Governo introduz portagens em três Scut

Já agora, gostava que me dissessem qual é a alternativa a este caminho...

A3 to Unknown road - Google Maps

Venho da A3 e quero ir para Ermesinde.
Ali no ponto B tenho um pórtico e não tenho forma de me desviar dele.

Opções já verificadas: Venho de A3 Norte, logo saía na trofa... ou seja, algumas dezenas de kms antes e fazia cerca de 10kms mais e todo esse tempo em EN.

Viro para a Maia (Nesses 4 kms de AE não existem pórticos, mas em menos de 2; quem vira para Ermesinde; tem e paga-se 20cents) e vou à volta e em vez de cerca de 4kms, passa para cerca de 11

A3 to Unknown road - Google Maps

Alguém me explique qual foi a alternativa usada pelo Governo para validar aquele portico, porque basicamente mais valia terem aumentado a portagem da A3.

Penso que na A4, entre a saída da A3 e as portagens de Ermesinde, não há pórticos.

Para ti, a solução seria vir sempre na A3, entrar na A4 e sair antes das portagens de Ermesinde. Vais dar uma grande volta (apesar de não saber para que zona de Ermesinde vais) e se calhar, não te compensa, e mais vale pagar os 20 cents do pórtico de Alfena

Acordei hoje e foi um dia igual aos outros...Não há revoltas, não há indignação, sim sra!!!

Paga-se uma porcaria de auto-estradas a partir de hoje mas ninguém se preocupa.Somos mesmo um povo fácil e brincam assim connosco.
Eu tenho VV há anos e não sei se precisava de actualizar algo mas também já me estou a c**** para isto.
Muito se devem rir os espanhóis desta treta toda :sh)

Hoje já paguei a portagem no pórtico da A29 antes de Miramar, o dispositivo novo da via verde apitou quando passei por baixo dos pórticos, aquilo está mesmo a funcionar.

Penso que na A4, entre a saída da A3 e as portagens de Ermesinde, não há pórticos.

Para ti, a solução seria vir sempre na A3, entrar na A4 e sair antes das portagens de Ermesinde. Vais dar uma grande volta (apesar de não saber para que zona de Ermesinde vais) e se calhar, não te compensa, e mais vale pagar os 20 cents do pórtico de Alfena
a cerca de 8 cents por km de gasolina... basta fazer mais 3 kms para não compensar.

Ou seja, onde está a alternativa?

Uma vez que os animais de caça já começa a ser escassa, mais vale fazerem tiro ao alvo aos porticos que matar animaizinhos inocentes [;)] [;)][;)]

E sempre fazem um bem á sociedade [:D][:D][:D]

Tb passei na SCUT do grande porto. Nem sei se a VV normal dá. Tou-me a c#$#" se não der... Notei foi mto menos transito nesta via.

******* de xupistas de politicos incompetente e sem qq visao de futuro para o país.. São as vistas curtas e as mentes a pensar unicamente no próprio bolso... [:vm)]

Acabaram de ta dar. Um trajecto sempre em AE e não pagas mais portagem. Qual a dúvida?
Bem, para mim uma alternativa devia ser algo que apesar de demorar mais, pelo menos ficava mais barato em termos de custo! E o custo não é só a portagem!

Gastar mais gasoleo, no caso gasto 3 a 4 vezes mais, não compensa o gasto de portagem!

Eu moro junto às portagens de Carcavelos na A5, e sempre que me meto no carro para ir a Lisboa, pago 0,55 na ida, e mais 0,55 na volta. A Marginal é alternativa, mas acabo por perder mais tempo e gasolina, porque na sua entrada e saída tenho que passar por bastante tráfego urbano.

Compreendo o sentimento de injustiça das pessoas a quem prometeram algo e depois voltaram atrás com a palavra. E também aceito indignação por todo este processo de palhaçada em volta do DEM, e do facto de as tarifas não terem em consideração os quilómetros percorridos.

Mas têm que ver que, embora de forma enjeitada, acabou por se equilibrar um prato da balança. É que se eu sou do Sul (conforme me chamam), e ando de carro, e não ganho o que os do Norte apregoam, porque é que eu quando me desloco nas vias rápidas tenho sempre de pagar e eles não?

Esqueçam as alternativas, não há alternativas, quem quiser circular em tempo útil e segurança vai ter que pagar.
Eles depois de terem destruído todas as alternativas (onde havia) para construir supostamente AE's gratuitas, agora podem cobrar portagens, e cobram mesmo porque não há por onde passar sem ser pelas portagens...
Digam lá se isto não é macabro? [8b]

Esta falta de respeito pelos eleitores num país minimamente de jeito não era sequer imaginável.

Eu moro junto às portagens de Carcavelos na A5, e sempre que me meto no carro para ir a Lisboa, pago 0,55 na ida, e mais 0,55 na volta. A Marginal é alternativa, mas acabo por perder mais tempo e gasolina, porque na sua entrada e saída tenho que passar por bastante tráfego urbano.

Compreendo o sentimento de injustiça das pessoas a quem prometeram algo e depois voltaram atrás com a palavra. E também aceito indignação por todo este processo de palhaçada em volta do DEM, e do facto de as tarifas não terem em consideração os quilómetros percorridos.

Mas têm que ver que, embora de forma enjeitada, acabou por se equilibrar um prato da balança. É que se eu sou do Sul (conforme me chamam), e ando de carro, e não ganho o que os do Norte apregoam, porque é que eu quando me desloco nas vias rápidas tenho sempre de pagar e eles não?
Nem ponho isso em questão.

A questão aqui é de fundo, isto tudo acontece porque um senhor que gostava de fazer estradas se lembrou de espalhar estradas por todo o lado. E não esquecer que todas estas SCUT's foram pagas pela UE!
Não seria mais interessante ter esse dinheiro da UE a ajudar as empresas e parque industrial em vez de fazerem betão que agora vou pagar por ele? Para isso faziam estradas normais sem fundos da UE desde o inicio e encaminhavam o dinheiro da UE para coisas realmente interessantes... agora ficamos sem vantagem a nivel industrial e sem vantagem rodoviaria! Ficamos sem nada!

Com isto também quero dizer que a culpa disto tudo não é dos ultimos 4 ou 8 anos, mas sim dos ultimos 20/30 em que nada se fez.
Estes ultimos 4 ou 2 ou 1 o que posso criticar é que continuam sem fazer nada! O problema continua a existir sem nada ser feito! E agora pensam que vão resolver sacando dinheiro dos contribuintes...

Para mim, hoje é o inicio da falência de Portugal.

Continuo com a minha veia federalista da UE, em que todos os orçamentos dos países deviam ser vistos pela UE, em que deviamos ser geridos pela UE.
Talvez não adiante nada, mas acho que com os Politicos Portugueses, Portugal não vai para a frente!

Nota: De referir que a tua comparação com a A5, existe por exemplo com a A3 ou A1 ou A4. A questão das Scuts é que foram feitas 100% e pagas a 100% pela UE, ao contrário das primeiras. Com isto digo, estamos a pagar o quê? Quando é que vou ter um portico à saída da minha garagem?
Já agora, pago impostos para quê? Por causa da Saúde e educação? O que é que o país me dá para eu dar tanto a ele?

Última edição:

E porque não pagar ninguém? Isso era o mais justo.

Nem ponho isso em questão.

A questão aqui é de fundo, isto tudo acontece porque um senhor que gostava de fazer estradas se lembrou de espalhar estradas por todo o lado. E não esquecer que todas estas SCUT's foram pagas pela UE!
Não seria mais interessante ter esse dinheiro da UE a ajudar as empresas e parque industrial em vez de fazerem betão que agora vou pagar por ele? Para isso faziam estradas normais sem fundos da UE desde o inicio e encaminhavam o dinheiro da UE para coisas realmente interessantes... agora ficamos sem vantagem a nivel industrial e sem vantagem rodoviaria! Ficamos sem nada!

Com isto também quero dizer que a culpa disto tudo não é dos ultimos 4 ou 8 anos, mas sim dos ultimos 20/30 em que nada se fez.
Estes ultimos 4 ou 2 ou 1 o que posso criticar é que continuam sem fazer nada! O problema continua a existir sem nada ser feito! E agora pensam que vão resolver sacando dinheiro dos contribuintes...

Para mim, hoje é o inicio da falência de Portugal.

Continuo com a minha veia federalista da UE, em que todos os orçamentos dos países deviam ser vistos pela UE, em que deviamos ser geridos pela UE.
Talvez não adiante nada, mas acho que com os Politicos Portugueses, Portugal não vai para a frente!

Nota: De referir que a tua comparação com a A5, existe por exemplo com a A3 ou A1 ou A4. A questão das Scuts é que foram feitas 100% e pagas a 100% pela UE, ao contrário das primeiras. Com isto digo, estamos a pagar o quê? Quando é que vou ter um portico à saída da minha garagem?
Já agora, pago impostos para quê?
Concordo contigo, eu também acho que se constroem demasiadas AE, e que devia haver mais investimento em IPs, ICs e ENs, que sendo mais poderiam abranger mais território nacional, e o que se poupasse poderia ser investido noutras áreas necessitadas.

Infelizmente, estas são as escolhas que tomaram os governantes que os portugueses lá puseram, e agora temos de pagar a factura. E é difícil, por vezes, manter o discernimento quando vemos mais uma despesa mensal a surgir.

E porque não pagar ninguém? Isso era o mais justo.
E depois quem pagava as AE? Acabavam por pagar todos, por intermédio de despesa do Estado.

Assim, paga só quem usa, e os velhotes reformados lá do Alentejo não acabam por pagar indirectamente as AE dos outros (supostamente, porque depois o Estado acaba a cortar-lhes na reforma).

Pois eu quis fugir à ex-Scut da A4 e mal ligo o carro entro em fila. Um percurso de cerca de 1 km em fila desde a porta de casa. Dou a volta e mais fila. Todos os acessos a Matosinhos a partir de Leça do Balio estavam bloqueados.

Os percursos levariam-me ao destino em aprox. 20min contra os 10 min. habituais. Demorei quase 45 min...

Não só os percursos alternativos são todos por estradas camarárias como as prioridades estão feitas de uma maneira diferente do que escoaria o trânsito para esses itinerários alternativos.

E depois quem pagava as AE? Acabavam por pagar todos, por intermédio de despesa do Estado.

Assim, paga só quem usa, e os velhotes reformados lá do Alentejo não acabam por pagar indirectamente as AE dos outros (supostamente, porque depois o Estado acaba a cortar-lhes na reforma).

E continuo a perguntar:

Para que serve o ISV, o IUC, o ISP, o IVA s/ISV, o IVA s/ISP, senão para pagar estradas?!? E que tal já que se vai alterar a Constituição, declarar lá isso expressamente?!?

Sim.

Norte já começou a pagar portagem nas SCUT - JN

A partir de hoje, certo é que haverá mais 206 kms portajados, aos quais se acrescentarão, até 15 de Abril 217 kms (A23), 199 kms (A25), 162 kms (A24) e 133 kms (A22). Contas feitas, em meados do próximo ano, Portugal passará a ter mais 917 kms sujeitos a portagem.

E nada parece travar o Governo, mesmo após um tribunal ter aceite a providência cautelar interposta pelos autarcas do Vale de Sousa e Maia, facto facilmente contornado com a invocação do interesse público. Ontem, a Câmara de Aveiro anunciou que também vai avançar com uma providência cautelar contra as portagens.

Se é assim porque raio não se rasgam os contratos com as concessionárias, invocando o interesse publico, e estas que vão mamar na 5ª pata?!? :rolleyes:

Última edição:
É um beco sem saída.

Ao utilizar as ex-scut´s pagam portagem, ao não utilizar, pagam combustível a mais no pára-arranca que não pagariam nas scut´s.

Isto já está tudo pensado, mais uma vez, o "sector automóvel" a ser espremido para gerar mais dinheiro para o estado.

Bicicleta é o futuro.

Voltar
Superior