Eu, há dias estive num Stand para ver um carro, Alfa Romeo 147 e coloquei essa questão da garantia e o vendedor do Stand disse-me que dão garantia de 1 ano (caixa e motor) e lhe disse que isso era ilegal, ou seja, podemos chegar a acordo e eu aceitar 1 ano, mas sem essas limitações.
O gajo ficou lixado e disse montes de cenas, que essa lei é absurda porque até acaba por prejudicar os consumidores, tendo em conta que os vendedores por causa dessa lei, alteram as quilometragens dos carros e como a lei indica que a garantia não cobre peças de desgaste e não discrimina que peças ou componentes, dava margem para muita discussão e confusão.
Ainda tentei negociar com o gajo mas percebi que ele não iria recuar e mesmo se aceitasse essa garantia, uma vez que não tem validade legal poderia exigir ao stand se tiver problemas, mas achei que não valeria a pena começar logo com problemas, desisti.
Ele chegou ao ponto de sugerir comprar uma garantia da NSA, uma espécie de seguro, que cobre tudo por um ano, só para fugir à garantia!
Vamos lá meter os pés na realidade.
A lei diz que são 2 anos em bens móveis usados....que pode baixar para um de comum acordo. Não diz em lado nenhum o quê que está coberto.
Até um carro novo, com garantia de fábrica, tem exclusões na garantia. Se forem ver o manual do carro, vêm que muitas mas muitas peças(ditas de desgaste) ficam fora da garantia...desde amotecedores a pneus/discos/pastilhas/embraiagens/elevadores electricos/etc...
E agora de novo à realidade. Garantias decentes, só as da marcas oficiais e mesmo assim é preciso ter sorte. O que não falta é malta pegada com as marcas(todas elas) porque avaria alguma coisa e eles fogem à garantia, as vezes até com peças defeituosas(vide cabeças rachadas dos 2.0TDI por ex, ou as borboletas de admissão dos BMW 20d 150cv).
Em stands de usados ainda é pior porque eles estão-se a barimbar e sabem bem que os tribunais não funcionam. Compras o carro, ele avaria, vais lá e eles negam arranjar. Fazes o quê? Segues para tribunal? gastas 10 mil milhões de € em custas e advogados, e passados 6 anos quando tiveres gasto isso tudo, já tiveres trocado de carro e o tribunal se pronunciar...se for a teu favor...o stand recorre ^^.
Portanto meus caros...garantias é para carros novos. Fora disso, ou conhecem bem o stand de usados, ou mais vale comprarem a particulares...porque não têm garantia na mesma...e sempre o compram mais barato para arranjarem vcs o que avariar
Tudo o que seja fora disto são filmes e só serve para arranjar chatices e gastar €.