Bem pessoal, como devem ter percebido, apesar de ter um Golf 1.9tdi 90cv, de o ter á pouco tempo sei muito pouco acerca destes carros e seus motores...
É normal que me vão surgindo dúvidas, questões, etc... e de momento tenho mais... caso me possam esclarecer!...
Tenho pesquisado um pouco na net e sobre o motor do meu (90cv) não há assim tanta informação (pelo menos que eu tenha visto! é certo que não perco muito tempo a pesquisar [

] !
Fico sem saber se realmente é um bom motor este em relação aos seus irmãos mais potentes (100, 110, 115, 130 e 150), destes presumo que o pior seja mesmo o de 150cv... tenho ouvido falar que o de 110cv é o mais equilibrado a par do 130cv, ( o meu mecanico sempre defendeu o de 110cv devido a determinados componentes que o 130cv tinha a mais que faziam a manutenção sempre mais carota) OK.
O de 100cv tb pouca informação tenho encontrado, não sei se sairam bons ou não!?
O de 115cv era identico ao de 130cv (na manutenção) e não tem melhores prestações que o 110cv...!
O de 90cv o que tenho lido é que a par com o 110cv fazem catrafadas de Kms na "boa"...
Ou seja, nada de concreto e tb sem grandes explicações, não sei se realmente é isto conforme escrevi, se apenas são casos, São estas para já as minhas dúvidas em relação ao carrito.
A questão é se é verdade mesmo que os motores de 90cv na verdade têm cerca de 110cv (cavalos escondidos), o de 100 tem cerca de 110 a 116cv, o de 110 não terá muitos mais... ?????
Ou isto é muito relativo, tanto podem ter a mais como a menos ou ter só e apenas os que dizem no livrete?????
Se alguém poder ajudar nestas questoes... agradecido.