Governo introduz portagens em três Scut

Boas. Começou hoje a venda dos DEM nas estações dos CTT, e recebi a indicação de que quem tiver Via Verde não terá direito ás isenções. Pelo menos isto é o que foi dito nas estações dos correrios.

Eu como cliente Via Verde, tenho que comprar um DEM para usar nas SCUT??? O DEM apenas funciona nas SCUT? Se sim, tenho que ter os dois identificadores no vidro? E como vai ser? Pago a dobrar nas SCUT??

Já enviei um mail à VV em Setetmbro e não me souberam explicar nada, pois faltava a publicação de uma portaria. Enviei outro há dias, e ainda não obtive resposta.

Isto é mesmo uma coisa que só acontece por cá...

Desculpem, mas estou mesmo a ficar piúrço...

Pois, eu acho que esse era o caminho, e estou na mesma situação. Já não sei em que informação hei-de acreditar...

Ora aí está: é só confusão...

EDIT: Acabei de verificar no site da Via Verde online (zona de clientes) que já é possível iniciar o processo de descriminação positiva, para poder usufruir do regime de isenções com o dispositivo já existente. Ao menos isso. Pena que o processo não seja linear, e envolva o envio de documentação através dos Correios ou numa loja Via Verde (como as lojas não são muitas, abaca por não ser viável para muita gente).

Aqui vai uma notícia relacionada: Oje - o Jornal Economico - Nacional - Via Verde inicia habilitação de clientes com direito a isenções nas SCUT

De qualquer forma, espero que as providências cautelares e todos os protestos que se fazem ouvir sirvam para algo...

Estou agora mesmo no portal da Via Verde a pedir a passagem do sistema DEM e pedem-me o número de quadro... ou seja, para quem tem VV vai ter de dar à perna para ter acesso à discriminação positiva.

Eles referem que o pedido só tem efeito 48 horas após o pedido... logo, para começar no dia 15, devemos pedir até dia 13...

Que grande palhaçada, para roubar o pessoal.

Enfim... vou passar na VV antes que aquilo entupa tudo.

Mais... quem estiver longe de uma loja VV e optar pelo correio terá de enviar cópias autenticadas, acompanhadas do comprovativo, devidamente assinado pelo requerente, disponível para impressão no final da submissão do presente pedido, ou seja, mais uns euros largos para autenticar, que certamente ficará mais barato comprar um DEM novo nos correios.

Última edição:
Ora aí está: é só confusão...
EDIT: Acabei de verificar no site da Via Verde online (zona de clientes) que já é possível iniciar o processo de descriminação positiva, para poder usufruir do regime de isenções com o dispositivo já existente. Ao menos isso. Pena que o processo não seja linear, e envolva o envio de documentação através dos Correios ou numa loja Via Verde (como as lojas não são muitas, abaca por não ser viável para muita gente).

Obrigado, ao menos isso. Já vou mandar vir os 3 DEMs cá para casa. Ouch![s)]

Estou agora mesmo no portal da Via Verde a pedir a passagem do sistema DEM e pedem-me o número de quadro... ou seja, para quem tem VV vai ter de dar à perna para ter acesso à discriminação positiva.

Essa informação está no documento único, logo não deve ser difícil de obter...

Mais... quem estiver longe de uma loja VV e optar pelo correio terá de enviar cópias autenticadas, acompanhadas do comprovativo, devidamente assinado pelo requerente, disponível para impressão no final da submissão do presente pedido, ou seja, mais uns euros largos para autenticar, que certamente ficará mais barato comprar um DEM novo nos correios.

Pois... Alguém tem ideia de onde e qual o custo de uma autenticação de uma fotocópia??? Os CTT fazem isso?

eheh tá quase a chegar o dia...apr:)
ainda bem que não sou afectado pelas scuts porque se fosse estava f* da vida. acho mal no algarve ser só para o ano. ou era para todos ao mesmo tempo ou não era para ninguem já.
mas pronto, businões à parte, já se sabe que vai ter de ser. a única forma de contornarem a situação era toda a gente sem excepção passar sem pagar, mas já se sabe que não é possível.

Essa informação está no documento único, logo não deve ser difícil de obter...

Pois... Alguém tem ideia de onde e qual o custo de uma autenticação de uma fotocópia??? Os CTT fazem isso?

Só algumas lojas dos CTT.

Tirado da net
Hoje pode-se autenticar fotocópias nos Cartórios Notariais, CTT e Juntas de Freguesia. Não sei se mais alguma entidade, além das mencionadas e também de advogados, podem exercer este acto tão responsável e tão importante para a humanidade. Mas, há sempre um "mas", no melhor pano cai a nódoa e neste a nódoa ou melhor as nódoas dizem respeito aos preços praticados. Vejamos:
CTT - € 17, Cartórios Notariais - 14 € e as Juntas de Freguesia entre € 2,5 a €5!
Será que uma autenticação de €14 ou de €17 é melhor do que uma de €5 ou de €2,5?
Eis uma prova como os monopólios fazem mal a muita gente.
Nota, o preço nas juntas freguesia não é igual para todas, há casos em que cobram 20€/cópia.

... como tens que enviar o documento único e a impressão do pedido... é só fazer contas.[8b]

Última edição:
eheh tá quase a chegar o dia...apr:)
ainda bem que não sou afectado pelas scuts porque se fosse estava f* da vida. acho mal no algarve ser só para o ano. ou era para todos ao mesmo tempo ou não era para ninguem já.
mas pronto, businões à parte, já se sabe que vai ter de ser. a única forma de contornarem a situação era toda a gente sem excepção passar sem pagar, mas já se sabe que não é possível.

não é possível, porque mais uma vez os nossos governantes assinaram contratos ruinosos com as concessionárias e agora não têm dinheiro para pagar.[8b]

Este custo extra, fará mossa em muitas famílias... e indirectamente a toda a economia.[s)]

Que grande salgalhada. Este pinócrates e companhia não têm a mínima noção do que andam a fazer. A incompetência deles não dá para perceberem que isto não podia ser implementado assim dum dia para o outro por decreto...
E também não percebo aonde está a legalidade de para poder pagar em dinheiro ter que se pagar "multa". Não há nenhum juiz que impugne isto?

... como tens que enviar o documento único e a impressão do pedido... é só fazer contas.[8b]

A impressão do pedido é só fazer uma impressão na impressora de casa. Aliás, eu já a fiz. Não é mais do que, depois de fazer o pedido, ir à lista de pedidos e imprimir o comprovativo. Essa parte não tem nada a ver com autenticações.

Mas, pagar 17 euros por uma autenticação de uma fotocópia????????????????? Poça! Acho que vou aqui à junta de freguesia da terrinha! Pode ser que seja mais barato!

A impressão do pedido é só fazer uma impressão na impressora de casa. Aliás, eu já a fiz. Não é mais do que, depois de fazer o pedido, ir à lista de pedidos e imprimir o comprovativo. Essa parte não tem nada a ver com autenticações.

Mas, pagar 17 euros por uma autenticação de uma fotocópia????????????????? Poça! Acho que vou aqui à junta de freguesia da terrinha! Pode ser que seja mais barato!

Exacto... agora quantos não terão competências para realizarem todos esses passos.:confused::sh)

Não acham que tinham que meter um sinal a dizer algo como: "Troço pago a X metros'" ou "Última saída antes de ser pago?"

Quem me confirma que na A28 se pode ir até à saída 12 sem pagar?
(Aveleda - Praia Angeiras)?

Se assim for, dá para ir a Angeiras e depois ou se segue para Norte fazendo a estrada de paralelos "das praias": Labruge - Vila Chã - Mindelo, acabando por ligar a Vila do Conde na Rotuda de Árvore ou então em várias alturas se faz desvio à direita até EN13, acabando por chegar a Vila do Conde no mesmo sítio.

Angeiras%201.JPG

Claro que indo do Porto, o mais directo é fazer Via Norte, Guardeiras, N13 sempre em frente; ou fazer Via Rápida até Freixieiro, virar para Aeroporto e fazer a estrada até Guardeiras na N13.

O pequeno troço Vila do Conde Póvoa é a pagar?
Alguém sabe?

Acho que não...

Tem aqui um pdf da localização dos pórticos relacionada com as saídas: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Documentos/MOPTC/Portagens_Scut_Norte_Litoral.pdf

Esta é a localização dos pórticos:

Pórtico 1 - Entre Angeiras e Modivas - 0,95 eur
Pórtico 2 - Entre Póvoa de Varzim e Estela - 1,2 eur
Pórtico 3 - Entre Esposende e Antas - 1,15 eur
Pórtico 4 - Entre Neiva e Darque - 0,75 eur

Já nem é de comentar o preço das portagens, que são estupidamente caras...

Acho que não...

Tem aqui um pdf da localização dos pórticos relacionada com as saídas: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Documentos/MOPTC/Portagens_Scut_Norte_Litoral.pdf

Esta é a localização dos pórticos:

Pórtico 1 - Entre Angeiras e Modivas - 0,95 eur
Pórtico 2 - Entre Póvoa de Varzim e Estela - 1,2 eur
Pórtico 3 - Entre Esposende e Antas - 1,15 eur
Pórtico 4 - Entre Neiva e Darque - 0,75 eur

Já nem é de comentar o preço das portagens, que são estupidamente caras...

Angeiras - Modivas não chega a 5 kms.
Fantástico MELGA! Boa Mike! 1 Milhão em portes!

Dá 0,20 € por Km apr:) apr:) apr:)
(tanto como o que uma bomba a gasolina a gastar 15 litros aos 100 gasta)
(Um diesel económico mais na moda paga 4 vezes mais de portagem do que de combustível nesses 4,8 kms)

Que confusão incrível que os Xuxas arranjaram.
Ninguém sabe nada!
Não deviam ser obrigados a avisar na estrada antes do troço pago que é pago?

Para mim isto só se resolve de uma maneira: um selo de AE tipo Suiça.

(Só que já o pagamos com o "selo") [:D]

Mas um novo selo era o mais justo pronto.

Última edição:
Voltar
Superior