Gastar dinheiro em carros velhos. Desperdício?

Vou responder a todos de uma maneira geral neste post.

Para que fique claro vou deixar já escrito no primeiro parágrafo que não estou a usar o termo "carros velhos" em sentido denigrativo, só estava a referir-me à idade do carro, neste caso 18-20 anos.

Penso que já percebi no geral qual o limite que define o que é dinheiro "bem gasto" num carro ou não; bem gasto entre aspas porque nisto dos carros nunca será um bom investimento e todo o dinheiro gasto é sempre dinheiro queimado.
Esse limite, pelo que percebi, estrema todo o dinheiro gasto em manutenção para o bom funcionamento do carro, problemas funcionais, de conforto e de segurança. Fora disso é tudo considerado dinheiro "mal gasto" e isso inclui alterações estéticas: jantes só porque sim, óticas xpto, mudar a medida do pneu, suspensão mais baixa, etc,... No entanto, esta última não conta se o carro for um carro capaz; por exemplo um Clio com kit Williams de imitação vs o Land Cruiser do cunhado do CL. O Land Cruiser é um bom carro, eu,provavelmente morro primeiro que aquele motor já o tal Clio é tudo estética, 0 motor para acompanhar e tem valor de sucata.

O ponto que estava a tentar chegar não é o de que não vale a pena gastar dinheiro em carros velhos, mas sim querer saber, para vocês, o que é que vale a pena gastar num carro. Mas penso que já estou a chegar lá e a perceber que é subjetivo o que cada um quer gastar num carro.

Agradeço a todos as respostas.

De minha livre vontade, só mando carros para a sucata quando me batem forte e feio e tenho receio que os puxanços no chassis não deixem aquilo em condições... eu uso e, por vezes, muito raramente!, abuso dos carros e eles têm que estar a 90% no mínimo... se trava e ele foge... ou se há um ressalto, uma lomba a meio da curva e a direcção fica maluca... esse carro morreu!

Mas curiosamente eu noto esses comportamentos vagos em carros novos! Portanto esses... também já morreram porque nasceram mal paridos!

O V8 gasolina da Toyota é capaz de andar por cá mais tempo que eu... só porque o carro não está em Portugal! [:D] Senão a gente também tentava partir aquilo... mas a gasolina... sai cara aquela "porcaria"...

Não sabiam ter posto um 1.5 diesel com 110cv? ou um 1.7 diesel? :sh)

Depende da carteira e o do valor que dás ao carro, mas...

Em parte estética gastar dinheiro num carro velho para mim é asneira; já na mecânica supondo que se trata do meio de transporte é bom ir fazendo manutenção para tudo estar ok.

Agora se o carro começa a sugar dinheiro mensalmente em reparações muito próximas ou chatas que compensem pagar um eventual crédito aí a conversa muda de figura. Mas a trocar tem de ser por algo novo ou c/ 1 ou 2 anos, por aí, porque velho por velho já tens o teu.

Cumps

Enviado do meu F1 através do Tapatalk

A parte boa de ser mecânico e ainda para mais com garagem/oficina própria é comprar carros velhos e ir mantendo-os de forma barata ( só pagam o material, comprado na net, novo e barato ) .
Se eu fosse um desses, andava de Citroen Xantia ou XM.

Depende muito do ponto de vista.

No meu caso é devido a como se comportou o carro durante os anos e se relamente merece uns mimos.

Ora comprei o meu carro com 80 mil kms e conta hoje com 290 mil e conta ainda com suspensão original, embraiagem original, motor sem beber óleo e económico quanto baste, tem ac e vidros elétricos e até hoje nunca me deixou mal.

Por isto mesmo estou a pensar que relamente merece começar a tratar dele. Desde dar uma pintura mudar suspensão e embraiagem meter uns bancos melhores e fazer um melhoramento na travagem. Até a minha Maria diz para o manter pois está pago e nunca deu problemas, é só meter gasolina e siga.

Depende muito do ponto de vista.

No meu caso é devido a como se comportou o carro durante os anos e se relamente merece uns mimos.

Ora comprei o meu carro com 80 mil kms e conta hoje com 290 mil e conta ainda com suspensão original, embraiagem original, motor sem beber óleo e económico quanto baste, tem ac e vidros elétricos e até hoje nunca me deixou mal.

Por isto mesmo estou a pensar que realmente merece começar a tratar dele. Desde dar uma pintura mudar suspensão e embraiagem meter uns bancos melhores e fazer um melhoramento na travagem. Até a minha Maria diz para o manter pois está pago e nunca deu problemas, é só meter gasolina e siga.

xxiii. espera aí que já te vão cair em cima...

quanto aos bancos, uns melhores porquê? porque não apenas estofar de novo?

É asneiras gastar em estética ?

Isso no mínimo é ridiculo. Sendo o carro velho ou não, se o DONO o quiser tem todo o direito, o dinheiro é dele e somente a opinião dele conta. Agora o que alguns daqui dizem vale 0. 0 !

Parecem aquele tipicos condutores tuga que o carro é um artigo de desgaste que nem manutenção faz e mal avarie troca logo. O crédito sempre em dia à la tuga.

Compensa investir num carro,mas agora cada um tem o seu motivo. Existem situações muito excepcionais.

Eu tenho um 106 mk2 quiksilver. Já gastei algum dinheiro nele, não foram milhares d€ mas já foi algum. Mas eu adoro o carro. E sei que não me irei desfazer dele tão cedo (quem sabe não ficará sempre comigo ?). Porque não irei investir nele ? Em princípio só me desfaço dele se bater ou baterem nele.

Logo até motor pode partir que a seguir vira GTI. Portanto para mim é sempre dinheiro bem gasto pois o carro tem valor sentimental e considero que para o que é, serve.

cada um sabe de si, mas eu volvo a dizer, se é um carro com alguma idade, é cuidar dos problemas dele. agora gastar por motivos estéticos, EU não gasto, mas lá está, isso sou eu que não quero deitar dinheiro à rua. agora o que os outros fazem ou deixam de fazer, isso não me aquece nem arrefece. gosto de comentar e criticar como qualquer outro (ou até mais!) [:D] mas não sou eu que gasto o dinheiro no final.

Cada um faz o que quer e gasta onde quer o dinheiro!
Neste assunto existe demasiadas variáveis!
1 exemplo: compras um carro velho por 1500€ e gastas mais 1500€ numa boa revisão. De seguida vêm e batem em ti mandam o carro para a sucata, perdes 1500€ e é senão mais porque podem avaliar o carro em muito menos do que os 1500€
Se comprares novo gastas 12000€ mas se baterem em ti dependendo do tipo de seguro que tenhas podes não perder nada como podes perder logo o valor da desvalorização de quando sai do stand!

O carro dele não é um fiesta ?

290 mil KM com amortecedores de origem ?

LOL [:D]

A menos que o carro seja outro, com amortecedores mais xpto.

É um civic de 97

Sim nota se bem o cansaço da suspensão é como a premissa era gastar pouco então vem uns koni str para ele

Os bancos pela esponja estar a desfazer se é porque preferia uns mais envolventes como da versão vti

É um civic de 97

Sim nota se bem o cansaço da suspensão é como a premissa era gastar pouco então vem uns koni str para ele

Os bancos pela esponja estar a desfazer se é porque preferia uns mais envolventes como da versão vti

Pois é normal que já se note o cansaço, mas faz parte. Mas os amortecedores é fácil, é trocar e tá pronto pa outra, por assim dizer. E o motor ainda tá saudável? Imagino que sim, dizem que esses hondas duram 400 mil KM pelo menos e na boa, desde que bem mantidos duram bem.

Cada vez se vão vendo menos.

isso era antigamente, não são os carros com 20 anos. já são carros de meados dos anos 90 (com cerca de 25 anos) e carros dos inícios da década de 2000. o qe falas é de carros dos anos 70 e 80. essa época já lá vai há 30 e 40 anos.

Voltar
Superior