Governo introduz portagens em três Scut

Se tens um portico em cada troço pago (que tem uma entrada e uma saida) e se passas nesse portico, pagas o equivalente a esse troço.
O sistema é muito simples.[s)]

Então vou pagar 1 troço por andar 100 metros? é que a seguir ao pórtico é a distância que ando...
Ou vou pagar o que está para trás? (que não tem nenhum pórtico inicial)
[;)]

Então vou pagar 1 troço por andar 100 metros? é que a seguir ao pórtico é a distância que ando...
[;)]

O portico esta no meio de 2 "entradas". Cada portico tem um preço diferente, consoante a distancia entre as duas entradas mais proximas.

Por exemplo:
Na A4 entras em ermesinde e sais em valongo e pagas 0,30€. Passas por 2 portagens (uma entrada e uma saida).
A ideia dos portigos é substituir 2 portagens por apenas uma. Assim, se so tivesse um portico entre os dois pontos, irias pagar na mesma 0,30€.

Imagina que sais na saida seguinte (Campo). O portico que estaria entre valongo e campo seria de 0,25€ o que no total (ermesinde->campo) pagarias 0,55€.

No teu caso, pelo que percebi tens varias entradas. Então eles cobram o mesmo independentemente da entrada (tipo sistema aberto).

[;)]

Sim, se lançares o teu carro de para quedas e caires imediatamente antes do portico e seguires a marcha nessa AE pelos meios próprios do teu veiculo. Pagas como se tivesses entrado na entrada anterior ao portico.[:D]

É mais facil de perceber assim?

Espero que me consigam esclarecer esta dúvida que me tem "assombrado" nestes dias, se eu entrar na A3 nas Antas e depois sair para a A4 sentido Matosinhos vou pagar alguma coisa?

O portico esta no meio de 2 "entradas". Cada portico tem um preço diferente, consoante a distancia entre as duas entradas mais proximas.

Por exemplo:
Na A4 entras em ermesinde e sais em valongo e pagas 0,30€. Passas por 2 portagens (uma entrada e uma saida).
A ideia dos portigos é substituir 2 portagens por apenas uma. Assim, se so tivesse um portico entre os dois pontos, irias pagar na mesma 0,30€.

Imagina que sais na saida seguinte (Campo). O portico que estaria entre valongo e campo seria de 0,25€ o que no total (ermesinde->campo) pagarias 0,55€.

No teu caso, pelo que percebi tens varias entradas. Então eles cobram o mesmo independentemente da entrada (tipo sistema aberto).

Não é tão simples quanto isso... No exemplo que deste, tu percorreste efectivamente a distância entre a entrada e a saída e cobram-te os km percorridos em AE na totalidade (e bem).

No caso mostrado atrás, tens vários percursos disponíveis até chegares ao pórtico. Se utilizares o percurso azul e saíres na saída logo a seguir, faz algum sentido pagar o mesmo que alguém que fez o percurso verde ou o preto, por exemplo? Para mim, não faz e lá se vai a treta dos 8cents por km... Podes pagar 8 cents por 100 metros...

Sim, se lançares o teu carro de para quedas e caires imediatamente antes do portico e seguires a marcha nessa AE pelos meios próprios do teu veiculo. Pagas como se tivesses entrado na entrada anterior ao portico.[:D]

É mais facil de perceber assim?

A questão é que neste caso, passando o pórtico ando 100metros, porque onde está o portico já existe a faixa que utilizo para sair da auto-estrada...

Se realmente passar a pagar, lá vou ter de sair 1km antes e andar por umas estradas secundárias. Agora passar num pórtico e sair 100 metros à frente a pagar não cabe na cabeça de ninguém...:sh)

Antes perder uns minutos do que pagar a incompetentes [8b]

Alguem sabes os sitios que não irão ser pagos ? Deu uma noticia hoje no telejornal a dizer quais os sitios que não se ia pagar, um deles acho que era até a Barra e outro era até ao aeroporto.

Em "Haverá troços das SCUT isentos de portagens" | Económico

"Como em todas as auto-estradas e IC [Itinerários Complementares] do país, haverá também isenções", disse o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.
Cala-te pá! Todos nós sabemos que isso nada vale! Isso é só para atirar areia para os olhos do Zé Povinho! [8b]

O governante assegurou que, a partir do dia 1 Julho, haverá isenções de cobrança "na aproximação às cidades", dando como exemplo, na concessão Norte Litoral, a intersecção da A28 com a A41 em Matosinhos.
"A partir dessa intersecção até ao Porto não haverá cobrança de portagens", declarou Paulo Campos, avançando que também haverá isenção entre Viana e Caminha.
Ah sim? E como é que eu me aproximo da cidade? Vou de avião e aterro na tal zona isenta próximo da cidade? [:p] Vai enganar outro... Já paguei e bem as portagens no percurso até chegar à cidade! :(

Já na SCUT Grande Porto, a ligação ao aeroporto será um dos troços isentos de cobrança de portagens, tal como a ligação entre Porto e Aveiro na SCUT Costa da Prata, acrescentou o secretário de Estado.
De Porto a Aveiro? Ou seja, isenção de toda a A29, parte da A17 e parte da A25? Fantástico! Obrigado!
NOT :(
Acho que o que ele quer aqui dizer é de Aveiro até ao porto de Aveiro... :sh)

O governante disse ainda que todos os troços que estarão isentos de cobrança de portagens serão definidos em diplomas que serão publicadas "esta semana".
Com jeitinho, publica isso em DR e depois diz que é para começar no dia seguinte ainda em Junho, antes de as portagens estarem activas a 1 de Julho... Enfim! :rolleyes:

Então, segundo essas declarações, apenas vão ser pagos:

- 30 Km da A17 (Aveiro-Mira)
- 60 km da A28 (Perafita (ligação com a A41)-Viana do Castelo)
- não sei quantos Km da A41 (desde o nó da A3 até ao fim)

Era bom, era...

Ah sim? E como é que eu me aproximo da cidade? Vou de avião e aterro na tal zona isenta próximo da cidade? [:p] Vai enganar outro... Já paguei e bem as portagens no percurso até chegar à cidade! :(

Em relação a esta frase, eu espero que seja verdade que posso continuar a ir das Antes até matosinhos pela A3 e A4 e não pagar, a ti pode não dizer nada mas se eu pagasse este troço faria-me muita diferença [;)]

Sempre se verifica que não irá ser pago o troço da A3 até ao nó com a A4 e A4 até matosinhos?

Atenção que o que ele diz que vai estar isento não é por definitivo! A táctica do governo é que um número razoável de troços estejam isentos de portagens de imediato para calar algumas pessoas. Mas, mais ano menos ano, serão progressivamente portajados, de maneira o mais discreta possível. :(

Eles sabem enganar-nos muito bem!
Vão de mansinho aos poucos e poucos e vão-nos comendo! [8b]

E este Paulo Campos foi muito esperto quando referiu o trajecto Aveiro-Porto. Enquanto não sai em DR, sempre cala algumas vozes... Quando sair publicado em DR que, afinal, é de Aveiro ao porto de Aveiro, muitos vão ficar de boca aberta! [:vm)]

Não é tão simples quanto isso... No exemplo que deste, tu percorreste efectivamente a distância entre a entrada e a saída e cobram-te os km percorridos em AE na totalidade (e bem).

No caso mostrado atrás, tens vários percursos disponíveis até chegares ao pórtico. Se utilizares o percurso azul e saíres na saída logo a seguir, faz algum sentido pagar o mesmo que alguém que fez o percurso verde ou o preto, por exemplo? Para mim, não faz e lá se vai a treta dos 8cents por km... Podes pagar 8 cents por 100 metros...

Antigamente quem saia em Santa Rita (Ermesinde na A4[:)]) pagava o mesmo quer entra-se na Areosa ou nas Antas. A diferença entre as 2 entradas é para ai 1 ou 2 km no maximo.

Quem sai nas portagens de Grijo (penso que o actual nome já não é este) para Espinho (na A1) paga 0,55€ e também não tem importância por onde entra.

Atenção que o que ele diz que vai estar isento não é por definitivo! A táctica do governo é que um número razoável de troços estejam isentos de portagens de imediato para calar algumas pessoas. Mas, mais ano menos ano, serão progressivamente portajados, de maneira o mais discreta possível. :(

Isso já se sabe! [:p]

Outra coisa bonita é acabarem com a lei dos monovolumes. Se a nova sharan for classe 1 não dou um ano para acabarem com a lei e as sharan e alhambras antigas passarem a pagar 2 (actualmente pagam 1 com via verde).
E na altura foi um belo esquema! Supostamente aumentava o comercio interno (na pratica ficou tudo na mesma) e permitia que os valores de portagem fossem aumentados em 100% da inflacção. A maior parte das pessoas que usufrui desta lei tem outros carros (tipo captiva, hiace 9lugares, etc).

Hoje termina a tal semana em que se ia ficar a saber tudo sobre as novas portagens...

É verdade... também vasculhei a Net à procura de notícias sobre isso e nada. Cambada de mentirosos.

Estou a ver que vão cobrar portagens em troços da A25 (antiga IP5) próximo de Aveiro, que nunca foi SCUT sequer! Se ao menos dessem isenção a quem é morador, num raio de X km ou coisa assim...

Caso contrário estou a ver que viagens simples tipo Barra-Aveiro a malta vai voltar a usar as estradas secundárias em fila única (retrocesso em termos de desenvolvimento).

Bem... felizes vão ficar os proprietários de restaurantes até agora vazios nas estradas nacionais... vão voltar a encher com camionistas (e não só)!

Portugal: cada vez mais moderno.

Mas há 1 pequeno senão... no exemplo que eu dei, existem várias hipóteses acerca da minha porveniência antes de chegar ao pórtico.

Para quem conhece a zona, eu tanto posso vir do tunel de águas santas, como posso ter entrado há 1km vindo da entrada de s.mamede, em qualquer destas hipóteses, não existem pórtico anteriores :sh)

Não percebo nada disto [:D]

Penso que será assim:
- se passas num pórtico, pagas esse troço;
- se passas em dois pórticos, pagas o toço de entrada, os troços intermédios e o troço de saída.

Já o tinha dito e parece que um leitor do publico tem exactamente a minha opinião:

"A questão está na gestão de expectativas! As pessoas organizaram a vida e, eventualmente, escolheram a localização da casa a comprar com base nos custos de deslocação! Agora vêem as expectativas drefraudadas...A solução é muito simples: em vez de atribuir uns falsos anos de isenção, começa-se a taxar logo de início e as pessoas têm isso em conta na organização da vida. Além de que o Estado não tem que alimentar "buracos" anos a fio!"

Já o tinha dito e parece que um leitor do publico tem exactamente a minha opinião:

"A questão está na gestão de expectativas! As pessoas organizaram a vida e, eventualmente, escolheram a localização da casa a comprar com base nos custos de deslocação! Agora vêem as expectativas drefraudadas...A solução é muito simples: em vez de atribuir uns falsos anos de isenção, começa-se a taxar logo de início e as pessoas têm isso em conta na organização da vida. Além de que o Estado não tem que alimentar "buracos" anos a fio!"

Nem mais!

Voltar
Superior