Governo introduz portagens em três Scut

nto, certamente nunca ouviste falar na castanha que Bragança importa e exporta. No azeite que provem dessa região, dos vinhos e dos produtos horticulas que infelizmente cada vez são menos pessoas a produzir...

E já agora por que razão há-de ser a região mais discriminada do país? Se actualmente não produz nada foi por se ter investido pouco ou nada no que trás-os-montes sabe fazer melhor.

E concordo com o user que disse que vinham de Viana ao Porto a assobiar e quem vinha de Vila Real tinha de pagar..

Acho que fiz-me entender mal.

Não estou contra que a AE chegue a Bragança.

É claro que a população aí residente também é portuguesa e tem de ter os mesmo direitos de que todos os outros.

E mais, para todos os produtos produzidos nessas zonas e para vitalizar os mesmos e incentivar os agricultores aí residentes a fixarem-se em vez de abandonarem as terras, acho que deveria haver apoios para os mesmos no que diz respeito a portagens. [;)]

Infelizmente o nosso pequeno rectangulo quer se queira ou não, está afundar-se.

Por muitos malabarismos que se tente com os números, as coisas não estão nada fáceis e com tendência a piorar.

Veja-se o caso de alimentação, que ainda passou uma peça no telejornal da RTP agora à noite, em que comparavam o preço de um cesto de produtos alimentares com IVA de agora e depois com os 23%, tendo ainda como comparação o mesmo cesto em Espanha.

Certo é que as coisas foram mais ou menos assim.

12.50€ - Espanha

15.00€ - Portugal (IVA Actual)

18.50€ - Portugal (IVA a 23%).

Em conclusão, os preços em Espanha mesmo agora são mais baratos do que os nossos cá. Então depois com o IVA a 23%...

existe tanto produto que o espanhol mete ca e o consegue vender mais barato que o nosso

as pessoas em vez de discutir portagens, deviam tar contra é o aumento do pao e do leite, mas como muitos não consomem isso, que se lixe quem consome

Amigo, na CREL já se PAGA há MUITOS ANOS!

Mais, paga-se 1,40€ para fazer sensivelmente 15 kms, sendo que dos 5 últimos, normalmente 3 são feitos em fila!

O que vale é que isto é o paraíso. [:D]

1,40 € para percorrer 15 km? :eek:

Eu agora tenho que pagar 1,20 € para percorrer apenas 2/3 Km. :sh)

Mas tenho bom remédio, se não quiser pagar por esse e por outros troços vou à volta, que foi o que fiz hoje mas não sei se vou voltar a fazer.
Infelizmente tive que recorrer à nacional porque ainda não tenho dispositivo e isto é que me irrita, eles fazem as coisas em cima do joelho e depois acabam por fazer uma cagada em dois actos.

Mas continuo a achar um absurdo os valores cobrados e as discrepâncias de valores em certos pórticos.

Senhores da Via Verde, se estão a ver este post agradecia que enviassem com a máxima urgência o meu identificador porque estou mortinho por pagar portagens. [:cool:]

existe tanto produto que o espanhol mete ca e o consegue vender mais barato que o nosso

as pessoas em vez de discutir portagens, deviam tar contra é o aumento do pao e do leite, mas como muitos não consomem isso, que se lixe quem consome

Também concordo contigo!

Mas acho que no caso da A25, se consegue reunir argumentos suficientemente válidos para nos fazer pensar duas vezes. [;)]

Mas sei bem que na zona da grande Lisboa a factura tem saído bem cara, isso não discuto! [;)]

1,40 € para percorrer 15 km? :eek:

Eu agora tenho que pagar 1,20 € para percorrer apenas 2/3 Km. :sh)

Mas tenho bom remédio, se não quiser pagar por esse (e outros) troço vou à volta, que foi o que fiz hoje mas não sei se vou voltar a fazer.
Infelizmente tive que recorrer à nacional porque ainda não tenho dispositivo e isto é que me irrita, eles fazem as coisas em cima do joelho e depois acabam por fazer uma cagada em dois actos.

Mas continuo a achar um absurdo os valores cobrados e as discrepâncias de valores em certos pórticos.

Senhores da Via Verde, se estão a ver este post agradecia que enviassem com a máxima urgência o meu identificador porque estou mortinho por pagar portagens. [:cool:]

Por onde andas não sei, numa reportagem da TVI falou-se num caso de 0,45€ para 30kms, salvo erro Porto - Esmoriz.

Amigo, na CREL já se PAGA há MUITOS ANOS!

Mais, paga-se 1,40€ para fazer sensivelmente 15 kms, sendo que dos 5 últimos, normalmente 3 são feitos em fila!

O que vale é que isto é o paraíso. [:D]

Peço desculpa. Não sabia...
Assim sendo isto está que nem se pode.

Então começo mesmo a acreditar que assim feitas as contas entre o que se gasta para poder ir trabalhar e o que sobra, mais vale investir tempo e energia e tentar sacar o máximo de subsídios ao estado.
Fui uma vez a uma junta médica e percebi que há pessoas que são profissionais das sacar "baixas"..., é apenas um exemplo em que mesmo ganhando menos, acaba por se lucrar mais.

Já não sei o que pensar sobre onde iremos parar.

Cumprimentos

Então começo mesmo a acreditar que assim feitas as contas entre o que se gasta para poder ir trabalhar e o que sobra, mais vale investir tempo e energia e tentar sacar o máximo de subsídios ao estado.
Fui uma vez a uma junta médica e percebi que há pessoas que são profissionais das sacar "baixas"..., é apenas um exemplo em que mesmo ganhando menos, acaba por se lucrar mais.

Cumprimentos
Mas o problema é que como tu há muitos que foram buscar a ideia (descabida) de que aqui em Lisboa é só ricalhaços a andar de borla nas portagens.

Mas somos pobres também, e pagamos. Vocês têm-se safado estes anos todos, mas agora estão a pagar como os outros, é assim que vejo a situação.

Por onde andas não sei, numa reportagem da TVI falou-se num caso de 0,45€ para 30kms, salvo erro Porto - Esmoriz.

Porra, vou começar a procurar casa em Esmoriz. :sh)

Eu, pelos mesmos 30Km (aproximadamente) apanho quase todos os pórticos, apanho o pórtico entre Póvoa de Varzim - Estela (1,20 €), o pórtico de Angeiras - Modivas (0,95 €), entre Perafita - Aeroporto (0,25 €).
Acho que ainda apanho mais um de 0,25 € mas não tenho a certeza, por isso, está à vista a justiça e coerência da introdução destas portagens.
Como é óbvio vou tentar evitar alguns destes pórticos (principalmente o de 1,20 € [:D]) mas não percebo o porquê destas discrepâncias.

Cumprimentos

Não é preciso pedir desculpa, mas questiono-me se muita gente que diz que aqui em baixo é o paraíso saberá efectivamente o que cá se passa. [;)]

Porra, vou começar a procurar casa em Esmoriz. :sh)

Eu, pelos mesmos 30Km (aproximadamente) apanho quase todos os pórticos, apanho o pórtico entre Póvoa de Varzim - Estela (1,20 €), o pórtico de Angeiras - Modivas (0,95 €), entre Perafita - Aeroporto (0,25 €).
Acho que ainda apanho mais um de 0,25 € mas não tenho a certeza, por isso, está à vista a justiça e coerência da introdução destas portagens.
Como é óbvio vou tentar evitar alguns destes pórticos (principalmente o de 1,20 € [:D]) mas não percebo o porquê destas discrepâncias.

De facto são grandes discrepâncias, também não percebo. :confused:

Eu sei que já foi por aqui colocado, mas aqui vai novamente:

A28 -

Pórtico 1 (localizado entre Angeiras-Modivas) 0,95Euro
Pórtico 2 (localizado entre Póvoa do Varzim-Estela) 1,20Euro
Pórtico 3 (localizado entre Esposende-Antas) 1,15Euro
Pórtico 4 (localizado entre Neiva-Darque) 0,75Euro

Concessão Grande Porto

A4 -

Pórtico 1 (localizado entre Custóias-Via Norte Nascente) 0,25Euro
Pórtico 2 (localizado entre Via Norte Nascente-Ponte da Pedro) 0,25Euro

A41 -

Pórtico 1 (localizado entre Perafita-Aeroporto) 0,20Euro
Pórtico 2 (localizado entre Lipor-EN 13) 0,25Euro
Pórtico 3 (localizado entre EN 13-EN 14) 0,15Euro
Pórtico 4 (localizado entre EN 14-EN 107) 0,45Euro
Pórtico 5 (localizado entre Maia (A3)-Alfena) 0,20Euro
Pórtico 6 (localizado entre Alfena-Sto Tirso) 0,65Euro
Pórtico 7 (localizado entre Ermida-IC24/IC25) 0,10Euro

A42 -

Pórtico 1 (localizado entre IC24/IC25-Seroa) 0,55Euro
Pórtico 2 (localizado entre Paços Ferreira Este-EN 106 Sul) 0,50Euro
Pórtico 3 (localizado entre EN 106 Norte-Lousada (IP9) 0,60Euro

Concessão Costa de Prata

A17 -

Pórtico 1 (localizado entre Mira-Ponte de Vagos) 1,00Euro
Pórtico 2 (localizado entre Vagos-Ílhavo) 0,50Euro
Pórtico 3 (localizado entre Aveiro Sul-S. Bernardo) 0,65Euro

A25 -

Pórtico 1 (localizado entre Esgueira-Aveiro Nascente (IC1/IP5) 0,50Euro
Pórtico 2 (localizado entre Zona Industrial de Aveiro-Angeja Poente) 0,65Euro
Pórtico 3 (localizado entre Angeja (IC1/IP5)-A1) 0,25Euro

A29 -

Pórtico 1 (localizado entre Salreu- Estarreja) 1,00Euro
Pórtico 2 (localizado entre Estarreja-Ovar) 0,75Euro
Pórtico 3 (localizado entre Arada-Maceda) 0,75Euro
Pórtico 4 (localizado entre Miramar-A29/A44) 0,45Euro

Compreendo o sentimento de injustiça das pessoas a quem prometeram algo e depois voltaram atrás com a palavra. E também aceito indignação por todo este processo de palhaçada em volta do DEM, e do facto de as tarifas não terem em consideração os quilómetros percorridos.
Exacto, é uma vergonha e um problema porque o Pinóquio jurava, prometia e usava como bandeira eleitoral que as SCUT em causa nunca seriam pagas.
(Existem imagens com som disso)

Quanto ao DEM, chegaram ao cúmulo de pessoas a dormir à porta e não eram atendidas, bem como... ESGOTOU [:D]
Trapalhada à Xuxas.

Mas têm que ver que, embora de forma enjeitada, acabou por se equilibrar um prato da balança. É que se eu sou do Sul (conforme me chamam), e ando de carro, e não ganho o que os do Norte apregoam, porque é que eu quando me desloco nas vias rápidas tenho sempre de pagar e eles não?

Quem ler este texto até parece que, como eu já escrevi, o Porto tinha tudo de Borla.
Existem 4 entradas principais: A1, A3, A4 e A28... só a A28 era grátis, tal como em Lisboa, das principais só a IC19 é grátis.

Tens "vias rápidas" com força em Lisboa que não pagas.
IC19 e dentro eixo NS, 2ª Circular.

Fora isso o desvio sucessivo de verbas da Comunidade Europeia sempre para o mesmo sítio, faz com que por exemplo a Cidade do Porto sendo cerca de metade de Lisboa tenha apenas uma Avenida digna desse nome, enquanto em Lisboa existem umas 100.

Por amor da santa IC 19 VS A28???? Mas está tudo louco ou quê?[:D]
Tem tudo a ver.
Santo desconhecimento.

A28 é uma autoestrada que atravessa áreas rurais e urbanas eqt que o IC 19 é uma estrada totalmente urbana igual aquela estrada que passa pela Fábrica da Superbock entre Maia e Porto. Isso sim para mim é o IC 19 do Porto.[;)]
É aldeia dos parolos da província né?
Passa no Porto de Leixões, Passa junto ao Aeroporto (o maior Aeroporto Português em CARGAS / Exportações / O pouco dinheiro que ainda entra cá).
É encostada a... porque é na N13 que estão no espaço de 15 Kms as duas maiores Zonas Industriais de Portugal.
E para quem não sabe, até a Quimomda dar o berro EXPORTAVA mais dinheiro do que a... Autoeuropa... pois.

BTW: "ponte de Salasar": priceless[:)]
Não é o nome dela?
Sei que o "mudaram" para 25 de Abril, mas ao menos punham tipo Bartolomeu Dias, Fernão Magalhães, Infante D. Henrique ou assim... não é "sobre o Tejo" sobre o Tejo também é a Vasco da Gama. :sh)
E se vão tirar os nomes... tiram os nomes ás Praças Marquês de Pombal que existem em Portugal todo?
É que vai na volta e o Sebastião José de Carvalho e Melo era um democrata do melhor, era um regime mais democrata que o Americano ou Sueco [:D]

Última edição:
Como é que a A29 pode ser paga se aquilo não tem a qualidade de traçado, piso de uma A1 (por exemplo). É só curvas, zonas com velocidade recomendada de 80 km/h (numa autoestrada!??)

Ou a A25 que foi feita por cima do IP5?

E já agora as pontes sobre o douro não tem portagens e as sobre o tejo têm, existe alternativa sem ser ir a nado?

Os automobilistas já pagam impostos que cheguem [:vm)]

Eu fui sempre contra as portagens no Tejo, mas são pontes incomparáveis com as do Douro, Cávado, Minho, Tâmega, Mondego... para além de que a Salazar foi feita com a condição de ser paga até estar paga... depois não retiraram.
Mas falamos no pós Guerra e em ligar Lisboa à margem sul com 3000 pessoas, o tal deserto do Lino [:D]
No caso do Douro, só por acidente é que Porto e Gaia não são a mesma Cidade (não são administrativamente mas sempre o foram na prática), como Coimbra e Coimbra (Santa Clara) ou Paris, ou Praga, ou Lyon, ou Roma, ou Londres, etc...

Não ponho de lado a hipótese de muitas famílias do Norte levarem um rombo no orçamento com estas novas portagens, mas nesse caso ao não poderem pagar têm o mesmo remédio que as famílias menos abastadas do Sul já fazem há muitos anos: na impossibilidade de pagar carro+seguros+impostos+oficinas+portagens deixem o carro à porta de casa e andem de transportes.

Realmente os Lisboetas vivem virados para dentro...
Onde é que fora de Lisboa existem os transportes que tendes ai?

No Porto ainda existem uns foleiros, mas depois no resto de Portugal são quase nulos para uma utilização diária. :sh)

Fora isso o desvio sucessivo de verbas da Comunidade Europeia sempre para o mesmo sítio, faz com que por exemplo a Cidade do Porto sendo cerca de metade de Lisboa tenha apenas uma Avenida digna desse nome, enquanto em Lisboa existem umas 100.

Diz-me lá qts avenidas a EU construiu em LX:[:)][:)][:)]

gtabarth: acho que já te estás a esticar um pouco com tanto choradinho. Lisboa tem uma rede viária que é uma mrd comparada com a que está à volta do Porto.

Eu "vivo no porto" uns 5 dias por mês e prefiro, de longe a lógica do transito do Porto ( sul Gaia e Norte Maia)

Só não aprecio o facto de ter de passar pela VCI qd se vai para Braga. Deveria fazer-se outra travessia do douro a Este de Gondomar.

Tirando isso, a cidade não perde em nada face a Lisboa.

Se a minha mulher quisesse eu já estava a viver no Porto.

Lx é para já uma cidade bem mais cara em tudo: desde a sandocha até ao Vestuário. Os vencimentos não são necessariamente superiores contrariamente ao mito que ha´de que em Lisboa se ganham rios de dinheiro. O transito em LX é caótico todos os dias - cada vez há mais gente a andar de carro e isso nota-se muito na 2ª Circular por exemplo mas tb no Eixo Norte Sul.

Enfim: apreciem a vossa cidade que não perde em nada para Lx.

Voltar
Superior