pois, eu quando comprei o meu, há uns meses atrás, também me vi com a mesma escolha, so que no meu caso a diferença era bem maior que os 3 mil €, pois andava a ver 2015 vs 2012, e acabei por comprar o de 2012.
O LCI não sei bem o que fez ao certo, tomei na altura a decisão de comprar o pré-LCI devido à diferença de preço. tive os 2 lado a lado e à primeira vista não achei grande diferença. possivelmente terás um sistema de infotainment mais recente com mais mariquices, ou alguns plásticos melhorados, mas não te sei precisar.
Eu na altura considerei também o que poderia poupar em revisões, pois o meu já tendo 4 anos apenas sobra 1 ano, o que iria implicar 1 revisão "à pala" (mesmo tendo km para 2), e não achei que a diferença de 4 ou 5 mil € fosse justificar 1500€ em revisões que não teria de gastar. Isto e o facto de o bloco 1.6 não ter o grave problema de correntes dos N47 de 2L.
Depois tens a comparação dos 2 motores, o que ando agora (1.5) dá-me a impressão de ser mais forte em baixas enquanto o meu (1.6) dá-me a impressão de acordar mais tarde mas aguentar-se melhor em médias-altas (pelo menos, tanto quando um diesel deixa), mas pode ser impressão minha. Mas, ao contrario do que alguns cépticos dos tri-cilindros possam dizer e reclamar, o motor é bastante suave e competente.
uma coisa que me chateia no 116d ED é que liga sempre em modo ecoPro e não encontro problema nenhum com isso... até ter de acelerar a fundo e o gajo demorar um bocado a responder, especialmente em cidade. mas nada que aquele botão magico do sport não resolva [

]
A estética, é altamente subjectiva. eu prefiro a frente do LCI e a traseira do pré-LCI (sim, parece um polo, eu sei, bla bla, yada yada), portanto escolhe a que mais te agradar. de dentro está igual.
os KM, isso ai já tens de ter cuidado, porque provavelmente não sabes onde foram feitos, e isso faz muita diferença. Pode ter 2 anos e 10 mil KM mas terem sido feitos a abrir no meio do mato, ou pode ter 2 anos e 100 mil km e terem sido feitos sempre a abrir, ou ate um caso de ser só cidade e mal pegues no carro e comece-se a queixar do FAP entupido. vá-se la saber qual o pior caso... em qualquer dos casos, um carro não é só motor e km, os anos também contam. no entanto, eu não teria qualquer medo de comprar um carro de 2014 a rondar até aos 30 mil KM, dá uma média de 15 mil ao ano, nada de mais. claro que tens sempre o facto de ser um automóvel usado! mas com esses preços e quilometragem, presumo que estejas a ver em concessionários oficiais. no caso da BMW, se for nos premium selection, tens 2 anos de garantia da marca, por isso segue! foi um bocado nesta onda que comprei o meu, já tinha 4 anos e 50 mil KM, mas 2 anos de garantia dá para muito. na vw não sei...