Governo introduz portagens em três Scut

Uma coisa que as pessoas devem pensar é que todos os dias existem empresas que fecham as portas.

Ora, quantas e quantas empresas não têm os seus donos no dilema de fecha não fecha...
Esta porcaria das portagens que não deixam alternativa a quem tem carros na estrada a trabalho pode muito bem ser um factor decisivo para fecharem de vez.

Falo com conhecimento de causa, pois trabalhei numa empresa com ~15 pessoas e tinhamos 6 carros na estrada.
A IC1 era muito utilizada.
Calculo que os 6 carros hoje gastariam a mais por causa da IC1 = A28 passar a ser paga cerca de 1000 € mensais.

Não sei se estão a ver a perspectiva...

Para quem conhece, nas últimas décadas instalaram-se milhares de empresas nesta região trabalhando numa base logistica sem portagens... vai ser muito duro.

npcu.jpg

Para variar.

Última edição:
Sendo assim, e acreditando na tua palavra, tenho de te dar razão [;)]

Mas essa alternativa à A28 é assim tão má ao longo de todo o seu percurso ?

É que falamos de uma AE de média extensão e o estado está a pagar todos estes km's a peso de ouro. E quem diz a A28, diz a A22, A23, A24, A25...

Esta A24 então é uma AE tipo A6/A13/A17, ou seja, não se vê ninguém mas como uma diferença é que a A24 é SCUT e por isso está a pesar no orçamento.

Depois outra questão é que com isto das SCUT's a acabar as alternativas têm de estar em condições.

Ou seja a N13 não pode colapsar. Se tudo for bem pensado, o que nem sempre é como todos sabemos, será uma alternativa viável. Dentro do possível claro pois se se quer rapidez paga-se.

Veja-se por exemplo a N125 no Algarve. Nos últimos anos tem sido revista, têm-se acrescentado rotundas, bermas, piso novo etc etc. Tudo isto para, a seu tempo, a A22 passar a ser paga.

A ver vamos se a Via do Infante será a pagar.

Uma coisa que as pessoas devem pensar é que todos os dias existem empresas que fecham as portas.

Ora, quantas e quantas empresas não têm os seus donos no dilema de fecha não fecha...
Esta porcaria das portagens que não deixam alternativa a quem tem carros na estrada a trabalho pode muito bem ser um factor decisivo para fecharem de vez.

Falo com conhecimento de causa, pois trabalhei numa empresa com ~15 pessoas e tinhamos 6 carros na estrada.
A IC1 era muito utilizada.
Calculo que os 6 carros hoje gastariam a mais por causa da IC1 = A28 passar a ser paga cerca de 1000 € mensais.

Não sei se estão a ver a perspectiva...

Para quem conhece, nas últimas décadas instalaram-se milhares de empresas nesta região trabalhando numa base logistica sem portagens... vai ser muito duro.

Eu percebo bem as implicações económicas disto tudo. Aliás o povo nortenho é conhecido por ser trabalhador e empreendedor.

...

Quanto às portagens... reconhecimento de matrícula!
Passas, a matrícula é analisada, reconhecida e a factura vai ter a casa do dono do carro. (em princípio será assim).

...

Isto não pode ser assim...

A quantidade de carros que andam aí com falta de regularização de proprietário...[8b][8b][8b]

Ou dados não actualizados...[8b][8b]

Para além de que já estou a ver as matrículas falsas a proliferarem por essas AE's fora...:sh)

Sendo assim, e acreditando na tua palavra, tenho de te dar razão [;)]

Mas essa alternativa à A28 é assim tão má ao longo de todo o seu percurso?

A N13 não é má em termos de curvas perigosas ou muitos buracos (está com alguns).

A cena é que mal sais do Porto apanhas logo de seguida tudo fábricas enormes: Efacec, Unicer (Super Bock, etc), Tintas CIN, Sonae (casa mãe), seguindo depois pela ZI Maia com milhares de firmas, passas para Vila do Conde e gramas logo com Lactogal, Nassica, ZI Vila do Conde.
Tens depois a Ponte e todo o trajecto da N13 dentro das cidades de Vila do Conde e Póvoa... apanhas tudo.
Só acabando a Póvoa é que desanuvia.

Pela A28, até ao Aeroporto é sem comentários.

Um problema que é preciso lembrar é que já desde o tempo do Boi Cavalo que existia a Variante a Vila do Conde e Póvoa.
Tinha 12 Kms e começava antes do que hoje é a Zona Industrial de Vila do Conde (Fica lá a Quimonda por exemplo), evitava Vila do Conde e Póvoa e acabava depois da Póvoa a ligar à N13 (Estrada Porto - Espanha).

Variante%20VCD%20PVZ.JPG

Ora esta Variante levou separador central e foi prolongada até à zona do Aeroporto, que era ligado ao Porto por "AE".
Chamava-se IC1.
Portanto a tal variante levou o IC1 em cima.

Era aceitável se fosse ao lado.
Agora modificar uma coisa e meter portagens está errado.
As pessoas perderam a Variante e são pois obrigadas a ir pela N13 a atravessar tudo.

Não me das novidade nenhuma.

Referente a Suíça sei perfeitamente desta forma de pagamento das AE, até por experiência própria.

Sobre os preços praticados, é normal que variem de país para país, conforme seja a saúde da sua economia, ou da forma como são sustentadas as despesas de conservação da rede viária

Mas una coisa é certa, geralmente (como tudo na vida haverá sempre excepções) as portagens pagas por essa Europa são superiores as praticadas em Portugal

Pessoalmente sei que tu sabias, mas há pessoas que não sabem e podiam ficar confundidas.

Quanto ao resto das portagens na Europa terem preços superiores, os salários também não têm nada a ver.

Ao menos que permitam isenção a moradores num raio de 30 km a partir do nó de acesso mais próximo a suas casas... o resto dos aumentos a Economia acaba por absorver.

O pior vai ser para os empregados por conta de outrem que não têm como aumentar os seus rendimentos mensais. Já nas empresas basta que todos aumentem ligeiramente os preços que já dão a volta ao custo acrescido das portagens... o que vai lixar novamente os empregados por conta de outrem.

Estás certo. Deves receber uma carta em casa com o valor que tens de pagar para poder pagar a portagem[:D]

Tá mal... se querem cobrar um serviço devem disponibilizar as condições para que ele seja executado, neste caso os chips.

Mantenho algumas dúvidas:

- Toda a gente vai ter de colocar matrículas, mesmo o "senhor Zé" que vive na serra da Estrela e que nem sabe o que é uma SCUT?

- Como é que a estrangeirada vai pagar?

- Como vão fazer com os pagamentos? Somos obrigados a ter uma conta com débito directo?... mas eu guardo o dinheiro debaixo do colchão!!!

- Como faço prova de que passei ou não passei em determinado local em determinada data, uma vez que não há ticket?

É por em pratica a politica do utilizador-pagador.

A mim não me choca nada que as SCUT venham a ter portagens, antes pelo contrario.
O que me preocupa é que já estamos acostumado a que os valores impostos sejam estupidamente elevados.

Agora quem não utiliza as SCUT e AE's, não tem de as pagar com os seus impostos.

A17, A28, A29, A41 e A42 são as SCUTS a pagar ?

É que dessas, a A41 liga o Picoto a Espinho, em pouco mais de 5,5 km, e é a principal estrada de ligação entre estas duas localidades, a qual veio substituir a antiga estrada principal.

Ou será para o futuro troço da A41 que irá ligar Picoto ao Porto ?

É por em pratica a politica do utilizador-pagador.

A mim não me choca nada que as SCUT venham a ter portagens, antes pelo contrario.
O que me preocupa é que já estamos acostumado a que os valores impostos sejam estupidamente elevados.

Agora quem não utiliza as SCUT e AE's, não tem de as pagar com os seus impostos.

Podes usar esse mesmo argumento para extinguir o SNS.

Isto das SCUT's é tudo muito bonito, principalmente quando o Estado, todos nós, pagamos carros teóricos que passam diariamente nas SCUT's.

Ora... com o alto nível de impostos que já pagamos, com cada vez mais serviços a pagar na hora, a carga fiscal que pagamos na compra do carro, com a carga fiscal que pagamos ao comprar o combustivel para fazer o carro mover, com o imposto que se paga anual, etc... acho que pagamos impostos mais do que suficiente para poder-mos utilizar o carro, que já paga bem as estradas em que circula, depois temos de pagar um novo imposto, portagem, sobre certas vias onde circulamos, isto para termos um pouco de estradas com qualidade e poder-mos poupar algum tempo nas deslocações...

A meu ver acho que chegamos a um nível que mais dia menos dia isso explode.

Na Suíça e em outros países europeus, os proprietários e os visitantes de carro a esses países pagam uma taxa, única, que permite deslocarem-se em qualquer via sem pagar mais.

Corrijam-me se estiver errado, na Suíça os condutores pagam cerca de €40 anuais para poder andar nas AE, é uma taxa fixa anual, eu pagava €70 por mês, quando usava a A3 todos os dias e isso sem direito a qualquer tipo de desconto, na altura usava a Via Verde.

Isto das portagens é uma palhaçada, mas no entanto dou uma sugestão, peço a uns indivíduos que se acham senhores que ganhem menos e que se dignem a abolir a corrupção do pais, vão ver que basta isso para nós portugueses, nós que trabalhamos verdadeiramente para o desenvolvimento do pais, pagarmos menos impostos e com esses menos impostos que pagamos ainda vai sobrar dinheiro e podem assim dar melhores condições de saúde, justiça e educação aos cidadãos.

Um abraço de um tuga revoltado com tudo isto.

É preciso investigar porque é a agora chamada A28 uma SCUT.

Que eu saiba o troço até ao Aeroporto foi feito no tempo do Salazar.
E a variante a Vila do Conde e Póvoa nos anos 80 (Cavaco).

Portanto metade dos Kms entre Porto e Póvoa não foram feitos em SCUT, ou se quisermos por empresas privadas que depois cobram um X por cada carro que passa.

É preciso investigar se é SCUT ou porque foi considerada???

Ou será que quiseram mudar para SCUT para aparecerem dinheiros?

Tá mal... se querem cobrar um serviço devem disponibilizar as condições para que ele seja executado, neste caso os chips.

Mantenho algumas dúvidas:

- Toda a gente vai ter de colocar matrículas, mesmo o "senhor Zé" que vive na serra da Estrela e que nem sabe o que é uma SCUT?

- Como é que a estrangeirada vai pagar?

- Como vão fazer com os pagamentos? Somos obrigados a ter uma conta com débito directo?... mas eu guardo o dinheiro debaixo do colchão!!!

- Como faço prova de que passei ou não passei em determinado local em determinada data, uma vez que não há ticket?

Eu não acredito que a Comissão Nacional de Protecção de Dados vá deixar que o sistema 100% electrónico avance. Basta o facto de não existir possibilidade de pagar a portagem manualmente... é legal negar às pessoas o direito de pagar o que quer que seja em dinheiro? Para se ter o chip deve ser obrigatório ter conta bancária (tal como acontece na Via Verde), mas obrigar toda a gente que tenha carro a ter necessariamente conta bancária? Não me parece...

Fica por saber como é que vai ser para os estrangeiros...

Fica por saber como vai ser na A25, que também tem pórticos "dos tais" em troços que não são mencionados, nomeadamente entre Aveiro e as praias...

Mas o mais importante: Se for legal instituir um sistema 100% electrónico de cobrança de portagens... o que vai ser das centenas de pessoas que actualmente trabalham nas portagens?

Eu não acredito que a Comissão Nacional de Protecção de Dados vá deixar que o sistema 100% electrónico avance. Basta o facto de não existir possibilidade de pagar a portagem manualmente... é legal negar às pessoas o direito de pagar o que quer que seja em dinheiro? Para se ter o chip deve ser obrigatório ter conta bancária (tal como acontece na Via Verde), mas obrigar toda a gente que tenha carro a ter necessariamente conta bancária? Não me parece...

Fica por saber como é que vai ser para os estrangeiros...

Fica por saber como vai ser na A25, que também tem pórticos "dos tais" em troços que não são mencionados, nomeadamente entre Aveiro e as praias...

Mas o mais importante: Se for legal instituir um sistema 100% electrónico de cobrança de portagens... o que vai ser das centenas de pessoas que actualmente trabalham nas portagens?

Nas actuais portagens, acho que as centenas de pessoas que falam continuam a ter os seus empregos, pelo menos na A3 à entrada do Porto, remodelaram aquilo tudo e continua a ter portagens pagas (e sinceramente, não percebo o porquê de tantas vias electrónicas, chegavam 2 perfeitamente, não percebo o exagero de faixas também que eles criaram depoias daí até ao Porto, até porque naquela zona, aquilo que realmente entope tudo é aquela saída esganada para as Antas (que, diga-se, é ridículamente pequena :sh) )

Método Ceausescu

Método Ceausescu

Força camionistas, parem o país e que haja um tolo que use o método Ceausescu contra alguns engenheiros e amigos:)
Se bem que os camionistas estão é a defender os interesses deles e dos patrões deles. Com um pouco de jeito, o governo ladrão dá-lhes uns chupa-chupas e acalmam as suas intenções (espero que não). Além de que a nova PIDE já deve andar a movimentar-se para "descobrir" datas e destruir intentos. Uma boa altura era agora aquando da visita da "vossa (minha não) santidade", o protector dos padres pedófilos.
Mas que era lindo o governo ficar "zonzo" com uma revolta à maneira, lá isso era.
Agora vou deixar-vos em paz que mais logo tenho um exame de Inglês Técnico para fazer...Ah, é só escrever página e meia. Faço-o mesmo em casa:)
Bom domingo, pessoal anti-portagem em todas as estradas portuguesas!

Última edição:
Não digas mas é disparates !!!
Se não queres, vai viver para os EUA e livra-te de teres uma doença ou fazeres uma operação, pois nem com seguros a peso de ouro te safas, acabas a vender a casa, o carro e tudo o que tiveres, para viveres....

Só fala de boca cheia quem não sabe.
Olha que eu por ano pago mais de 9000€ de impostos e não me queixo, lamento os politicos que temos, mas um dia que precise de uma operação, de ter filhos e dar-lhes educação, se ficar desempregado, vou tambem gostar de receber o que contribui.

Quanto ao tópico, eu ate concordo com portagens, mas não sem alternativas, e muito menos nos moldes em que é feito em Portugal.

Se pudesse, era já hoje [;)]

Não digas mas é disparates !!!
Se não queres, vai viver para os EUA e livra-te de teres uma doença ou fazeres uma operação, pois nem com seguros a peso de ouro te safas, acabas a vender a casa, o carro e tudo o que tiveres, para viveres....

Só fala de boca cheia quem não sabe.
Olha que eu por ano pago mais de 9000€ de impostos e não me queixo, lamento os politicos que temos, mas um dia que precise de uma operação, de ter filhos e dar-lhes educação, se ficar desempregado, vou tambem gostar de receber o que contribui.

Quanto ao tópico, eu ate concordo com portagens, mas não sem alternativas, e muito menos nos moldes em que é feito em Portugal.

Já que falas nisso, já estive mais longe de o fazer.[;)]
Cada vez mais vejo este pais a afundar e sem alternativas de recuperação [s)][s)]

Quanto á saúde, o que pouparia durante toda a vida em impostos dava certamente para pagar todas essas despesas de saúde, caso viesse a precisar. O acesso ao SNS devia ser opção em que o trabalhador escolheria se queria descontar para o SNS ou para um seguro privado de saúde.

Voltar
Superior