Governo introduz portagens em três Scut

Aliás, até são 3 hipóteses:

Ver anexo 77795

O pórtico está a vermelho, as setas acabam na saida que utilizo.
Eu posso vir por estes 3 caminhos (cada 1 com cor diferente), que não passo por nenhum pórtico antes daquele que está a 100 metros da saída...

É não ligar muito aos meus dotes no paint [:)]

Não admira nada, para quem Conheçe A7 e A24 para Chaves uma vez fui pela nacional Felgueiras / Fafe / Ribeira Pena e depois decidi entrar na AE paguei 0,30 centimos por 100 metros [:D] a minha mulher não acreditava naquilo.

Depois da Portagem é sempre de borla ate Chaves...

explw.jpg

Aí quem vai lucrar será sem duvida a Brisa.

Esperemos que o estado nao acabe a pagar indemnizações compensatórias a Ascendis e afins...

Atenção que as "Ascendis" e afins irão ser pagas por disponibilidade, ou seja, não interessa se passam muitos ou poucos veículos. Mais uma vez ficaram por cima, pois assim não irão arcar com uma eventual descida de circulação nas SCUT's

Quem receberá o dinheiro das portagens das SCUT's é a Estradas de Portugal, para cobrir o prejuízo desta empresa pública, em que parte do seu orçamento vai para o pagamento e todas as Scut's do país.

Relativamente ao percurso da A4 desde o Nó A3/Tunel Águas Santas- Saída da Via Norte pela A4, creio que só não se pagará portagem quem sair no nó de S.Mamede. São "atalhices" que se irão descobrir (com dificuldade porque não se vai perceber quanto se paga até receber a primeira conta) com a entrada em vigor das cobranças.

Última edição:
Atenção que as "Ascendis" e afins irão ser pagas por disponibilidade, ou seja, não interessa se passam muitos ou poucos veículos. Mais uma vez ficaram por cima, pois assim não irão arcar com uma eventual descida de circulação nas SCUT's

Quem receberá o dinheiro das portagens das SCUT's é a Estradas de Portugal, para cobrir o prejuízo desta empresa pública, em que parte do seu orçamento vai para o pagamento e todas as Scut's do país.

Relativamente ao percurso da A4 desde o Nó A3/Tunel Águas Santas- Saída da Via Norte pela A4, creio que só não se pagará portagem quem sair no nó de S.Mamede. São "atalhices" que se irão descobrir (com dificuldade porque não se vai perceber quanto se paga até receber a primeira conta) com a entrada em vigor das cobranças.

Podes esclarecer-me uma dúvida que eu já coloquei anteriormente mas que não obtive resposta?

Se entrar na A4 sentido matosinhos a partir do nó da A3 e tiver como destino matosinhos irei pagar alguma coisa afinal?

Para mim o mais escandaloso é a cobrança de portagens na A25 entre o nó de Aveiro até à A1. Este troço da A25 (antiga IP5) já existe há pelo menos 15 anos. Será que ao menos vai haver isenção para quem é morador num raio de X km?

Viagens Barra - Continente/ Feira Nova nunca mais serão as mesmas (vai tudo entupir a cidade novamente... mas que atraso de vida!!!)

Jornal de Negócios Online

Concessão Norte LitoralTaxas de portagemA28Pórtico 1 (localizado entre Angeiras – Modivas)0,95
Pórtico 2 (localizado entre Póvoa do Varzim – Estela)1,20
Pórtico 3 (localizado entre Esposende – Antas)1,15
Pórtico 4 (localizado entre Neiva – Darque)0,75Concessão Grande Porto
A4Pórtico 1 (localizado entre Custóias - Via Norte Nascente)0,25
Pórtico 2 (localizado entre Via Norte Nascente - Ponte da Pedra)0,25A41Pórtico 1 (localizado entre Perafita – Aeroporto)0,20
Pórtico 2 (localizado entre Lipor - EN 13)0,25
Pórtico 3 (localizado entre EN 13 - EN 14)0,15
Pórtico 4 (localizado entre EN 14 - EN 107)0,45
Pórtico 5 (localizado entre Maia (A3) – Alfena)0,20
Pórtico 6 (localizado entre Alfena - Sto Tirso)0,65
Pórtico 7 (localizado entre Ermida - IC24/IC25)0,10A42Pórtico 1 (localizado entre IC24/IC25 – Seroa)0,55
Pórtico 2 (localizado entre Paços Ferreira Este - EN 106 Sul)0,50
Pórtico 3 (localizado entre EN 106 Norte - Lousada (IP9)0,60Concessão Costa de Prata
A17Pórtico 1 (localizado entre Mira - Ponte de Vagos)1,00
Pórtico 2 (localizado entre Vagos – Ílhavo)0,50
Pórtico 3 (localizado entre Aveiro Sul - S. Bernardo)0,65A25Pórtico 1 (localizado entre Esgueira - Aveiro Nascente (IC1/IP5)0,50
Pórtico 2 (localizado entre Zona Industrial de Aveiro - Angeja Poente)0,65
Pórtico 3 (localizado entre Angeja (IC1/IP5) - A1)0,25A29Pórtico 1 (localizado entre Salreu- Estarreja)1,00
Pórtico 2 (localizado entre Estarreja – Ovar)0,75
Pórtico 3 (localizado entre Arada – Maceda)0,75

Alguém me explica como vai funcioanr isto do chip, se é que existe algum chip?
Pelo que ouvi, temos que ter uma caixinha do tipo via verde e também ouvi que ia ser gratuita até uma determinada data.
Onde a posso levantar?

Alguém me explica como vai funcioanr isto do chip, se é que existe algum chip?
Pelo que ouvi, temos que ter uma caixinha do tipo via verde e também ouvi que ia ser gratuita até uma determinada data.
Onde a posso levantar?

Supostamente o dito CHIP, poderá ser levantado nos CTT ou nas lojas da VIA VERDE, sendo que nos primeiros 6 meses serão de graça.

Já foi anunciado na SIC Noticias.
Salvo erro 4,10€ Viana-Porto e o mesmo preço Porto-Aveiro...[:vm)]
o que me interessa é ver a publicação aqui. cc de nada vale o que a Comunicação Social diz [;)]
Supostamente o dito CHIP, poderá ser levantado nos CTT ou nas lojas da VIA VERDE, sendo que nos primeiros 6 meses serão de graça.

O suposto CHIP é a via verde. Ou achas que iriam gastar dinheiro a fazer uma matricula XPTO??
[;)]

Não sei se já foi discutido aqui, mas...

Governo, Presidente e PGR não pagam portagens

Os veículos afectos ao Governo, aos presidentes da República e da Assembleia da República e ao PGR não vão pagar portagens nas até agora auto-estradas sem custos para o utilizador.

De acordo com o decreto-lei, as isenções, à semelhança do que sucede nas restantes auto-estradas do país, abrangem também os veículos afectos aos presidentes dos tribunais Constitucional e de Contas e dos supremos tribunais de Justiça e Administrativo.

Estas isenções abrangem ainda os veículos de protecção civil, bombeiros e ambulâncias, afectos aos comandos da GNR e PSP, de fiscalização de trânsito, e militares e das forças de segurança "quando em coluna".

Também estão isentos os veículos da concessionária, Estradas de Portugal, Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias e Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária.

O mesmo decreto-lei prevê "eventuais isenções de pagamento a tráfegos locais", a definir pelo Governo em novo decreto-lei, mas que não podem ser concedidas pela concessionária.

Fonte: Económico

Claro que sou a favor da isenção para Ambulâncias, Bombeiros, Policia. Mas o resto não é preciso dizer mais nada!

:sh) :sh) :sh) :confused: :confused:

Última edição:
Do que se lê no site do mop, só são obrigados a ter identificador os veiculos que usarem algum dos troços portajados...

Do que se lê no site do mop, só são obrigados a ter identificador os veiculos que usarem algum dos troços portajados...

Parece-me que a obrigatoriedade de usar o dispositivo electrónico será APENAS para quem pretende usar as ditas ex-SCUT (temos que inventar outro nome para as identificar).

Portanto, quem nunca vem para os lados do Norte não precisa de se preocupar. Penso eu de quê...

Parece-me que a obrigatoriedade de usar o dispositivo electrónico será APENAS para quem pretende usar as ditas ex-SCUT (temos que inventar outro nome para as identificar).

Portanto, quem nunca vem para os lados do Norte não precisa de se preocupar. Penso eu de quê...

O que é dito é o seguinte:

"A partir de 1 de Julho quem utilizar as Auto-Estradas sem portagem manual e não tiver o dispositivo de identificação electrónico e/ou o título de reserva, será objecto de processo de contra-ordenação, nos termos da lei em vigor."

Agora pergunto, se eu entrar e sair sem passar por nenhum pórtico, tenho de ter via verde? Na prática sou utilizador de uma auto-estrada sem portagem manual!! Além disso, temos outro problema, posso não tencionar usar, mas e se por qualquer motivo me distrair e falhar a minha saída (Já me aconteceu e penso que pode ser fácil acontecer a todos mais cedo ou mais tarde), não tenho alternativa de pagamento, pelo que na prática mais vale ter via verde, ainda que não tencione usar. Mas digam de vossa justiça.

Mas o identificador so não tem custos nos primeiros 6 meses. E se mudas de residência ou apanhas uma AE com CUT ai pelo sul?

Estive a ler o suplemento que saiu hoje da I Série do Diário da República (Diário da República Electrónico).

Pelo que percebi, o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) é para TODOS os veículos. TODOS... triciclos, reboques, semi-reboques, tractores agrícolas... tudo o que precisa de chapas de matrícula passa a ter que usar o dispositivo electrónico que é em tudo semelhante ao Via Verde!

Já estão a ver carros clássicos dos anos 30 e 40 a estragarem o visual dos seus automóveis?

o DEM servirá para o controlo electrónico das obrigações legais dos carros. Bastará às autoridades "lerem o dispositivo" para saberem informações como se o carro tem inspecção, se pagou o imposto de circulação, se as chapas de matrícula correspondem ao carro... Big Brother, here we come!

Não podiam simplificar a vida a todos ao terem construído portagens manuais de uma vez por todas??? Por falar nisso... e os milhões que se gastaram nessas portagens todas por este país fora... tudo obsoleto!!!

...podendo aderir livremente a três modalidades de pagamento:
a) tradicional via verde;
b) contrato pré-carregamento;
c) contrato pré-pagamento anónimo.
  • Não existe opção pós-pago?
  • Não percebi a diferença entre carregamento e pagamento:confused: um é anónimo??? então têm lá a matricula, como é que é anónimo???
  • Estou a ver que vai ser tipo telemóvel tradicional pré-pago, agora como é que sei quanto dinheiro tenho no chip? e como é que meto lá guito?
  • E se acabar o guito, pago multa?

Voltar
Superior