Governo introduz portagens em três Scut

Fazem dois tipos de vignette: uma que dá para uma semana e outra que dê para o ano inteiro. Assim o tipo que vem cá de vez em quando resolve a coisa de uma vez.

Na Áustria há uma vignette para uma semana, que custa cerca de oito Euros. Penso que também há uma para um mês e outra para o ano inteiro.

Se vir passear e fazer compras em Portugal implica preços mais altos, combustíveis mais caros, estradas piores e sistemas de cobrança de portagens big-brotherianas obrigatórias... vêm cá fazer o quê?!

E assim se prejudica o turismo, sector vital na nossa economia, a troco de uns €10 em portagens.

Eles também pagam combustíveis mais caros cá e nem por isso deixam de vir.

Eu já estive três vezes na Áustria. Não deixei de ir por causa da vignette, que representou mais oito Euros no custo das férias.

Se gostas que o pessoal se ri a custa das tuas palermices é problema teu se fosse eu não ficava satisfeito.

Como diria o Herman, "cada tiro cada melro", acertas todas na mouche[:)]

Realmente é incrivel o teu poder de argumentação, consegues deixar qualquer um perplexo, com as tuas capacidades de explicar o teu ponto de vista de maneira sintetica.

Só que a vignette é usada por todos aqui, sendo que a compramos e dá para o ano inteiro, no caso de portugal não sei como será.

Sim, eu sei que é para o ano todo.

É pago uma vez, para usar as auto-estradas de forma indeterminada. [;)]

Última edição:
E se passar nas SCUT sem ter pedido o identificador?
Nos pórticos das autoestradas que detetam os identificadores há um sistema de fotografia de matrículas (photo-tolling) que faz também o registo da portagem. Tem cinco dias para pagar o valor nos CTT ou em Payshops. A partir de setembro, a cada taxa de portagem acresce uma penalização de 0,25 euros.

E se eu não tiver pedido o identificador e não pagar voluntariamente?
O diploma sobre as portagens nas SCUT diz que da primeira vez que é notificado paga mais 1,70 euros por cada taxa de portagem em dívida. Da segunda vez, já em processo de contra-ordenação, paga outros 1,70 euros. A partir daí, são 75 euros por cada nova notificação.

Posso abdicar de vez do aparelho identificador?
Em teoria sim, por causa do sistema de photo-tolling, pagando depois voluntariamente, embora com custos acrescidos, nos CTT e em Payshops. Na prática, o que as concessionárias e o Governo (e o diploma sobre o assunto) dizem é que o sistema de photo-tolling só excecionalmente deve ser usado com esse fim.

Texto publicado no 1.º caderno da edição do Expresso de 26 de junho de 2010
Este artigo foi publicado antes das últimas alterações no que ao DEM diz respeito mas, de qualquer forma, estão aqui informações importantes...

Isto ainda vai dar tanta confusão, mas tanta confusão, que no final ainda vai acabar por ficar tudo igual com excepção do dinheiro que o estado entretanto pagou pelos pórticos...

Não acredites nisso. O Estado necessita tanto, tanto de dinheiro, que qualquer dia colocam portagem também nas nacionais.

Espera pela chegada do FMI, um dia destes. Aí vai ser a doer.

E quanto custa essa Vignette? Só naquela de vomitarmos.

O preço são 40 CHF, dependendo do câmbio, é entre 25 e 30€. Para o ano inteiro...

Sim, eu sei que é para o ano todo.

É pago uma vez, para um das auto-estradas de forma indeterminada. [;)]

Só de pensar que de uma viagem a Florença (ida e volta) desde Genebra pagámos mais de 100€ em portagens (a contar com o túnel do monte branco que custa 42€)... Mas isto é um país à parte e se há coisas baratas, há coisas muito caras também!

A Suíça tem um PIB de 318 biliões de dólares, para uma população de 7,6 milhões de habitantes. Nós temos um PIB de 233 biliões, mas uma população de 10,5 milhões. Significa que o PIB per capita deles é 1,88 vezes maior do que o nosso.

Se nós tivéssemos o PIB deles, não necessitaríamos de cobrar as auto-estradas.

Ainda por cima, a Suíça tem 2.100 Km de auto-estradas. Nós temos 4.300.

Já faltou mais. A nossa banca está aos papéis; vai ter que reforçar os capitais próprios e não tem como. Lá virão os estrangeiros comprar os nossos bancos. Aposto que o BCP é o primeiro a marchar.

E isto da PT foi só um primeiro assalto. Em breve serão a EDP e a GALP, todas muito altamente endividadas.

Claro que isto significa parte da nossa independência a ir-se, mas talvez nem seja mau. Nós funcionamos melhor quando há alguém a mandar.

A Suíça tem um PIB de 318 biliões de dólares, para uma população de 7,6 milhões de habitantes. Nós temos um PIB de 233 biliões, mas uma população de 10,5 milhões. Significa que o PIB per capita deles é 1,88 vezes maior do que o nosso.

Se nós tivéssemos o PIB deles, não necessitaríamos de cobrar as auto-estradas.

Ainda por cima, a Suíça tem 2.100 Km de auto-estradas. Nós temos 4.300.

A juntar a isso é um país com muito menos corrupção, mais civismo, menos diferenças sociais, etc.

Não basta apresentar números, é preciso é ver como os alcançar.

A juntar a isso é um país com muito menos corrupção, mais civismo, menos diferenças sociais, etc.

Não basta apresentar números, é preciso é ver como os alcançar.

Basta ir lá e isso salta à vista. No ano passado fiz umas férias entre a Suíça e a Áustria e gostei bem daquilo que vi: pessoas descontraídas e bem dispostas (e educadas) e crianças felizes.

PS e PSD chegam a acordo sobre SCUT

O PS e PSD chegaram esta quinta-feira a um acordo em relação aos chips de matrícula. Os partidos decidiram que este mecanismo vai deixar de ser obrigatório nas SCUT.

O deputado do PSD Jorge Costa, em declarações à Lusa, no final da Comissão de Obras Públicas, afirmou que ao dois partidos "chegaram a uma solução para alterar os decretos lei do Governo que têm a ver com o pagamento das portagens nas SCUT".

O PSD defendeu novas soluções, que foram aceites pelo Governo, sendo que a primeira é que "o chip deixa de ser obrigatório", adiantou.

Os partidos acordaram "três princípios essenciais". O primeiro diz respeito à não obrigatoriedade dos chips, a segunda consiste na "possibilidade de a portagem ser paga por Via Verde, por DEM (Dispositivo Electrónico de Matrícula), por pré-pagamento anónimo e por pós-pagamento", esclareceu Jorge Costa.

O PSD defendia também "que o sistema se destinasse apenas ao pagamento de portagens, ficando vedada, legalmente, qualquer outra utilização". Este ponto foi igualmente estabelecido entre os dois partidos.

in: PS e PSD chegam a acordo sobre SCUT | / Actualidades

Isto é uma trapalhada! :sh)

Mantêm-se muitas dúvidas quanto ao pagamento manual...
Se passar lá sem VV/DEM, a conta vai para casa? Com ou sem multa?

Se bem conheço a filosofia de legislar deste governo, essas questões mais "irrelevantes" ficarão certamente para regulação futura por uma portaria ou despacho ministerial. :sh) [8b]

Na prática, daqui por 4 ou 5 anos deves ter a resposta, até lá, é um vazio legal tão bom como outro qualquer. [;)] [:D]

Voltar
Superior