Gorjeta ao mecânico - vocês dão ?

Gorjeta ao mecânico - vocês dão ?

• SIM

Votes: 8 11.9%
  • Não

Votes: 59 88.1%

• Total voters
    67
Pessoalmente não dou gorjas!

Quando vou à oficina (não uso manuel GT) nunca dou nada porque na minha opinião não se vai pagar por fora algo que já tem MO descriminada!

Mesmo nas lavagens auto, por exemplo, não dou! São serviços caros para o que ofereçem e não justifica!

Eu também não recebo nada extra pelo meu trabalho!!

[;)]

Biba
Particularmente, tenho dois grandes amigos mecânicos, em que, de todas as vezes que lá vou são pequenas coisas (que poderia fazer em casa, mas nao tenho muito tempo), então como geralmente nem me levam nada, costumo dar so ao funcionário, geralmente 5 ou 10 paus e um maço de tabaco

Quando vou ao Concessionario não dou nada, já roubam qb. Quando vou a um amigo mecânico e por vezes são pequenas coisas e ele não cobra diz que fica para a próxima, por vezes vamos lanchar à minha conta.

Permite-me corrigir, ganham entre 30 a 50 porcento do valor que o cliente paga, nas peças. [;)]

É o mesmo desconto que eu tenho ao ir a uma casa de peças conhecida, onde tenho o desconto para mecânicos.

Estamos a falar por exemplo...numa peça cujo preço na factura para o cliente seja 150€, onde o mecânico logo ai ganha 45€ a 75€.

Aconselho-te a trocar de casa de peças, ou pelo menos verificar os preços finais, porque uma casa de peças que faça hoje 50% de desconto tem de ter preços inflacionados para depois fazer esse desconto, o normal por aqui em stands de peças mais em conta é 20% e em material original de Marca, por vezes 3% por pagar logo ou 0%. Mas conheci Stands que faziam 36% e depois 42%, outros que faziam 50%, o problema é comparar preço final e chegar à conclusão que a peça de 150€ com 50% ficou em 75€, a mesma peça noutro stand custa 90€ e com 20% fica em 72€.

Só dei uma vez. Tal como já contei noutro tópico algures, uma vez vinha na A29 a vir para Aveiro e após ultrapassar um camião, ouço um uivar quando acelerava (...) long story short, era um tubo do turbo que se tinha desapertado.

Saí logo na saída a seguir e liguei aos gajos onde comprei o carro (pois estava na garantia). Isto eram umas 6 e tal da tarde. E eles disseram que podia ir lá ainda no dia, até as 19h ainda lá estaria o mecanico deles. Mas como o carro nao passava dos 50 e nas subidas vi-me grego, a certa altura já estava mesmo a queimar as 19h. Liguei para eles de novo que me disseram que o mecanico esperava mais um bocadinho por mim.

Finalmente lá cheguei, o gajo viu aquilo e apertou o tubo. Logo a seguir o carro estava como novo lol E perguntei ao rapaz quanto era (que já estava a par da situação, informado pelo chefe). Ele disse "Não é nada". Mas eu resolvi dar-lhe 10 € por ter esperado e por ter feito o serviço fora de horas. E pelo alívio que foi porque eu pensava que já era injectores ou qualquer coisa mais grave.
Nesses casos dou, de resto não é costume meu.

Eu não compro peças em stands...compro peças directamente da casa de peças [;)]

Ah...e material "original da marca" não existe. As marcas não produzem peças, são feitas pelas marcas de peças, vulgarmente denominadas como "peças da concorrência", que no entanto são as que vêm de origem.

E consigo preços mais baixos que na maioria dos sites de peças online, dependendo da peça.

Os preços são calculados da seguinte forma:

- 121.95€ sem descontos e sem IVA
- O consumidor pagará 150€ com IVA
- O mecânico leva 45% de desconto e paga 84.10€ + IVA (103.44€)

Resulta num desconto efectivo de 37.85€ sem IVA ou de 46.56€ com IVA

PS: Acrescento ainda, se os mecânicos apenas ganhassem a mão de obra, acham mesmo que sobreviviam? Porque acham que na sua grande maioria não deixam os clientes levar peças?

Last edited:
Concordo quase totalmente contigo.

Agora, há peças que só na "origem".

Encontra-me um termostato do gasóleo para um C200 Diesel. Ou então compara a qualidade de uns para-choques e grelha frontal aftermarket, com os que possuem o símbolo da marca. [;)]

Eu dou gorjeta. Minis, medias, coisas deste genero.....

Por vezes ele tambem me dá gorjeta. Não cobra......

E somos felizes assim

A amigos, que muitas vezes trabalham nos meus carros... Sim, claro que pago os serviços, a bela da bejeca ou jantares, e também recebo visto que tenho uma garagem grande, tenho sempre pessoal a pedir para ir lá trabalhar nos seus carros.

Quando a mecânicos de oficinas, não dou, já pago a MO, e mesmo onde trabalho raramente vi alguma dar gorjeta.

Concordo quase totalmente contigo.

Agora, há peças que só na "origem".

Encontra-me um termostato do gasóleo para um C200 Diesel. Ou então compara a qualidade de uns para-choques e grelha frontal aftermarket, com os que possuem o símbolo da marca. [;)]

Isso é fácil, quem é que fabrica esse termostato ou esse para-choques? [;)] A mercedes não é com certeza, deves lá ter uma marca colocada.

Eu costumo dar gorjeta, seja onde for, quando são empregados, para ajudar no ordenado que normalmente é baixo. Quando são patrões/donos não dou, pois estes já têm os seus lucros.

A última vez que alinhei a direção, paguei a conta na receção e depois dei gorjeta ao funcionário que tinha tratado do carro.
O gajo até merecia pois fui beber um café enquanto faziam o serviço e esqueci-me de deixar a chave das jantes à vista. O gajo virou o porta-bagagens todo mas lá a descobriu. :sh)

Last edited:
Deves, pois... [;)]

Obviamente que a Mercedes manda fazer estes componentes a fornecedores, o que as pessoas esquecem é que as Marcas atualmente não deixam quem fabrica para elas, colocar lá outro logo que não seja o da Mercedes, e o fabrico é exclusivo. Ou seja se esse fornecedor utilizar o molde do para-choques para fazer uns quantos aftermarket nunca mais é fornecedor da Mercedes.

Por princípio não dou gorjeta em lado algum, seja qual for serviço ou ramo de serviço...mas se o que receber for de facto para além do esperado posso considerar a gorjeta. O que faço sim é voltar aonde sou bem servido e levo negócio aonde sou bem servido. Não é gorjeta nas a médio prazo é melhor.

Arranjo sempre na mesma oficina, e como o serviço tem sido em 8 anos exemplar e rápido e ainda bem feito, já dei sim uma boa garrafa de vinho e darei mais se continuarem a prestar o mesmo serviço.

Eu dou quase sempre.

Normalmente, nas contas grandes, vem lá sempre uma última parcela a dizer: "Diversos --- 5€"

E depois vem outra a dizer: "IVA 23% --- uma barbaridade"

Back