Garantia em usados

Nobel

Well-known member
Boa noite.
Então é assim, eu tenho andado pelo SV a ver uns carros, pois estou com intenção de comprar um.. Até aqui tudo bem. O "problema" é que muitos carros apresentam o preço e depois nas anotações dizem que para ter garantia tem de se pagar mais X valor..
A minha pergunta é, os stands podem cobrar mais pela garantia ?
E supomos que eu opto por comprar o carro sem garantia, eles podem passar factura sem darem qualquer tipo de garantia ?
Tenho ideia que a garantia é obrigatória, mas nao tenho a certeza disso..
Podem esclarecer-me ?
Cumps [;)]

Last edited:
As garantias nos carros usados são dadas pelas marcas e pelos concessionários oficiais mas se repararem só em viaturas recentes 3 anos no maximo , existe depois os stands que alegam dar a tal " garantia " mas que na realidade a garantia é mais virtual que real , essa suposta garantia paga por fora ou como extra é na realidade um pequeno seguro para cobrir as anomalias que possam vir a surgir. Os carros usados não tem garantia obrigatória , a garantia é dada pelo fabricante aquando comprado novo e com determinadas clausulas. Os carros usados é tudo muito relativo , quando surge os problemas os stands descartam-se , não falta relatos desta realidade aqui na net.

Os stands são obrigados a dar garantia, mesmo nos usados.

A única coisa que pode ser feita em caso de usados, é reduzir por mútuo acordo a garantia de 2 anos, para 1 ano.

Todas as cláusulas, para além da redução da garantia, que possam ser apostas nos contratos, são nulas, logo não poderão produzir os seus efeitos pretendidos.

Os stands são obrigados a dar garantia, mesmo nos usados.

A única coisa que pode ser feita em caso de usados, é reduzir por mútuo acordo a garantia de 2 anos, para 1 ano.

Todas as cláusulas, para além da redução da garantia, que possam ser apostas nos contratos, são nulas, logo não poderão produzir os seus efeitos pretendidos.
Entao aquilo que por vezes aparece nas anotações do SV a dizer que temos de pagar mais um X valor para ter garantia significa o que ?
Supomos que eu só tenho dinheiro para o valor que eles pedem sem a garantia. Como é que eles vao fazer a venda? :confused:

Entao aquilo que por vezes aparece nas anotações do SV a dizer que temos de pagar mais um X valor para ter garantia significa o que ?
Supomos que eu só tenho dinheiro para o valor que eles pedem sem a garantia. Como é que eles vao fazer a venda? :confused:

Farão a venda na mesma e sem garantia.

Sendo que os stands não terão o carro em nome deles, mas sim em nome do antigo proprietário, e farão de uma venda simples, como se estivessem a representar apenas o particular.

São "artimanhas" que usam para fugir à questão da garantia.

Sendo que os stands não terão o carro em nome deles, mas sim em nome do antigo proprietário, e farão de uma venda simples, como se estivessem a representar apenas o particular.

E como fazem a mudança de titular, têm de ir buscar o antigo proprietário?

As garantias nos carros usados são dadas pelas marcas e pelos concessionários oficiais mas se repararem só em viaturas recentes 3 anos no maximo , existe depois os stands que alegam dar a tal " garantia " mas que na realidade a garantia é mais virtual que real , essa suposta garantia paga por fora ou como extra é na realidade um pequeno seguro para cobrir as anomalias que possam vir a surgir. Os carros usados não tem garantia obrigatória , a garantia é dada pelo fabricante aquando comprado novo e com determinadas clausulas. Os carros usados é tudo muito relativo , quando surge os problemas os stands descartam-se , não falta relatos desta realidade aqui na net.

O que a ignorância faz......[8b][8b]
Tanta barbaridade junta..... enfim....
Se não sabes nada sobre o assunto, para quê que te pões a dar opiniões que só servem para induzir as pessoas em erro?!:confused:

Ler aqui: Carros usados: não se deixe enganar na garantia | agência financeira

TODOS OS BENS têm, no mínimo, garantia de 2 anos. ora, como a vida não está fácil e alguém se lembrou disso, a garantia começou a aparecer só com 1 ano. muita gente, tu incluído, não sabem que a obrigatoriedade é dar 2 anos. mas compreende-se que os carros, tendo alguns anos em cima, possam dar algum tipo de despesa e todos, hoje em dia, dão 1 ano de garantia. depois há aqueles stands que nem deviam ter esse nome, mas sim sucateiros ou algo parecido, que se lembraram de uma ainda melhor: 6 meses de garantia. depois ainda há os chamados vígaros, que dão 6 meses de garantia SOBRE CAIXA E MOTOR, nada mais.

agora é comummente aceite que seja de 1 ano. se quiseres tentas negociar o valor usando a armadilha dos 2 anos ou então baixas o valor comprando sem garantia, mas aí aconselho-te a levares 1 mecânico e a fazeres uma revisão geral depois de comprares a máquina. para isso servirá o valor mais baixo do carro, em que poupas um pedaço, mas gastas algum na revisão.

Ah! Assim já é possível, nao fazia ideia disso.. Pensava que os carros ficavam logo em nome de stand!

E como fazem a mudança de titular, têm de ir buscar o antigo proprietário?

O que a ignorância faz......[8b][8b]
Se não sabes nada sobre o assunto, para quê que te pões a dar opiniões que só servem para induzir as pessoas em erro?!:confused:

Obrigado, vou ler a página que deixaste [;)]

TODOS OS BENS têm, no mínimo, garantia de 2 anos. ora, como a vida não está fácil e alguém se lembrou disso, a garantia começou a aparecer só com 1 ano. muita gente, tu incluído, não sabem que a obrigatoriedade é dar 2 anos. mas compreende-se que os carros, tendo alguns anos em cima, possam dar algum tipo de despesa e todos, hoje em dia, dão 1 ano de garantia. depois há aqueles stands que nem deviam ter esse nome, mas sim sucateiros ou algo parecido, que se lembraram de uma ainda melhor: 6 meses de garantia. depois ainda há os chamados vígaros, que dão 6 meses de garantia SOBRE CAIXA E MOTOR, nada mais.

agora é comummente aceite que seja de 1 ano. se quiseres tentas negociar o valor usando a armadilha dos 2 anos ou então baixas o valor comprando sem garantia, mas aí aconselho-te a levares 1 mecânico e a fazeres uma revisão geral depois de comprares a máquina. para isso servirá o valor mais baixo do carro, em que poupas um pedaço, mas gastas algum na revisão.
Eu tinha uma pequena ideia de que era obrigatório darem 2 anos de garantia, mas lá está, nao tinha a certeza, e se calhar se um vendedor me viesse dizer que era só um ano eu até era capaz de acreditar..
Também é uma opção comprar sem a garantia por um preço inferior e depois fazer uma revisão num mecânico de confiança [;)]
Obrigado

Eu tinha uma pequena ideia de que era obrigatório darem 2 anos de garantia, mas lá está, nao tinha a certeza, e se calhar se um vendedor me viesse dizer que era só um ano eu até era capaz de acreditar..
Também é uma opção comprar sem a garantia por um preço inferior e depois fazer uma revisão num mecânico de confiança [;)]
Obrigado

E é obrigatório, a garantia de 2 anos.

No entanto, em bens usados, essa garantia pode ser reduzida para 1 ano, por acordo das partes.

Last edited:
Como já referiram é de 2 anos a tudo, com possibilidade de reduzir para um ano em caso de mutuo acordo. Mas um pequeno conselho, tem cuidado com aqueles stands de beira de estrada que vêm com a cantiga da garantia só de motor e caixa e que depois já se sabe que na hora H fogem com o cu à seringa...

Para mim isso é um convite para sair desse stand e nunca mais lá entrar, se é para comprar sem garantia mais vale comprar a um particular, ao menos compras mais barato.

Anda por aí muito vendedor a aproveitar-se da ignorância dos outros... Se as pessoas estivessem bem informadas este tipo de situações não acontecia.

O melhor é veres os usados dos concessionários das marcas, e também em stands usados mas de confiança e que cumpram a lei, quando fogem nessa questão da garantia dá que pensar que mais falcatruas não terão feito com os carros... :sh)

QUOTE=ASAS;1066008589]O que a ignorância faz......[8b][8b]

Ler aqui: Carros usados: não se deixe enganar na garantia | agência financeira[/QUOTE]

Desde quando é que esse link tem informação verdadeira ? deves ser daqueles que acredita em tudo que vem na internet ? Que experiência tens tu com carros usados ? Sabes quantos processos existem a decorrer em tribunais contra stands oficiais que mais tarde o tribunal vem dar razão ao stand ? A garantia é para carros NOVOS ou bastante recentes e mais não cobre todos os componentes do automovel , para teres uma ideia um taxista conhecido meu comprou um Avensis novo no ano passado e como já ultrapassou a quilometragem que estava definida para os 3 anos de garantia a Toyota já o informou por escrito que a garantia terminou , informa-te bem antes de dizeres asneiras e pensares que és expert na matéria ........ e quando comprares um carro usado reza para que ele não tenha problemas.....

Desde quando é que esse link tem informação verdadeira ? deves ser daqueles que acredita em tudo que vem na internet ? Que experiência tens tu com carros usados ? Sabes quantos processos existem a decorrer em tribunais contra stands oficiais que mais tarde o tribunal vem dar razão ao stand ? A garantia é para carros NOVOS ou bastante recentes e mais não cobre todos os componentes do automovel , para teres uma ideia um taxista conhecido meu comprou um Avensis novo no ano passado e como já ultrapassou a quilometragem que estava definida para os 3 anos de garantia a Toyota já o informou por escrito que a garantia terminou , informa-te bem antes de dizeres asneiras e pensares que és expert na matéria ........ e quando comprares um carro usado reza para que ele não tenha problemas.....
??
A garantia obrigatória são dois anos sem limite de quilometros. Podes fazer 5 milhões de quilometros em dois anos que o stand tem de te dar garantia. A partir dos dois anos, os stands/marcas fazem as regras que querem.

A garantia é de 2 anos, podendo ser reduzida a 1 ano por acordo das partes.

Já referido e consagrado no artigo 5, no seu nº1 e nº2 da Lei do Consumidor (Decreto-Lei 63/2003, de 8 de Abril, com as alteraçãos introduzidas pelo Decreto-Lei 84/2008, de 21 de Maio)

Sendo a redacção o seguinte:

Artigo 5.º
Prazos
1 - O comprador pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou cinco anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.
2 - Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a um ano, por acordo das partes.

in Diário da República: http://www.dre.pt/pdf1sdip/2003/04/083A00/22802283.PDF

Last edited:
Nada como ler as leis para ficarmos esclarecidos.

Atenção que essa lei/código não se aplica a empresas/empresários em nome individual quando para uso profissional

Last edited:
Eu, há dias estive num Stand para ver um carro, Alfa Romeo 147 e coloquei essa questão da garantia e o vendedor do Stand disse-me que dão garantia de 1 ano (caixa e motor) e lhe disse que isso era ilegal, ou seja, podemos chegar a acordo e eu aceitar 1 ano, mas sem essas limitações.

O gajo ficou lixado e disse montes de cenas, que essa lei é absurda porque até acaba por prejudicar os consumidores, tendo em conta que os vendedores por causa dessa lei, alteram as quilometragens dos carros e como a lei indica que a garantia não cobre peças de desgaste e não discrimina que peças ou componentes, dava margem para muita discussão e confusão.

Ainda tentei negociar com o gajo mas percebi que ele não iria recuar e mesmo se aceitasse essa garantia, uma vez que não tem validade legal poderia exigir ao stand se tiver problemas, mas achei que não valeria a pena começar logo com problemas, desisti.

Ele chegou ao ponto de sugerir comprar uma garantia da NSA, uma espécie de seguro, que cobre tudo por um ano, só para fugir à garantia!

Tudo o que escreves é mentira.
Os carros usados, quando vendidos por stand's, possuem 2 anos de garantia, que podem ser reduzidos para 1 no máximo, por comum acordo!

QUOTE=ASAS;1066008589]O que a ignorância faz......[8b][8b]

Bem.... nem ia responder, mas, como estou bem disposto, até te vou tentar ajudar, para ver se tu consegues perceber como a garantia funciona e deixas de vir aqui mostrar constantemente a tua completa ignorância sobre o assunto e induzir outros utilizadores em erro!!!

1º - Toda a gente tem/deve ter bom senso e não pode acreditar em tudo que vem na Internet, principalmente quando são coisas escritas por "artistas" como tu que não percebem minimamente do assunto que está a ser discutido!
2º - Tenho alguma experiência com usados (sempre com garantia!) e nunca tive qualquer problema....
3º - A garantia obrigatória são 2 anos (sem qualquer limitação!); se a Toyota ofereceu 3 anos, sobe alguma condicionante em relação aos km's, já é bem bom... é pena que alguns compradores não tenham capacidade para perceber isso.....
4º - Quando comprar um usado?![:D] Mas que idade é que tu tens?!
5º - Eu não rezo (não sou religioso)!

PS: Vê lá se aplicas os teus conselhos a ti próprio antes de os recomendares aos outros..... ficava-te melhor e, provavelmente, já não fazias "cenas tristes"...

Mais um link: Que garantia têm os veículos? - Automóveis - SOS Consumidor - DECO PROTESTE

Last edited:
Bem.... nem ia responder, mas, como estou bem disposto, até te vou tentar ajudar, para ver se tu consegues perceber como a garantia funciona e deixas de vir aqui mostrar constantemente a tua completa ignorância sobre o assunto e induzir outros utilizadores em erro!!!

1º - Toda a gente tem/deve ter bom senso e não pode acreditar em tudo que vem na Internet, principalmente quando são coisas escritas por "artistas" como tu que não percebem minimamente do assunto que está a ser discutido!
2º - Tenho alguma experiência com usados (sempre com garantia!) e nunca tive qualquer problema....
3º - A garantia obrigatória são 2 anos (sem qualquer limitação!); se a Toyota ofereceu 3 anos, sobe alguma condicionante em relação aos km's, já é bem bom... é pena que alguns compradores não tenham capacidade para perceber isso.....
4º - Quando comprar um usado?![:D] Mas que idade é que tu tens?!
5º - Eu não rezo (não sou religioso)!

PS: Vê lá se aplicas os teus conselhos a ti próprio antes de os recomendares aos outros..... ficava-te melhor e, provavelmente, já não fazias "cenas tristes"...

Mais um link: Que garantia têm os veículos? - Automóveis - SOS Consumidor - DECO PROTESTE

apr:)apr:)apr:) Muito bom! [:)]

Back