Governo introduz portagens em três Scut

Não serás o único a fazer isso.

É que já estive a ver e o percurso que faço muitas vezes, ao usar a A1 em vez da A29, acabo por poupar 0.40€ por viagem.

Siceramente acho q ainda vou continuar a utilizar a A8-A29 pro trajecto. Pena é o percurso da A8 e de aveiro ao porto, pq de Leiria a Aveiro é excelente, muito pouco trafico... então à noite é sempre a bombar...
So por este percurso vale o resto da AE.

Hoje quando estava na praia por espanha ouvi uns espanhois a perguntar algo que me pareceu bastante pertinente, se a A28 vai ser utilizado o sistema de via verde para cobrança, como vão fazer eles que não tem Via Verde e querem usar e pessoas de outros paises?

É fácil, vão andar a borlix!!!!

Há alguma barreira á entradas das scuts????...se nao há...

Há alguma painel informativo a dizer que a scut tem portagem????... porque se for assim vao ter que por em todas as entradas das scuts, que nao são poucas!!!

O que acontece se eles entrarem sem o "chip"??? vao fotografar a matricula e depois...... fazem o quê???.... Colam as fotos na parede do gabinete do ministro!!!![:p]

Eles só metem o "chip" se gostarem dos tugas e para lhe dar uns trocos, porque se nao o tuga fica a xupar no dedo, para nao dizer (xupar na 5ª pata do cavalo)

Siceramente acho q ainda vou continuar a utilizar a A8-A29 pro trajecto. Pena é o percurso da A8 e de aveiro ao porto, pq de Leiria a Aveiro é excelente, muito pouco trafico... então à noite é sempre a bombar...
So por este percurso vale o resto da AE.

Sim, é bom haver sítios com pouco tráfico![:)]

Brincadeiras à parte, na minha opinião, no troço de Aveiro ao Porto o tráfego sofrerá uma redução acentuada porque grande parte do troço está limitado a 100Km/h e existe logo alí ao lado a A1 com 100 Km/h

O primeiro-ministro, José Sócrates, admite aceitar a proposta do PSD de cobrar portagens nas sete SCUT, em vez das três propostas pelo Governo. Mas considere que residentes e comerciantes não devem pagar.

Para responder às injustiça e às inquietações do PSD, bem como respeitar os objectivos do Governo “a proposta é esta: ponhamos portagens em todas as sete SCUT, e naquelas que venhamos a realizar, mas com uma salvaguarda... é que ninguém dos residentes na área dessa auto-estrada, nem aqueles que tenham actividade registada deva pagar nessa auto-estrada. Parece-me ser a melhor forma de responder a todas as inquietações de igualdade e de justiça”.

in Negócios

O primeiro-ministro, José Sócrates, admite aceitar a proposta do PSD de cobrar portagens nas sete SCUT, em vez das três propostas pelo Governo. Mas considere que residentes e comerciantes não devem pagar.

Para responder às injustiça e às inquietações do PSD, bem como respeitar os objectivos do Governo “a proposta é esta: ponhamos portagens em todas as sete SCUT, e naquelas que venhamos a realizar, mas com uma salvaguarda... é que ninguém dos residentes na área dessa auto-estrada, nem aqueles que tenham actividade registada deva pagar nessa auto-estrada. Parece-me ser a melhor forma de responder a todas as inquietações de igualdade e de justiça”.

in Negócios

Parece-me a solução politicamente mais razoável. Na prática, veremos.

Estou especialmente curioso com o modelo de financiamento das concessionárias.

Parece-me a solução politicamente mais razoável. Na prática, veremos.

Estou especialmente curioso com o modelo de financiamento das concessionárias.
eu não me admirava nada que todo este processo fosse adiado até 1 de Janeiro 2011, data em que entraria em vigor as portagens em todas as Scuts, com o acordo de PS e PSD...

in Negócios

Good news! :)

A ser assim, será uma palhaçada completa e, em 2014 quando a grande fatia da factura das SCUT começar a cair no OE, a isenção de moradores e "comerciantes" terá que acabar dado que, com ela, as receitas serão muito reduzidas e não cobrem -nem de perto- o pagamento a efectuar às concessionárias.

Enfim, mandar a batata quente e o ónus para um próximo governo [8b]

Curioso que se fossem só 3 SCUTs no Norte, os moradores e comerciantes já pagavam.

Ou seja, não há critério nenhum, é tudo feito de acordo com as circunstâncias e por interesses puramente eleitorais.

Uma vergonha e total ausência de sentido de Estado. Total.

Última edição:

in Negócios

Foi o que sempre defendi: isenções para quem é morador num raio de X km a partir da entrada na ex-SCUT mais próxima da sua residência.

MAS, apenas e só se houver opção de pagamento MANUAL!

A ser assim, será uma palhaçada completa e, em 2014 quando a grande fatia da factura das SCUT começar a cair no OE, a isenção de moradores e "comerciantes" terá que acabar dado que, com ela, as receitas serão muito reduzidas e não cobrem -nem de perto- o pagamento a efectuar às concessionárias.

Curioso que se fossem só 3 SCUTs no Norte, os moradores e comerciantes já pagavam.

Ou seja, não há critério nenhum, é tudo feito de acordo com as circunstâncias e por interesses puramente eleitorais.

Nem mais. E a definição de moradores também pode ser muito engraçada.

Mais uns baldes de areia para os olhos dos portugueses.

in Negócios

o problema é que nunca se faz 1 lei para todos

1º ia o pessoal do norte pagar a factura, agora deixa os moradores de pagar a factura

mas aqui a questão é que então não é justo para mim pagar a crel, porque posso ser considerado morador dentro do raio da crel

e tou a dar a crel como exemplo mas aposto que todos nos temos uma scut ou ex scut e que essa lei não se vai aplicar

o problema é que neste momento o psd tem o ps na mão, e esta a fazer coisas com o nome ps

o psd ja viu que isto como esta, vai para o governo, seja amanha seja daqui a 3 anos, e então obriga o ps a meter todas as scut a pagar, e depois não vai puder ser acusado de ter sido 1 ideia dele

eles ja estão a preparar o futuro e é melhor meterem as scut a pagar enquanto estão fora

A aplicação cega de portagens a todas as SCUT é estúpida.

Em alguns casos significa quase privar as populações de um direito básico - o do acesso a algumas infra-estruturas importantes como escolas e hospitais e o direito à livre circulação, principalmente quando foram reutilizadas infra-estruturas públicas e as alternativas deixaram de existir

Nesses casos não considero que se trate de uma questão eleitoralista, mas sim de justiça.

Afinal não é só Lisboa que merece investimentos em estradas gratuitas e relativamente recentes (umas mais do que outras) como IC17, IC16, IC19, IC22 e IP7, muitas delas com muito melhores condições do que algumas das SCUT que falamos. E contra mim falo, que utilizo tão ou mais frequentemente uma dessas estradas alfacinhas do que as SCUTs...

Última edição:
Nem mais. E a definição de moradores também pode ser muito engraçada.

Mais uns baldes de areia para os olhos dos portugueses.

Não me parece que seja muito complicada, afinal todos temos uma morada oficial registada quer no registo civil, quer nas finanças.

Já me parece mais difícil é quantificar o raio da isenção. Será pelo Concelho? Distrito? x km's?

Também não me parece justo que um morador de Viseu tenha isenção na A24 até Chaves, ou um morador da Guarda tenha isenção na A23 até Tomar...

Além de tudo o que foi dito, penso que a isenção em AE como a A24, deveriam ser grátis para todos e não apenas para moradores.

O objectivo não é chamar mais pessoas a esses lugares?
Levar investimento?

... os moradores já lá vivem, carago!!

É preciso é atrair os que não moram lá.
É preciso é atrair visitantes que suportam a hotelaria e restauração já enfraquecida.

Ora, seu eu tiver que pagar AE para ir para lá, prefiro ir para outro local com acessos mais fáceis em que não tenha de pagar ou fazer horas e horas em estradas da serra com locais onde não passam dois carros simultaneamente.

A aplicação cega de portagens a todas as SCUT é estúpida.

Em alguns casos significa quase privar as populações de um direito básico - o do acesso a algumas infra-estruturas importantes como escolas e hospitais e o direito à livre circulação, principalmente quando foram reutilizadas infra-estruturas públicas e as alternativas deixaram de existir

Nesses casos não considero que se trate de uma questão eleitoralista, mas sim de justiça.

Afinal não é só Lisboa que merece investimentos em estradas gratuitas e relativamente recentes (umas mais do que outras) como IC17, IC16, IC19, IC22 e IP7, muitas delas com muito melhores condições do que algumas das SCUT que falamos. E contra mim falo, que utilizo tão ou mais frequentemente uma dessas estradas alfacinhas do que as SCUTs...

Lisboa é a pior região que podias ir buscar para justificar auto-estradas gratuitas.

Desde A5 paga, A16, CREL, passando até por entrada na cidade via SUL pelas pontes.

Por isso é melhor nem entrar por aí...

A questão é muito simples.

Actualmente só existe uma SCUT que foi construída fora do modelo SCUT: a via do Infante e lá metida na base de ser mais uma AE não paga.

Todos os troços construídos fora de regime SCUT não devem, obviamente, ter portagem.

Há outros exemplos: antigo IP6 de Torres Novas a Abrantes que constitui parte da A23.

É também por essa razão que não pagas o IC19: também já está pago.

Da mesma forma que se paga a A5: foi investimento da Brisa e não das Estradas de Portugal/JAE/whatever.

Da mesma forma que se paga a CREL.

Tudo o resto TEM de ter portagem porque o Estado, dado que não entrou com o dinheiro na sua construção, tem AVULTADAS rendas a pagar a concessionárias que PAGARAM a construção (+ fundos comunitários).

Por isso os únicos princípios de justiça que podem existir são:

- troços/estradas já pagos pelo Estado não devem ser portajados
- troços construídos em regime SCUT passam a ter portagem como as demais AEs geridas pela Brisa, Ascendi, etc.

Isto para mim é uma questão de principio de justiça...elementar.

Agora, para quem não valoriza esta questão de princípio, a questão é muito simples: as SCUT actuais representam uma fatia de 700 milhões/ano a partir de 2014 e a soma ultrapassa os 1200 milhões/ano com as SCUTs em construção.

O Estado NÃO tem dinheiro para fazer os pagamentos às concessionárias desta ordem.

Por tudo isto, é INEVITÁVEL que se portaje as SCUTs. E obviamente que se abrem excepções que praticamente representam a quase totalidade do usufruto das SCUTs, não se obtém em portagens o valor da renda que o Estado precisa de pagar às concessionárias.

Mais cedo ou mais tarde, a conta vai começar a cair para pagar (diga-se que ela já foi atrasada porque devia ter começado em 2007 mas o governo renegociou os contractos para pagar mais tarde, por mais tempo, logo pediu uma espécie de período de carência...).

Isto há muito que deixou de ser uma questão de achar-se isto ou aquilo, concordar com isto ou aquilo, ser justo ou não.

Não há dinheiro PONTO

Tão simples como isto.

Agradeçam a quem criou este sistema insustentável.

Última edição:
Além de tudo o que foi dito, penso que a isenção em AE como a A24, deveriam ser grátis para todos e não apenas para moradores.

O objectivo não é chamar mais pessoas a esses lugares?
Levar investimento?

... os moradores já lá vivem, carago!!

É preciso é atrair os que não moram lá.
É preciso é atrair visitantes que suportam a hotelaria e restauração já enfraquecida.

Ora, seu eu tiver que pagar AE para ir para lá, prefiro ir para outro local com acessos mais fáceis em que não tenha de pagar ou fazer horas e horas em estradas da serra com locais onde não passam dois carros simultaneamente.

alem daquelas curvas desde bigorne ate a regua

Não me parece que seja muito complicada, afinal todos temos uma morada oficial registada quer no registo civil, quer nas finanças.

Já me parece mais difícil é quantificar o raio da isenção. Será pelo Concelho? Distrito? x km's?

Também não me parece justo que um morador de Viseu tenha isenção na A24 até Chaves, ou um morador da Guarda tenha isenção na A23 até Tomar...

Lolada!![:vm)]

Quer ver como vai ser aplicado esse principio!!

Um morador que more em Viana e trabalha no Porto, vai pagar metade, nao vai pagar,....???
Porque um que more em Vila do Conde e trabalhe no Porto, paga??

Isso vai ser bonito se for avante.

Cambada de incompetentes e xulos.

Voltar
Superior