Google Wave

Pessoal, acabaram-se os convites, não estava à espera desta procura toda, desculpem os que ficaram sem convites para já, talvez surjam mais.

Abraço

Finalmente saquei um convite para isto. Alguém daqui anda por lá?

É que pelos vistos isto só serve para comunicar com quem também esteja no Wave, e como resolveram fazer isto com estas limitações todas, significa que neste momento tenho lá ZERO contactos [:D]

Ou seja, não posso fazer nada com isto :sh)

Ainda por cima o meu convite é daqueles que não deixa convidar mais ninguém...

Por acaso também ia pedir um convite... Mas se as contas convidadas não têm direito a convites, isto acaba por ser um bocado pointless até que seja aberto ao grande publico.

Bem... Ontem recebi um convite, mas não recebi nenhuns para dar... De qualquer forma dos meus contactos já há duas pessoas com Wave e já deu para experimentar um bocado.

A ideia que dá é que é algo com imenso potencial, não só para comunicações pessoais, mas essencialmente para trabalho colaborativo. No meu local de trabalho por exemplo, um servidor interno (o que será perfeitamente possivel visto tratar-se de open source), facilitaria imenso a comunicação e o trabalho entre departamentos da empresa que estão separados fisicamente e que dependem uns dos outros..

De qualquer forma ainda é algo demasiado verde para ser útil tal como está. Faltam-lhe ferramentas essenciais. Mas trata-se de um produto que não deverá ser lançado ao grande publico antes de meados de 2010, pelo que provavelmente daqui até lá a Google adicionará a maior parte dessas ferramentas..

E só para citar alguns exemplo que me lembro de coisas essenciais que faltam:
1º Não existe legacy support, ou seja, não é possível receber emails no Wave. Como ninguém no seu bom juizo acha que o mundo inteiro vai de um momento para o outro abandonar o email para aderir ao wave, parece-me obvio que é necessário dar ao Wave suporte para enviar e receber e-mails.

2º Falta um sistema de controlo de revisões. Numa wave em que se esteja a trabalhar, é possível a qualquer um dos participantes de forma intencional sabotar todo o trabalho. Ou fazer alterações indesejadas.. Ou até por exemplo alguém pode adicionar um bot que estrague o trabalho todo. E depois é possivel fazer playback e ver o que lá esteve, mas para reconstituir o trabalho não é facil e directo..

3º Falta controlo sobre quem pode ou não estar numa Wave e sobre o que pode ou não fazer.. Por exemplo, se eu convidar o Manel para uma Wave, a partir dai perco controlo sobre quem ele pode convidar, e sobre o que eles podem fazer.. Não posso por exemplo adicionar participantes que só possam ler...

4º A forma como os contactos estão organizados não faz sentido nenhum.

etc.. etc.. etc...

E claro... Para ser útil acima de tudo falta-lhe publico.. Enquanto não tiver uma adopção em massa, só dará para ir experimentando. Mais nada...

Mas que não fique duvida... É algo em grande que está a nascer. E se o Wave não for bem sucedido comercialmente, pelo menos algum impacto na área vai fazer de certeza e não tenho a mínima duvida que algumas ideias e alguns principios serão aproveitados por outros programas..

Mundano, de que forma o Wave consegue superar as tecnologias actuais de comunicação?

É difícil explicar sem experimentar...

De qualquer forma, a melhor maneira que eu arranjo de explicar isso, é imaginares uma espécie de mistura entre MSN, Gmail, google docs e wiki, que funciona em real time, como o MSN, mas também funciona com os destinatários em offline como o e-mail.

Podes adicionar anexos como aos emails. Mas também podes adicionar objectos, não só multimédia, como também gadgets aos blips (mensagens novas numa wave) que podem ir desde mapas, roteiros no google maps, votações do tipo sim ou não, etc.. etc... E a juntar a isto, tens o facto de os blips serem editáveis.

Depois a juntar à confusão tens os bots e os gadgets.. OS gadgets já referi que são objectos inteligentes que se adicionam nas mensagens. Os bots, são participantes automatizados que fazem as mais variadas coisas.. Desde coisas simples como substituir smiles em caracteres por emoticons, até coisas super complexas, como integrar o software de CRM de uma empresa com o google wave, para por exemplo dar suporte automatizado e caso seja necessário personalizado a clientes.. Ve aqui um video exemplificativo de algo que existe já hoje:
YouTube - Salesforce.com and Google Wave

Enfim... Não é facil de definir.. Porque é relativamente diferente de tudo o que já experimentei, não tanto porque faça algo único, mas porque integra uma série de coisas que estamos habituados a ver separadas..

E como todo o desenvolvimento é aberto, qualquer um pode contribuir e é natural que cada vez apareçam bots e gadgets mais interessantes..

É difícil explicar sem experimentar...

De qualquer forma, a melhor maneira que eu arranjo de explicar isso, é imaginares uma espécie de mistura entre MSN, Gmail, google docs e wiki, que funciona em real time, como o MSN, mas também funciona com os destinatários em offline como o e-mail.

Podes adicionar anexos como aos emails. Mas também podes adicionar objectos, não só multimédia, como também gadgets aos blips (mensagens novas numa wave) que podem ir desde mapas, roteiros no google maps, votações do tipo sim ou não, etc.. etc... E a juntar a isto, tens o facto de os blips serem editáveis.

Depois a juntar à confusão tens os bots e os gadgets.. OS gadgets já referi que são objectos inteligentes que se adicionam nas mensagens. Os bots, são participantes automatizados que fazem as mais variadas coisas.. Desde coisas simples como substituir smiles em caracteres por emoticons, até coisas super complexas, como integrar o software de CRM de uma empresa com o google wave, para por exemplo dar suporte automatizado e caso seja necessário personalizado a clientes.. Ve aqui um video exemplificativo de algo que existe já hoje:
YouTube - Salesforce.com and Google Wave

Enfim... Não é facil de definir.. Porque é relativamente diferente de tudo o que já experimentei, não tanto porque faça algo único, mas porque integra uma série de coisas que estamos habituados a ver separadas..

E como todo o desenvolvimento é aberto, qualquer um pode contribuir e é natural que cada vez apareçam bots e gadgets mais interessantes..

E todas essas novas funcionalidades conseguem melhorar as ferramentas de comunicação actuais?

Voltar
Superior