Governo introduz portagens em três Scut

A minha opinião neste assunto é incendiária e tenho noção de que provavelmente serei apedrejado aqui.

Mas estou de acordo com a introdução de portagens nas SCUT. Já deviam ter sido introduzidas há mais tempo!

A justificação é muito simples: é uma questão de equidade nacional.
Por exemplo...

Quem faz a A4 todos os dias? Por exemplo, Vila Real-Porto? Ah pois, acontece que paga portagens há uma data de anos. De momento 3,60 eur por 60 km acho. Façam-lhe as contas por mês, para uma viagem de ida e volta todos os dias .... Sim, o "choque" que muita gente do litoral tem tido nos ultimos tempos já é uma constante para muitos automobilistas de muitas terrinhas deste país.
Acontece que enquanto esta gente toda levou no pelo para fazer uma ninharia de kms na auto estrada mais ranhosa e mortífera do país (A4), o pessoal por exemplo, de Viana do Castelo, vinha alegremente a assobiar numa das melhores estradas do país sem pagar tusto.

E agora vocês podem vir com argumentos do tipo "ah mas essa é uma estrada privada e como tal tem de ser paga", ou "as SCUT ja estao pagas com dinheiros europeus", que a mim nao me interessa se é publico, privado, misto ou se está pago ou nao pago. A questão de fundo aqui é que há regiões que já pagam há uma data de anos e outras que se vinham rindo.

E tambem nao me venham com os argumentos das alternativas .. olhem a A4 é um bom exemplo. Experimentem vir um dia pela nacional .... A alternativa nunca existiu.

Meus amigos, as portagens nas SCUT até deviam ser pagas 4 ou 5 vezes mais que o estipulado. Isto para tentar de alguma forma compensar esta anedota que sempre foi uns serem pretos e outros brancos. (apenas uma força de expressão sem ofensa para ninguem!)

Cumprimentos

As AutoBahn não são gratuitas, são para os turistas o que é diferente, quem é residente na Alemanha e tem carro use ou não use paga e bem as autobahn..
Quem vive no nordeste transmontano desde há muito que está mais perto de Madrid que Lisboa, por norma é o meu aeroporto de embarque para qualquer lado.. Leon, Valladolid, Salamanca ficam todas a 200km, imensos portugueses destas zonas fazem compras, estudam, etc. do lado lá.. e a este ritmo da banda qualquer dia passamos todos para o outro lado. :sh)

é por isso é que não compreendo o pessoal do norte, criticam, mas então que ha-de dizer o pessoal de tras os montes que só tem 1 ip, e não tem ae

A minha opinião neste assunto é incendiária e tenho noção de que provavelmente serei apedrejado aqui.

Mas estou de acordo com a introdução de portagens nas SCUT. Já deviam ter sido introduzidas há mais tempo!

Por exemplo...

Quem faz a A4 todos os dias? Por exemplo, Vila Real-Porto? Ah pois, acontece que paga portagens há uma data de anos. De momento 3,60 eur por 60 km acho. Façam-lhe as contas por mês, para uma viagem de ida e volta todos os dias .... Sim, o "choque" que muita gente do litoral tem tido nos ultimos tempos já é uma constante para muitos automobilistas de muitas terrinhas deste país.
Acontece que enquanto esta gente toda levou no pelo para fazer uma ninharia de kms na auto estrada mais ranhosa e mortífera do país (A4), o pessoal por exemplo, de Viana do Castelo, vinha alegremente a assobiar numa das melhores estradas do país sem pagar tusto.

E agora vocês podem vir com argumentos do tipo "ah mas essa é uma estrada privada e como tal tem de ser paga", ou "as SCUT ja estao pagas com dinheiros europeus", que a mim nao me interessa se é publico, privado, misto ou se está pago ou nao pago. A questão de fundo aqui é que há regiões que já pagam há uma data de anos e outras que se vinham rindo.

E tambem nao me venham com os argumentos das alternativas .. olhem a A4 é um bom exemplo. Experimentem vir um dia pela nacional .... A alternativa nunca existiu.

Meus amigos, as portagens nas SCUT até deviam ser pagas 4 ou 5 vezes mais que o estipulado. Isto para tentar de alguma forma compensar esta anedota que sempre foi uns serem pretos e outros brancos. (apenas uma força de expressão sem ofensa para ninguem!)

Cumprimentos

foi o que ja disse varias vezes, enquanto só chegava aos bolsos dos outros, era bom o utilizador pagador, quem la passe que pague, agora ja não acham o mesmo

eu sou contra portagens, mas se temos que as ter, então que seja para todos, no maximo que poupem um bocado o interior

Pois mas ele tem um carro portugues do qual anda com ele nas ferias em portugal, ora se vai entrar nas auto estradas tem que ter o chip! mas nao sabe qual quanto vai gastar por isso ele pergunta se lhe devolvem o dinheiro ,ou entao fica para as proximas ferias!

Ele vem sempre de aviao a portugal por isso ele tem um carro portugues
Pensei que estavas a falar dos estrangeiros no geral...

Assim já não se aplica...

é por isso é que não compreendo o pessoal do norte, criticam, mas então que ha-de dizer o pessoal de tras os montes que só tem 1 ip, e não tem ae

A AE não vai trazer nada de novo é pura estupidez (na minha opinião) o troço mais complicado é Amarante - Vila Real o resto do traçado era apenas requalificação, para quê auto-estrada?? Vai desenvolver a Agricultura? Vai trazer empresas??

O que trouxe de novo a AE ao distrito da Guarda?? Os maiores empregadores acabaram por fechar.. é uma falsa questão a AE.

Gostava que me explicassem para serve a AE ao distrito de Bragança..

Basicamente servirá para quem é do Porto e tem lá casa de férias, para perder menos tempo ao fim de semana, para chegar à casa...

Sinceramente é uma AE que não terá a devida rentabilidade.

Claro que com todo o respeito pelos residentes de Bragança e arredores.

Mas certo é, que a AE lá, para as pessoas em si que lá vivem, de pouco lhes servirá.

Eu sou a favor do principio do utilizador-pagador.

Sou contra é outras coisas... deixem-me que vos fale do caso da A25, antiga IP5 que é o que mais me toca.

Ora bem, o IP5 foi um traçado construído com fundos comunitários, que teve uma manutenção penosa durante anos e anos, e onde morreram pessoas sem conta. Não é que culpe o traçado, até porque nunca o considerei perigoso, mas a falta de prudência de alguns condutores resultou na morte de outros que seguiam inocentemente o seu caminho.

A questão aqui é a seguinte: O troço que começaram a portajar (para já), de Albergaria até à Barra, SEMPRE teve duas faixas para cada lado... desde os tempos do IP5 que assim foi construído. Estão a portajar uma obra que não foi paga pelo estado.

Depois vão acabar por portajar o resto da A25, como é óbvio... mas não se lembram é que DESTRUÍRAM o antigo IP5 que com mais ou menos risco estava feito e servia bem os utentes, para construir por cima uma AE com promessa de ser gratuita.

Não esquecer ainda que há zonas da A25 que foram desviadas do seu troço originar para não haver necessidade de expropriar terrenos de antigos membros do governo. Desvio esse que originou um cotovelo com limites de velocidade ridículos para uma AE.:sh)

Se queriam fazer uma AE portajada e com legitimidade para isso faziam uma AE de RAIZ ao lado das IP's.

Sei que há outras zonas do país onde não há alternativas às AE, mas uma coisa é não haver alternativas... outra coisa é deixarmos de a ter porque foi destruída por quem quis fazer a AE. [8b]

Ficamos então com a N16... estrada onde em alguns sítios não cruza um Pesado com um Ligeiro.

Espero sinceramente que a duplicação do IP3 nunca vá para a frente... prefiro ir a 100km/h sem pagar do que ir a 140km/h pagos a peso de ouro.

(...)

Cumprimentos

Mas eu até posso concordar com o pagamento das SCUT.
A teoria "utilizador-pagador" é bonita sim senhor.

Mas é preciso ver como as coisas são aplicadas.
Para já ou arrancava para toda a gente ou não arrancava para ninguém.
Outra questão é troços que foram adaptados para fazer parte das scuts e que antes eram estradas nacionais.
Outra questão são as colocações dos pórticos. Há pessoas que pagam quase por saírem de casa. Quem vive na Maia sabe do que falo.

Um espanhol, disse numa peça do telejornal algo que nunca vi um português dizer. Disse ele - "É uma vergonha ter que se pagar numa estrada que existe à muitos anos e que foi paga por dinheiros europeus."
Estava-se a referir à IC1 Porto-Viana.

Todo este processo é uma palhaçada. E os "palhacinhos" comem e calam. Então é porque gostam...

Mas quantos portugueses têm o tal dispositivo para se circular? Como vai ser a cobrança? E as multas se não pagares nos 5 dias a seguir?
Mas e porque para uns existe uma isenção de X kmts e para outros de Y?
Mas então porque não se faz o mesmo na CREL? Tem as mesmas características que parte destes traçados... Ou também se faça na VCI.
E porque não se mete portagens para entrar nas cidades? Já há quem o faça...

E dizes que podia ser 4 vezes mais caras???
Só podes estar a gozar com quem não tem dinheiro... Não o faças...
Há pessoas que daqui a pouco têm que pagar para ir trabalhar...

Cumprimentos.

nto, certamente nunca ouviste falar na castanha que Bragança importa e exporta. No azeite que provem dessa região, dos vinhos e dos produtos horticulas que infelizmente cada vez são menos pessoas a produzir...

E já agora por que razão há-de ser a região mais discriminada do país? Se actualmente não produz nada foi por se ter investido pouco ou nada no que trás-os-montes sabe fazer melhor.

E concordo com o user que disse que vinham de Viana ao Porto a assobiar e quem vinha de Vila Real tinha de pagar..

foi o que ja disse varias vezes, enquanto só chegava aos bolsos dos outros, era bom o utilizador pagador, quem la passe que pague, agora ja não acham o mesmo

eu sou contra portagens, mas se temos que as ter, então que seja para todos, no maximo que poupem um bocado o interior

Sempre gostei de ler os teus posts, mas estou a ver que alguém do Norte te deve ter feito algum mal.

Não estás a ver as coisas numa prespectiva sócio-económica, mas sim de igualdade. Só que a igualdade não se verifica, nem em alternativas, nem em aspectos socio-económicos, nem em justiça de aplicação de medidas.

As vias no sul não foram feitas com dinheiros comunitários, não foram construídas em cima de nenhuma via existente e logo a seguir portajadas, não se desfizeram as alternativas mas sim, criaram-se alternativas às existentes.

Por mais que tentes (e que até gostasses), a comparação não tem o cabimento que tentas demonstrar.

Outra questão é troços que foram adaptados para fazer parte das scuts e que antes eram estradas nacionais.
Outra questão são as colocações dos pórticos. Há pessoas que pagam quase por saírem de casa. Quem vive na Maia sabe do que falo.

Um espanhol, disse numa peça do telejornal algo que nunca vi um português dizer. Disse ele - "É uma vergonha ter que se pagar numa estrada que existe à muitos anos e que foi paga por dinheiros europeus."

Todo este processo é uma palhaçada. E os "palhacinhos" comem e calam. Então é porque gostam...

Mas quantos portugueses têm o tal dispositivo para se circular? Como vai ser a cobrança? E as multas se não pagares nos 5 dias a seguir?
Mas então porque não se faz o mesmo na CREL? Tem as mesmas características que parte destes traçados... Ou também se faça na VCI.

Cumprimentos.

pagar a crel de novo?? ja é paga a anos

Sempre gostei de ler os teus posts, mas estou a ver que alguém do Norte te deve ter feito algum mal.

Não estás a ver as coisas numa prespectiva sócio-económica, mas sim de igualdade. Só que a igualdade não se verifica, nem em alternativas, nem em aspectos socio-económicos, nem em justiça de aplicação de medidas.

As vias no sul não foram feitas com dinheiros comunitários, não foram construídas em cima de nenhuma via existente e logo a seguir portajadas, não se desfizeram as alternativas mas sim, criaram-se alternativas às existentes.

Por mais que tentes (e que até gostasses), a comparação não tem o cabimento que tentas demonstrar.

tenho familia no norte, junto a praça franscico ja carneiro, tenho familia em cinfães etc, por isso ninguem me fez mal ai

continuas a bater na tecla que não ha igualdade no que te importa
mas porque não falas que não ha igualdade nas pontes???
porque não falas das alternativas a 25 de abril e a vasco da gama???

depois falas em questões econoomicas, pareces 1 coitadinho a falar, podem ganhar menos, mas em muitas coisas pagam bem menos

eu vivo entre sintra e loures, aqui deve-se ganhar milhões, mas curiosamente, pago a agua e luz mais cara que em quase todo o pais

ha isto não devia dizer, só temos que falar em ordenados, mas em despesas maiores não convem

outra coisa ainda ha 1 semana estive no porto e achei n bombas com o combustivel mais barato que em lisboa, e não é jumbos e afins
é repsol e bp e cepsa, claro que mais 1 vez isso não conta, só conta o ganharem 10 euros a menos, mas pagarem as coisas 20 euros a menos

Excelente exemplo mas existem outros: fala-se aqui que no Norte se ganha mal (como se todos ganhassem mal e ninguém ganhasse bem e como se no Sul todos ganhassem bem e ninguém ganhasse mal) mas o que dizer do Alentejo? E as duas AEs que lá passam (A2 e A6) são pagas e bem pagas.

Quando se fala das assimetrias do país isso é desculpa de quem já não sabe o que há-de mais dizer para defender os seus interesses pessoais, há muitos carros de luxo a utilizarem gratuitamente as AEs do Norte tal como também há muitos carros a caírem de podres a pagarem forte e feio nas AEs do Sul, em que ficamos então? Quem ler este tópico até parece que no Norte só circulam Unos e no Sul só se vêem Porsches.

Não ponho de lado a hipótese de muitas famílias do Norte levarem um rombo no orçamento com estas novas portagens, mas nesse caso ao não poderem pagar têm o mesmo remédio que as famílias menos abastadas do Sul já fazem há muitos anos: na impossibilidade de pagar carro+seguros+impostos+oficinas+portagens deixem o carro à porta de casa e andem de transportes. Quem pode anda, utiliza e paga, quem não pode tem de se arranjar de outra maneira, sejam do Norte ou do Sul. Ou será justo que um Nortenho que ganhe o dobro do que eu ganho tenha portagens de graça só porque pertence a uma "região pobre"? Que argumento mais falacioso...

Cumprimentos.

Amigo, na CREL já se PAGA há MUITOS ANOS!

Mais, paga-se 1,40€ para fazer sensivelmente 15 kms, sendo que dos 5 últimos, normalmente 3 são feitos em fila!

O que vale é que isto é o paraíso. [:D]

Excelente exemplo mas existem outros: fala-se aqui que no Norte se ganha mal (como se todos ganhassem mal e ninguém ganhasse bem e como se no Sul todos ganhassem bem e ninguém ganhasse mal) mas o que dizer do Alentejo? E as duas AEs que lá passam (A2 e A6) são pagas e bem pagas.

Quando se fala das assimetrias do país isso é desculpa de quem já não sabe o que há-de mais dizer para defender os seus interesses pessoais, há muitos carros de luxo a utilizarem gratuitamente as AEs do Norte tal como também há muitos carros a caírem de podres a pagarem forte e feio nas AEs do Sul, em que ficamos então? Quem ler este tópico até parece que no Norte só circulam Unos e no Sul só se vêem Porsches.

Não ponho de lado a hipótese de muitas famílias do Norte levarem um rombo no orçamento com estas novas portagens, mas nesse caso ao não poderem pagar têm o mesmo remédio que as famílias menos abastadas do Sul já fazem há muitos anos: na impossibilidade de pagar carro+seguros+impostos+oficinas+portagens deixem o carro à porta de casa e andem de transportes. Quem pode anda, utiliza e paga, quem não pode tem de se arranjar de outra maneira, sejam do Norte ou do Sul. Ou será justo que um Nortenho que ganhe o dobro do que eu ganho tenha portagens de graça só porque pertence a uma "região pobre"? Que argumento mais falacioso...

coisa que ja chegou as familias que tem aes com portagens a anos, ou seja o conceito só é novos para alguns

Voltar
Superior