Governo reduz juros dos certificados de aforro

E o recente artigo do Publico

Apesar da estagnação económica
BCP, BES e BPI somam lucros de 1300 milhões de euros em 2005
03.02.2006 - 10h41 Cristina Ferreira PÚBLICO

Em 2005, ano em que a economia nacional permaneceu no limiar da estagnação, os lucros do Banco Comercial Português (BCP), do Banco Espírito Santo (BES) e do Banco Português de Investimento (BPI), os três maiores bancos privados nacionais, aumentaram, em termos médios, 42 por cento face a 2004. Os resultados líquidos globais cifraram-se em quase 1300 milhões de euros - um valor histórico.

O forte aumento dos lucros do sector financeiro nacional surge em contraciclo com a crise económica que se vive no país: o PIB sobe apenas 0,3 por cento e o desemprego acelera para valores acima dos 7,5 por cento. Como é que os lucros dos bancos cresceram tanto, se a economia portuguesa cresceu tão pouco? De acordo com analistas, o bom desempenho da banca é o resultado da conjugação de vários factores: contributo positivo da actividade internacional; vendas extraordinárias (o BCP arrecadou 143,3 milhões de euros), benefícios fiscais, aumento do produto bancário (crescimentos à volta dos quatro por cento), dos recursos dos clientes e das comissões cobradas pelos serviços que prestam.

E, apesar de as famílias manterem altos níveis de endividamento (a taxa de endividamento corresponde a 118 por cento do rendimento disponível), a poupança dos portugueses parece estar aumentar, com os recursos dos clientes a crescerem entre nove e 14 por cento.

Os bancos possuem ainda outras fontes de rendimento (lucros das operações financeiras), que não dependem da actividade económica doméstica.

Em período de desaceleração da actividade económica doméstica, os bancos anteciparam a crise, começando a arrumar a "casa" em 2000. O ajustamento da actividades ocorreu mais cedo do que noutros sectores, através da venda de activos e da redução do quadro de pessoal. Essa diminuição de colaboradores só agora começa a reflectir-se nas suas contas. Só o BCP assistiu à saída de 40 por cento dos seus funcionários desde 1999, prevendo uma poupança em 2006 de 40 milhões de euros em custos de pessoal.

Sendo Portugal uma economia de média dimensão, o BCP, o BES e o BPI procuraram ganhar escala e encontrar novas fontes de receitas no estrangeiro. No conjunto, as operações exteriores renderam em 2005 a estes três bancos 218,6 milhões de euros em resultados líquidos, o que representa cerca de 17 por cento dos lucros totais. Enquanto Teixeira Pinto, do BCP, está a beneficiar do amadurecimento da actividade na Polónia, via Bank Millennium, Fernando Ulrich, do BPI, e Ricardo Salgado, do BES, estão a colher os frutos dos seus investimentos em Angola, um mercado onde o PIB cresce a taxas superiores a 20 por cento ao ano. Os analistas avisam que os efeitos das novas normas contabilísticas estão a provocar alguma distorção nos resultados da banca relativos a 2005.

citação:Originalmente colocada por ragazzito

citação:Originalmente colocada por mjm

Pois, mas quem ganha com isto?!

O governo? Em quê?!

Se a taxa de juro desce o governo paga menos juros aos investidores.

Se a taxa de juro baixa, os investidores vão procurar outro sitio para investir o $$. A médio prazo quem fica a perder é o estado

Deixem-se de teorias sem sentido... O que tem o lucro dos bancos a ver com os Certificados de Aforro?

Passem pelo http://www.igcp.pt e vejam os instrumentos de finaciamento da divida publica portuguesa.. O Estado Central não se financia com creditos bancarios. Por isso deixem-se de demagogias sem sentido..

Já agora, para alguns se calhar era melhor os Bancos Portugueses terem prejuizo e amanha estarem a ser comprados por tuta e meia pelos grandes bancos europeus e mundiais... Eu prefiro ver os Bancos Portugueses, nas mãos de portugueses, a dar lucro e a serem eles a investir e a retirar proveitos dos mercados externos..

Ó mundano, desde quando os bancos comerciais se financiam junto do Banco de Portugal?

Ideias sem sentido? Tens reforçado em falar do estado central, mas não é só esse que interessa. E sabes que orgãos do estado mais se endividam junto da banca, não sabes? Talvez seja por isso as recentes propostas de controlo do endividamento das câmaras, não será assim?

E também sabes para que servem a maioria das emissões de BT ou CA? Para pagar dívidas...

Quanto aos bancos, não sou contra os bancos e obviamente que precisamos de bancos fortes. Mas não posso admitir que se mantenham as taxas de imposto efectivas de que gozam os bancos.
Como não posso aceitar que as taxas activas sejam actualizadas de um dia para o outro e as passivas cheguem a demorar 1, 2 ou 3 meses.
A actividade bancária é concorrencial mas muito assimétrica entre fornecedor e cliente.

Estás a ser demagogo... Porque as camaras não se financiam com certificados de aforro.. Portanto, isso é algo que não vai alterar em nada as finanças locais.

Quanto as taxas de imposto dos Bancos, isso ai já é uma discussão que não tem absolutamente nada a ver com isto, e ai até estou de acordo contigo. Mas olha que os Bancos não são os unicos que pagam taxas relativamente baixas.. Em Portugal há excepções para tudo e mais alguma coisa.. Aliás, basta ver que sempre que alguma empresa investe em Portugal negoceia isenções com o Governo.. É uma estupidez esta politica, mas é a que temos e não é exclusiva para os Bancos... Por isso, não me venham com o discurso do BE..

citação:Originalmente colocada por mundano

Estás a ser demagogo... Porque as camaras não se financiam com certificados de aforro.. Portanto, isso é algo que não vai alterar em nada as finanças locais.

Quanto as taxas de imposto dos Bancos, isso ai já é uma discussão que não tem absolutamente nada a ver com isto, e ai até estou de acordo contigo. Mas olha que os Bancos não são os unicos que pagam taxas relativamente baixas.. Em Portugal há excepções para tudo e mais alguma coisa.. Aliás, basta ver que sempre que alguma empresa investe em Portugal negoceia isenções com o Governo.. É uma estupidez esta politica, mas é a que temos e não é exclusiva para os Bancos... Por isso, não me venham com o discurso do BE..

Demagodo estás tu a ser.
O dinheiro, seja gasto pelas câmaras ou pelo poder central, vem todo do mesmo lado. E todas as dívidas são assumidas pelo estado. Não há volta a dar. E, em última análise, dívidas à banca contraídas pelo poder local acabarão por ser pagas pelo poder central, emitindo dívida.

É certo que os CA não são a principal fonte de financiamento, são as OT. Mas os CA continuam a ser importantes e são muito fáceis de colocar no mercado. Já as OT obrigam a grandes operações com os seus custos.

O aumento da procura não pode explicar esta diminuição dos juros. Não faz sentido, porque vai retrair a procura e terá o efeito contrário e em maior escala.
A única explicação para esta redução dos juros só pode ser termos atingido as necessidades de dívida, como atrás disseste e bem. Mas ainda não ouvi ninguém a vir dizer isso. E para mais, já vão uns anos seguidos em que ultrapassamos os limites para a emissão de dívida e não tem vindo mal nenhum ao mundo.

Volto a dizer o que disse atrás: era giro ver uma corrida em massa ao resgate dos certificados de aforro. O estado ficava com a corda na garganta.

Quanto à do BE, estás a bater à porta errada.[:p]
E não é verdade que as políticas de isenção ou excepção sejam para todos. É só para alguns. Para os grandes. As pequenas empresas não têm as mesmas possibilidades de fazer isso. E isso é que eu considero errado.

pmgoliv, o que estás a dizer sabes bem que não é verdade.. As camaras quando contraem emprestimos bancarios têm que os pagar com os seus orçamentos. O Estado Central não pode, nem assume essas dividas.. As coisas não são assim.

E eu não acredito que os CA tenham uma corrida ao seu resgate.. O cidadão tipico que investe num CA, fa-lo porque é o sitio mais seguro para por o dinheiro e porque dá um juro uns pós acima dos depositos a prazo comuns, que actualmente dão quase zero.. Essas pessoas vão continuar a investir nos CA.. Simplesmente vão ganhar menos.

E depois, estas coisas vão-se corrigindo, se a procura aos CA ficar abaixo do previsto, volta-se a subir a taxa..

Já agora, eu não disse que as isenções são para todos, aliás, até disse que era uma estupidez ser assim, porque era muito mais logico por uma taxa de tributação mais baixa e igual para todos..

citação:Originalmente colocada por pmct

Trading my friends [8D]

Exactamente, os bancos viram as taxas de juro a subir, foram fazer contas e viram que se as pessoas usassem mais os certificados de aforro eles não iriam fazer tanto dinheiro, vai daí um telefonemazito a esclarecer que na proxima campanha eleitoral o cheque poderia ter eventualmente outro nome...

Tenho a certeza q esse sec de Estado vai directo para a admin de um Banco qq. Ainda não lá chegou e já está a cuidar dos interesses deles.

citação:Originalmente colocada por mjm

Porquê!!!?

Não percebo...[xx(]
Pq pela primeira vez em dois meses desde 2001 os Certificados de Aforro "davam" dinheiro liquido, isto é, acima da inflação.
Pq estavam mais "caros" para o Estado que os Bilhetes do Tesouro, por exemplo.
Pq estavam caros face ao conjunto do serviço da dívida do Estado.

É legal pq aplica-se aos Certificados subscritos a partir de 1 de Agosto ou que entretanto se vençam a partir dessa data.

E o prémio de permanencia, que pode chegar, a 2% não é tocado</u>.

Medida tecnica absolutamente normal.

citação:Originalmente colocada por gianni

Tenho a certeza q esse sec de Estado vai directo para a admin de um Banco qq. Ainda não lá chegou e já está a cuidar dos interesses deles.

Volto a perguntar-te...

Porque não apresentas queixa na PJ? OS dados que possuis são bastante incriminatorios..

É que eu sempre ouvi dizer que "tão ladrão é quem vai à vinha, como quem fica a guardar"...

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por gianni

Volto a perguntar-te...

Porque não apresentas queixa na PJ? OS dados que possuis são bastante incriminatorios..

É que eu sempre ouvi dizer que "tão ladrão é quem vai à vinha, como quem fica a guardar"...

Será que vale a pena? Ainda ontem ouvi noticias de mais um caso em tribunal que foi arquivado (misturava politicos e bancos) [8]

Se fosse um gajo que roubasse um pão para alimentar a familia, ia preso [xx(]

Voltar
Superior