Gasolina SUPER / 95 / 98

No meu(Copser S) meto de 98 porque dizem que é mais perfumante, já meti de 95 para experimentar, e a diferença não é muita, nota-se mais à frio.

E nota-se também no bolso, fica mais pesado com a de 95. [:D]

Que eu saiba todos os carros modernos auto-ajustam-se a nível de timing de ignição para ficar de acordo com a gasolina...

Exceptuando casos especificos onde indicam mesmo 98, normalmente costumam indicar 95 ou superior.

Nunca vi nenhum que indicásse que só poderia trabalhar com 95...

Que eu saiba todos os carros modernos auto-ajustam-se a nível de timing de ignição para ficar de acordo com a gasolina...

Exceptuando casos especificos onde indicam mesmo 98, normalmente costumam indicar 95 ou superior.

Nunca vi nenhum que indicásse que só poderia trabalhar com 95...

Certo, eu no 1.8T testei várias vezes e a conclusão é que não há diferença a não ser no preço.

Se o fabricante indicar que o motor deverá utilizar 98 o que acontece é que se lá metermos 95 ele trabalha mas com ligeira redução de performance o controlo do nível de timing de ignição neste caso evita que ocorram detonações por utilizarmos gasolina 95 em vez de 98!

Agora ver ganhos reais sem ter uma repro para tirar partido da gasolina com maior indice de octanas não estou a ver

Mete o que o fabricante recomendar.

Num carro preparado para trabalhar a 95 não ganhas nada se meteres 98.

Depois há carros como o S2000 (por exemplo) que tem mesmo de levar 98. O fabricante diz que abaixo disso só em situação de emergência.

Se a compressão do motor for igual ou superior 10:1, 98, abaixo de 10:1, 95 pra cima.
Caso contrario, e como aqui já foi dito, pode-se dar detonação do combustivel antes do tempo (antes da vela libertar a faisca).

EDIT: O 1.2TCE tem uma compressão de 9,5:1. De qualquer das maneiras e capaz de não ser má ideia pôr 98.

Last edited:
Se a compressão do motor for igual ou superior 10:1, 98, abaixo de 10:1, 95 pra cima.
Caso contrario, e como aqui já foi dito, pode-se dar detonação do combustivel antes do tempo (antes da vela libertar a faisca).

EDIT: O 1.2TCE tem uma compressão de 9,5:1. De qualquer das maneiras e capaz de não ser má ideia pôr 98.

Como é que consegues ver isso???

Porquê ? Eu no 1.8T tinha mais de 10 na taxa de compressão e usava 95!
Ou o TCE é para andar todos os dias em Track Day mode ? [:)] [:)] [:)]

Porquê ? Eu no 1.8T tinha mais de 10 na taxa de compressão e usava 95!
Ou o TCE é para andar todos os dias em Track Day mode ? [:)] [:)] [:)]

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Nesse caso, o que acontece, é que a gestão electrónica ajusta a ignição de acordo com a taxa de compressão e o IO do combustível utilizado.

Como é que consegues ver isso???

De facto não posso dizer com exactidão o porquê do valor 10:1 e não menos ou mais, mas foi-me dito por pessoas experientes no que toca a motores que para estes valores é preferivel usar 98. E de facto vai corresponder as recomendações dos fabricantes. Por exemplo, tenho em casa um Ibiza 1.4 16v (100cv), que, salvo erro, tem uma taxa de compressão de 10,1:1, e o fabricante recomenda o uso de 98.

É claro que com 95 o carro também trabalha, mas em regimes mais elevados existe a possibilidade de ocorrer detonação do combustivel (devido à pressão), e não ignição (por parte da vela), como seria suposto. Isto é perceptivel através do "grilar" que o motor começa a fazer.

De facto não posso dizer com exactidão o porquê do valor 10:1 e não menos ou mais, mas foi-me dito por pessoas experientes no que toca a motores que para estes valores é preferivel usar 98. E de facto vai corresponder as recomendações dos fabricantes. Por exemplo, tenho em casa um Ibiza 1.4 16v (100cv), que, salvo erro, tem uma taxa de compressão de 10,1:1, e o fabricante recomenda o uso de 98.

É claro que com 95 o carro também trabalha, mas em regimes mais elevados existe a possibilidade de ocorrer detonação do combustivel (devido à pressão), e não ignição (por parte da vela), como seria suposto. Isto é perceptivel através do "grilar" que o motor começa a fazer.

Mas como é que consegues saber para determinados carros?

Por exemplo no meu MINI Cooper S R56.

O Seat vi no manual do carro. O Clio procurei na net pela taxa de compressão do 1.2 TCE. A maioria dos carros mais recentes, consegue-se ver a compressão nas especificações do modelo, quer nos catalogos do modelo, quer nos sites.

Em relação ao mini é questão de fazer uma pesquisa na net pelo modelo especifico e pelas suas caracteristicas a nivel de motor que é provavel que apareça qualquer coisa.

EDIT: O Cooper S tem uma compressão de 8,3:1...

Last edited:
O Seat vi no manual do carro. O Clio procurei na net pela taxa de compressão do 1.2 TCE. A maioria dos carros mais recentes, consegue-se ver a compressão nas especificações do modelo, quer nos catalogos do modelo, quer nos sites.

Em relação ao mini é questão de fazer uma pesquisa na net pelo modelo especifico e pelas suas caracteristicas a nivel de motor que é provavel que apareça qualquer coisa.

EDIT: O Cooper S tem uma compressão de 8,3:1...

Tenho que ver no manual, ainda não o li todo. :sh)

Back