Golf VI

A estética é uma das razões mais fortes quando chega a hora de comprar um carro novo. E neste campo, a VW anda a perder terreno há muitos anos, ainda para mais com a concorrência cada vez mais forte nesse sentido.

não deixas de ter razão no argumento de vendas que é a estética. No entanto, apesar de concordar que a VW nos ultimos anos não tem dado nenhuma para a caixa no plano visual, o que é certo é que não pára de vender. Continua solidamente no primeiro lugar. O GOlf V lidera a tabela de vendas a nivel europeu.

Felizmente, com o Scirocco, a VW parece querer regressar às suas raizes, com veículos de linhas mais simples e depuradas, focando mais nos volumes e superficies e não em pormenores decorativos idiotas, como o espelho frontal do Jetta, por exemplo.

Este Golf VI, apesar de já ir de encontro a essa nova linguagem estilistica, o facto de não passar de um Golf V re-estilizado, limitou bastante o resultado final.
Se repararem, o tejadilho, parabrisas e janelas laterais transitam do V, por exemplo. Os hard-points da plataforma tiveram de ser respeitados.

A frente acaba por evoluir, a traseira por regredir, com aquelas coisas à lá touareg. Pelo menos perdeu o ar "coreanizado". As superficies, definidas por linhas mais estruturadas, ajudam a repôr os genes alemães perdidos no V.

O Golf compra-se porque, um dia, há muitos anos atrás, era o melhor do seu segmento e assim permaneceu durante muitos anos, até que a concorrência espevitou e ultrapassou a VW. Hoje em dia, já ninguém diz "o segmento do Golf", mas sim "o segmento C". Porque será?

Seria triste se a concorrência não tivesse evoluido. Ainda bem que apanharam o Golf, fazendo jogo igual. Curiosamente o Golf ainda é o modelo a abater, ainda considerado a referência, apesar da concorrência apetrechada. E uma boa gestão da imagem do modelo, parece que dá boas garantias na fidelização de clientes.

Discordo totalmente. Hoje em dia, o Golf I É velho. Tem um design demasiado antiquado, revelando perfeitamente bem a sua idade. Tanto a nivel exterior como interior.

É impossivel não olhar para isto e não achar o carro velho:

vw-golf-mk1.jpg

O Toyota Corolla do mesmo ano consegue ter um melhor aspecto do que a caixa de fósforos da VW:

Corolla%20KE30%20geel%204d.jpg

Pelo menos, tem um ar mais robusto.

Dizer que a Citroen também não tem nenhum carro de 1974 que pareça moderno nos dias de hoje é quase um crime.

Isto não parece moderno ainda hoje?

CitroenDS_blu.jpg

E este, também não te parece moderno?

smsm1.jpg

Ao pé destes anciães, o Golf não passa de uma lata velha.

Já o facto do Golf ter sido desenhado por Giugiaro... eu não consideraria isso um ponto a favor do mesmo. Afinal, o senhor Giugiaro também desenhou este carro:

my-car.jpg

Daewoo Lanos, para quem não conhece esta coisa feia.

Descambou! Tanta bacorada junta.
Podia escrever um livro com vários capitulos só para refutar todas as barbaridades.
Conseguir avaliar meio século da obra de um dos maiores designers de automóveis de sempre através de um e apenas um modelo é simplesmente "genial".

Só mostra desconhecimento não só sobre o designer como sobre o que é o design e todo o processo que o envolve.
Porque não foste buscar o Lotus Esprit da mesma época do Golf 1, ou coisas mais recentes como o Maserati 3200 Gt, ou o Alfa Brera?

E comparar um dos exemplos que melhor definiu a época do "folding paper design", e criando os moldes de todo um segmento com um mamarracho como esse Corolla (que também se transformou em caixa com rodas nas gerações seguintes, não nos esqueçamos, já que os japoneses também não querem parecer desactualizados), que estilisticamente ainda vinha com todos os clichés dos anos 60?
Parece melhor porque aparenta ser mais robusto? ai....
Não nos esqueçamos que os melhores exemplos históricos do styling automobilistico japonês não passam de cópias de modelos europeus.
Só muito recentemente, os japoneses começaram a mostrar pujança criativa, no que toca a styling.

E sim, os Citroen nessa altura estavam um passo à frente, ou pelo menos ao lado, já que procuravam correntes alternativas ao zeitgeist. Mas foste buscar exemplos de carros de topo de gama, comparando com um veículo de vocação utilitária. Porque não foste buscar o GS?

Seria claramente uma comparação mais justa.

Mas o problema de pessoas que sofrem de clubite aguda, é que só vêm para o seu lado. Curiosamente, enquanto o Giugiaro nos dava coisas feias e inexplicáveis, como o Golf, o Scirocco e o Passat, ou o Panda e o Uno, por alguma razão trancendente a Citroen, acabou, ou melhor, continuou "escrava" dos italianos, talvez na esperança de conseguir uma fatia dessas coisas horripilantes que tanto sucesso faziam.

Citroen Cx, GS, e SM são fortemente "inspirados" por concepts de pesquisa aerodinâmica por parte da Pininfarina para a extinta BMC.
Posteriormente, no tempo das caixas de fósforos, o Citroen BX apresentava fortes "semelhanças" com um concept da Bertone para a Volvo. Ainda mais tarde, enquanto nos davam coisinhas desinspiradas como o ZX e mais tarde o Saxo, lá tiveram um momento de lucidez e pediram à Bertone o Xantia, coisinha elegante e distinta.
Mesmo a referência absoluta da citroen, o DS, malvado, tinha de ter dedo italiano por trás... o artista/estilista Flaminio Bertoni.

Apesar da única ténue ligação que Giugiaro tem à Citroen é através da parceria Fiat/PSA nos modelos comerciais Ducato/Jumper/Boxer, ao menos, antes de se deitar abaixo uma pessoa, informem-se.

E? O que faz isso dele melhor do que um Opel Astra ou um Citroen C4 ou um Renault Mégane ou um Peugeot 308? Estes também servem para o pai, para a mãe, para o filho, para a sobrinha, para o neto, para a vizinha do lado, para o sacristão, para o xôr policia. Dependendo da versão e da cor, é claro.

Mais uma vez, isso advém do tempo em que o Golf era o melhor carro do seu segmento e toda a gente queria ter um. Hoje em dia isso já não acontece, porque a concorrência está cada vez mais forte e o Golf cada vez mais amorfo.

Também não considero um golf melhor ou pior que os visados. O segmento e bastante homogéneo. Não há nada que se destaque. Mas dado as bases sólidas que o nome Golf tem, as pessoas continuam a cair no mesmo "erro". Tolinhas.

Não, não é. Para mim, carro do povo actualmente só há um e é este:

logan_mcv.jpg

Este é o verdadeiro carro do povo actualmente. Custa menos de 1/3 do que o Golf, tem mais espaço interior e um melhor value-for-money. O Golf está cada vez mais próximo dos premiums no que diz respeito ao preço e à dotação de equipamento de série e aos opcionais. Ou seja, está caro e oferece pouco para aquilo que custa. E nem sequer compensa isso com uma qualidade superior à concorrência.

Isto não é um bom exemplo de carro do povo. O Golf I tinha esse estatuto, mas, não comparemos uma amálgama de componentes montados livremente à Lego, resultando apenas num carro banal e apenas mediano, com algo pensado de raiz como o foi o Golf original. Também não sou muito fã de aburguesamentos, como aconteceu ao longo das várias gerações do GOlf, mas se os potenciais clientes gostam, paciência. Nós somos os culpados.
Mas o Logan como carro do povo??? Não! Isso não é carro do povo. Isso só mostra como gostamos de tratar mal do povo, alinhando tudo pela bitola mais baixa.
O Golf foi um dos grandes impulsionadores da qualidade construtiva do automóvel, beneficiando em ultima análise, o povo.
O Logan não é referência em nada, não avança em nada na industria. Trata-se apenas de um carro mediano a baixo preço.

Deixem vir o novo Renault Mégane. Deixem vir o novo Citroen C4. Deixem vir o novo Opel Astra. Deixem vir o novo Alfa 147. Se a VW não fizer algo de jeito com o próximo Golf VII - sim, é mesmo do 7 que estou a falar - não prevejo nada de bom na futura carreira deste modelo. Eventualmente, as suas linhas terão que mudar radicalmente, porque as actuais já cansam e muito. O Golf não é um Porsche 911 que consegue manter as mesmas linhas durante décadas, porque se trata de um carro que poucos conseguem adquirir.

Eu olho para este Golf VI e já o acho velho ainda antes de sair à venda. Eu vou ao tópico do Renault Mégane 3 e acho-o um carro completamente novo. Porque será?

Previsões só no fim do jogo. Mas a história repete-se.
Tendo em conta o sucesso que foi aqui o tópico do Golf V na altura que foi lançado, quem diria que o desgraçado acabaria por liderar novamente as tabelas de vendas?
Este Golf VI, se mantiver os niveis, aumentará a rentabilidade por modelo, engordando ainda mais os cofres da VW. A estratégia foi cortar nos custos de produção, o que significa, que o break even deverá estar numa fasquia bem mais abaixo do que a actual.

Há muitos detractores do Golf, mas o gajo continua a dar cartas. Sacaninha do bicho

Nota: Não sou fã do Golf ou do segmento C em geral. Por esta altura do campeonato já esperava ver um segmento C diferente, e não este, que apenas é uma evolução aburguesada e balofa dos principios básicos estreados pelo Golf I nos anos 70.
Falta algo que realmente mexa este segmento.
Tendo em conta as novidades que vêm aí nos próximos 2, 3 anos... Golf, Astra, Focus, C4, 149, não passa de mais do mesmo.
Apenas evoluções timidas do que já se faz agora.

Eu acho 1 bocado estúpido tanto debate pelo exterior de 1 carro.

Eu só conduzo há 4 anos mas tenho carros e paixão ha mais de 20 :d

Para mim é muito mais importante o volume interior a 140 km/h, o sistema de som.

No meu 206 o que mais detesto é a falta de qualidade de som (claro que posso sempre mudar as colunas, rádio e amp) e o vento que a 140..150 já é intrusivo.

Do novo Golf IV:
Cockpit
The instrument panel of the Golf was completely redesigned.

This has resulted in a clear, well-organized geometry that offers uncompromisingly ease of operation and a high level of timeless elegance. On initial contact with the new Golf, one is immediately impressed by the luxurious soft materials of the upper cockpit area and door trim that complement the design of the instruments

Vendo bem as coisas, nem está mau, apesar de ter mais ar de restyle que de novo modelo, mantem a linha tradicional golf, que apesar de ser um pouco "sem sal" não é feia...digamos que é um designe neutro! [;)]

O interior gosto bastante!! [;)]

Vendo bem as coisas, nem está mau, apesar de ter mais ar de restyle que de novo modelo, mantem a linha tradicional golf, que apesar de ser um pouco "sem sal" não é feia...digamos que é um designe neutro! [;)]

O interior gosto bastante!! [;)]

Atenção que o sal faz mal à saúde (hipertensão).

Uma coisa tenho quase a certeza, os rapazes da VW devem ter feito bués de desenhos com mais ou muito mais sal do que este. Depois....escolheram, e ..., ai está!

HpVentura, eu acho que as pessoas têm 1 noção estranha de marketing.

O Golf V saiu há quanto tempo? Eu penso que a ideia do VI é a evolução natural do V e não 1 revolução. Mais insonorizado, motores common rail, muito mais opções de equipamento.

Se o V já é considerado bom, um upgrade agora é fantasticamente bom

Artigo de 6 páginas na worldcarfans:

http://www.worldcarfans.com/9080908.005/volkswagen-golf-mk6-in-depth

Algumas passagens:
Volkswagen will also offer its dual clutch transmission system (DSG) in place of the conventional automatic transmission from the previous generation, it will be available in either six-speed or seven-speed form and can be mated with any engines apart from the entry level versions. Five-speed and six-speed transmission is offered as standard.

The Golf Mk6 will also benefit from some of Volkswagen's latest technologies, these include DCC Adaptive Chassis Control, ACC Automatic Distance Control, Park Assist, Rear Assist rearview camera and Park Pilot with visual display.

Material quality in interior to set standards in the Golf class

New interior design with uncompromising quality and ideal ergonomics

Instruments and Climatronic were derived from the Passat CC

Para não alongar muito ver com atenção o equipamento série.

1 amostra:

GOLF HIGHLINE – SUMMARY OF ADDITIONAL STANDARD FEATURES COMPARED TO GOLF TRENDLINE (EXCERPT)
Exterior features
  • Radiator grille screen in black with chrome inserts / air inlet screen with chrome frame below, taillights in cherry red
  • “Porto” alloy wheels, size 7Jx17, tires size 225/45 R17
  • Fog lamps, including dynamic turning light with chrome frame
Interior features
  • Storage compartment with lid in roofliner
  • Storage bin in center console, closed
  • Storage pockets on backs of front seats
  • Chrome accents for mirror adjusters and window lift switches
  • Decor inserts in “Brushed chrome”
  • Pass-through feature in rear bench seat, including rear center armrest
  • Cargo area trim with additional compartment on right
  • Leather package (leather steering wheel, gearshift knob and parking brake grip in leather)
  • Lumbar support, front
  • Rotary light switch in chrome look
  • Center armrest in front with storage box, air vents (2) and cup holders in rear (2)
  • Sport seats in front with “Alcantara / Dropmag” seat covers
  • Bag hooks in cargo area
  • Fabric floor mats, front and rear
Functional features
  • 12-V outlet in cargo area
  • Climatronic
  • Reading lamps with chrome bezels, front (2) and rear (2)
  • Make-up mirror, illuminated, in sun visors
  • Multifunctional display “Plus”
  • Park Pilot, front and rear
  • Radio, RCD 210
  • Winter package (heated windshield washer nozzles, heated front seats, headlamp cleaning system)

Acho que o Golf VI vai ser um sucesso enorme.

Por uma simples razão: é dos melhores compromissos do mercado.

Sim, não estou louco, é dos melhores compromissos do mercado em termos de preço, consumo, espaço, estilo, performance, comportamento, conforto, segurança, etc...

Provavelmente não será a referência em nenhum destes itens referidos; mas aproxima-se, em cada um deles, dos líderes do segmento.

É o tipo de carro que é perfeitamente utilizável em cidade e em grandes viagens em AE; é um carro que fica bem a um jovem solteiro, como a um divorciado de 50 anos ou a uma família jovem. É um carro que fica bem ao lado de CTR's ou de BMW série 7.

Por ser um automóvel tão completo acho que está condenado ao sucesso!

Alguém já tem estimativas de preços para versões 2.0 TDI (140 e 170 cv) com DSG?

P.S. Não tenho um Golf, nunca tive um Golf, mas se calhar, no futuro, vou ter um [;)]

Última edição:
Penso que não vai ter o TDI de 170.
Só se for num futuro médio.
Para já vai ser 110 e 140 cvs.

Mas muito provavelmente o TDI 140 com DSG Highline deve passar dos 35..36 000 euros

Concordo com este texto. Mas as respostas que se vão poder ler quando alguém perguntar que segmento C compar vão ser: "Eh pá, o Golf não que atrás é desinspirado, sem graça nenhuma!"!

Acho que o Golf VI vai ser um sucesso enorme.

Por uma simples razão: é dos melhores compromissos do mercado.

Sim, não estou louco, é dos melhores compromissos do mercado em termos de preço, consumo, espaço, estilo, performance, comportamento, conforto, segurança, etc...

Provavelmente não será a referência em nenhum destes itens referidos; mas aproxima-se, em cada um deles, dos líderes do segmento.

É o tipo de carro que é perfeitamente utilizável em cidade e em grandes viagens em AE; é um carro que fica bem a um jovem solteiro, como a um divorciado de 50 anos ou a uma família jovem. É um carro que fica bem ao lado de CTR's ou de BMW série 7.

Por ser um automóvel tão completo acho que está condenado ao sucesso!

Alguém já tem estimativas de preços para versões 2.0 TDI (140 e 170 cv) com DSG?

P.S. Não tenho um Golf, nunca tive um Golf, mas se calhar, no futuro, vou ter um [;)]

Os estudos de mercado devem indicar o que as pessoas procuram quando compram 1 carro.

Qualquer carro hoje em dia é completamente modificável exteriormente:

Jantes, Kit S-line, AMG, Spoilers, entradas de ar, etc.

O que é realmente importante é o silencio a bordo, qualidade dos motores e qualidade interior: Volante, Caixa, Estofos. Segurança.

E este carro tem tudo para vingar. E acho que isso importa. Agora as pessoas que dizem que querem 1 carro agressivo. EOS, Touareg, Scirocco.

A gama é tão grande que me parece 1 disparate falar-se do aspecto de 1 carro que pode ser modificado. Eu acho muito mais importante poder ter 1 radio touchscreen com camara traseira, auto parking, 7 airbags, estofos em alcantara de qualidade e andar a 160/180 e nao ouvir pintelho (os novos retrovisores).

Eu ando num 206 e realmente é giro por fora (meti-lhe jantes e fica bonito sim) mas quando ando nele (2000 kms/mes) ligo À resposta do motor, consumos e qualidade do interior (estofos, caixa e som).

Quem é que compra 1 carro pelo aspecto. O aspecto muda completamente com jantes listas (coooper S) etc etc

Os estudos de mercado devem indicar o que as pessoas procuram quando compram 1 carro.

Qualquer carro hoje em dia é completamente modificável exteriormente:

Jantes, Kit S-line, AMG, Spoilers, entradas de ar, etc.

O que é realmente importante é o silencio a bordo, qualidade dos motores e qualidade interior: Volante, Caixa, Estofos. Segurança.

E este carro tem tudo para vingar. E acho que isso importa. Agora as pessoas que dizem que querem 1 carro agressivo. EOS, Touareg, Scirocco.

A gama é tão grande que me parece 1 disparate falar-se do aspecto de 1 carro que pode ser modificado. Eu acho muito mais importante poder ter 1 radio touchscreen com camara traseira, auto parking, 7 airbags, estofos em alcantara de qualidade e andar a 160/180 e nao ouvir pintelho (os novos retrovisores).

Eu ando num 206 e realmente é giro por fora (meti-lhe jantes e fica bonito sim) mas quando ando nele (2000 kms/mes) ligo À resposta do motor, consumos e qualidade do interior (estofos, caixa e som).

Quem é que compra 1 carro pelo aspecto. O aspecto muda completamente com jantes listas (coooper S) etc etc

Exactamente, aliás até digo mais. Acho que as versões mais equipadas de todos os modelos (atenção não estou a falar de rextons e afins) são agradáveis à vista. Quer seja Renault, Fiat ou Citroen.

O que é que podia mexer no segmento?

Tendo em conta a agitação interessante que os segmentos abaixo do C têm tido, sobretudo por parte das recentes propostas japonesas (mazda2, mitsubishi i e o honda jazz, antigo ou novo, toyota iq), gostaria de ver o que aconteceria a um automóvel segmento C caso visse aplicado alguns dos principios orientadores desses projectos.

Já que estamos no tópico do GOlf, imaginemos um sucessor do mesmo à luz dessas linhas orientadoras

(...)
Estava a tentar separar por tópicos, mas acaba por estar tudo relacionado com a questão de packaging.
(Vou tentar resumir aquilo que pretendia dizer. Se ficar confuso, apitem)

Optimizando o desenho/funcionamento dos diversos componentes que formam um automóvel (seja um painel de porta, de instrumentos, um AC ou toda a parafernália que existe à volta do motor), conseguindo que estes não só percam volume, mas também peso; ao mesmo tempo que se consegue diminuir o numero total de componentes ao criar novos que consigam realizar as funções de vários; acompanhando a utilização de motores cada vez mais compactos, não é dificil de imaginar um sucessor do GOlf a regressar aos 4m de comprimento e a pesar apenas uma tonelada, sem perder performance ou ver a habitabilidade e conforto dos passageiros prejudicada.

E isto mantendo a arquitectura.
Porque não um veículo de segmento C com uma arquitectura semelhante à um Smart ou um mitsubishi i? Se o carro fosse leve o suficiente, um motor de pequenas dimensões poderia "encaixar" por baixo da bagageira.
O espaço ganho no habitáculo seria simplesmente brutal, sem contar que não tendo um tijolo à nossa frente, ganhava-se espaço para criar estruturas mais eficientes em caso de um "crash".

Ou seja, partindo de exemplos como o classe A, audi A2, mazda2, smart, mitsubishi i, honda jazz, fiat multipla, toyota iq e alguns concepts como o citroen c-cactus ou propostas mais extremas como o Loremo, e aplicando essas metodologias a veículos de segmentos mais altos, poderíamos conduzir automóveis fisicamente mais pequenos, leves e eficientes (não estando limitados a séries eco-show off ou hibridos tapa-buracos), sem perder pitada de performance ou qualidade de vida a bordo, com os preços de sempre.

Como tem sido historicamente recorrente, para andar para a frente no mundo automóvel, é nos pequenos que costumam estar todas as soluções.

Eu também gostava muito que se fizesse tal coisa mas há um problema:

E se quisessem um motor maior?[;)]

É que um Golf não é um "i" ou um Jazz e o "downsizing" que se vê na Indústria não é assim tão drástico!

Voltar
Superior