha quer comprar" [:p]

A mini é um carro fora do normal que prima pela diferença querem vocês ou não tanto a nível interior como exterior.
Seja como for não gostam do carro paciência,sempre ouvi dizer "quem desdenha quer comprar" [:p]
Sim, é o melhor carro do mundo e não existia nada antes dele.
Ler estas coisas acerca de um Mini faz-me um bocado de confusão. Se fosse um Bugatti, um Ferrari, Lamborghini aceitava-se. Agora, de um Mini??[:D]

Na realidade, o business case do Mini baseia-se num bem mais antigo do outro lado do Atlântico.
O tema da personalização foi explorado, originalmente, pela Ford, com a introdução do Mustang nos anos 60.
Podia-se comprar um Mustang por preço bastante acessivel, mas havia vasto conjunto de opções, desde personalização exterior, a mecânicas, até ao painel de instrumentos no interior.

Apesar da moda dos retro-cars ter arrancado com o New Beetle (aparte alguns exercicios menos conhecidos anteriores como o Nissan Figaro), o facto de o Mini ter acrescentado todo este sistema de personalização mais pormenorizada, é um dos grandes ingredientes do sucesso do carro. Claro que o facto de ter um apelo estético unisexo também ajudou, ao contrário do Beetle.

O 500 cola-se ao business case do Mini, e não ao carro em si.
A Fiat criou uma solução bastante mais "cost-effective", partindo de hardware já conhecido. A BMW teve que criar tudo do zero, com os custos associados.

Quanto ao tema da personalização e desta lógica de compacto-chic-stylish, também concordo que já o viamos de forma mais expressiva desde os anos 80, com o Y10 e sucessores à base da letra Y.
O Y10 chegou a trazer carroçarias bicolores (ok, era apenas a porta da bagageira[:D]), o seu sucessor permitia escolher 112 cores, algo que, se não tou em erro, nem a Mini nem a Fiat oferecem nos seus respectivos modelos.

Mas sem dúvida que a personalização passou a ser factor importante na concepção de alguns carros, com o business case a apoiar-se fortemente nesse aspecto.
Basta ver o novo Adam, ou as possibilidades desastrosas de como estragar um A1, ou até as manhosas faixas autocolantes do novo Clio

Engraçado e ver depois as outras marcas a optarem pelo mesmo,ai é que esta a graça [:)]

Engraçado é já terem dito que antes de a mini by BMW já havia carros(Y10 por exemplo) que tinham bastante personalização e tu continuares a bater na mesma tecla...

Enfim já começo a lembrar-me porque cada vez menos vinha ao geral do fórum, ganhaste a Mini é o suprasumo das marcas e não existe mais carro nenhum há face da terra que permita personalização de nada e se o permitir é porque copiou a mini, nem que tenha existido primeiro.

Engraçado e ver depois as outras marcas a optarem pelo mesmo,ai é que esta a graça [:)]

Engraçado é ler os teus posts e identificar o usual user de palas: "O que eu tenho é que é bom em tudo, o que veio a seguir são imitações, e eu sou o dono da verdade absoluta."

Mas confesso que gostaria, ao fim de 2 páginas de tópico, saber um pouco mais acerca do 112 Abarth....suponho que terá de ficar para mais tarde, quando a cegueira do Mini passar.

Cumprimentos.

Estes planos existem desde 2007.

O Autobianchi A112 é considerado o inventor do segmento B como o entendemos hoje [;)]

Correcto.

O titulo do topico fala em 112 Abarth, isso recorda logo os Autobianchi A112 Abarth.

Em relação ao Mini é um Bom automovel que não tem nada do original Mini, talvez a inspiração no quadrante!, acerca de revivalismo a VW com o seu Carocha começou primeiro, sem grande sucesso diga-se, agora a Fiat com 500 conseguiu um revivalismo com sucesso.

O Mini actual by BMW é um automovel muito engraçado de conduzir pelo menos os Coopers S(perdoem-me mas nunca experimentei Diesel e outras versões), dizer que tem alguma coisa do projecto original de Sir Alec Issignois não tem, mas é uma boa máquina, para mim só tem o defeito dos preços proibitivos e das 60 versões da mesma coisa, por isso só olho para os Cooper S(otto).

Quanto ao Fiat 500 é um modelo em que a Fiat soube definir bem o Marketing, tem formas engraçadas baseadas no 500 original que agradam especialmente ao publico feminino, as versões Abarth vieram dar-lhe um cunho mais masculino, e agora preparam-se as novas versões 500 L, XL, XXL,..., fazer o mesmo que a Mini explorar o conceito até à exaustão e os compradores fartarem-se.

Então afinal o Mini é que copiou, ao ser segmento B?[:D]

O Mini dos anos 50 é segmento A.
O Mini moderno é um exercício de dimensões segmento B. Que pessoalmente gosto muito.

O A112 morfologicamente já tem o que hoje temos em "todos".
(Antecedeu o 127, Audi 50, Golf, R5, tudo isso).
FWD, motor transversal, HB 3 Portas, de 3ª porta, possibilidade de mala "carrinha", tudo isso.

Voltar
Superior