Governo introduz portagens em três Scut

Antes de explicar as AE, convinha explicarem para onde vai o dinheiro do ISV e do imposto sobre combustíveis.

Mas não explicam, porque na realidade é tudo fontes fáceis de ir buscar dinheiro para pagar um estado ineficiente.:sh)

como achas que os gestores tem milhões de premio???

o berardo é um gaijo maluco mas disse a verdade, o que custa ao gestor da edp cumprir objectivos para receber 1 premio?? nada ele não tem concorrencia, quem diz a edp diz outros que tem premios de objectivos,mas no fundo não tem concorrencia logo é facil ganharem os premios

onde se admite por exemplo o gaijo da tap ganhar 18 mil contos por mes, se a tap desse lucro tudo bem, mas a tap da sempre prejuizo

quantos casos existem assim???

quantos ex deputados tem ai 45 anos e ja estão na reforma a receber ai 500 ou 700 ou mesmo 1000 contos???

Portanto, a norte o que interessa é se há alternativas de qualidade, porque o dinheiro das famílias não chega, etc...

Em Lisboa já não interessa se há ou não alternativas porque... Ah! Porque são pontes, já não custa pagar! [:)]

Os custos a norte têm de ser suportados por todo o país, já nas pontes de lisboa deve-se seguir o principio do utilizador pagador. É só rir!

infeslimente nos portugueses temos todos odio uns dos outros, portugal é uma ***** porque não somos unidos, o pessoal do norte não gosta dos do sul, os do sul não gostam dos do norte etc

só somos +- unidos quando é futebol, de resto tudo o que seja para pagar, epa não é na minha zona que se lixe a taça

eu sou de lisboa e gosto tanto das pessoas de lisboa como as do norte(porto) de tras os montes, tenho la grandes amigos nesses sitios,ate familia tenho

ja agora ja que estamos a pagar deviamos puder circular mais rapido, estamos a pagar para qualquer coisa, não digo sem limites, mas muito sitio merecia limite de 140 e outros sitios ate 170

infeslimente nos portugueses temos todos odio uns dos outros, portugal é uma ***** porque não somos unidos, o pessoal do norte não gosta dos do sul, os do sul não gostam dos do norte etc

só somos +- unidos quando é futebol, de resto tudo o que seja para pagar, epa não é na minha zona que se lixe a taça

eu sou de lisboa e gosto tanto das pessoas de lisboa como as do norte(porto) de tras os montes, tenho la grandes amigos nesses sitios,ate familia tenho
Subscrevo.

Tenho grandes amigos de norte a sul, família também está um bocado espalhada. Não percebo esta falta de coerência nacional. Caramba, é que somos todos portugueses!

Podem sempre fazer como eu, auto-estradas pagas, só em caso de manifesta urgência, para férias e passeatas, sempre por nacionais. Demora mais, sim demora, mas passeio, conheço todas as terreolas, páro para descansar para usufruir das maravilhas de tantas terreolas hoje esquecidas por causa das auto-estradas. Chego a fazer um dia, quer para ir para norte quer para ir para sul, mas sem stress, faço mais km mas também faço melhores médias pois vou a velocidades reduzidas. Sou utilizador frequente da A23 e garanto se passar a ser paga deixo de a usar. Se todos fizessem assim eles tinham que baixar os preços, compreendo que para empresas e afins não se possam dar a este luxo, mas esses também pôem as portagens em despesas, coisa que eu não posso fazer enquanto cidadão.
Cumps
Trash

Há uns anos eu morava na Póvoa de Varzim e trabalhava na Maia, via A28 + antigo IC24 demorava 25 mins desde casa até à empresa, lembro-me de um dia ter havido um grande acidente na A28 e fecharam a estrada, única alternativa era a N13, demorei mais de 2 horas a chegar a casa... é esta a alternativa :confused::confused:

Garanto-te que o que não falta por esse país fora são alternativas dessas e a malta paga a AE na mesma.

E se quiseres exemplos eu dou-te.

Portanto, a norte o que interessa é se há alternativas de qualidade, porque o dinheiro das famílias não chega, etc...

Em Lisboa já não interessa se há ou não alternativas porque... Ah! Porque são pontes, já não custa pagar! [:)]

Os custos a norte têm de ser suportados por todo o país, já nas pontes de lisboa deve-se seguir o principio do utilizador pagador. É só rir!

Quem é que defendeu o pagamento de portagens nas pontes? O que fiz notar é que:

1º - Estamos a falar de investimentos muito superiores aos das SCTUTs (17km custaram quase o mesmo que 170km).
2º - Existem (oficialmente) outros motivos para essas infraestruturas terem portagens.

Pessoalmente, e considerando apenas os motivos económicos e de justiça penso que a 25 de Abril devia ser gratuita e a VDG paga.

Quem é que defendeu o pagamento de portagens nas pontes? O que fiz notar é que:

1º - Estamos a falar de investimentos muito superiores aos das SCTUTs (17km custaram quase o mesmo que 170km).
2º - Existem (oficialmente) outros motivos para essas infraestruturas terem portagens.

Pessoalmente, e considerando apenas os motivos económicos e de justiça penso que a 25 de Abril devia ser gratuita e a VDG paga.

Pois mas o certo é que são pagas e no caso especifico da VDG a alternativa não é uma estrada secundária, é mesmo é ir a nado, e nem me falem de ir á ponte de Vila Franca que é só ridículo.
Isto do "pagam todos" é do melhor que podia acontecer ao governo. E achei graça á ideia peregrina do Socratilios de não cobrar residentes e empresários. Gostei porque a unica maneira de fazer isso eficientemente é com alguma especie de chip, fixe!

Aprovação do DEM não foi avante.

No entanto, hoje de manhã na Assembleia da República, foi reforçada a ideia de que as SCUT's passam a ser pagas no dia 1 de Julho. [s)]

Última edição:
Parte dos custos da 25 de Abril devem-se à manutenção, outra ao pagamento (indirecto) da Vasco da Gama.

A VDG foi das primeiras PPP, o Estado já entrou (directamente) com pouco dinheiro na sua construção.

A forma de pagamento da VDG difere da forma de pagamento das SCUTs, exactamente porque no primeiro caso o ele advém da utilização, no segundo de transferências anuais do OE.

Pacxito, 'tás a ver com não são pormenores a forma como se financiaram estes projectos? [;)] [:p]

A VDG não é válida no argumento que estás a utilizar, exactamente porque traduz um princípio claro de utilizador pagador (aliás extensivo até à utilização de outra infra-estrutura que já estava paga...).

Pois...e tal...Lisboa...esse sorvedouro de dinheiro do país [:D]

Subscrevo.

Tenho grandes amigos de norte a sul, família também está um bocado espalhada. Não percebo esta falta de coerência nacional. Caramba, é que somos todos portugueses!

Eu, muito sinceramente, não vi neste tópico grandes guerras Norte/Sul, vi até uma boa troca de argumentos e posições, existindo como é óbvio uma comparação entre infraestruturas existentes nas várias zonas, mas isso não quer dizer que se goste mais ou menos de uma zona ou se tenha mais ou menos família e amigos noutra... Estamos a comparar a realidade e os investimentos no mesmo país, pelo mesmo estado.

Última edição:

Acho que é ridículo o pagamento na ponte 25 de Abril, mas se entrares nessa, então os lisboetas bem podem pagar mais do que o norte, comparando o nível de vida.

E relativamente a suportar custos, nem vale a pena falar...

Garanto-te que o que não falta por esse país fora são alternativas dessas e a malta paga a AE na mesma.

E se quiseres exemplos eu dou-te.

:confused::confused:

Não percebi, o que eu disse é que "isto" não é nenhuma alternativa!

Falei de um caso que conheço bem e realcei que não falo dos outros porque não conheço, mas estou solidário com TODOS!

Agora pensa nestas centenas de milhares de pessoas que compraram casa a Norte / Este do Porto assumindo que o preço mais baixo das casas compensava claramente a deslocação e de repente vê-se entalada entre:

- aumentar em ~180€ as suas despesas mensais (ou mais).
- demorar + 2 horas nas suas deslocações em cada sentido.
- Vender a casa e mudar-se para o centro do Porto (??), haja dinheiro.

Relembro que não há na maior parte dos casos transportes alternativos.

Isto era o mesmo que agora de repente, alguém se lembrar de taxar o IC19... o que acontecia aos milhares de moradores da linha de Sintra que trabalham em Lisboa?

Parte dos custos da 25 de Abril devem-se à manutenção, outra ao pagamento (indirecto) da Vasco da Gama.

A VDG foi das primeiras PPP, o Estado já entrou (directamente) com pouco dinheiro na sua construção.

A forma de pagamento da VDG difere da forma de pagamento das SCUTs, exactamente porque no primeiro caso o ele advém da utilização, no segundo de transferências anuais do OE.

Pacxito, 'tás a ver com não são pormenores a forma como se financiaram estes projectos? [;)] [:p]

A VDG não é válida no argumento que estás a utilizar, exactamente porque traduz um princípio claro de utilizador pagador (aliás extensivo até à utilização de outra infra-estrutura que já estava paga...).

Pois...e tal...Lisboa...esse sorvedouro de dinheiro do país [:D]

Andre, na minha opinião que fui exprimindo tentei deixar claro que eu acho que algumas SCUT devem ser pagas - em teoria todas aquelas que servem apenas como mais valia e não reutilizaram infraestruturas públicas anteriormente construídas com dinheiros públicos. Nesse modelo a VDG encaixa no conceito de utilizador pagador, tal como a A24, a ponte 25 de Abril não porque foi uma infraestrutura construída e paga durante anos pelos utilizadores.

Penso que a movimentação de verbas devia ser a inversa, ou seja, as portagens da VDG pagarem a manutenção da 25 de Abril.

Os restantes exemplos de Lisboa que invoquei foi apenas para justificar que faz sentido o estado investir e sustentar algumas infraestruturas públicas porque as populações tem direito a um nível de acessibilidade minimamente aceitável.

Acho que é ridículo o pagamento na ponte 25 de Abril, mas se entrares nessa, então os lisboetas bem podem pagar mais do que o norte, comparando o nível de vida.

E relativamente a suportar custos, nem vale a pena falar...

mas que nivel de vida???
ai passam fome???

sabes porque é que no norte esta a aparecer o desemprego e ca em lisboa não???

conta quantas fabricas existem por exemplo de leiria para baixo e conta quantas fabricas existem so do porto para cima

se a maior parte das fabricas esta no norte, queres que se feche o que em lisboa?? não ha fabricas para fechar em lisboa

ainda a cerca de 2 anos tive de ir a perto do porto buscar uns mosaicos que precisava para acabar a obra, ou seja a fabrica é perto do porto

na zona de vila do conde e famalicão é onde devem estar ai 90% das empresas de calçado, como queres que feche empresas de calçado nos outros sitios se elas não existem?

:confused::confused:

Não percebi, o que eu disse é que "isto" não é nenhuma alternativa!

Falei de um caso que conheço bem e realcei que não falo dos outros porque não conheço, mas estou solidário com TODOS!

Agora pensa nestas centenas de milhares de pessoas que compraram casa a Norte / Este do Porto assumindo que o preço mais baixo das casas compensava claramente a deslocação e de repente vê-se entalada entre:

- aumentar em ~180€ as suas despesas mensais (ou mais).
- demorar + 2 horas nas suas deslocações em cada sentido.
- Vender a casa e mudar-se para o centro do Porto (??), haja dinheiro.

Relembro que não há na maior parte dos casos transportes alternativos.

Isto era o mesmo que agora de repente, alguém se lembrar de taxar o IC19... o que acontecia aos milhares de moradores da linha de Sintra que trabalham em Lisboa?

as pessoas tinham que se aguentar porque mesmo o comboio não ia conseguir comportar tanta gente

ja somos tão chulados por impostos, basta pensar que só ai a partir de 21 de junho ou o que é, é que deixamos de pagar impostos, de resto todos os outros dias atras foi dinheiro que ganhamos para pagar impostos

no fundo em portugal o que cobre as despesas do governo são os transportes, pagamos um isv elevado, um imposto sobre combustiveis elevado, e agora portagens, ainda por cima elevadas

as pessoas tinham que se aguentar porque mesmo o comboio não ia conseguir comportar tanta gente

Ainda queria ver se isso fosse avante se seria assim tão simples como mencionas. E sabes porque é que o comboio ia comportar tanta gente? Porque existe, somos todos que o pagamos e meia duzia que os usa em empresas públicas que dão milhões de prejuízo e fazem greves praticamente todas as semanas (quem se lixa é quem paga os passes, a CP agradece). Agora vai tu a sítios onde não existe comboio e implementa portagens (quer dizer, secalhar é melhor não ires lá [:D]), e diz que utilizem as alternativas que não existem...

Acho muito bem que toda a gente pague o que usa, da mesma forma que todo o país tenha investimento em termos de dinheiro, serviços públicos e privados, saúde, segurança, infra-estruturas de forma equitativa, proporcional à sua dimensão e aos seus rendimentos.

É preciso assumir uma coisa antes das guerrilhas (porque tanto Norte como Sul têm coisas boas como más), nós fomos e somos mal governados. Em 1º lugar temos que exigir melhor compromisso da parte deles. A igualdade e justiça começa por eles e têm que distribuir o país em condições de forma mais ou menos equilibrada.

Mas uma coisa é certa - muito se queixa a malta de Lisboa. Têm n hospitais, serviços por todo o lado, 1 centro comercial por cada m2 (quase), infra-estruturas por todo o lado (são pagas, mas existem e há alternativas), transportes públicos variados, fora do centro da cidade, comparticipados por todos. Não queiram comparar sítios diferentes assim tão facilmente, cada zona tem os seus problemas e cada caso é um caso. Fazendo uma proporção ao nº de habitantes da AML e dinheiro investido, em relação ao nº de habitantes de outra cidade qualquer de Portugal e dinheiro investido da mesma, será equilibrado? Será justo? Sim, Lisboa é a capital e tem razões para ter investimento. Será isso um motivo de desinvestimento e desinteresse para com o resto do país (aquilo a que muitos ignorantes chamam paisagem)?

Última edição:
Numa viagem dessa envergadura o mais certo é não compensar entrar e sair tanta vez. Quando fazemos viagens longas queremos é chegar lá da forma mais confortável, segura, e atempada (dentro dos limites de velocidade).

Se fosse eu nessa viagem ia pela A1 + A3. Paga-se? Sim, mas é melhor.

Penso que só compensa "fintar" algumas portagens quando se trata de trajectos no máximo de 50km.

Se são viagens esporádicas, não me importo de pagar um pouco mais para ter mais conforto. Mas eu faço esta viagem mais ou menos quinzenalmente.
Não estou em situação tão má quanta a de todos os que usam as actuais SCUT's diariamente, mas em tempo de crise todos os euros têm sítio para onde ir.

Pois mas o certo é que são pagas e no caso especifico da VDG a alternativa não é uma estrada secundária, é mesmo é ir a nado, e nem me falem de ir á ponte de Vila Franca que é só ridículo.
Isto do "pagam todos" é do melhor que podia acontecer ao governo. E achei graça á ideia peregrina do Socratilios de não cobrar residentes e empresários. Gostei porque a unica maneira de fazer isso eficientemente é com alguma especie de chip, fixe!

A Vasco da Gama não é um bom exemplo. Foi paga desde o início e foi construída em local onde não existia nada. Quem ia dantes a nado pode agora continuar a fazê-lo ou utilizar o automóvel.

A Vasco da Gama não é um bom exemplo. Foi paga desde o início e foi construída em local onde não existia nada. Quem ia dantes a nado pode agora continuar a fazê-lo ou utilizar o automóvel.
Estas a gozar, certo? É que alterando "nado" para "a pé" ou "de burro",... o que tu escreveste aplica-se a todas as estradas. [:D]

É preciso assumir uma coisa antes das guerrilhas (porque tanto Norte como Sul têm coisas boas como más), nós fomos e somos mal governados. Em 1º lugar temos que exigir melhor compromisso da parte deles. A igualdade e justiça começa por eles e têm que distribuir o país em condições de forma mais ou menos equilibrada.

Mas uma coisa é certa - muito se queixa a malta de Lisboa. Têm n hospitais, serviços por todo o lado, 1 centro comercial por cada m2 (quase), infra-estruturas por todo o lado (são pagas, mas existem e há alternativas), transportes públicos variados, fora do centro da cidade, comparticipados por todos. Não queiram comparar sítios diferentes assim tão facilmente, cada zona tem os seus problemas e cada caso é um caso. Fazendo uma proporção ao nº de habitantes da AML e dinheiro investido, em relação ao nº de habitantes de outra cidade qualquer de Portugal e dinheiro investido da mesma, será equilibrado? Será justo? Sim, Lisboa é a capital e tem razões para ter investimento. Será isso um motivo de desinvestimento e desinteresse para com o resto do país (aquilo a que muitos ignorantes chamam paisagem)?

eu não entro em guerras gosto de toda a gente como ja disse, mas tu vem com guerras, porque na maior parte dos casos não é o pessoal de lisboa que se queixa, mas os outros que se queixam de lisboa

lisboa e porto não tem muito que se queixar, tem praticamente as mesmas coisas, no porto a vantagem é que para entrar no porto nada se paga, e em lisboa paga-se 2

Voltar
Superior