Giulietta é arrivata

Giulietta é arrivata

• Audi A3 1.4 TFSI

Votes: 9 31.0%
  • Alfa Romeo Giulietta 1.4 MA

Votes: 20 69.0%

• Total voters
    29
  • Poll closed .

mikethe

New member
Bom dia,

Pois é já acompanho o forum autohoje há cerca de 5 anos, visitando-o quase diáriamente, mas nunca me tornei membro até hoje. Já não consigo passar sem as opinões de alguns membros mais ilustres sobre novos lançamentos no mercado e opiniões técnicas de quem realmente conduz os carros no dia a dia. Por todos estes motivos e mais alguns, chegou agora a vez de fazer o post cliché "que carro comprar".

Neste momento possuo dois carros, um citroen C4 HDI de 2006 e um bmw 316i E30 comprado por puro capricho e para divertimento.
Desta feita, o carro que uso no dia a dia, o citroen, conta com alguns kms e ponho em perspetiva a sua troca para este ano (sem data definida, mas aponto para o verão).

Premissas da troca:

- o carro será comprado novo (ou viatura de serviço eventualmente). não pondero usado neste momento
- o carro novo tem que ser a gasolina. Sempre conduzi carros a gasolina, excepçao para o citroen, e prefiro este combustivel (manias).
- Valor máximo (com retoma e eventuais descontos) 30k. Se houver algo muito especial por uns pozinhos mais posso ponderar.
- O carro será usado para tudo, viagens, compras, dia a dia etc. Neste momento não tenho filhos pelo que o espaço nao é prioritário.
- Deve ser minimamente confortável em cidade, em paralelo e piso esburacado, onde irá ser usado a maior parte do tempo.
- Ser dinamico o suficiente para "cheirar a desportivo" (roubando a espressao que vi num outro tópico). Objectivamente atingir os 200km/h e fazer 0-100 em menos de 10 segundos penso que sejam valores satisfatorios para quem nunca pegou em nada muito despachado (estes valores sao meramente indicativos).
- Carro para manter durante vários anos, mesmo que de futuro haja familia, será para manter eventualmente juntando-se uma carrinha ou algo assim.

Candidatos:
- Alfa romeo giulietta 1.4 MA 170 - carro que mais me atrai na estética exterior e com um motor muito interessante. O interior nao me seduz tanto.
- Audi A3 1.4 tfsi 122 - o menos potente do lote. Parece-me muito interessante como carro para toda a obra, sendo que o peso e dimensoes o deverao fazer o mais agil em cidade. O melhor interior
- BMW 116i - O mais completo, agrada-me a estetica exterior e interior, o motor parece interessante e é RWD (embora com esta potencia nao seja algo tao diferenciador assim). O mais caro.

outsiders:
- Golf VII 1.4 140 DSG - excelente proposta, estetica exterior nao convence tanto e no interior prefiro o audi.
- Seat leon (talvez o SC) nas variantes 1.4 140 e 1.8 (demasiado gastador?). Gosto da estética mas ...
- Pug 208 GTI/fiesta ST - adivinham-se brinquedos espetaculares mas não sei se serão bons companheiros diários passada a adrenalina dos primeiros meses.
- Mito QV - já tive com um pé num negócio e deixei-o passar. O carro continua a seduzir mas não é tão prático.

Peço desculpa pelo testamento, mas gostaria muito de ouvir as vossas opiniões, principalmente que tenha tido contacto com os carros mencionados. Outras opçoes sao bemvindas, e sem qualquer preconceito quanto a segmentos ou marcas. Obrigado a todos.

À partida, colocaria de parte os carros do segmento B. Um segmento acima faz toda a diferença (conforto, segurança, estabilidade, equipamento...). [;)]

À partida, colocaria de parte os carros do segmento B. Um segmento acima faz toda a diferença (conforto, segurança, estabilidade, equipamento...). [;)]

Assino por baixo! Também não enjeitava subir de segmento mesmo que fosse para um carro não premium, de serviço, tipo um DS4 com o motor 1.6 de 200 cv.

O novo A3 do que ja li e vi por revistas e internet está qualquer coisa :)

Fui brincar um bocado com o configurador do novo A3 pena que ao lhe meteres o pack S-line va logo bater nos 30 mil mas bem negociado quem sabe nao consigas meter alguns extras a mais que gostes e o tragas pelos mesmos 30 mil.

Last edited:
Giulietta.

Esquece o A3.

Ja tens as recomendações anti-germanicas e pro-italianos em keybinds nao tens [:D] Eu sei que tambem sou suspeito pois recomendei um audi e tal e cada um recomenda o que quer mas ja noutras threads tenho visto esta "guerrinha" de lados e as tuas entradas sao sempre as mesmas a pés juntos contra tudo o que é vag [:D]

Obrigado por todas as respostas.

Lino concordo contigo quanto às vantages do segmento acima, mas fico sempre com a pulga atras da orelha de um segmento B vitaminado :)
500C o citroen nao me atrai minimamente, o Honda parece-me uma opção viável também, mas a estética exterior (traseira) não me convenceu ainda. Contudo o 1.8 atmosférico parece-me muito interessante.

Quanto à "guerra" germanica e italiana, eu aprecio bastante as duas filosofias, embora sejam em vários capitulos opostas. Já consegui ver os 3 modelos (serie 1 , A3 e giulietta) em detalhe no stand, mas apenas guiei o giu na variante 2.0 JTDM 140cv. Se no exterior o giulietta é o mais arrebatador, o interior do audi está excepcional...

O 116i é RWD? :confused: Boa [:p] Sempre pensei que o serie 1 fosse FWD [;)]

No entanto, tambem optaria por subir de segmento e ir para qualquer marca nao-premium. O DS4/5, Pug 508, Insignia, Megane/Laguna se o plafond o permitir....

Sao confortaveis q.b. e tem boas propostas a gasolina que devem encaixar nos requisitos pretendidos [;)]

[Fire Mode On]

Ou entao, Skoda Octavia

[Fire Mode Off]

Desculpem, mas nao resisti
[:D]

Ja tens as recomendações anti-germanicas e pro-italianos em keybinds nao tens [:D] Eu sei que tambem sou suspeito pois recomendei um audi e tal e cada um recomenda o que quer mas ja noutras threads tenho visto esta "guerrinha" de lados e as tuas entradas sao sempre as mesmas a pés juntos contra tudo o que é vag [:D]

Mas eu meti-me contigo??!

Não posso ter e dar a minha opinião?! Ora essa[:cool:]

O 116i é RWD? :confused: Boa [:p] Sempre pensei que o serie 1 fosse FWD [;)]

No entanto, tambem optaria por subir de segmento e ir para qualquer marca nao-premium. O DS4/5, Pug 508, Insignia, Megane/Laguna se o plafond o permitir....

Sao confortaveis q.b. e tem boas propostas a gasolina que devem encaixar nos requisitos pretendidos [;)]

[Fire Mode On]

Ou entao, Skoda Octavia

[Fire Mode Off]

Desculpem, mas nao resisti
[:D]

Não percebi se estavas a ser irónico com 116i, mas sim é RWD e nota-se bem, em condução "desportiva".

Ao autor do tópico, vou falar-te do que sei, que é o 116i de 122cv.

O conforto não é dos melhores, é algo firme, mas o meu tem jante 16 o que atenua um pouco essa firmeza. Os pneus runflat também não ajudam ao conforto. Acho que faz 10 segundos dos 0-100 e apesar dos 122cv não é assim tão despachado como à partida pode parecer. Consumos em cidade rondam os 10L, em misto 8L, mas se queres praticar uma condução mais picante, vai apontando para 10-11 em misto.

A curvar é divertido, exactamente por causa da RWD, mas a traseira assim que provocada, ganha vida. Então com chuva....Atinge os 200 como queres, e passa bem até.

Em espaço surpreendeu-me pela positiva, tanto atrás como na mala. Sempre pensei que fosse mais pequeno. Mas tanto o meu caso, como o teu, o espaço não parece ser primordial.

Em suma, o carro foi comprado porque a Maria adora-o e não podia estar mais satisfeito com ele. Tive agora um problema nas bobines de ignição, que parece ter havido unidades com este problema. Felizmente nada de muito dispendioso.

Se tivesse no teu lugar, acho que me aventurava num Giulietta 170cv.

O 208 GTi é o meu favorito desse lote. E fará consumos muito bons para o carro que é. No entanto se o espaço não é problema eu procuraria um RCZ THP 1.6 200 cavalos com garantia. Consumos devem ser um pouco mais elevados que o 208 mas nade de especial(a Peugeot Portugal foi a Genebra com um e fez 7 e tal de média) e a performance ligeiramente inferior por causa do maior peso/dimensões. Mas é deslumbrante por fora e com uma qualidade de interior impressionante (tablier forrado a pele na versão de topo) Encontram-se já apartir de 25000 creio. E é mais seguro claro.
Ou então o Alfa [kiss]
Mas um RCZ está num nível completamente diferente [br:)]

EDIT: Mas se quiseres mesmo novo, o Novo RCZ (facelift apenas) na versão de 156 cavalos custa a partir de 31500 e 33800 para o de 200 segundo o site, e continua a ser mais especial que qualquer um desses e deverá ser possível obter ainda alguns descontos ou pelo menos extras incluídos. Se vais ter uma carrinha quando tiveres família alargada não há que enganar [;)]

Last edited:
Mas eu meti-me contigo??!

Não posso ter e dar a minha opinião?! Ora essa[:cool:]

A tua opinião já é tão conhecida e óbvia que já escusas de participar. Para além de que nunca acrescentam rigorosamente nada de útil ao tópico! [:p]

Entre o Leon, A3 e Golf, no caso de serem os últimos modelos eu optava pelo mais barato pois acaba por ser praticamente o mesmo carro e qualquer um dos motores que referiste deve servir bem para o que pretendes.

O 116i parece-me pouco "sumo para o fruto" que é...

Não encontro nenhum segmento C que seja objectivamente confortável em maus pisos (minto, o BMW espantou-me neste aspecto), mas dos menos maus ainda é capaz de ser o Mégane. Vi agora que a Renault já não disponibiliza o 1.4 TCe de 130cv, apenas o 1.2 de 115 [s)]. Era a minha escolha pois seria relativamente económico, despachado qb, e o carro tem um bom chassis para desenhar umas curvas.

Assim sendo... Não sei. Estava a pensar no Astra 180cv mas deve ser demasiado rijo para o considerares. O Giulietta deve ser um bom "all-rounder" para o que pretendes [;)]

EDIT: vi agora que o S1 tem 136cv... Assim sendo voto no Giulietta OU no Série 1.

Last edited:
Back