Golf 4 - comportamento

A tua última frase descreve o que eu sempre sentia na minha antiga 306 Break, cujo chassis costuma ser elogiado como sendo a quintessência dos carros da época. Acredito que um GTI de 3 portas seja muito bom, mas aquela carrinha não inspirava confiança nenhuma em situações um pouco mais próximas do limite. Aliás, até hoje foi o único carro em toda a minha vida em que me atravessei e "beijei" um rail, e com piso seco! :sh) Nem o 205 me parecia tão falso. E já num teste da época feito pelo AH o 306 bicorpo em versão "normal" se revelou traiçoeiro em curva.

Revelava-se traiçoeiro mas o ZX nunca o foi... E a base técnica era a mesma.

O eixo direccional traseiro permite colocar a traseira onde se quer e com menos rotação de volante. Agilidade é palavra de ordem. Claro que isto tem os seus senãos e travar em curva ou desacelerar "forte e feio" provoca um desequilíbrio que poucos podem ou são capazes de recuperar. Não é preciso ter dotes de pilotagem, aliás, qualquer condutor deverá saber recuperar o carro de uma situação similiar, na minha modesta opinião.

E o Golf IV não é melhor... Como qualquer VAG da altura, depende imenso dos pneumáticos, na maioria das vezes sobredimensionados. O que é que isto provoca? É que enquanto houver aderência tudo corre bem mas quando se atinge e ultrapassa os limites, o carro perde rapidamente a postura neutra (falsamente incutida pelos pneus) e parte à deriva de forma brusca e sem aviso (sem progressividade a chegar aos limites) e também aqui vai depender do "piloto" a forma como vai terminar.

O eixo direccional traseiro permite colocar a traseira onde se quer e com menos rotação de volante. Agilidade é palavra de ordem. Claro que isto tem os seus senãos e travar em curva ou desacelerar "forte e feio" provoca um desequilíbrio que poucos podem ou são capazes de recuperar. Não é preciso ter dotes de pilotagem, aliás, qualquer condutor deverá saber recuperar o carro de uma situação similiar, na minha modesta opinião.

Foi isto que aconteceu. E não acho que seja situação para um condutor médio que seja apanhado de surpresa se possa safar assim de repente. Eu não me considero mau condutor, na altura tinha mais de 10 anos de carta e ainda lutei um bocado para a endireitar. Mesmo assim ainda tocou levemente no rail. :sh) Aliás, a prova de que essa filosofia estava errada é que as gerações seguintes de Peugeot e Citroën já não tinham esse comportamento "excessivamente ágil", digamos de forma benevolente.

Foi isto que aconteceu. E não acho que seja situação para um condutor médio que seja apanhado de surpresa se possa safar assim de repente. Eu não me considero mau condutor, na altura tinha mais de 10 anos de carta e ainda lutei um bocado para a endireitar. Mesmo assim ainda tocou levemente no rail. :sh) Aliás, a prova de que essa filosofia estava errada é que as gerações seguintes de Peugeot e Citroën já não tinham esse comportamento "excessivamente ágil", digamos de forma benevolente.
Talvez porque substituíram a suspensão traseira (que até funcionava de forma independente) por um um eixo semi rigido possivelmente próximo ao usado no GolfIV, alias, todo o conceito do carro que veio substituir o 306 parece ter grande inspiração no Golf.

Curiosamente a suspensão do GolfIV também possui efeito "auto-direcional" na suspensão traseira.

Bem visto. Concordo.

No entanto aproveito para dizer que apesar de por vezes fazer curvas um pouco mais rápido, nunca as faço verdadeiramente de forma rápida. Não estou minimamente interessado em chegar sequer próximo dos limites do carro.
Gosto de um carro que curve bem mas o objectivo nunca é testar os limites.

Eu sinceramente acho que basicamente todos os carros quando respeitados os seus limites, curvam dentro da medida dos possíveis minimamente bem.. De resto no que toca à questão que eu abordei, a verdade é mesmo essa.. Não dá para entender a mentalidade de determinadas pessoas.. Quem é que no seu perfeito consciente e para uma utilização quotidiana vive preocupado com os limites dinâmicos de um carro? Pá.. Para vender revistas, acho muito bem que nas reviews abordem esse parâmetro dos automóveis.. Mas para uma utilização real, quem é que sendo minimamente responsável está preocupado com isso? É por causa disso que se vê a triste realidade que está patente nas nossas estradas.. Não querendo generalizar, em Portugal as pessoas são de um modo muito global completamente selváticas na estrada.. Não respeitam velocidades limite.. Não respeitam sinalizações.. Não usam de civismo nos seus comportamentos ao volante.. É um caos.. Eu percorro regularmente a IC19.. Considerada uma das estradas mais perigosas de Portugal.. Pois.. Perigosa em quê? Na quantidade de animais que a atravessam.. Isso sim.. Não é a estrada que tem culpa de tantos acidentes que lá acontecem.. Existem estradas que parecem caminhos de cabras e nem metade dos sinistros se verificam nas mesmas..
É por isso que a mim ninguém me convence com a história de conhecer os limites do carro para evitar acidentes, etc, balelas ali e acolá.. Quem anda nos limites de um carro, precisa é de ganhar um bocadinho de juízo.. Juízo esse não para se preservar a si próprio, mas sim para ter respeito pela segurança dos outros que lhe são desconhecidos.. Porque por mim, se se quiserem enfaixar contra um muro com o carro estão completamente à vontade, desde que o façam sozinhos..

Não se trata de ter mais ou menos limites ou de os testar mas sim de ter um carro que dê prazer em conduzir e que tenha um bom comportamento coisa que o Golf não tem.

Cumps

O meu pai teve um golf 4 comprado novo, interiores fraquitos e era um barco sim, no geral era um carro razoavel mas nao deixou saudades nenhumas.

Eu sinceramente acho que basicamente todos os carros quando respeitados os seus limites, curvam dentro da medida dos possíveis minimamente bem.. De resto no que toca à questão que eu abordei, a verdade é mesmo essa.. Não dá para entender a mentalidade de determinadas pessoas.. Quem é que no seu perfeito consciente e para uma utilização quotidiana vive preocupado com os limites dinâmicos de um carro? Pá.. Para vender revistas, acho muito bem que nas reviews abordem esse parâmetro dos automóveis.. Mas para uma utilização real, quem é que sendo minimamente responsável está preocupado com isso? É por causa disso que se vê a triste realidade que está patente nas nossas estradas.. Não querendo generalizar, em Portugal as pessoas são de um modo muito global completamente selváticas na estrada.. Não respeitam velocidades limite.. Não respeitam sinalizações.. Não usam de civismo nos seus comportamentos ao volante.. É um caos.. Eu percorro regularmente a IC19.. Considerada uma das estradas mais perigosas de Portugal.. Pois.. Perigosa em quê? Na quantidade de animais que a atravessam.. Isso sim.. Não é a estrada que tem culpa de tantos acidentes que lá acontecem.. Existem estradas que parecem caminhos de cabras e nem metade dos sinistros se verificam nas mesmas..
É por isso que a mim ninguém me convence com a história de conhecer os limites do carro para evitar acidentes, etc, balelas ali e acolá.. Quem anda nos limites de um carro, precisa é de ganhar um bocadinho de juízo.. Juízo esse não para se preservar a si próprio, mas sim para ter respeito pela segurança dos outros que lhe são desconhecidos.. Porque por mim, se se quiserem enfaixar contra um muro com o carro estão completamente à vontade, desde que o façam sozinhos..

O user 1975 tem uma certa razão. Um condutor pode querer saber do comportamento não com o objectivo de andar perto dos limites do carro mas sim para ter mais prazer de condução, mesmo não exagerando nas velocidades em curva, por exemplo.

No entanto, não deixas de ter razão. Vê-se muita asneira pelas nossas estradas fora.

eu sinceramente acho que basicamente todos os carros quando respeitados os seus limites, curvam dentro da medida dos possíveis minimamente bem.. De resto no que toca à questão que eu abordei, a verdade é mesmo essa.. Não dá para entender a mentalidade de determinadas pessoas.. Quem é que no seu perfeito consciente e para uma utilização quotidiana vive preocupado com os limites dinâmicos de um carro? Pá.. Para vender revistas, acho muito bem que nas reviews abordem esse parâmetro dos automóveis.. Mas para uma utilização real, quem é que sendo minimamente responsável está preocupado com isso? é por causa disso que se vê a triste realidade que está patente nas nossas estradas.. Não querendo generalizar, em portugal as pessoas são de um modo muito global completamente selváticas na estrada.. Não respeitam velocidades limite.. Não respeitam sinalizações.. Não usam de civismo nos seus comportamentos ao volante.. é um caos.. Eu percorro regularmente a ic19.. Considerada uma das estradas mais perigosas de portugal.. Pois.. Perigosa em quê? Na quantidade de animais que a atravessam.. Isso sim.. Não é a estrada que tem culpa de tantos acidentes que lá acontecem.. Existem estradas que parecem caminhos de cabras e nem metade dos sinistros se verificam nas mesmas..
é por isso que a mim ninguém me convence com a história de conhecer os limites do carro para evitar acidentes, etc, balelas ali e acolá.. Quem anda nos limites de um carro, precisa é de ganhar um bocadinho de juízo.. Juízo esse não para se preservar a si próprio, mas sim para ter respeito pela segurança dos outros que lhe são desconhecidos.. Porque por mim, se se quiserem enfaixar contra um muro com o carro estão completamente à vontade, desde que o façam sozinhos..

Diácono dixit[:)]
Mas até tens uma certa razão,eu concordo que é melhor não explorar os limites do Golf IV que ainda se aleijam nem que seja de tédio, há carros melhores para explorar os limites numa boa estrada de serra, com ou sem cabras[:D]

Última edição:
Aliás, a prova de que essa filosofia estava errada é que as gerações seguintes de Peugeot e Citroën já não tinham esse comportamento "excessivamente ágil", digamos de forma benevolente.

O eixo foi abandonado em detrimento do custo de produção e fiabilidade do mesmo, não por ser perigoso. [;)]

Não só, mas também. Esse tipo de comportamento foi arrasado por muita imprensa especializada, por exigir alguns dotes básicos de "pilotagem" que estavam fora do lugar em carros destinados a utilizadores medianos, acima de tudo.

Esse xsara 1.4 original tem o comportamento em curva de uma renault 4l

Tenho um e acho que dizer isso é faltar totalmente ao respeito ao xsara, pois são carros bons e seguros nao sei onde está a ilusão ou o fanatismo para criar uma critica nao construtiva ao xsara, com 1 tanque de gasolina faço çerca de 700 quilometros em cidade e estrada, nao é nenhum carro de f1 mas tambem nao era para ser, voltando ao assunto..
Nao trocava o xsara por um golf 4, santa paçiencia, se fosse eu deixava me estar com o xsara e que dure muitos anos.

Não só, mas também. Esse tipo de comportamento foi arrasado por muita imprensa especializada, por exigir alguns dotes básicos de "pilotagem" que estavam fora do lugar em carros destinados a utilizadores medianos, acima de tudo.

ZX e Xsara não foram severamente criticados. Aliás, o mais criticado foi até o 206... E nem o 607 se safou... Mas deve ser porque os Peugeot devem suscitar na concorrência uma valente dor de couto. [:D]

E o Golf IV não é melhor... Como qualquer VAG da altura, depende imenso dos pneumáticos, na maioria das vezes sobredimensionados. O que é que isto provoca? É que enquanto houver aderência tudo corre bem mas quando se atinge e ultrapassa os limites, o carro perde rapidamente a postura neutra (falsamente incutida pelos pneus) e parte à deriva de forma brusca e sem aviso (sem progressividade a chegar aos limites) e também aqui vai depender do "piloto" a forma como vai terminar.

É exactamente isso que eu penso, vê-se bem aliás nos vídeos do ring

ZX e Xsara não foram severamente criticados. Aliás, o mais criticado foi até o 206... E nem o 607 se safou... Mas deve ser porque os Peugeot devem suscitar na concorrência uma valente dor de couto. [:D]

PEUGEOT POWER!! [:D] O 607 teve problemas iniciais, mas que foram prontamente corrigidos. [;)]

É esta a minha opinião também.

De qualquer forma, ao Veiga, vivendo nos Açores, daquilo que eu conheço (São Miguel) preferia um Xsara a um Golf IV para andar. De longe...

Diácono dixit[:)]
Mas até tens uma certa razão,eu concordo que é melhor não explorar os limites do Golf IV que ainda se aleijam nem que seja de tédio, há carros melhores para explorar os limites numa boa estrada de serra, com ou sem cabras[:D]

Sinceramente não sei porque motivo achas que ser zeloso é sinónimo de algo mais que isso.. Mas pronto.. Tudo bem.. Toda a gente manda muita léria até se estourar valentemente..

Sinceramente nem sei como o autor do tópico questiona num fórum algo como uma decisão entre um carro francês e um alemão.. Independentemente de estar em jogo uma questão técnica como a dinâmica e o comportamento de ambos em curvas.. Um carro não vive apenas da dinâmica, mas sim de um todo.. Além de que as preferências pessoais de cada pessoa também mandam muito.. Eu por exemplo nunca consegui gostar muito dos carros franceses.. Nem das soluções estéticas.. Nem do visual dos interiores.. Preferia milhares de vezes ter um carro menos assertivo no que diz respeito à dinâmica mas com o cunho alemão no seu todo, do que um francês rei das curvas..

Sinceramente não sei porque motivo achas que ser zeloso é sinónimo de algo mais que isso.. Mas pronto.. Tudo bem.. Toda a gente manda muita léria até se estourar valentemente..

Vai apregoar esse sermão monótono e desinteressante para outro público mais sensivel e menos dado a coisas do intelecto, eu perante esse tipo de discurso só posso mesmo rir--me [:D]

Última edição:
Sinceramente nem sei como o autor do tópico questiona num fórum algo como uma decisão entre um carro francês e um alemão.. Independentemente de estar em jogo uma questão técnica como a dinâmica e o comportamento de ambos em curvas.. Um carro não vive apenas da dinâmica, mas sim de um todo.. Além de que as preferências pessoais de cada pessoa também mandam muito.. Eu por exemplo nunca consegui gostar muito dos carros franceses.. Nem das soluções estéticas.. Nem do visual dos interiores.. Preferia milhares de vezes ter um carro menos assertivo no que diz respeito à dinâmica mas com o cunho alemão no seu todo, do que um francês rei das curvas..

Um golf é mesmo isso , completamente desinspirado .

Fala nos mais desse cunho alemao sff ....

Voltar
Superior